Manifestação em Desejada – Escola encerrada por pais e encarregados de educação 

O dia começou na localidade de Desejada no distrito de Lobata, com uma manifestação dos pais e encarregados de educação, que protestam contra o sistema nacional de ensino e contra as políticas do ministro da Educação Olinto Daio.

O novo sistema de mobilidade de alunos na Desejada, é um dos pontos da contestação. Um habitante da localidade contactou o Téla Nón para dar conta que o portão da escola secundária tinha sido encerrado, esta manhã, pelos pais e encarregados de educação. Assunto que o Téla Nón vai acompanhar.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Alerta PT Responder

    Ai…Ai…Ai….! Isto ja era de esperar.
    Alertando o PT, gostaria de informar a todo o governo que isto talvez é so o começo de uma onda sem precedentes de manifestações que vai rolar pelo pais dentro. Na realidade é inadmissível essa metodologia do senhor Olinto Daio de fazer deslocar as crianças de um lado para o outro, sem norte e sem rumo como de de insetos insignificantes se tratasse.
    Mas mais do que isso, com excepcao de Gastão Ferreira que ja mamou alguma massa, os professores, todos eles estao a preparar uma greve sem precedentes porque mais de 40 por cento dos seus salários foram a vida.
    Cuidado PT, isto é apenas um alerta. Cuidado com essa maioria absoluta, que ela é muito traiçoeira. Pise o terreno com cuidado, ou sera que ainda nao viram o que aconteceu na Guine-Bissau com a sua maioria absoluta?

  2. img
    Eugenio Costa Responder

    Exigo muito respeito quando se trata de questoes relacionado com
    Desejada
    Estou e estarei presente nas vos-sas acoes
    Pondem contar comigo
    Como voces sabem as guerras sempre comecam em Lobata
    Protestam sim contra vosso direto

  3. img
    ipontes Responder

    meu amigo manifestações sem precedentes não vai resolver nada, nem deverias pegar a G3uiné3m com e3xemplo, e3u a3cho q3ue com tanta q3ueda3 do governos3 é q3ue tem leva3do mais probreza3 a es3tes3 dois3 países, seria bom apenas ter um outro sistema de governação ou só primeiro ministro ou presidente. a confusão tem surgido por causa deste sistema igual a Portugal não esta a resulta pra africa faço como USA… apenas um chefe. o presidente é co chefe do governo e mais nada acaba com essa politica de primeiro ministro seria bom para S.Tomé

    Manifestações só trará desordem para o País em geral

    sejam felizes e que Deus abençoe S.Tomé e Príncipe e o seu Povo em geral…….

  4. img
    coboiada Responder

    Estás errado…Nada de governo único. Aliás, o problema que aqui se coloca está em torno do M. de Educação C. C., que ao meu entender, colocou ao seu redor, muita gente cheio de esperteza, mas que nada sabe para tomar decisões.

  5. img
    Triste Responder

    Onde já se viu exigir que, os pais paguem 200, 300 mil dobras ou mais para cada filho ir para secundaria em Algés, Piedade, etc? O Daio é a vergonha da Igreja Católica. Como pôde esse rapaz ( que infelizmente éministro)um dia ter sido Padre?
    Misericórdia!
    União faz a força, pais. Lutem por favor pelos vossos direitos.

  6. img
    Precisamos de Pessoas Serias Responder

    O que vocês esperavão PADRE a ser POLITICO.(pp)… Deixou o caminho de DEUS para entrar no caminho do diabo esse individuo deveria ter vergonha na cara e por seu cargo em disposição por isso que me lembro de JESUS.

  7. img
    Original Responder

    Esta localidade é uma zona pacata mas são decisivos e quem tem dor deve chorar.

  8. img
    laranja Responder

    essa manifestação prende- se com agora e ao longo dessa semana com a colocação de vários incompetente para cargo de Director, visto só por ter trabalhado por ADI ao longo da campanha quer ser director. por dizer na verdade, essa é a primeira manifestação devido substituição de Director da Escola e haverá também noutra escola devido a mesmo causa( a substituição de Diretor). E para dizer a mas uma vez nem mesmo o Ministro de educação está satisfeito com essa substituição mas sim, as colocação para substituição dos directores estão ser feita pelo SECRETARIO DISTRITAL DO PARTIDO DO ADI E SEU ELENCO DISTRITAL .

  9. img
    ADI Responder

    para dizer a mudança para substituição dos Directores é feita pelo secretario distrital do partido ( ADI) e para caso de Distrito de cantagalo tomei conhecimento k kem está dar ordem p fazer essa substituição é o senhor secretario e bufo NERITO SILVA e Benisaisom todos residente em empresa Agua izé….

  10. img
    ADI Responder

    O que vocês esperavão PADRE a ser POLITICO? é miseria

  11. img
    Rapaz de Lobata Responder

    Presados senhores cuidado com o que fazem nos de Lobata não admitimos abusos seja lá de quem for.
    Se a melhoria para educação é isso então:
    1- a ideia de proximidade da escola para os aluno é uma farsa
    2- a ideia de diminuição dos riscos/incidentes e acidentes por deslocação dos estudantes é uma farsa

  12. img
    Dealorte Responder

    É que o senhor Ministro da Educação deve respeitar os professores e não ter uma estratégia de Humilhar os professores.
    Olha o povo de Desejada tem razão, não é possível tirar alunos das suas escolas com espaço e mandar para outro lugar devido a cabeça de Olinto Daio.
    Como se explica este Ministro mandou avaliar professores com formação pedagógica e superior, com cerca de 20 anos de experiencia?
    Como se explica que este Ministro mandou repetir os testes aos alunos da 9ª e 12º classe aos alunos que reprovaram no 1º exame e todos voltaram a reprovar?
    Isso demostra algum desnorte por parte do mesmo e a sua equipa? Ou melhor andam perdidos, precisam de alguma bussola.
    Como se explica que o mesmo mandou repetir os exames do curso nocturno, enquanto decorria a revisão para os exames, ele mandou suspender a revisão, os alunos manifestaram na 6ª feira passada e até hoje não sabem qual é o destino deles?
    O senhor Ministro faz encontros para criticar metodólogos, projecto Escola + , quando o senhor não se relaciona com o Projecto, sendo que o Projecto é da educação.
    Como é possível um Ministro convidar pais e alunos para uma apresentação e aproveita para criticar professores com informações infundadas? Senhor Ministro deixa de humilhar professores, deixa de perseguir professores, se os professores têm problema é porque o senhor quando entrou em 2010 concentrou os carros e os metodólos e inspectores não podiam fazer visitas porque não tinham meios rolantes para o fazer e isso fez que as escolas ficassem a sua sorte.
    O senhor Ministro está avaliar professores com base em quê? Na sua própria cabeça. O senhor não percebe nada da educação e anda a imaginar coisas que poem em causa chefes de família.
    Deixa de maldade e orgulho senhor Ministro, uma coisa é Portugal e outra coisa é S.Tomé e Príncipe.
    Em Portugal os professores ganham bem, tem outras condições, o senhor esta a fazer muito mal aos professores, alguns ainda nem sequer tem turmas, só vão a escola parar, ficar fora da sala? Isto é bom se lhe pusessem nessas condições o senhor gostaria?
    Não faça mal as pessoas o senhor foi padre não se deu com a Igreja, decidiu namorar filha da estudante de Igreja, casou-se é normal mas não persegue os outros. Mundo é de Deus.
    Senhor Ministro, saiba que esta sua atitude prejudica o seu partido.

Deixe um comentario

*