Jovem que assaltou o Palácio Presidencial tem cadastro

Na manhã de (terça – feira- ERRATA),  manhã de segunda – feira, o Palácio do Povo, que funciona como gabinete de trabalho do Presidente da República, foi palco de um caso insólito.

Um jovem conseguiu furar o sistema de segurança da Guarda Presidencial, entrou no quintal do Palácio que é vedado, e invadiu o edifício.

A presença do jovem que para além de um computador, transportava passaportes e uma bíblia sagrada, só foi notada quando estava na escada que dá cesso ao salão nobre do palácio presidencial e ao Gabinete do Presidente da República.

O segurança que esbarrou com o jovem na escada, disse que o cidadão manifestou interesse em falar com o Chefe de Estado. Logo de seguida o Jovem agride o segurança e penetra no salão nobre do Palácio. «Ele tentou entrar no gabinete do Presidente», declarou o segurança.

coisas do rapaNão tendo conseguido penetrar no gabinete de Pinto da Costa, o jovem foi-se instalar na sala onde o Chefe de Estado reúne o Conselho de Estado.

Depois de algum confronto com o segurança, o jovem cuja documentação o identifica como, Digelson Bandeira de Sousa Pontes, acabou sendo detido. Antes disso pulverizou a sala do Conselho de Estado com um perfume cujo frasco foi exibido para as câmaras da televisão.

O Téla Nón apurou que o cidadão detido foi conduzido à Polícia de Investigação Criminal. Na PIC, rapidamente o jovem foi identificado como delinquente. Digelson Bandeira de Sousa Pontes faz parte do grupo de 6 jovens estudantes do Liceu, que recentemente atacou a pedrada um cidadão na zona da Madre de Deus, com intenção de roubar os seus bens.

O cidadão que foi apedrejado na cabeça contínua hospitalizado, mas os 6 jovens, foram postos em liberdade condicional pelo Tribunal da Primeira Instância.

Desta vez o Palácio Presidencial, que parecia ser um dos lugares mais seguros do país, foi a vítima.

Nada mais parece estar seguro no país.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Lurdes Responder

    Então está aí a Justiça que existe,A justiça não funciona estes miúdos fazem tudo agridem,roubam e são postos na rua.Continuo a dizer que isto é falta de respeito perante os Agentes da PIC,é claro isto decerteza que é mais um crime incomendado.
    Como muitos outros que já houveram os rapazes foram apanhados acabaram por dizer quem os manda fazer os roubos e até os ajustes que estas pessoas ( Mandantes ),tem na cabeça e são COBARDES,e pagam para os miúdos fazerem serviços.E quem me conhece sabe bem para quem estou a dirigir as minhas palavras e não tenho receio nenhum em dizer na cara da/o COBARDE.E não vou parar ser existir justiça no Tribunal e provar que a pessoa é PODRE.Ai a ilha vai respirar de Alívio.Por isso tem de haver continuação do trabalho da PIC,não a que ter medo.Cristo no Comando

    • img
      O Revolucionário Responder

      Cara Lurdes! Respeito imenso o teu comentário para este artigo, mas quero dessa forma dizer que se tens algo a dizer que achas ser contra a lei, ou que se conheces a pessoa que encomenda esses delitos e tens como provar, que o ponha a justiça. Não vale de nada vires cá e dizer barbaridades acerca de um mandante invisivel só para mostrar que és a defensora da moral e bons costumes. Pois acredito que, com essas declarações da sua parte, caso fosse em um pais onde na realidade a justiça funcionasse, ja serias chamada a prestar declarações, porque se sabes e não falas, não te torna diferente dos outros que mandam e não mostram cara. Eu nem te conheço e nem me interessa conhecer, mas de certo que se fizeres a diferença passarás a ser mais um da nossa sociedade que será respeitada, embora sejam poucos… Fica a dica e que a justiça seja feita…

  2. img
    Homem do escuro Responder

    Kkkkkk so msm em stp

  3. img
    Cuidado STP Responder

    Uma vergonha.

