Destaques

Fundação Calouste Gulbenkian apoia ensino básico em STP  

Através do programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, a Fundação Calouste Gulbenkian, sediada em Portugal é parceira do Ministério da Educação e Cultura e Formação de São Tomé e Príncipe, na melhoria da qualidade do ensino básico.

Uma parceria que está a ser desenvolvida há vários anos e que em 2013, lançou o projecto “Reforço institucional e qualitativo do ensino básico” (RIQUEB). O projecto é financiado pela Fundação Gulbenkian e conta com a colaboração técnica da Escola Superior de Educação de Santarém.

Logo-03-p-bCapacitação e formação de quadros técnicos do sector da educação, bem como a elaboração de manuais e guias de apoio à formação de professores de ensino básico, são os grandes objectivos do projecto, que pretende garantir melhoria na qualidade da educação no país.

Ainda neste mês de Maio está prevista a intervenção da Escola Superior de Educação de Santarém, na preparação das escolas são-tomenses e «na formação dos professores que irão proceder à experimentação e validação de materiais didáticos de apoio à formação inicial e contínua de docentes do ensino básico, bem como de documentos de apoio à função de direção de escolas daquele nível de ensino», explica a Fundação Calouste Gulbenkian, em nota informativa enviada ao Téla Nón.

Segundo a Fundação Gulbenkian, a  missão levada a cabo pela Escola Superior de Educação de Santarém em São Tomé e Príncipe, é considerada complexa pelo nível de intervenção e pela participação direta dos técnicos, dirigentes e docentes são-tomenses de ensino básico.

Através do projecto RIQUEB a Fundação Gulbenkian diz que pretende ajudar o Estado são-tomense a alcançar as metas de política educativa definida no âmbito do desenvolvimento do milénio. Nomeadamente a melhoria da qualidade do ensino básico e da consolidação dos ganhos obtidos na escolarização universal de seis anos, conforme solicitação feita pelo Ministério da Educação, Cultura e Formação de São Tomé e Príncipe.

TEXTO : PARCERIA DE COMUNICAÇÃO JORNAL TÉLA NÓN / FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top