Bandidos atacam, ferem e violam casais de namorados em “Paga Dêvê”

O lugar chama-se “Paga Dêvê”, localiza-se nos arredores de Amparro II, cerca de 3,5 quilómetros do centro da capital são-tomense.  Um cruzamento de caminhos, que nos últimos tempos se tornou ponto de paragem quase que obrigatória, para muitos casais de namorados e amantes, que durante a noite procuram paixão no sossego que o cruzamento proporciona.

Chama-se “Paga Dêvê” porque segundo relatos de moradores, desde os tempos mais antigos, os curandeiros utilizam o referido cruzamento ou caminho cruz, para a realização de penitências, conhecidas vulgarmente no país, por “Paga Dêvê”.

Segundo a tradição curandeirista, sejam crianças ou adultos alegadamente com dívidas na outra vida, durante a penitência no caminho cruz, pagam o que devem e ficam livres para a nova vida.

Mas no último dia 14 de Fevereiro, um casal de namorados, encontrou sofrimento no caminho cruz de “Paga Dêvê”. Por volta das 23 horas, o casal estacionou a motorizada debaixo de uma mangueira, mesmo a beira da estrada pública.( na foto- em baixo )

O mesmo local onde durante a noite muitas viaturas estacionam, em noites de luar e não só, alegadamente para unir a paixão ao encanto da natureza envolvente. Desta vez, o casal na motorizada foi surpreendido com um golpe de catana. O homem foi atingido na testa, a mulher foi arrastada pelos bandidos por mato dentro.

paga geralEnsanguentado, o homem ferido procurou socorro num quintal próximo. Outros moradores saíram em socorro da vítima. O destacamento de Polícia da cidade da Trindade, foi o primeiro a reagir. Os agentes entraram pelo mato disparando para o ar. Os bandidos abandonaram a mulher no mato de “Ubua Cocondja”, já próximo de Bobô Fôrro, isto depois de a terem violado.

Santo Valentim, não protegeu o casal de namorados, que deixou a capital São Tomé onde vivem, para ir desfrutar do namoro em “Paga Dêvê”. Pelo que o Téla Nón apurou, o casal violentado, e muitos outros que escolhem o local para serem felizes, nem se quer sabem que o sítio se chama “Paga Dêvê”.

Já depois da operação da polícia e dos bombeiros do distrito de Mé-Zochi, que conduziram o homem ferido e a mulher violada, para o hospital central, duas outras  viaturas da polícia do distrito de Água Grande, chegaram ao local.

Cerca de 10 polícias armados, procuraram explicações sobre o sucedido. Um dos agentes, recordou que a pouco tempo um caso igual tinha acontecido no mesmo local.

Pois é verdade. Já em finais de Dezembro de 2014, um jovem são-tomense emigrante, regressou ao país para passar as festas de natal e do ano novo.

Numa quarta – feira, por volta das 22 horas, na sua viatura acompanhado por uma jovem, decidiu estacionar em “Paga Dêvê”. De repetente o vidro do carro foi partido. Pelo menos 3 homens entraram no carro. Despiram o jovem emigrante, açoitaram-no, e feriram-no com catana.

A jovem que o acompanhava, foi levada para o interior do mato de “Paga Dêvê” e foi violada, apurou o Téla Nòn. Também naquela noite o jovem emigrante recorreu as casas vizinhas para encontrar socorro e roupa para vestir.

A Polícia Nacional, que chegou ao local alguns minutos depois do assalto a viatura, disparou para o ar, situação que forçou os homens até agora desconhecidos a abandonaram a jovem no meio do mato.

Há alguns anos, dois outros casos de ataques com catanas, foram registados naquele sítio. No entanto apesar da insegurança crescente, todos os dias, sobretudo depois das 18 horas, viaturas com casais de namorados ou amantes, estacionam em “Paga Dêvê”.

“Paga Dêvê” é apenas um exemplo da violência e da insegurança crescentes no país. Os bandidos que operam no local, são também responsáveis pelo roubo sem limites na região, declarou um dos moradores, que assistiu o ataque contra o casal na noite de São Valentim.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Ledi di Alami Responder

    “”viva a democracia,””” que tanto esperamos:::a sabola;;;;,n

    • img
      pato Responder

      A minha pergunta é; Se um dos moradores desta localidade assistiu o ataque ao casal de namorados e dizem ser os mesmos que cometem assaltos nesta localidade e quem sabe noutras zonas vizinhas, isto quer dizer que esses animais são conhecidos. Porquê ainda andam a solta? Que medidas estão a ser tomadas pelas autoridades competentes para que casos desses não voltam acontecer?
      Estas acções acontecem também com frequência na praia de frente ao náutico.
      Medidas urgentes têm que ser tomadas.