    Estamos a construir o Dubai do Golfo da Guine

    Um abraço a todos.

    • img
      Titano Responder

      Com todo o respeito não da para encontrar o buraco mais em baixo?
      A coisa que perde graça, esses comentários já esta a cansar as pessoas, já basta a TVS.

  4. img
    Original Responder

    Meu Deus, estenda a sua mão sobre o mundo.

  5. img
    santomensse Responder

    se os tribunais não os posem em liberdade isto não o teria acontecido qual sera o proximo alvo Tribunal, Assembleia, Gabinete do 1º Ministro etc… magistrado dos tribunais por favor trabalhem a pensar no bem do STP vcs é que estão a estragar o nosso bom e rico país …. e isto tambem mostra que a segurança no nosso pais não existe é só uma farçado pq não é possivel um só individo de 20 anos entrar ate frente do gabinete do P.Republica desta forma imaginemos se ele tivesse uma arma com ele ou uma faca poderia ate ter matado o pesoal que o interpelou pq ele foi la decidido para um objetivo que só ele sab.

  6. img
    Salamon Tomé Responder

    Ora vejamos senhores:

    Agora estou vendo porquê que estes 6 jovens foram postos em Liberdade e defendidos na praça pública inclusive por PT e seus Comparsas e na Própria TVS com imagem e rosto do Augério Amado Vaz e no Tribunal defendido pela Irmã do Augério Amado Vaz… como se não bastasse o Jovem consegue entrar o Palácio do Povo com Uma bíblia e Perfume estranho, “COISAS DO CURANDEIRO E JAMBI, OU SEJA SANTO”… HUMMMM ai vem as presidenciais.. Analisem e digam o contrario… estes jovens trabalham para o PT? o lugar deles é CADEIA DE ALTA SEGURANÇA…

    Por agora é tudo.

    S. Tomé

  7. img
    Batepá Responder

    Será desta que diremos Basta!.

    Tenho algumas dúvidas. Desde logo, porque algumas pessoas terão a coragem de dizer que estamos perante uma montagem, manobra política, já que estamos num ano de eleições.

    Outras pessoas dirão que o serviço de segurança do Palácio já não é o que era, também propositadamente, devido as condições em que vivem os militares naquele local que acolhe o órgão de soberania Presidente da República.

    Na minha opinião todos terão razão na leitura que vieram a formular.

    A razão fundamental para que mesmo apontando em sentido contrário as reflexões terem alguma razão (redundância propositada) prende-se com o simples facto de estarmos no PAÍS DE FAZ DE CONTA.

    Vejamos:
    1. O Presidente da República faz de conta que é o mais alto magistrado da Nação. Tem-se assistido, de forma gratuita, a diversas situações que não lembram a ninguém, nunca antes visto no nosso País. Da parte deste órgão de soberania, nem uma palavra de alerta, nem uma medida concreta que possa colocar em sentido outros órgãos de soberania.
    2. A Assembleia Nacional faz de conta que trabalha, mede os pés pelas mãos sempre que chamada a intervir. Introduz alterações aos projectos de diploma a seu pelo prazer, sem qualquer nexo, violando as regras básicas de elaboração de diplomas. De momento é o maior violador das Leis, basta olharmos algumas nomeações feitas.
    Claro que não têm culpa, basta olharmos para o nível dos deputados. Muitos vão invocando o nível académico, são formados em “assado, mestres em cozido” mas no final não têm qualquer “suco”. Nunca em toda a democracia o povo esteve tão mal representado.
    3. O Governo faz de conta que é o órgão executivo, mas na verdade trata-se de um grupo, com objectivos individuais que já começam a “dar olho” basta olharmos atentamente para os sinais exteriores de ostentação de riqueza. Entre os membros do Governo existe uma competição, quer pela posição relacional com o “chefe” quer pelo domínio das bases. Claro que assim conseguirão exigir mais tachos para os seus familiares. Os ministros são globalmente fracos (naturalmente com alguma excepção e por incrível que pareça as raras excepções ficam longe da comunicação social).
    4. O órgão de soberania os Tribunais fazem de conta que trabalham. Alegavam a falta de meios para levarem a cabo as funções cometidas. Por mais estranho que pareça, a insuficiência de meios estava directamente associado a falta de viaturas, uma vez recebidas, agora os juízes abundam na nossa praça e fazem questão de identificar-se com luzes diurnas. A questão também se aplica aos magistrados do Ministério Público. Qual foi o impacto directo na estrutura de trabalho dos magistrados com a atribuição de viaturas, sabendo que estes têm isenção de importação de 1 viatura em cada 5 anos. Não estaremos com duplicação de benefícios, já que podem usar a viatura ad eterno?

