Adeus Tomba

Voz eloquente da Rádio Nacional, Armindo Tomba, que a morte levou na quarta – feira, foi “religiosamente”, um jornalista destacado da imprensa nacional. Foi chefe no  “Jornal Revolução” durante a primeira República.

Na Rádio Nacional para além do relato desportivo, marcou “religiosamente” os noticiários e o programa de economia “Magazine Económico “.

Foi também jornalista em Angola, mais concretamente no Jornal de Angola.

Com uma cabeça rica em cultura geral, Tomba meteu-se na política tendo sido eleito deputado na lista do partido MLSTP. Em 1996 concorreu as eleições presidenciais.

Desde 2014, que a voz eloquente de Armindo Tomba, foi calada na Rádio Nacional. Tomba fez parte do grupo de jornalistas, da imprensa estatal que foram marginalizados pelo novo poder. Não poderia se aproximar dos microfones.

Amordaçado pelo poder político, terá ficado mais doente. Morreu na quarta – feira sem poder anunciar ao público, que o seu programa Magazine Económico, regressaria no dia seguinte, “RELIGIOSAMENTE as 10 horas”, como habitualmente dizia.

Descanse em Paz TOMBA.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    victor do espirito santo Responder

    Que sua maneira de proceder passa contagiar os outros
    Meus sentimentos de pesares pela perda
    S.Tomé e Principe perdeu grande homem e grande conehcimento

  2. img
    Salmarçar 2 Responder

    Enquanto vivo, Armindo Tomba fez oque podia.
    Deu seu contributo, do seu geito e entendimento ao desenvolvimento de São Tomé e Principe. De certo que,quer os governanstes e a população de São tomé não deram o reconhecimento e merito pelo que o mesmo fez.

    Neste momento triste para os famíliares e amigos, só podemos dizer, obrigado Por tudo Armindp Tomba.

  3. img
    explicar sem complicar Responder

    Infelizmente o próprio irmão Maximino Carlos contribui directamente com o actual poder para acabar de vez com este coitado.
    O coitado andava com o documento feito e assinado pelo próprio irmão:
    Que o jogava no lixo. Um alto profissional daquele,que foi o Tomba!
    Maximino aqui se deve aqui se paga.Justica divina virá e o ADI não vai te ajudar.
    Que a alma do TOMBA encontre um lugar no reino do senhor.
    Descanse em paz Tomba.
    Os teus amigos te recordarão para sempre.

    • img
      sua tia Responder

      Deves ser um paranóico.

  4. img
    blaga pena Responder

    Mais uma vitori do ADI. Depois de desempregar esse grande quadro, o partido de Patrice trovoada vê agora mais um resultado da sua política de exclusão em relação aos jornalistas de competência durante décadas. Oh Adi, oh Patrice, continuem em frente ……

  5. img
    Varela justiça divina virá. Responder

    Senti vómito e alergia ao ouvir este palahaço de Afonso Varela a falar em nome do Governo de ADI, sobre a morte de Armindo Tomba.
    Desavergonhado.
    Vocês são causa direta da morte deste homem.
    A justiça divina dura mas chegará e vices irão pagar caro por tudo quanto fizeram com o homenzinho e estão fazendo com os outros profissionais da Radio Nacional e da TVS que não são do ADI.
    Foram vocês que aceleraram a morte do coitado.

    • img
      SEABRA Responder

      …discurso feito pelo Afonso Varela, em homenagem do jornalista Tomba, é uma des-Honra à memoria do defunto e da familia, sabendo que ADI-Varela, contribuiu imenso para empurrà-lo à cova, privando
      o que Armindo mais gostava: contatcto com os seus “religiosos ouvintes, sem esquecer de meios materiais que lhe suprimiram
      cruelmente…Afonso “o Varela”, o seu pretendido sentimento é MACABRO, vocês deste governo sao simplesmente criminosos, corruptos de coraçao selvagem.
      Tenho fé que a vossa “farsa”, nao tarda a ter termo e que os vossos actos sejam um dia julgados junto da TPI.
      Na tua hora derradeira é o Kafuka-Fuka quem te farà o discurso
      da homenagem….no teu pequenino barco de viagem , de 1m20…iràs para o mundo dos pigméus capeta.
      A.Varela, “cà se faz, cà se paga”, acredita-me!

  6. img
    José Luís de Jesus Responder

    Grande Armindo Tomba, o homem de metal sonante, que a sua alma descance em paz, aos familiares meus pêsames por essa perda irreparável.

  7. img
    eu sou jornalista Responder

    Coitado de BEXIGAS da TVS.
    Nem português este rapaz sabe falar!
    Veio falar em nome de sindicato de jornalista no telejornal.Voce devia é voltar a primária.Que vergonha.Vc sim precisou de um estágio de Português com o falecido Tomba.
    ADI sabe é promover IMCOPETENTES.

  8. img
    Lourenço Pires (Flico) Responder

    Que a terra lhe seja leve. Meu companheiro doutros tempos… Tomba, descanse em paz. À família enlutada as minhas mais sentidas condolências..

  9. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    Que Deus receba a sua alma e junte aos profissionais abnegados durante a vida pela talento de fazer a diferença. As merecidas condolências. Descanse em Paz Armindo Tomba!

  10. img
    Angelino Louro Responder

    Aqui se faz aqui se paga. Armindo já conheceu o seu destino. Os que provocaram a sua morte nem sabem, nem imaginam os seus fins.
    Adeus tomba. Descansa em paz.
    Desejo o fim de Cadaf e Mossain aos que contribuíram para sua morte prematura.

  11. img
    solfingue Responder

    Meus senhores leitores e comentadores. Uma morte é sempre de lamentar. Mas todo mundo sabe k Tomba mergulhou-se no alcool e ha muito tempo. Foi um grande profissional é verdade. Mas qual chefe admitia um empregado embriagado no seu posto de trabalho? Isso é falta de deontologia prossional. Cobselho de deixar o alcool não faltou a Tomba. Agora, vir aqui dizer k a culpa é do partido A ou B é brincadeira. As pessoas têm de ser sérias no trabalho. Que a alma do encontre o gozo eterno

    • img
      MIGBAI Responder

      Meu caro “solfingue”
      Eu estaria aqui caladinho, vendo unicamente os comentários dos colegas, caso não fosse o meu amigo ter escrito o que escreveu, ou seja, ter posto o dedo na ferida que foi a origem da morte do Sr.Armindo Tomba.
      Pessoalmente, nunca simpatizei com o Sr.Armindo Tomba, pela simples razão de o considerar e ele ser realmente um vendido á URSS, bem como ser mais um como tantos que politicamente e socialmente, olham e olharam unicamente para a sua barriga/umbigo, deixando o povo á deriva.
      Acreditem todos, lamento a morte do Sr.Armindo Tomba, bem como a sua degradação ao longo dos anos derivado á porcaria da bebida.
      Agora atribuir culpas a este ou aquele partido, ou a esta ou aquela pessoa, é sem sombra de dúvidas o reflexo de mentes deturpadas, que os políticos ao longo dos anos pretenderam no país, para assim poderem reinar sem serem questionados e nos quais se inclui o Sr.Armindo Tomba.
      E já agora deixem-me vos dizer, que o Sr.Armindo Tomba, contribuiu grandemente para a deturpação das mentes actualmente existentes em STP e em Angola também.
      Paz á sua alma, e as minhas sinceras e puras condolências á sua família.
      Contudo, o Sr. Armindo Tomba, não deixa nenhumas saudades, a todos os que viveram a ditadura da primeira república!!!!

