Destaques

O que se passa?

È a pergunta que muitos cidadãos são-tomenses têm colocado nos últimos dias ao Téla Nón. Os cidadãos dizem ao Téla Nón que o cenário diferente que caracteriza actualmente algumas instituições públicas, que se pode considerar como estratégicas, justifica tal interrogação.

Dizem e o Téla Nón pôde confirmar com os seus olhos, que nos últimos dias a Rádio Nacional e a Televisão São-tomenses, passaram a ser guardados por militares do exército devidamente armados e acompanhados por cartucheiras de munições.

Alguns cidadãos que colocaram tal questão ao Téla Nón, garantiram que o sistema de segurança do Primeiro-ministro Patrice Trovoada, foi também reforçado com fuzileiros navais. Para além dos paramilitares da Unidade de Protecção dos Dirigentes do Estado, o cordão de segurança ao Chefe do Governo, sobretudo na sua residência privada, conta agora com elementos dos fuzileiros navais da unidade  da Guarda Costeira e que foram formados no quadro da cooperação militar com o Brasil.

Alguns cidadãos questionam o que se passa? Porque não é comum ver-se aparato militar a porta dos órgãos de comunicação social neste país tradicionalmente pacífico. É uma pergunta repetida mas até agora sem resposta. O Téla Nón, tem dito aos cidadãos que o interroga, de que tem-se que fazer fé nas declarações das autoridades nacionais, que sistematicamente garantem que « o país está calmo».

Abel Veiga

    20 comentários

20 comentários

  1. Antonio Pedro

    4 de Agosto de 2016 as 4:57

    O que se passa? O Patrice Trovoada e o seu governo estão a desgovernar o país. O Patrice trovoada quer trazer os maus exemplos de países de continente africano, particularmente do Gabão de onde ele é natural. Diabo leva esse Patrice trovoada. S. Tomé e S. António são Santos poderosos, eles vão tomar conta dele e condena-lo no dia e hora certa.

    • rapaz de riboque

      4 de Agosto de 2016 as 12:34

      xiiiiii este acredita em pai Natal qual São Tomé e Santo António que vai tomar conta do homem deixa de ser Bôbô santos e diabos somos nós mesmos pelas acções que cometemos,

  2. Boca Pito

    4 de Agosto de 2016 as 8:01

    OK.
    Isto é assim. Antes prevenir que remediar, tendo em conta que não acredito no que faço. Então o que faço não é bem acolhido pela maioria? Não faço da melhor forma, com isenção, transparência, honestidade, respeito e cumprimento do dever que jurei na tomada de posse?
    Logo tenho que me acautelar devidamente. Dezenas e tal de forças militares em casas dos ministros a guardá-los justamente agora. Porquê?
    Estão a castrar as notícias na TVS e na Rádio Nacional dos que não são do ADI, porquê?

  3. Quidide

    4 de Agosto de 2016 as 8:35

    Isto é um prenúncio de uma ditadura pura e dura. Será que esses lacaios que se deixam manipular não percebem que estão a afundar o nosso país ? Nunca tal nos acontecera !Estou incrédula ao ver o país a mergulhar-se nesse abismo assustador!
    Gostaria de ser otimista mas face ao desenrolar da situação não vejo as coisas com bons olhos e tenho a certeza que muitos cidadãos partilham da mesma opinião. Espero que surja um verdadeiro “MESSIAS” que nos possa libertar disso.

  4. Maria de Fatima Santos

    4 de Agosto de 2016 as 8:46

    Os regimes ditatoriais normalmente sao assim. Vêem inimigos até na própria sombra. O governo atual sabe que está a exagerar nas suas acoes e por isso tem medo da reacao popular. Sim! Nada melhor que mostrar poderio militar para amedrontar os mais sensatos. Nao bastava impedir e liberdade de expressao. Agora repe-le-se os inimigos (i.e. os de opiniao diferente) com presenca militar.

    Força para eles enquanto puderem. Nada é eterno! Da mesma maneira como se saiu do jugo colonial… da mesma maneira como se saiu da ditadura da primeira republica… ha de se sair desta nova ditadura (da 3ª republica?).