    Resumidamente, estamos A FAZER DE CONTA, vamos continuando A FAZER DE CONTA, em todo o sector público-administrativo. Com efeito, estamos a matar a administração pública – as nomeações que se tem assistido são a prova viva disso mesmo -, matamos os progressos já alcançados nalgumas áreas, estamos a promover o desrespeito pelas leis e demais normas da nossa soberania e, com tudo isso, a CRIMINALIDADE é o produto que todos acabaremos por provar, ainda que de forma indirecta.

    Adicionalmente, é preciso notar que nunca na nossa história houve tantos mestres e especialistas (sinal de progresso nas sociedades modernas) mas a opção – uso “permanente de fatos” e enorme falta de humildade – eleita por estes não foi a melhor. Naturalmente, existem algumas excepções mas, acabam por ser “abafados” por tanta incompetência.

    A aprendizagem é um processo contínuo e por mais conhecimentos teóricos que se tenha, importa a sua competente adaptação ao contexto, mediante a partilha de ideias e forte auscultação do histórico institucional.

    Para o bem do nosso São Tomé e Príncipe, deixemos de fazer de conta.
    Viva São Tomé e Príncipe.

  8. img
    FÉDÉ KÁ DOXI Responder

    Fixe, Agora como entrou no enxame, vamos ver o que vai dar. Viva!

  9. img
    pena de morte Responder

    só tenho uma coisa a dizer para o jovem Pena de morte

    • img
      seabra Responder

      …neste caso vamos executar com pena da morte) ,o pm ,o seu conselheiro A.V.,e muitos elementos do governo ADI, que têm assaltado (há anos)o cofre do Estado. Esses sim,merecem!
      Sabia você,que numa casa quando o Pai é alcoolico,os filhos têm tendencia de seguir o mesmo exemplo (bom ou mau).
      …………….:……………………………!!!!

  10. img
    Angelino Louro Responder

    É pra saber. Deixa de ser cego, surdo, mudo e paralítico. Anda, vê, ouve e fala para o povo saber o que vai no seu espírito. Permaneceu mudo e sobrou também pra ti.

  11. img
    Vexado Responder

    Um caso raro, insolito e com muitas peripecias. Este é mais um caso que precisa ser bem investigado de maneira a procurar saber o que motivou a acção deste jovem.

    Que haja serenidade e maturidade da parte da presidencia de maneira a não se deixar cair na “casca de banana”…

  12. img
    Mabutú Responder

    Se essa notícia for verdadeira, se esse jovem fizer parte da estria dos 6 ladrões do LN, oh Bem-Feito. Quem sabe desta vez a justiça seja feita. Como foi num coitado, eles todos ficaram livres e aí está o resultado. Quem tentou abrir o jogo de falta de justiça, perdeu o mandato. Agora, espero ver a continuidade desta notícia para saber o seu desfecho. Tudo manobra de cabulice. Minha mãe diz: “Dêçu págaaaa”

  13. img
    credo Responder

    Como o tal jovem conseguiu entrar no Palácio Presidencial com tanta facilidade?
    Onde estava a equipa de segurança ?
    Não é normal. É muito estranho.
    No meu entender, acho que algo está mal no que diz respeito a segurança do PR e deve-se tomar todas medidas para corrigir estes males.
    Há um tempo atrás, alguém entrou no Gabinete do PR e teve acesso ao computador do PR.
    Segundo informações, foi um segurança do PR.
    Coisas dessas são muito graves e não podem repetir.
    Acho que deve-se apurar responsabilidades.
    É apenas uma contribuição para o bem do País.

