00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Crime atinge pico máximo na quadra festiva que se avizinha

Durante o mês de Novembro o Téla Nón registou vários relatos de assaltos a residências. Só neste mês, assaltantes esvaziaram muitas casas em várias localidades da ilha de São Tomé, enquanto os donos dormiam tranquilamente. Dinheiro e electrodomésticos são os principais alvos dos assaltantes.

Na última sexta – feira, a Polícia de Investigação Criminal, mostrou imagens de 6 homens que realizaram um assaltado devidamente organizado no bairro da Vila Maria. Os 6 homens com idades que variam entre 30 e 45 anos, conseguiram entrar na loja de um cidadão libanês e levaram 2 cofres que pesam 245 quilos cada.

Com uma estratégia devidamente elaborada, a quadrilha da Vila Maria, teve importante apoio logístico na realização da operação. Utilizaram duas viaturas para transportar os cofres.

Segundo a Polícia de Investigação Criminal, do interior dos cofres os assaltantes conseguiram arrecadar 9 mil euros e mais 150 milhões de dobras, que pelo câmbio fixo ao euro, equivalem a cerca de 6 mil euros.

Os seis homens alguns deles habitantes da Vila Maria, estão sob custódia da PIC. A loja assaltada pertence ao cidadão libanês Aly Dhali, que se encontra actualmente em São Tomé e Príncipe como se tivesse nascido de novo. «Tenho documentos que valem 15 vezes mis do que o dinheiro roubado. Porque ê que queimaram os documentos? Agora estou cá em São Tomé sem nenhum documento com o meu nome».

Passaportes, cartões de residência, títulos de propriedade, fazem parte da lista de documentos pessoais do comerciante libanês e da sua família, que foram queimados pelos assaltantes após terem aberto dos dois cofres, que foram retirados da loja. «Nunca pensei que pessoas conseguiriam roubar esses cofres. Considero que foi um roubo bem estudado», desabafou o comerciante libanês.

O facto de os assaltantes terem queimado toda a documentação, leva Aly Dhali, a considerar que existem outros motivos por detrás do assalto, e apelou a PIC a prosseguir com as investigações no sentido de chegar a origem do ataque a sua loja.

Acção criminosa tende a atingir record nesta altura do ano. Aproxima-se a quadra festiva e a Polícia apelou os homens de negócios a evitarem a concentração de dinheiro nos cofres ou burras das lojas ou das suas residências.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Dubai Responder

    Viva Dubai…

    • img
      rapaz de Riboque Responder

      la vem este com a mesma conversa DUBAI também deves ser um gatuno ou ter alguém na família que anda a assaltar

  2. img
    Quidide Responder

    Agora foi notícia porque o crime atigiu um cidadão estrangeiro. Os ladrões têm dado prejuízo à muita gente, assaltando residências , lojas, roças, etc, com prejuízo elevadíssimos. A polícia é ineficaz e o roubo aumenta exponencialmente á custa dessa inércia. É urgente adotar medidas capazes de inverter essa tendência ou então o caos instalar-se-á na nossa terra.

  3. img
    Nuno Miguel de Menezes Responder

    Crime hits peak on the coming festive court.

    Construction of prisons for both the Male and Female sex, Concern Sao Tome And Principe is in need, All this and normal Christmas season and other things more cause crime to increase.
    Sao Tome and Principe if you really want to develop people have to be psychologically accustomed to various types of scenarios like Europe.
    The government of Sao Tome and Principe has to have its own designed scenario so as to combat these crimes and other types of crimes it is also necessary to have a Prison System with capacity for such.

    In England Way to Make Money Within Their Law and it’s not just that it makes people think twice.
    Only I Be Evilly Bred To The Father Of A Any Police Officer Within England They Lead Me Imprisoned And I’m Filed With £ 800 Pounds.

    If you do not pay the same they will find me and take you to the Prison.

    If Sao Tome and Principe Use this System is very good ….
    Not that we are going to search Jungle or if not Pay does not make Identity Card.

    We have to create and emit a little Out there without fear, and make 100% general reform in the system that washes in order to do so.

    A hug

    Nuno Menezes
    (Lincoln, England)

    Crime atinge pico máximo na quadra festiva que se avizinha.

    construção de prisões tanto para o sexo Masculino e Feminino,Concerteza Sao Tome E Principe esta a necessitar,Tudo isso ‘e normal epoca natalicia e outras coisas mais fazem com o crime aumente.
    Sao tome e Principe se quer mesmo desenvolver as pessoas tem que esta psicologicamente habituados com varios tipos de cenarios igual a Europa.
    O governo de Sao Tome e Principe Tem que ter o seu Proprio cenario Desenhado para assim combater esses crimes e outros tipos de crimes tambem ‘e necessario ter Sistema Prisional com capacidade para Tal.

    Na Inglaterra Forma de Ganhar Dinheiro dentro da Lei deles e nao so apenas que faz as pessoas pensar duas vezes.
    Apenas eu Ser Mal criado ao Pe de Um Polciai qualquer dentro da Inglaterra Eles levam a mim Preso e Sou Multado com £800 Libras.

