Destaques

Coordenador do PNLCS desmente dados do SIDA lançados pela imprensa internacional

Num dos órgãos internacionais em que o Téla Nón leu e reproduziu a notícia que dava conta da existência de 35 mil pessoas infectadas com o vírus HIV em São Tomé e Príncipe, é dito que «Bonifácio Sousa, coordenador do Programa Nacional de Luta Contra a SIDA (PNLCS), desmentiu os números de casos de HIV em São Tomé e Príncipe que tinham sido avançados esta semana, garantindo que os casos deste vírus tem vindo a diminuir».

A imprensa internacional acrescenta que «Bonifácio Sousa, em declarações ao Jornal Tropical, desmentiu esses números e assegurou que, segundo um estudo, não existem tantos cidadãos com a doença».

O artigo de reposição da verdade conclui que «de acordo com o responsável, a percentagem de população infetada com aquele vírus era de 1,5 por cento em 2008, tendo descido para 0,5 pontos percentuais em 2014».

O leitor pode confirmar a notícia de desmentido. CLIQUE – Jornal a Bola

Note-se que após a publicação da notícia pela Agência Lusa, vários órgãos internacionais de comunicação social, incluindo uma rádio que emite em sinal aberto para São Tomé e Príncipe, deram eco ao assunto.

O Téla Nón a semelhança de outros órgãos independentes do país, não foi convidado nem informado, sobre a comunicação oficial do PNLCS a propósito do comportamento da doença no país, a luz da celebração do dia internacional do SIDA, e muito menos convocado para a conferência de imprensa, que visava desmentir a notícia lançada pela imprensa internacional.

Abel Veiga

    2 comentários

2 comentários

  1. jorge de jesus

    6 de Dezembro de 2015 as 23:25

    Considero que um jornal responsável não deve apenas retransmitir noticias alarmantes publicadas por jornais estrangeiros, sem pelo menos investigar melhor a seriedade da noticia. Tanto mais, que a própria noticia divulgada, dizia, 1,5% de população de Príncipe e 0,6% em S.Tomé. Neste caso, devia caber ao Tela Non se quisesse retransmitis a noticia, fazer uma observação sua, dizendo pelo menos, que a percentagem apresentada, não correspondia com o valor apresentado.
    De certeza absoluta, que o jornal a Bola, ou qualquer outro jornal português, não iria retransmitir uma noticia que o Tela Nom apresentasse e que pudesse denegrir a imagem de Portugal.
    Temos que começar a ser um pouco mais compatriota e com mais responsabilidade da nossa nação.
    Bem Haja STP
    JJ

  2. top

    7 de Dezembro de 2015 as 8:15

    toma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo