Destaques

Barricada na Vila de Conde

Informações chegadas a redacção do Jornal Téla Nón dão conta que a população da Vila de Conde no distrito de Lobata, ergueram barricadas na estrada que liga cidade capital a região norte da ilha de São Tomé. Testemunhas no local, disseram ao Téla Nón, que o comando da polícia do distrito de Lobata interveio tendo feito disparos para o ar, mas a população da Vila de Conde  mantém-se firme no protesto. No protesto popular por causa da falta de água potável na Vila pelo menos uma mulher sofreu ferimentos na face.

barricadaA população  de Conde, reclama o facto do Governo ter desviado água potável que alimentava a Vila, para abastecer a Vila de Micoló e a Roça Fernão Dias. Os populares dizem que há quase dois meses que  Conde não tem acesso a água potável.

A poucos instantes reforços policiais da capital São Tomé, terão sido enviados para ajudar a polícia distrital de Lobata a resolver a situação em Conde. A foto do artigo foi enviada ao Téla Nón a poucos instantes por uma das testemunhas.

Os populares queixam-se do facto da Televisão São-tomense, não estar presente no local para dar o país a conhecer as suas reivindicações. «Se fosse para lançar primeiras pedras, TVS estaria aqui», gritam os populares barricados na estrada nacional número 1.

 

Abel Veiga

23 Comments

23 Comments

  1. Maria de Fatima Santos

    8 de Julho de 2016 at 9:37

    Presença policial (com reforços e tudo) para abafar contestaçao popular (Grande democracia se tornou a nossa)!

    Ausência de meios estatais de comunicaçao social (obstruçao da verdade para manter a propaganda a que já nos habituamos)

    Para quando o recolher obrigatório, as rusgas? Falta pouco!

    Em regimes ditatoriais e mesmo assim…. Alguem se lembra (ou ja ouviu falar) da PIDE? E do partido único?…

    • rapaz de riboque

      12 de Julho de 2016 at 21:12

      de certeza não es do tempo da PIDE vens falar na PIDE a Policia tivesse carregado nesses parasitas e tu na conta assim com todos os chulos deste país

  2. Kwa nom

    8 de Julho de 2016 at 9:45

    São verdadeiros homens e mulheres, valentes e corajosos. Em Santana há séculos q a população não tem água e eles não fazem nada! A povo não fala, não grita, não sai a rua…. Que raio de povo Santana tem? Povo Santana Quidalêêôôô. Bilê piquina fã.

    • Djalo

      8 de Julho de 2016 at 12:00

      Kkkkkkkkk enfim parece que os Santanenses têm medo de bala.
      A 40 anos que sofremos com a seca de água, ás crianças os velhos são obrigados a ir buscar água a mais de 2/3km é lastimável é o fim, creio que nenhumdos pais gostaria de ver os seus filhos a sofrerem com 5/10 litros de água todos os dias. Então porque mantém calados de braços cruzados sai a rua monta barricada não há conversa com os políticos enquanto não houver água, parque desportivo não pode ser prioridade num país que falta necessidade básicas para população nisso este governo falhou em pleno século XXI depois de 40 anos de independência num país tropical isto é inadmissível cabo verde é seco chove pouco mas têm água potável meus senhores. Desafio alguém que diga ou justifique o porquê da falta de água potável nas torneiras em São Tomé.

  3. Manuel Soares

    8 de Julho de 2016 at 10:06

    Já viram? Votem em Evaristo Carvalho para verem o que vai vos acontecer?
    Burracha. Olha que a cadeia de alta segurança está a ser construída para engoialar-vos.

  4. Tony

    8 de Julho de 2016 at 10:19

    TELA.NON bom dia, obrigado pela informação, vou dar todo meu contributo à população de Vila de CONDE, também têm todo direito ao precioso liquido.
    TVS converteu em TVS.GOV –

  5. Original

    8 de Julho de 2016 at 10:29

    Estamos nos preparativos e baile vem aí.
    Não aparece Rádio nem Televisão porque são estações privadas e quem paga os salários aos mesmos é o 1º Ministro de ADI que
    já não é 1º Ministro dos Santomenses tendo em conta o cenário.