    • img
      Os Sãotomenses Responder

      Acredito que O Governo e as Autoridades competentes vão dar resposta urgentes a esses problemas. Temos de ter um STP que sempre tivemos ,Paz,sossego,armonia,tranquilidade,não importa o leve-leve no modo de viva mas é preciso urgencia na atuação contra a criminalidade e não só.

  2. img
    proteção aos bandidos Responder

    os bandidos são protegidos pelos políticos, os militares são condenados por espancar bandidos, no nosso São Tomé é tudo ao contrario, agora quero ouvir a opinião dos nossos politiqueiros sobre este e outros casos de violência que ultimamente tem aumentado na nossa pequena terra, quero ouvir também os falsos defensores dos direitos humanos, e todos os oportunistas que tiveram e tem a lata de defender bandidos e delinquentes ca em São Tomé… em casa onde não há pão todos (ladram) e ninguém tem razão…

  3. img
    pato Responder

    Por isso eu digo novamente.
    Roubam matam e quem vai preso é quem tenta ataca-los para fazer justiça.

  4. img
    Trabalho de Polícia Responder

    Ao meu ver a única forma de pegar esses bandido violento, é combinar com um casal e ir ao mesmo local do “Paga Dêvê”, e os policias já ficam no mesmo local na patrulha e quando aparecer esses bandidos, os policias aparecem de imediato. é muito simples e assim polícia conseguem pegar bandos de bandidos.

  5. img
    Nagi Responder

    Aí esta o comportamento do Governo em tornar os delinquentes heróis.
    Mais ainda, solicitou ao Presidente da República que com indulto liberta-se da prisão presos multireincidentes só pk são militantes da ADI.
    ADI, está a provocar teor em São Tomé e Principe, com seus militantes delinquentes na rua.

  6. img
    joão Responder

    É muito estranho esse tipo de coisa estar a acontecer em S.Tomé e as autoridades competentes não fazerem absolutamente nada. Já está a ser demais!!! Assaltam pessoas em diversas partes do País, e as autoridades sabem onde montar uma emboscada e mesmo assim…NADA!!! É triste que S.Tomé tenha chegado a esse ponto!!! Não me diga que as autoridades não sabem que na praia lagoa azul tem havido assaltos a mão armada?! Não me diga que eles não sabem quais são os pontos estratégicos para apanhar esses bandidos, assassinos,ladrões etc…?! Porquê que a polícia não anda a noite para fazer patrulhas?!Só mesmo em S.Tomé!!! Apanhem esses gajos e se for necessário, corta-lhes pénis, mão e tudo o que puderem. Acabou o sossego em S.Tomé!!! Só com Cristo!!!!

  7. img
    Indignada1 Responder

    Esses bandidos votaram todos no ADI. Agora vamos ver o que o ADI vai fazer para proteger os cidadaos residentes no pais ao contrario daquilo que fez a favor do criminoso que provocou a queda do Brigadeiro. Pois, sera muito dificil para o ADI, porque querem todos a agradar. Querem e enganam o povo com o arroz 13 contos. Enganam o povo com a inverdade governativa. Deixa de populismo e governa com sentido de Estado e responsabilidade.

    Vamos todos impor a autoridade do Estado e apelar inseguranca zero…

  8. img
    santola Responder

    O nosso querido governo mandou libertar bastante de bandidos, exonerou o brigadeiro justino por causa de um bandido. E agora meus senhores como vão resolver o aumento da criminalidade neste país? Será que vão apelar aos direitos humanos quando os cidadãos começarem a fazer justiça com as suas próprias mãos? Os senhores do governo deram asas aos bandidos, agora eles se sentem donos do país. Os bandidos têm a protecção do ADI. Está a começar o caos que o Patrice Trovoada havia prometido.

  9. img
    Tentado a Ler Responder

    É assim que esperamos incrementar o turismo? Enfim, Deus proteja os desamparados da negligencia dos “bombeiros reacionarios” que são os nossos governantes.

  10. img
    Lupuye Responder

    Pois e, quando coisas do genero se passam os jornais, a radio, a tvs tem que informar a populacao do perigo iminente em cada local aconselhando as pessoas a evitarem o local. Sera que esse trabalho foi feito?
    Por outro lado, porque e que a policia aparece e dispara para o ar? Imagino que tenham medo e preferem espantar os bandidos em vez de os apanhar em flagrante. Estao mal preparados nao tem armas a altura, coletes a prova de balas etc e por isso preferem nao se exporem aos perigos. Algo tem que ser feito porque STP e conhecido pela PAZ que esta agora sendo violada por um punhado de gente que so merece a prisao ou algo pior.