  12. img
    Ungaflamu Responder

    Quer acabar com um homem, acabe com a sua autoestima…

  13. img
    santomensse Responder

    este homem foi um grande homem ja foi vice presidente da Asemgleia Nacional foi candidato aos presidenciais o seu irmão maximino carlos foi quem condusio seu irmão a este caminho que o conduzio a morte roubandulhe ate a sua namorada credu irmão … tipo deste irmão é melhor não ter mais inimigo mais como Deus existe veja como a tua vida esta aqui se faz aqui se paga foi espulso por sua mulher da casa dela e que nem uma casinha vc tem maximino vc paga Deus ele outro ministro e colegas falso.. Armindo Tombo que a sua alma descansa em paz

  14. img
    Artur Borges Responder

    Caros leitores, caros cibernautas, reparem bem so no que diz o texto do Tela-Nom….:” Desde 2014, que a voz eloquente de Armindo Tomba, foi calada na Rádio Nacional. Tomba fez parte do grupo de jornalistas, da imprensa estatal que foram marginalizados pelo novo poder. Não poderia se aproximar dos microfones.
    Amordaçado pelo poder político, terá ficado mais doente. Morreu na quarta – feira sem poder anunciar ao público, que o seu programa Magazine Económico, regressaria no dia seguinte, “RELIGIOSAMENTE as 10 horas”, como habitualmente dizia.” Estive a citar o jornal.
    Os isso significa dizer que tal como Tomba, muitos outros em vários outros sectores do estado ja tem este destino traçado pelo ADI e pelo PT.
    Tomo por outro lado a liberdade de lamentar duas intervenções, nomeadamente a do Afonso Varela, que não disse nada – foi um autentico fraco , e demonstrou algum rancor em relação ao malogrado Tomba, e outra intervenção, a de um tal Abilio Pontes que dizem ser presidente do Sindicato dos Jornalistas,que foi uma intervenção de dar vomito. Esse rapaz nem português sabe falar e deveria no mínimo regressar a escola primaria. Se um sindicato de uma profissão tão nobre tem alguem a frente como aquele gajo, então ADI e PT vai fazer dos jornalistas seus brinquedos de toda hora. Alias, permitam-me dizer que desde que silenciaram jornalistas como Armindo Tomba, Silverio Amorim, São Lima, Adelino Lucas, Jose Boucas, Manuel Barros, Manuel Dendê e Juvenal Rodrigues que deixou-se de se praticar jornalismo em S.Tome e Príncipe. Agora só existem palhaços a produzirem palhacadas encomendadas.
    Tenho dito!

    • img
      aderito lima Responder

      E Arturinho Pinho?
      Sabem porquê que nome dele não aparece aí?
      Segundo soube que ele andou a bufar todos os colegas dele que eram amigos da chamada TROIKA,para João Ramos, Oscar e outros da direcção pra conseguir lugar no grupo de Lambe-Botas como Ramusel, Nelson Silva etc que mínima coisa tem que ligar para ministros com queixinhas para receberem algum trocado.
      Mais soube que usaram Arturinho o máximo que podiam deram o gajo um pontapé no cú até soube que tiraram ele gabinete.
      Mesmo assim este Arturinho segundo dizem continua a bufar na mesma contra eles.
      Disseram lá na TVS agora tornou assim Bufaria só.Até há pessoas que andam com telemóvel escondido a gravar conversa l para levar para governo.Por isso que vocês que não são da ala de ADI vos aconselho tenham muito cuidado com estes bufos.
      Até todos estes bufos já receberam crédito de banco e todo mundo tomou emprestado dinheiro de AFRILAND e agora estão na mer… A coçar cabeça ????Segundo dizem que TVS nem tem dinheiro para pagar subsídio interno das pessoas até ontem.Uma coisa que nunca acontecia. É PELA PRIMEIRA VEZ durante 40 anos.Até a TVS está com uma dívida de 500milhoes que não quer e esta custar pagar.La assunto de dinheiro é tudo segredo dos deuses.

      • img
        mé pó feladu Responder

        procura ter informações concretas e depois publica em vez de estar a desinformar com mentiras os votos conquista se nas urnas como alguém já teria dito o povo só manda nas urnas portanto não é com essas porcarias que andam a escrever.
        Viva STP viva democracia um abraço a todos

  15. img
    desiderio fortes Responder

    Artur Borges,
    Não se trata de Abílio Pontes ,mas sim este palhaço de Hélder Bexigas da TVS.