  14. img
    ladra Responder

    dessa vez ele vai ser detido.ms isso é bom, é para os senhores juizes saberem em que pé está a delinquência no nosso país. um lugar com tanta segurança , eles entram , imagina a casa de um coitado? no dia em k forem a minha casa,,, espero estar em casa, dou-lhes banho de acido da cabeça aos pés… porque não adianta entregar-lhes para as autoridades.

  15. img
    PL Peter Responder

    kkkk e o Preco de mandar brasileiros e portugueses trainarem a nossas forcas de seguranca nacional.
    como e possivel um palacio do presidente da republica com guardas presidencias ser invadido pelo um simples gatuno???????
    como e possivel pessoas invade como bufado nas redes sociais e poe em panico um pais inteiro falando mal de um chefe do governo e ninguem sabe quem sao esses bufados????
    sera que os nossos servicos de seguranca do pais sao capazes de detectar um terrorista que vive dentro do nosso pais fazendo os seus trabalhos clandestinamente para operar noutras costas???
    deixem de opocrasia, nos somos saotomeses conhecemos o nosso pais, esses estrangeiros brazileiros que vem como coperacao a dar aulas nas nossas forcas de seguranca foraom os nossos alunos.

    e imposivel com tantas companias de seguranca no pais, o caso de criminalidade se aumenta tanto que ate ja da muita preocupacao,
    deixanos trabalhar tambem,

  16. img
    Eusébio Pinto Responder

    Ê sá cáda cúa!
    Téla nón bilá bôbô védé!
    Hum hum… Zemé sá tamén di flá!

    Eusébio Pinto
    Luanda – Angola

  17. img
    Tony Responder

    Residência do Primeiro Ministro foi assaltada, o ladrão deparou com placas e placas de Dólares, Euros e Franco pensou que no palácio do povo iria encontrar placas de dólares.
    Nada é impossível nesse mundo.

    • img
      santomensse Responder

      então isto quer dizer que o indevido foge o fisco… e se ele foge então não esta habilitado para impedir os outros em fugir pk o exemplo parte dele

  18. img
    luisó Responder

    Vou dizer pela 55ª vez: País sem futuro……..

  19. img
    Zubido Responder

    Não brinquemos com situações sérias,hoje o mundo é mais globalizado que nos outros séculos anteriores. Os nossos dirigentes que têm tutela da justiça e outros, tenham sentido de responsabilidade,andam todos a fazer o faz de contas, sejamos mais aplicados,trabalhadores e profissionais nas nossas funções.Nós somos um pais insular,que tem imensas carências em todos os níveis, se as outras nações que têm o PIB,e outros indicadores económicos superiores ao nosso, estão atravessando grandes dificuldades económicas para conseguirem erguer e nós não podemos dar ao luxo de permitir que a nossa justiça,saúde,educação e outras áreas que sigam rumos anti-desenvolvimento. Não esqueçamos, que nós precisamos de mais investimento privado (nacionais e estrangeiros) e menos do Estado(estado só para regular com “justiça” e cobrar impostos “baixos”, de forma a aumentar os rendimentos dos funcionários públicos e criar uma classe média para estimular o consumo e poupança para aumentar mais a riqueza produzida no país). Portanto, o Estado tem que fazer com o que o país passe uma boa imagem no exterior de forma ser mais atractivo aos investidores privados estrangeiros e esses unirem aos nacionais fazendo crescer a nossa grande, pequena economia para o bem de todos os Santomenses.

Deixe um comentario

*