  11. img
    paparazzi Responder

    Mais um capitulo do filme.Ja tinha alertado o povo por estes filmes agora e so orar.quero saber aonde para tv,andim para fazer o contraditorio. Estou no ilheu das cabras No meu observatorio .em Sao tome ate no dia 14 perde se amor compaixao pelo proximo o governo acha que assim esta bom

  12. img
    saotome Responder

    O dubai em África prometido pelo PTrovoada e ADI.
    JÁ Que governo adi bateu pe no chao pra proteger o bandido e assassino que dizem ter sido espancado, claro que os outros bandidos se sentem seguros pra sair da suas tocas e fazer aquilo que quiserem. Tristeza.

  13. img
    Fernando Neves Responder

    Há uma certa inversão de valores aqui no nosso país. Senão vejamos:
    - A polícia nacional só existe porque os contribuintes, todos nós “alimentamos” sua existência;
    - É dever primário desta instituição defender a sociedade dos males que perturbem a ordem pública;
    - Nesta óptica, é ela que deve apresentar soluções a estes e outros tipos de crime e violações de que nossa sociedade vem prenhada;
    - Agora bem baixinho, não teremos policias a mais à caça dos motoqueiros ?!!!
    A razão do meu desabafo vem no artigo aqui publicado e intitulado “Polícia apela os cidadãos a estarem mais atentos face aos delinquentes multi-reincidentes”…Sélá zemedo tã….
    Lagaia

  14. img
    me po feladu Responder

    os gatunos tem mais direito do que aqueles ficam ofendidos e em prejuizo portanto ja deram conta que ha gente para defedendo los ai cada dia qua passo o numero esta aumentando

  15. img
    Maria de Jesus Costa Responder

    Eu acredito que haja pessoa de boa fé que queira governar com seriedade e que consiga melhorar a saúde, a educação, reduzir o índice de criminalidade, fazer crescer a economia, enfim melhorar a qualidade de vida do povo de STP. Tudo está nas mãos dos eleitores que devem agir de boa fé e não se iludirem com os famosos “banhos” na campanha eleitoral e mergulhar o país nesse abismo pavoroso. Povo de S.Tomé e Príncipe acorda por favor. Se não corremos o risco de ficar eternamente no fundo da tabela de toda a classificação mundial.É tempo de agir. Sejamos responsáveis em palavras e obras!

  16. img
    Casal namorado Responder

    Pois é.

    Este é o resultado do heroísmo do actual governo, em demitir o Chefe do Estado maior das Forças Armadas, por militares terem dado uma boa correção ao bandido.

    Ao invés do governo tomar essa medida infeliz deveria promover os militares, e o resultado seria diferente.

    Como tornou bandidos heróis, daí essa onda toda de bandidismo, assaltos e violações, porque os gatunos sentem-se protegidos pelas autoridades.

    Ainda está a tempo deste governo corrigir o erro.

  17. img
    Maria silva Responder

    Minha gentes ” caros concidadaos” infelismente em stp os ladroes , bandidos e criminosos estao protegidos com capa de aços, e voçês acham que depois de oque aconteceu ao Senhor comandante Justino , alguem ” autoridade” ira por seu ganha pao em jogo??
    Viva ADI , viva Patrice trovoada , viva maioria absoluta!
    Senhor DEUS tenha piedade de nós os verdadeiros samtomenses ééé.

  18. img
    Xico Dende Responder

    O mal deve ser cortado pela raiz. Os bandidos devem ser fuzilados de imediato e sem piedade por várias razões, sendo as principais:
    1 – O Estado (contribuintes) não deve sustentar os gatunos na prisão com os escassos recursos de que dispõe;
    2 – Devem ser dados sinais claros aos marginais de que a democracia e a anarquia, são dois conceitos completamente diferentes!!!
    Bem ajam

  19. img
    Mé-Zochi Responder

    Como que este morador sabe que os bandidos que atuam aí são responsáveis pelos roubos e outras coisas? ele é da quadrilha? estranho.
    E esse polícia, quando será que vão fazer uma investigação a sério quando alguém perder a vida?

  20. img
    santomense Responder

    Vocês já repararam que desde que ADI e Patrice Trovoada entrou no poder, coisas estranhas começaram a acontecer? As crianças tomam santo diariamente nas escola, mas muita gente não sabe porque a comunicação social não divulga (se alguém quiser confirmar, vá a Escola Preparatória Patrice Lumumba perguntar. O banditismo tornou-se mais frequente e mais perigoso…….PT e o ADI enganam o povo com cara séria. É caso para começarmaos a pensar e analisar se é de facto este país que nós queremos e sonhamos. Será que Patrice Trovoada e o ADI representam de verdade solução para o nosso STP. Pelo andar da carruagem……só com cristo.