  16. img
    Eusébio Pinto Responder

    Num período em que a televisão ainda não fazia eco em São Tomé e Príncipe, em que de internet ouvia-se apenas falar nos livros como mais um léxico na língua portuguesa, pois nem sequer se podia imaginar o poder desta poderosa ferramenta de comunicação dos dias de hoje, onde de redes sociais nem no sonho o mais informado dos homens do planeta imaginava existir, a rádio, com o peso que detinha na informação, não só em São Tomé e Príncipe como no mundo, fazia fluir vozes que causavam encantos e deixavam marcas na memória de ouvintes. Das antenas da Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe nesses tempos, ouvia-se a voz de Armindo Tomba em apresentação de notícias, relatos de futebol e outros programas da grelha de programação da única emissora de rádio na altura do nosso país. Estou a falar dos anos 80 ou da década de 1980.
    Ouvir Armindo Tomba fazia gosto aos ouvidos de qualquer ouvinte de rádio em São Tomé, mesmo daqueles que, talvez pela refinação do seu português, encontravam alguma dificuldade em perceber o que dizia. Tomba tombou, porque a morte é o destino certo de todo o ser vivo, mas a sua figura (para mim pessoalmente) fica marcada nos anais da história da comunicação social santomense com uma das melhores e mais sonantes vozes de todos os tempos!
    Que a sua alma descanse em paz e os meus sentidos pêsames a família enlutada!

    Eusébio Pinto
    Luanda – Angola

  17. img
    Júlio Neto Responder

    Não há palavras que tenham força suficiente para fazer calar a dor deixada pelo jornalista Tomba.
    Enfim, no fim, ficas como foste, um brilhante jornalista, decoroso e factual. Que a sua alma encontre a paz devida.
    Condolências à família…

  18. img
    pucha indira Responder

    muito triste ,atras da cadeia e não só ta em luto este homem foi um grande homem .Que deus receba a sua alma

  19. img
    Manuel A Sumbula Responder

    Creio eu nesta minha modesta e humilde intervenção , venho pedir a vocês que parecem de dirigir acusações que neste momento não vem ao caso . Portanto deixem a família lidar com a perda , eu faço parte do outro lado da família de angola do Sr Armindo Tomba , estás discrições de nada vai adiantar a pessoa em questão já nem aqui está para se defender , Sumbula

  20. img
    Antonio Triste Responder

    Noticias tristes. Os jornalistas da TVS nao se fizeram reprsentar no funeral de Armindo Tomba. Tudo indica que algusn colegas jornalistas da radio e da agencia de notcias ou de jornais privados e que apareceram e apareceu tambem em peso gebnte do mlstp.
    Nem o dito jornalista solidario senhor ambrosio quaresma que agora esta a papar todos os lugares da adi se fez presenrte nas exequias funebres do malogrado tmbo.
    Pior de tudo e que nem uma figura do governo ligada a imprensa esteve na hora da despedida do tomba. Isto e para verem como e este pais e como as pessoas sao rancoprosas. A ser assim esse pais jamais ira a lado nenhum.
    E o seu irmao maximino carlos a fazer-se de inocente perante toda esta brincadeira, alias o maximino deve saber de muita coisa, ate mesmo do afastamento do tomba da radio nacional e das assessorias de imprensa que ele fazia nos servicos e ministerios.

