Timor Leste e Guiné-Bissau entre países com mais alto risco de desastre natural

Dados estão em relatório 2014 da Universidade das Nações Unidas em parceria com outras instituições; documento deste ano foca nas cidades como áreas de risco; São Paulo, maior cidade brasileira, é citada no relatório.

Foto: Reprodução relatório UNU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Timor Leste e Guiné-Bissau são os países de língua portuguesa com mais alto risco de desastre, segundo o Relatório Mundial de Risco 2014, publicado pela Universidade das Nações Unidas em parceria com outras instituições.

Segundo o índice, o local maior risco é Vanuatu, no Pacífico Sul, seguido das Filipinas. Timor Leste está na 11ª colocação e Guiné-Bissau na 15ª. O Brasil ficou em 119º lugar na lista que inclui 171 países.

Cidades

A publicação considera a vulnerabilidade de um país e sua exposição a riscos naturais para determinar a colocação no ranking de nações no mundo com base em seu risco de desastres.

O foco do documento este ano foi em “cidades como áreas de risco”. O documento afirma, no entanto, que independente de ser área urbana ou rural, o desenvolvimento ajuda a mitigar o risco de desastres.

Segundo a publicação, há 28 “megacidades”, com mais de 10 milhões de habitantes, hoje no mundo. Entre as 13 maiores cidades, com mais de 15 milhões de pessoas, está São Paulo.

A cidade brasileira também aparece no relatório em menção ao programa “A chance to play – O direito de brincar” na favela Santa Madalena.

A inicitativa é do Comitê dos Trabalhadores da Volkswagen e da organização Terre des Hommes. De acordo com o documento, o programa se vê como contribuição para a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

Parceria Téla Nón – Rádio das Nações Unidas

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Protecao civil Responder

    Por favor indicar detalhes sobre o relatorio. temos procurado o relatorio, mas nao conseguimos.

  2. img
    Observador Atento Responder

    Nao tenho elementos para contradizer as informacoes ” de alto riscos de desastres naturais”, mas penso que o jornalista que escreveu este artigo deveria mencionar pelo menos os diferentes tipos de riscos. Por exemplo, terramoto de terra, climatico (seca) ou tsunami etc… “Desastres naturais” eh um conceito generico.

  3. img
    bintoudjalo Responder

    Absolutamente. O artigo está alarmante mas incompleto!

Deixe um comentario

*