Aprovado o Estatuto de Carreira dos Jornalistas

A acção histórica do Conselho de Ministros em aprovar o Estatuto de Carreira dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, foi anunciada pelo Secretário de Estado da Comunicação Social Adelino Lucas, na qualidade de porta-voz do conselho de ministros.

O Estatuto que põe regras no exercício da profissão de jornalista, e define as categorias dos quadros da comunicação, deverá por fim a desordem que se regista há 39 anos no sector.

Aprovado pelo Conselho de Ministros, o documento deverá ser submetido ao parlamento para a devida aprovação, e a subsequente promulgação pelo Presidente da República.

O Secretário de Estado da Comunicação Social, Adelino Luca, considera que o sindicato dos jornalistas actualmente moribundo, e o Conselho Superior de Imprensa deverão ser chamados a se pronunciar sobre o Estatuto, antes do envio ao parlamento.

O Estatuto de Carreira dos Jornalistas, é aprovado numa altura em que o Presidente da República já promulgou o diploma referente a taxa de rádio e televisão. Através da cobrança das taxas de rádio e televisão os órgãos Estatis de comunicação Social, nomeadamente a Rádio Nacional, a TVS e a STP-Press, poderão evoluir para o Estatuto de empresas Públicas, com autonomia financeira.

Note-se que nos últimos anos, os profissionais da comunicação social estatal, realizaram algumas acções de greve exigindo a melhorai ads condições de salariais e de trabalho.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Zé Povo Responder

    Ja não era sem tempo.
    Meus parabens a este espediente do Goveno que de certeza vai credibilizar a classe dos Jornalistas e técnicos da Comunicação Social de STO.

  2. img
    Santiago Responder

    É preciso dizer aos leitores o que consiste o Tal Estatuto.

Deixe um comentario

*