Destaques

Fogo arrasou bairro de “Cova Água” na cidade de Santana

Na última madrugada um incêndio de origem ainda desconhecida, arrasou o bairro de Cova Água na cidade de Santana. Pelo menos 9 famílias ficaram sem tecto. O colaborador do Jornal Téla Nón em Santana, destaca a noite infernal que se viveu na cidade. Felizmente o fogo não provocou vítimas humanas.

Paulo Bacuda, Presidente da Autarquia de Cantagalo, que esteve no local do incêndio desde as 2 horas da última madrugada, disse ao Téla Nón, que neste momento as famílias estão a ser consoladas. Apesar de poucos meios, sobretudo financeiros o poder local, promete agir para aliviar o sofrimento das 9 famílias.

As casas de dois pisos que confinavam com a estrada pública da cidade de Santana, transformaram-se em cinzas. Lojas também foram engolidas pelo fogo.

A calamidade acontece, numa altura em que o poder local de Cantagalo, comçeou a agir no sentido da criação de um corpo de bombeiros no distrito. Segundo Paulo Bacuda, no quadro da parceria com o distrito de Guarda – Portugal, um grupo de jovens de Cantagalo foi formado em combate de incêndios urbanos.

O grupo já está no país, mas ainda sem poder de acção, por falta de meios materiais para lidar com o incêndio, nomeadamente as viaturas de combate ao fogo.

O Presidente da Câmara Distrital, anunciou para o Téla Nón que a criação de bombeiros em Cantagalo é uma das suas principais prioridades. Garantiu que acções estão em curso para em parceria com autarquias e instituições internacionais, assegurar meios materiais para a futura corporação de bombeiros de Cantagalo.

Note-se que em Julho de 2014, um valente incêndio devorou uma residência no bairro de Praia Messias Alves na cidade de Santana, tendo provocado a morte de 3 crianças carbonizadas.

Abel Veiga

2 Comments

2 Comments

  1. luisó

    16 de Setembro de 2015 at 15:12

    A propósito: eu vi uma reportagem na tv portuguesa sobre esta formação de bombeiros, mas também foi dito que a corporação que estava a dar formação aos homens de cantagalo no final iria ofertar uma viatura de combate a incêndios aos mesmos bombeiros para iniciar uma nova corporação mas que não tinham dinheiro para o envio do camião e esperavam apoio de alguém para pagar o transporte. Se houvesse responsáveis no País e bons mecenas este carro já lá estaria e quem sabe se não tinha dado uma grande ajuda.
    Enfim….

  2. Santola

    16 de Setembro de 2015 at 18:49

    Falei que casas de madeira eram lenha pra fogueira cade nosso governo pra construir habitações sociais de qualidade pra nosso povo? é lamentável essa situação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top