    Se nao Pagar os mesmos vao Buscar a mim e levam para a Prisao.

    Se Sao Tome e Principe Usar esse Sistema ‘e muito bom….
    Nem que vamos Buscalos no Mato ou entao se nao Pagar nao fazem Bilhete de Identidade.

    Temos que criar e Emitar um Pouco la Fora sem medo, e fazer 100% Reforma geral No Sistema que lava para assim acontecer.

    Um Abraco

    Nuno Menezes
    (Lincoln, England)

    • img
      rapaz de Riboque Responder

      este tem que mostrar que sabe falar e escrever ingles santa ignorância meu Deus

    • img
      sotavento Responder

      Esse comentário em dois idiomas sobra…nao era necessario o ingles

    • img
      rapaz de Riboque Responder

      sabes muito escrever ingles e português pena é que comes os assentos das palavras todas assim não passavas na prova de portugues

      • img
        rapaz de Riboque Responder

        Ola rapaz, os acentos nas palavras tem haver com o teclado do Pais em causa, tu em sao tome usas teclado portugues de Portugal,brazileiro,guinebissao,mozambique.
        Tu na inglaterra,nao existe o que tu dizes escreves e tambem acontece nos estados unidos e nao so apenas.

  4. img
    rapaz de Riboque Responder

    mais uma vez uma triste noticia para nós esses larápios que andam ai a roubar e vandalizar devem ter uma justiça dura e severa e que o governo cri uma lei como em certos países como na China e nos países Arábes contra esses gajos cortar as mãos ou trabalhos forçados sou contra a violência mas nestes casos merecem O primeiro ministro que tome medidas rápidas porque senão o caldo vai entornar e vai haver pessoas honestas que vão manchar o seu bom nome ao apanharem esses bandidos nas suas propriedades a roubar eu cá por mim aconteça o que acontecer comigo na justiça mas se apanhar algum faço justiça com as minhas próprias mão depois seja o que Deus quizer ja estão a passar dos limites acordem senhores governantes mudem de politica . Sei que sempre houve gatunos na nossa terra mas como agora não portanto meus senhores deixem de palavras e passem a realidade já chega, que tenhamos uma Policia qualificada para combater estes criminosos sei que também na dentro da Policia também ha gatunos e corruptos limpar essas ovelhas negras da instituição recrutar pessoas honesta e o tão falada forças armadas que entrem no terreno também com pessoal qualificado a combater os ladrões e os criminosos, somos um povo ordeiro pacifico e honestos vamos combater esses malfeitores .

  5. img
    KUNDÚ MUALÁ VÊ Responder

    Proverbio 29:4. Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.

    • img
      rapaz de Riboque Responder

      caro camarada isto não tem haver com os governos isto tem haver com a educação das pessoas e o seu próprio instinto não venham com tretas sempre a culpar os governantes este ou outro governo que vier vai haver sempre ladrões o governo só tem é que tomar medidas criando leis que os penalizem bem

      • img
        Martelo da Justiça Responder

        E quem tem a obrigação de criar as condições para educar, criar leis, tomar medidas para prender os ladrões não é o Governo??
        Mas ao invés disso, anda-se com paninhos quentes para proteger os prevaricadores para não perder votos. Assim, não vamos a lodo nenhum. Pensei que as coisas iam melhorar com esse Governo a final de contas está tudo a piorar.
        Onde é que estão as promessas eleitorais? A capacidade que diziam ter para conseguir financiamentos e trazer investidores estrangeiros para o Pais?? Agora evoca-se crise mundial para justificar o fracasso, quando todos nos sabemos que a crise já começos há alguns anos.

        • img
          rapaz de Riboque Responder

          claro amigo que é o governo mas se o governo criar uma lei que os puni severamente vai aparecer muita gente a chamar ditador e mais coisas. Mais uma vez repito que o governo pode ter alguma culpa mas não são os governantes que criam os ladrões pergunto quantos pais que são bons pais e pessoas de bem que tem filhos ladrões drogados pergunto esses pais é que os mandam roubar e drogar. esses gatunos não querem é trabalhar porque graças ha Deus vivemos num pais pequeno mas com muito para se fazer se quisermos tantos terrenos abandonados que podiam produzir porque que os mesmos não vão trabalhar porque roubar é mais fácil e não cia calos nas mãos nem faz cansar a coluna não venham culpar este ou os governos anteriores por haver ladrões podemos culpar o governo sim por falta de uma lei dura e severa contra os mesmos

  6. img
    Tungo Responder

    Queria tanto entender porquê que o governo ñ si reativa as roças ou faça parcerias com alguns detentores de pequenas e médias Empresas no pais com clausulas bem patentes em tds Distritos, afim de criar condições para dar emprego e minimizar este flagelo que nos assola.
    Que faça um reclame e dê anúncios nos Jornais, na TVS, nas Rádios, sobre estas medidas a serem tomadas com os empresários e posterior, leis severas contra estes gatunos.
    Usa os apoios concebidos com coisas que evolui País, e ñ com conjuntos de ações q temos conhecimento em detrimento pessoais.

Deixe um comentario

*