    Na primeira republica o Grande Revolucionario, lider numero um e mais alguma coisa (mais tarde apelidado de ditador) foi o Pinto da Costa. Nesta terceira o grande revolucionario e lider, tambem messias, salvador, todos os outros possiveis bons apelidos, etc. (e muito rapidamente de facto ditador) é o atual PM (em vestes antecipadas de Presidente da Republica).

    Vivemos hoje infelizmente numa “democracia ditatorial”. O facto de estarmos a atuar na peça de teatro das eleicoes presidenciais deste ano (faltam ainda alguns episodios) faz de nos uma “democracia exemplar”, aos olhos do mundo. Sim o mundo so ve o que nao quer! Quanta hipocrisia…

    A Democaracia foi-se e agora? Quo vadis Sao Tome e Principe?

  5. precaução

    4 de Agosto de 2016 as 9:36

    Não passa nada. É apenas uma questão de reforço de segurança nesta fase eleitoral. Acho bem.

  6. RAN Expert Engineer

    4 de Agosto de 2016 as 9:40

    Este é simplesmente o inicio do CAOS que ele(Patrice) prometeu!
    Depois do CAOS emergem as ditaduras. Este é um facto que a historia nos conta.
    Se este homem não for travado agora e sempre, poderemos atingir um ponto de não retorno.
    Lembrem-se disso que vos estou a dizer, este é ainda só o começo!

  7. EX

    4 de Agosto de 2016 as 10:17

    Esse é apenas a demonstração do excesso do Poder. Como ja havia mencionado será que esse novo tal que talvez será eleito Presidente da Republica, irá marcar as eleições em 2018?

    Ele mergulho o país numa situação de descrédito e rancor agora esta com medo. Ele tem mesmo medo, porque ele sabe a manobra que fez a quando do Golpe do estado que a Maria das Neves sofreu, então com medo disso tudo ele esta se precavendo. E pergunto ao Povo e os seus Zumbis e agora como?

    Quem vai tira-lo de lá se no caso não marcarem as eleições, porque para PT as leis deixaram de funcionar para ele e os seus amigos.

    A coisa esta perigosa, daqui a pouco ele vai inventar que foi informado que se estava a planear golpe de Estado e estavam a tentar contra sua vida. Isso é um perigo, ele é uma bomba relógio em STP. Que Deus nos proyeja.

  8. rapaz de riboque

    4 de Agosto de 2016 as 10:41

    ah ah ah já se cagam e mijam pelas pernas a baixo com medo garganta não lhes faltam mas o medo esta em primeiro lugar

  9. Ou vai ou Racha

    4 de Agosto de 2016 as 11:06

    òh sr(a) EX, não vem aí com esta estória de lei. Se anda esquecido ou vive fora de STP, pergunte quem se juntou com seus comparsas e deixou um governo legítimo cair e pura e simplesmente ignorou a “Bíblia” da RDSTP a nossa constituição, que ao deixar cair o governo legítimo, ao invés de chamar o 2º Partido mais Votado neste caso o mlstp, passou a chamar seus familiares para governar. É melhor manter calado. Bendito o dia que PT veio para STP, só ele pode convosco, seus bandidos. Está com medo de quê?

    • rapaz de riboque

      4 de Agosto de 2016 as 12:39

      estória? então o português também esta em crise cá eu acho que se deve escrever HISTORIA não Estória como escreveu não tenha pressa em comentar

  10. FÉDÉ KÁ DÓXI

    4 de Agosto de 2016 as 11:25

    Que Deus nos proteja.
    Não sei o que será, qdo tudo isto arrebentar, como ficarão ou sentirão, Os Levy’s, Abenildos, Isabel Domingos, Alda Ramos que vai ter que mudar de casa em Bom Bom, porque ela é de lá, O Mulela e os seus lacaios. O PT vai-se embora e vcs. Também já têmo acumulado suficiente lá no exterior. Vão-se tb. O Levy tem mulher europeia, vai com ela.