  6. Aqui é mundo.

    8 de Julho de 2016 at 10:47

    É assim. Andam a dizer que em 40 anos…….., mas só estão a usufruir do suor dos 40 anos por isso tiram água a uma população pra beneficiar outra sem antes aumentar a capacidade por isso acontece estas besteiras. Jorge Bom Jesus batalhou muito pra escola de Porto Alegre e agora é PT a tirar todo protagonismo como se fosse a sua obra.

  7. EX

    8 de Julho de 2016 at 10:57

    VIVA LOBATA, MAIS UMA VEZ ELES, Essa gente de lobata são verdadeiros Herois, dificilmente se deixam humilhar, se todo o país agisse assim quem sabe os Governantes, pudessem Governar com mais atenção ao Povo, essa História de Povo Manda nas Urnas é conversa pra Boi dormir e de nós São-tomenses fazer as coisas as escondidas, porque Voto é escondido ninguém sabe se é você que Voto no João o no Pedro ou em Francisco, então PT aproveita disso envia os seus Zumbis irem votar todos abduzidos e ele ganha, a gente volta a dizer Povo põe e Povo tira, e assim vai a tradição, e a Pobreza e miséria que já virou nossa Cultura, agora palavra São-tomenses é sinonimo de Pobreza, Corrupção, miséria, sem qualificação, desgovernação. Cá em Cabo Verde há jovens São-Tomenses que até ja têm vergonha de dizer que é São-Tomense e diz ser Angolano, é triste ver pessoas a renegar a sua nacionalidade devido as politicas de terra queimada dos políticos corruptos da nossa terra.

  8. luisól

    8 de Julho de 2016 at 10:58

    Dois reparos neste artigo:
    A Policia interveio dando tiros para o ar ?
    Por causa de barricadas na rua ? Isto é possível em democracia? Onde é que esta policia recebeu formação ? Em Angola?

    Reparo que os coletes da Policia dizem : POLICE. Será que a língua oficial em STP agora é o inglês ?

    • Mabutú

      9 de Julho de 2016 at 11:29

      É muito vergonhoso. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. liana das Dores

    8 de Julho de 2016 at 11:05

    como estamos na época de campanha um destes idiotas que estão concorrer vai por água, depois de vencer a eleição corta novamente, e assim vamos vivendo neste país de faz de contas.

  10. malebobo

    8 de Julho de 2016 at 11:24

    é assim que os senhores do adi, quer governar o pais, com propaganda barata e intimidação ao povo, sejam corajosos a população de conde, sempre em frente nada de medo, estão a revindicar o direitos que vos assistem, já sabemos que a tvs e rnstp, estão ao serviço do governo

  11. democratic

    8 de Julho de 2016 at 11:27

    O governo de Patrice Trovoada anda desnorteado. Aproveita- se do período de campanha para lançar mais de 20 obras sem está inscrita no Orçamento Geral do Estado, porque não o fez a mais de 1 ou 2 anos atrás.
    População vem reclamando água, e a União Europeia doou 2.5 milhões de €, em Dezembro de 2015 para atender as reais necessidades da população, dinheiro acabou sem se ver o resultado.
    O governo recebeu 30 milhões de dólares da empresa chinesa e depositou na Caixa Geral de Depósitos quando o empretimo deveria ser depositado no Banco Central de Portugal, via legal.
    Os barcos adquiridos já não se encontram em território são -tomense.
    Parece-me absurdo ou brincadeira de cabra cega, o Patrice Trovoada na campanha presidencial, falar de transparência, estabilidade e progresso de São Tomé.
    Esse gajo é um brincalhão!

    • Zagaia

      9 de Julho de 2016 at 12:21

      DEMOCRATIC.
      Desculpe,”Esse gajo é um brincalhão!”, acrescentaria, também,”Esse gajo é um verdadeiro hipócrita” As verdades são para ser ditas,doa a quem doer, pois, só com ela poderemos evoluir em todos os sentidos.

  12. sotavento

    8 de Julho de 2016 at 11:42

    É o país que temos.Um governo de incopetentes,um governo gobarde que por uma reivindicação de um direito básico por parte da população o que sabe fazer é reprimir e intimidar.STP é um país de extremos.Diz se normalmente que as forças de ordem estão a favor do povo pura mentira.Em STP estão para legitimar a corrupção a incopetencia desses oportunistas.

  13. Kkkkk

    8 de Julho de 2016 at 12:10

    Tanto investimentos… carros e equipamentos p os militares, 1 perda lançada nesses últimos dias. A água p Santana nem uma pedrinha lançada. Em Santana não há pessoas q pensam,saiem pela rua, reclama… pelo menos para tocar lata. Kê kwa folo mé… Kkkk…

  14. Angelino Louro

    8 de Julho de 2016 at 13:05

    O patrice encontrou meia duzia de incompetentes e faz o que quer, quando quer e como quer.
    De todas as atrocidades feitas por ele, quem o contesta? Nem o mais alto do país tem medo dele. Os que foram afastados e retalhados por ele estão na engraxa a procura de novo taxo. Musicas, danças, batuques e outras manifestações culturais como rabo no chão que apoia patrice, toca na radio e televisão sempre. As outras que cantam verdades foram destruidas nos arquivos da TVS e Rádio de patrice.
    Um dia ele sai de S. Tomé e nunca mais ele volta. O corpo tombado irá ao mar e se transformará em alimentos preferidos dos peixes e tubarões. AMEM.

  15. Francisco Pontes

    8 de Julho de 2016 at 15:12

    Meus senhores, sejamos sérios, acho justa a reclamação da população de Conde. O que não acho justo são os tipos dos comentários a volta desta reclamação. Até parece que foi tudo muito bem montado e pago para que houvesse esta reclamação. A população de Conde não é a única no país. A falta de agua não começou há dois anos, seja este governo ou um outro qualquer vai ter que conviver com este problema. Então pergunto porquê que o governo da troica, chefiado por PINTO COSTA, não resolveu este e os outros problemas que afligem as nossas populações. Por isso, penso que devemos ser sérios e não com comentários desta natureza.

    • Kúassa - kúassa

      8 de Julho de 2016 at 20:06

      Sério não está a ser o Sr. Francisco Pontes com este triste comentário. O senhor deve ser um autêntico pau-mandado do Messias, Patrice Trovoada.

  16. Maria silva

    9 de Julho de 2016 at 9:12

    Caro Senhor Francisco Pontes , não querendo ferir a sua sencibilidade , mas o Senhor calado é um poeta !
    Se ha quem paga para “montar ” coisas esta pessoa chama se Patrice trovoada, caso Senhor não saiba.
    Por outro lado é de aplaudir o PESSOAL de Conde isto porque sao corajosos ( ao contrario de todo o resto ) …..
    E apriveite e avise o Patrice trovoada que deve se fazer um PLANO para qualquer tipo de projecto, e não puxar de um lado e esticar do outro como o mesmo tem feito !!
    Sumú livlá anca n’boca di cassô êê

  17. lobata

    9 de Julho de 2016 at 12:19

    é triste essa situação
    a população de conde disperdisava água( deixando torneira aberta 24 sobre 24) enquanto a população de micolo, guadalupe esta sem agua por mais de um ano.
    hoje se a água corre fraca, começam a fazer barricadas. onde se vai parar com isso?
    se todos estivessem fazendo barricadas quando as coisas estivesem ruim onde estariamos
    Os que fizeram isso são um bando de Bagunceiros.

  18. Madiba

    11 de Julho de 2016 at 10:35

    Politica é mesmo uma sujidade! Que tristeza. Porquê agora? E neste momento, existe água na torneira?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top