  21. img
    Roberto Garrido de Sousa Pontes Responder

    Venho nesta hora de dor e de luto apresentar ao Maximino Carlos e a família enlutada os meus mais profundos e dolorosos pesares pelo passamento físico do seu ente querido o jornalista Armindo Tomba!
    Dizer que alem do que todos já disseram, que Tomba foi isto foi aquilo, muito ainda ficara por dizer acerca da grandeza da sua alma, o seu espirito guerreiro e combativo e o seu jeito admirável de levar a vida em plena comunhão com a sua profissão!
    As vezes eu me interrogava como Tomba fazia relatos de futebol? Como através de simples rabiscos em tiras de papel conseguia reportar sem parar em direto? Mas o que mesmo me admirava mais era que mesmo vendo ele nas suas desbundas das noites, pela manha já se ouvia a sua voz na Radio Nacional dando as informações as mais recentes, quer nacionais quer internacionais! Eu perguntava? Alem desse homem não dormir com já sabia daquilo todo? Que tempo teve ele para ler, investigar ou mesmo escutar as outras emissoras?
    Talvez os seus colegas da RN, os seus companheiros mais diretos poderão me explicar isso porque por respeito eu nunca lhe perguntei isto e ele não me deixou o seu numero de telefone para poder ligar!
    Entusiasmado pela Revolução Cubana, Armindo não se cansava de invocar nomes como Che Gue Vara, José Marti e Fidel Castro como nones de suas referencias bibliográficas. Por isso a quem ate pensava que Tomba era comunista! Mas não! Tomba e um iluminista!
    Suas ideias foram de encontro com as de Jean Jacques Rosseau, Voltaire, Victor Hugo Diderot e outros, ideias essas consubstanciadas nos 3 de pilares da Revolução Francesa como sendo Igualdade Liberdade e Fraternidade que constituem o soutien da democracia.
    Feliz ou infelizmente as circunstancias que estiveram nas raízes da morte do nosso ilustre Tomba levaram muitos a confundirem a sua morte com A morte e a Morte do Quincas Berro de Agua do ilustre escritor Brasiseilo Jorge Amado, onde a veneração pela tradição e a cachassa são tomados como elementos chaves para denigrir a imagem a popularidade de um individuo cujo a sua dimensão apenas as almas sublimes são capazes ler e compreender e acima de tudo entender que Armindo Tomba não Morreu!
    Ao homem que se cala falarão dele para sempre!
    O Hugo que mandou calar quase que já se esqueceram dele!

  22. img
    Roberto Garrido de Sousa Pontes Responder

    Venho nesta hora de dor e de luto apresentar ao Maximino Carlos e a família enlutada os meus mais profundos e dolorosos pesares pelo passamento físico do seu ente querido o jornalista Armindo Tomba!
    Dizer que alem do que todos já disseram, que Tomba foi isto foi aquilo, muito ainda ficara por dizer acerca da grandeza da sua alma, o seu espirito guerreiro e combativo e o seu jeito admirável de levar a vida em plena comunhão com a sua profissão!
    As vezes eu me interrogava como Tomba fazia relatos de futebol? Como através de simples rabiscos em tiras de papel conseguia reportar sem parar em direto? Mas o que mesmo me admirava mais era que mesmo vendo ele nas suas desbundas das noites, pela manha já se ouvia a sua voz na Radio Nacional dando as informações as mais recentes, quer nacionais quer internacionais! Eu perguntava? Alem desse homem não dormir com já sabia daquilo todo? Que tempo teve ele para ler, investigar ou mesmo escutar as outras emissoras?
    Talvez os seus colegas da RN, os seus companheiros mais diretos poderão me explicar isso porque por respeito eu nunca lhe perguntei isto e ele não me deixou o seu numero de telefone para poder ligar!
    Entusiasmado pela Revolução Cubana, Armindo não se cansava de invocar nomes como Che Gue Vara, José Marti e Fidel Castro como nones de suas referencias bibliográficas. Por isso a quem ate pensava que Tomba era comunista! Mas não! Tomba e um iluminista!
    Suas ideias foram de encontro com as de Jean Jacques Rosseau, Voltaire, Victor Hugo Diderot e outros, ideias essas consubstanciadas nos 3 de pilares da Revolução Francesa como sendo Igualdade Liberdade e Fraternidade que constituem o soutien da democracia.
    Feliz ou infelizmente as circunstancias que estiveram nas raízes da morte do nosso querido Tomba levaram muitos a confundirem a sua morte com A morte e a Morte do Quincas Berro de Agua descrita pelo ilustre escritor Brasileiro Jorge Amado, onde a veneração pela tradição e a cultura e a cachaça são tomados como elementos chaves para denigrir inadmissivelmente o bom nome e a popularidade da imagem de um individuo em reações de politiquices cuja sua dimensão apenas as almas sublimes são capazes ler e compreender e acima de tudo entender que Armindo Tomba não Morreu!
    Ao homem que se cala falarão dele para sempre!
    O Hugo que mandou calar quase que já se esqueceram dele!

Deixe um comentario

*