  21. img
    guaby da cruz costa neto Responder

    Muita tristeza.

  22. img
    Zé Boina Responder

    A PN é toda ela incompetente, chamem os militares, eles sabem tratar dos bandidos.

  23. img
    Tony Responder

    Senhores e senhoras, governo não pronuncia esse tipo de problema, faz o contrario estou envergonhado ter votado nesse governo de meia tigela, com muitas falsas promessas. O Pinto disse e é verdade “O Povo só manda nas urnas”
    Obrigado

    • img
      Pumbo Responder

      Parece-me que é o BANHO quem manda nas urnas eleitorais. Depois sobram às urnas com lixos….
      Esperemos que o governo tenha a vontade de pôr cobro a esta situação inquietantissima. Estes jogos “à DEMOCRACIA E AOS DIREITINHOS HUMANOS” estão humilhando ainda mais a população.
      O forro dirigente tem que ser mais sério, realista e ter as 2 bolinhas bem assentes e coragem para tomar decisões adequadas face à realidade.

      • img
        MJC Responder

        Infelizmente esse banho tem prejudicado muito o país como também referi no meu comentário. Até e Guiné que estava lá no fundo está a sobressair, nós é que não atamos nem desatamos. Abrem portas a todos os estrangeiros vendem o país todo ou entregam-no de bandeja aos estrangeiros e nada mais…

  24. img
    O Cristão Responder

    Esses são os principio das dores pronuciado na Biblia sagrada. QUando verem essas coisas acontecerem ficam sabendo que a distruição esta proxima. Num pais serio, a policia, a PIC, O Militares teriam reunidos e criado uma estrategia para pegarem esses bandidos; passando pelos disfarces, camuflagem, etc. Só que um defeito que os santomenses têm é de falar muito. Lembro que sempre que a policia de transito tem um operação Stop a fazer, horas antes todos o motoqueros ja sabem a hora de operação, os nomes dos agentes e o local da operação…Por isso as coisas nao funcionam bem no nosso pais…

  25. img
    Ungaflamu Responder

    Fico Trisco com tudo isso que tem acontecido no nosso pais. O aumento de criminalidade, o aumento de violação de crianças menores para nao dizer bebes, roubos etc. Mas a bibia ja dizia quando veream essas coisas acontecer sabeis que esta proxima a grande distruição. Quero dizer que a Policia, a PIC, a Policia Militar (A famosa ronda) deveriam se reunir a criar uma estrageia para apanhar esses marginais “operação Trovada”, passando pelo disfarce, camuflagem, espionagem, etc: porque k PIC, POLICIA , PM tem mulheres é para elas figirem que sao namoradas ou amantes nestes casos, apesar de ter quase a certeza que daria em nada pelo facto de:
    1 – falta de sigilo proficional que vem renando no nosso pais e a falta de separação de poderes. Olha so grande parte de policia têm funcionario motoqueiro; sempre que o policia de transito marca uma operação, hora antes do unicio todos os motoqueiros e taxista ja sabem a hora da operação o local e ate os nomes dos agentes.
    2- Tudo deste pais involve politica – Muitos dos demandos desse pais são perpectuados pelos agentes ao trabalho dos politicos para terem coisas de falarem nos parlamentos, porque os mesmos tenhem poucas capacidade de argumentação;
    3 – Este pais STP tem o significado que Somos Todos Parentes, logo ninguem quer castigar os seus parentes. So fico admirados que todos os dicisores deste pais viajam e veem coisas e nunca aplimentam nada…
    Força STP

  26. img
    STPdiaspora Responder

    Acredito que O Governo e as Autoridades competentes vão dar resposta urgentes a esses problemas. Temos de ter um STP que sempre tivemos ,Paz,sossego,armonia,tranquilidade,não importa o leve-leve no modo de viva mas é preciso urgencia na atuação contra a criminalidade e não só. Bem haja

  27. img
    Seabra Responder

    Que faz i governo…o Afonso Varela, o braço direito e tutu do pm P.T.?
    Quem viu e quem vê o Afonso Varela, hoje! Ele escondeu bem quem ele era, com os discursos dele de Bom militante da JOTA…que grande Camaleão, Oportunista.e traiçoeiro.
    Varela não pensa STP, mas sim A.V. e o seu bem estar pessoal…próprio daquele que veio do NADA.

  28. img
    Seabra Responder

    ….queria também dizer que, só tomarão medidas sérias quando um dos elementos do ADI ou os seus familiares forem victimas de um desses criminosos que andam à solta. Enquanto não for o caso, está tudo nos conformes…afinal, São também “confrères” criminosos, sem a gola branca, por isso protegem-se entre eles.

Deixe um comentario

*