00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

40 anos + Cruz Vermelha de STP

 

A CRUZ VERMELHA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO SEU 40º ANIVERSARIO DA CRIAÇAO

No Diário da República de 19 de Fevereiro de 1976, foi publicada a criação pelo Ministério da Saúde, sob a tutela do Dr. Carlos Alberto Dias da Graça, a “Sociedade Nacional da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe” que passou a formar parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em finais de 1985.

Sendo a sua Primeira Presidente, a Dª Mª Amélia Pinto da Costa e ao longo da sua história foram também o Dr. Frederico Sequeira, o Dr. Paulo Jorge do Espírito Santo, a Dra. Angela Barros e na actualidade, o Dr. Frederico Gustavo dos Anjos.

A primeira Secretária-geral, Dª Irene Sequeira e ao longo de muitos anos, o Sr. Paulo Rosário das Neves, juntamente com os Presidentes e os Conselhos Executivos, perfilou a linha de actuação da Sociedade Nacional concentrando os esforços, na dedicação aos idosos com o Centro de Dia e diversas Casas Sociais em todos os distritos do País, na incorporação de jovens e Voluntários que dão vida às diversas actividades sócio-humanitárias e criando também o jogo solidário do Totoloto que transfere grande parte das suas receitas para manter os     Centros, cuidando dos idosos, dos custos diversos com eles relacionados como funerais, alimentos, roupas e medicamentos entre outros.

cruz vermelhaDurante muitos anos, o maior parceiro da nossa Cruz Vermelha foi a Cruz Vermelha espanhola e o Governo da Espanha através da Agencia Espanhola da Cooperação Internacional e o Desenvolvimento (AECID) que forneceu recursos para água e saneamento, luta contra o Paludismo, construção de casas sociais e Centro de Dia para idosos, formação de jovens, Pronto-socorro, Totoloto, ampliação da sede central, reformas nas escolas e diversidade de micro-projectos nos 40 anos de vida da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe.

Para melhorar a sua atenção, está actualmente envolvida em seguir as actividades mantidas e de custos elevados com os idosos, e incorporar cada dia mais Voluntários que oferecem o seu tempo livre assim como as suas capacidades e competências ao serviço dos mais vulneráveis.

É  primordial, a cooperação  com diversas organizações que trabalhem no mesmo sector para obter um efeito multiplicador nos seus resultados,  nos grupos mais vulneráveis. Além de atualizar os seus Estatutos e Regulamentos de acordo com os sinais dos tempos atuais e incorporar novos Parceiros que contribuam a manter os compromissos sociais da CVSTP. Recuperar a realização de Projectos como em tempos, apesar da grave crise económico-financeira sofrida no mundo inteiro, ainda que seja passo-a-passo, junto com os esforços em poupar nos custos e aumentar as receitas com novos membros associados, e apoio das empresas e a sociedade civil em geral, é o enorme desafio e a nossa batalha.

LiceuA CVSTP não tem palavras que cheguem do profundo reconhecimento perante todos os seus benfeitores, em especial o seu pessoal e Voluntariado, a diversas empresas que fazem um tratamento diferente connosco em preços e paciência no pagamento e aos apostadores do Totoloto que de forma especial apoiam as actividade e os objetivos da nossa Cruz Vermelha assim como os meios de comunicação social.

Ao longo do ano, a CVSTP realizará pequenas actividades para dar a conhecer o seu labor e facilitar a incorporação de membros para a realização de mais projectos e serviços à população em geral, com um Voluntariado formado e bem capacitado como até agora para poder cooperar com o Movimento de Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho como Delegados Internacionais em programas diversos de Saúde, Protecção em Água e saneamento.

Fonte Cruz Vermelha de

 

 

Notícias relacionadas

  1. img
    ANCA Responder

    Parabéns Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe

    Pela nobre missão e causa, pela qual têm debatido ao longo destes quarenta anos.

    A Vida Humana

    Se se queres ver o País bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    Bem haja

Deixe um comentario

*