Príncipe já pode receber aviões de médio porte 

47 anos depois da construção pelo regime colonial português, do pequeno aeroporto com uma pista de 1200 metros, a ilha do Príncipe, está pronta no século XXI para altos voos.

26 de Outubro foi um dia histórico para a Região Autónoma do Príncipe. O poder regional e as duas empresas privadas envolvidas no projecto de alargamento da pista e d modernização do aeroporto regional, juntaram-se ao Presidente da República na inauguração da nova pista agora com 1750 metros.

pinto príncipeUma infra-estrutura que garante a aterragem de aviões de médio porte e em segurança. «Estamos em melhores condições hoje, mais do que ontem para continuarmos a trabalhar e consolidar o sucesso do caminho que escolhemos em prol de um Príncipe esperto, empenhado, confiante e solidário no contexto arquipelágico nacional de que fazemos parte», afirmou José Cassandra, Presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe.

As obras de extensão da pista, iniciaram de facto no ano 2010, após vários meses de atraso. José Cassandra. Realçou a parceria entre o seu Governo, e as empresas HBD do milionário sul africano Mark Shuttleworth e a empresa que opera os aviões da África Connexion do empresário holandês Rowmbont Swarbont, que resultou na ampliação da pista e na modernização do aeroporto regional.

A electrificação da nova pista e a ampliação do terminal de cargas do aeroporto do Príncipe, constituem a segunda fase do projecto. A ampliação da pista custou 16 milhões de euros, assegurados pela empresa HBD do milionário sul-africano.

pista do príncipeO Presidente da República Manuel Pinto da Costa destacou a importância da infra-estrutura, que permite levar a ilha do Príncipe ao mundo, e trazer o mundo a descoberta da ilha que é reserva mundial da Biosfera. «A pista agora substancialmente ampliada e com pavimento de boa qualidade corrige em boa medida os problemas de segurança para aterragem e descolagem de aviões. Ela promove o aproveitamento das potencialidades turísticas do Príncipe, amplamente internacionalizadas, desde que a UNESCO conferiu a região o estatuto de reserva mundial da biosfera», sublinhou Pinto da Costa.

O Chefe de Estado são-tomense, recordou que a possibilidade que hoje a ilha do Príncipe tem de receber aviões de médio porte, para além de projectar a ilha no mundo, cimenta o processo de integração regional do Príncipe, tanto no Golfo da Guiné como na sub-região da África Central.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Santola Responder

    Mais um passo a frente no país irmão, parabéns mais um passo para a região autónoma do Príncipe.

  2. img
    RR3 Santola Responder

    Mais um passo para transformar a minha linda patria numa rota de trafico internacional de drogas!
    Não digo mais nada so, so observo.

  3. img
    Heimar da Mata Responder

    “NÚ XÁ DÁ NÓN”…

    Força Príncipe…

    Pra frente e pra cima enquanto houver o além…

    Viva a minha ilha natal!

  4. img
    Jarc Responder

    Pinto da costa nao tem vergonha. Dirigente mais incompetente em termos de governaçaõ economica da sua geraçao. Naõ existe algo feito no Pais que seja da sua referencia como prova da boa governaçao. Agora que a segunda geraçao esta efectivamente a edificar uma naçao como deve ser, ( coisa que devia ter inicio em 1975 ) , o sr. pinto da costa da a cara como fosse da sua autoria. Longa vida caro colega do liceu toze cassandra. Governante,nacionalista e competente. ( os homens passam e as obras ficam )

  5. img
    Agostinho Das Neves Gervasio Responder

    Muito bondia S.Tomé, muito boa tarde . muito bondia Principe e muito boa tarde. Eu sou santomense e de origem de S.Tomé , estou muito satisfeito com as medidas tomadas do século xx1 deste nosso Aeroporto internacional do Principe novo e ampliado . Ja a trinta e um anos que me encontro nas terras Gabonesas que eu nao esperava com esta supresa que hoje é e sera um grande sonho para mim e um futuro para os meus filhos e todos santomenses . Olha Principe… Deus prepara o teu dia de amanha . Que Voce ( Principe ) seja feliz ,que as supresas nao ti faltara nem as tuas providencias .O Senhor cuida de tie todos que ti amam . Amém . De Libreville Gabao para S.Tomé e Principe .

Deixe um comentario

*