  11. Filho do Povo

    4 de Agosto de 2016 as 11:37

    O Patrice Trovoada esta a nos mostrar quem é dono em nossa terra. Eu penso que se ele não tomar o poder asoluto em São Tomé, eu pesno que ira utilizar força para tomar o poder de qualquer forma no país.
    O povo deve estar agora muito alerto.
    O presidente da Rep+ublica em exercício Dr. Manuel Pinto da Costa, deve estar agora muito alerta com este rapaz. Ele é um homem de malidades e deve-se estar sempre com muita atenção com as pessoas deste género. Recordam quando ele chegou em São Tomé com quem veio ele? Isso não foi para demostrar, mas sim para dar a saber que ele esta pronto para qualquer caso.
    É um diabo que pretendo ir connosco juntamente ao inferno onde ira se sentir muito bem.

  12. rapaz de riboque

    4 de Agosto de 2016 as 16:50

    gostava de ver um porta-aviões ancorar na Baía de Ana Chaves e os aviões começarem a sobrevoar a terra era de rir estes corajosos morriam todos com medo basta lançar um fogete fugiam logo diziam que as forças armadas já estavam a atacar

  13. rapaz de riboque

    4 de Agosto de 2016 as 16:54

    eu sei quem podia resolver tudo isto mas o povo esqueceu-se é o professor Lúcio Amado um homem intelectual até estou admirado do mesmo não se ter candidatado se tivesse candidatado tinha ganho logo a primeira com cem por cento dos votos.

    • rapaz de riboque

      6 de Agosto de 2016 as 10:39

      coitado do Lúcio Amado esta foi uma brincadeira minha gosto muito do Lúcio Amado como a primeira camisa que vesti que nem sei como era

  14. FCL

    4 de Agosto de 2016 as 19:40

    O que se passa?
    São Tomé e Príncipe esta a beira do abismo..Com ajuda do ADI daremos um passo em frente.

  15. rapaz de riboque

    5 de Agosto de 2016 as 10:22

    tantos comentários mas se fosse para irem trabalhar para as roças não apareciam tantos parasitas cá a comentar deixem de blá blá vaiam todos trabalhar as roças reconstruir o que esta tudo destruído se estamos nesta situação é porque fomos nós mesmos a criar esta situação deixamos muita gente apoderar dos vícios do poder só não vê´quem é mesmo cego desde a Independência que foi implantado no pais um poder de meia dúzia de senhores que fizeram o que lhes apeteceram e entenderam , o povo nunca aposto em sangue novo ou em outros governantes foi sempre os mesmos apareceu o actual primeiro ministro com novas ideias para muitos é uma complicação com todo o respeito pelo Drº Manuel Pinto da Costa já esta na hora de dar lugar a outro mais novo com novas ideias , quanto ao senhor Evaristo de Carvalho também devia estar quieto dar lugar a outro candidato com mais experiência politica com novas ideias , a senhora Maria das Neves já esteve no governo já mostrou que não tem qualidades para sem presidente de uma nação. O problema é que o povo esta a ser iludido pelos interesses dos candidatos, pergunto eu um pais com tanta gente formada e bem instruídos não encontraram um candidato competente ? Por exemplo o Hélder Barros um pessoa formada que trabalhou muitos a nos na ONU acho que que qualquer um dos partidos se tivessem ido busca-lo para ser candidato ganhavam mais , mas o problema é que muita gente não sabem distinguir as coisas por isso estamos mergulhados nesta lama

  16. Correia Neto

    5 de Agosto de 2016 as 15:25

    Podem me esclarecer o quê que se passa que Patrice Trovoada pôs militares a guardarem a Radio Nacional e a TVS?
    O país não está em guerra? Não há terrorista do ISIL nem do Bouko Haram em STP?
    Mas o que se passa?
    Alguém pode-me explicar? Mas explicar de verdade e sem complicar?

  17. CEITA

    8 de Agosto de 2016 as 15:06

    o Rapaz do RIBOQUE, Faço das tuas as minhas palavras, foi dado o sinal a muito tempo (recordam bem de uma das cronicas do Economista Armindo Espirito Santo dizia que o MLSTP/PCD/CODO, etc andaram a brincar com coisa seria o Poder não se dá de graça como deram ADI E PATRICE, agora vamos esperar pelos próximos episódio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo