Sociedade

Ébola : Conselho de Segurança da ONU anuncia reunião de emergência

Embaixadores dos países mais afetados devem atualizar o órgão sobre o estado da epidemia; Conselho realça necessidade de se evitar o pânico.

Samantha Power falou a jornalistas nesta segunda-feira. Foto: ONU/Loey Felipe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança convocou uma reunião de emergência sobre o ébola para esta quinta-feira. O órgão vai discutir a situação na África Ocidental.

O anúncio foi feito a jornalistas esta segunda-feira, em Nova Iorque, pela embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas, Samantha Power. Os Estados Unidos assumiram a presidência rotativa do órgão em setembro.

Atualização

Antes da reunião, embaixadores dos países mais afetados junto das Nações Unidas devem prestar uma atualização sobre a doença ao órgão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS o pior surto registado até ao momento fez mais vítimas na Libéria, da Serra Leoa e na Guiné-Conacri. Ao todo foram registados mais de 2,4 mil óbitos e 4,7 mil casos.

Resposta Coletiva

Power disse que os tópicos do encontro incluem o estado do ébola e a busca de uma resposta coletiva para o surto.

A diplomata reiterou que a epidemia “pode ser contida e é tratável”, tendo realçado a necessidade de se evitar o pânico.

Na próxima semana, o secretário-geral Ban Ki-moon vai reunir-se com líderes mundiais à margem da Assembleia Geral para destacar as necessidades urgentes com vista a responder ao surto.

Parceria Téla Nón / Rádio das Nações Unidas

 

FAÇA O SEU COMENTARIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top