Destaques

Mais de 200 jovens correram para celebrar o aniversário do patrono da “Fundação Manuel Pinto da Costa”

A “Fundação Manuel Pinto da Costa para o Desenvolvimento”, existe há mais de 10 anos, mas só na última semana tornou-me mais conhecida no seio do público. Por ocasião do septuagésimo oitavo aniversário do seu patrono, Manuel Pinto da Costa, por sinal actual Presidente da República, foi organizada uma corrida pedestre. Mais de 200 jovens tomaram parte na prova que percorreu 16 quilómetros, e que teve meta e partida na praça da independência na capital São Tomé.

Gil Quintas, atleta que tem arrebatado vários prémios nas provas de atletismo cortou a meta no primeiro lugar. «Estou satisfeito é fruto de muito trabalho. Treino todos os dias. O percurso foi bom, e o meu adversário mais directo não foi muito forte», declarou o vencedor da prova masculina..

corridaMulheres também correram, e Jamila Tavares, foi a vencedora. Ganhou um frigorífico no valor de 20 milhões de dobras. «Espero que a fundação realize a corrida em todos os anos. A corrida foi forte. Quem sabe agora que tenho uma geleira a minha zona venha a ter energia», afirmou a atleta que vive no interior do distrito de Mé-Zochi..

O patrono da Fundação, também queria entrar na corrida, mas uma gripe, o afastou. «A gripe não me permitiu, caso contrário estava preparado para espantar todo a gente», assegurou Manuel Pinto da Costa.

A corrida pedestre foi o meio utilizado par dar a conhecer a existência da Fundação, que a mais de 10 anos actua discretamente na sociedade são-tomense. «Estou convencido que muita gente nem sabia que esta organização existia. Existe e tem tido algumas acções, como bolsas de estudo, e envio pessoas para reciclagem no estrangeiro. Ainda no ano passado enviou-se umas dezenas de pessoas para China Popular, deu bolsas da China e de outros países. Mas só que a Fundação é discreta», explicou..

Uma discrição que segundo Pinto da Costa, visa separar o trigo do joio. Separar o que é de interesse social da matéria política. «Aqui normalmente tudo que se faz tem-se a tendência de confundir essas actividades com actividades de caracter político e propagandístico. Eu sei fazer a diferença entre as duas coisas», esclareceu o patrono da Fundação Manuel Pinto da Costa.

Abel Veiga

.

    7 comentários

7 comentários

  1. Eusebio Neto

    10 de Agosto de 2015 as 17:06

    Parabens Pinto da Costa pela bela idade que comemorou no passado dia 5 do corrente, parabens pela saude invejavel que Deus lhe garantido e que vai garantir por muitos e muitos mais anos e parabens pela Fundacao que, sem misturar accoes politicas e sociais tem desenvolvido importantes accoes a favor das populacoes.

    Este e mais um exemplo de estadista e personalidade que os mais jovens politicos da nossa praca deve copiar. Viva Pinta da Costa.

  2. Francis Mekano

    11 de Agosto de 2015 as 7:45

    Doa a quem doer, o senhor faz a diferença,o senhor é e será sempre o pai da nação,isso a história não pode lhe negar.

  3. Managem

    11 de Agosto de 2015 as 8:18

    Meus parabens ao cota Pinto, embora a diferença da idade mas foi assim que aprendi com os meus a lhe chamar. Espero que este dia se repita nx mais pra si, que tudo de bom aconteça na sua vida, tanto profissional como privada, e que o Senhor continue sempre assim ORIGINAL.

  4. FORÇA AÍ!

    11 de Agosto de 2015 as 9:09

    Viva PINTO DA COSTA!!, São Tomé precisa de mais homens, com o carisma e o bom senso do nosso PAI GRANDE!

  5. -YHA CÚ SA ELÊ-

    11 de Agosto de 2015 as 9:25

    Homem de posição, homem de determinação, por isso é que faz tanto calor aos adversários, vamos em frente Pinto estou consigo.

  6. FCL

    11 de Agosto de 2015 as 21:32

    —-espantava toda gente? e se concorrer nas “ereções” presidenciais..venceria o Trovoada júnior? Sim júnior…porque o sénior só os agarra com dois dedos….enfim…., são “ma-lambas” da vida

  7. cassandra will frantz fanon

    12 de Agosto de 2015 as 16:19

    felicidades e progresso em todos os seus afazeres que esta data se repita mais vezes e que o senhor tenha sempre esta agilidade fisica mas pra o lado da politica acho que deveria deixar para os outros de forma a poder melhor viver e praticar o seu desporto favorito saiba que ca no Gabao nao estamos satisfeitos com os seus comportamentos uma coisa nao tem nada a ver com a outra somos emigrantes e nao exigimos de si granda coisa tudo quanto deverias fazer é ampliar o laço de cooperaçao entre os dois paises de forma a nos abrir certas opurtunidades que poderiamos esofluir tendo em conta a historia destes dois paises mas estamos ca abandonados se nos conhecem mesmo ai é devido o PT se contribuisses tambem a nossa creditaçao nesta terra deveria ser mais credivel de vez enquando até da receio de responder aos que perguntam quem é o vosso actual presidente até acham que é o PT e tudo isto devido os vossos problemas politicos que nos nao temos nada a ver” mas s’il vous plait fait quelque chose comme un grande homme que on a connu a l’époque la tu te comporte vraiment comme un… eu escrevo a frances porque conheço a sua caricatura ate mais ver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo