Socorro – “Salvem o Catamaram” Pixi N´Dala

O grito de socorro vem das ondas do mar que banham a Baía de Ana Chaves, na capital São Tomé. Há 20 dias que o Catamaram Pixi N´Dala, se encontra encalhado perto do pontão do super mercado CKD.

Nesta semana a embarcação começou a dar sinais que talvez sejam de despedida, ou então, de confirmação de que jamais sairá intacto do encalhamento. Olhar atento a partir do passeio da marginal 12 de julho confirma que a parte frontal do navio está a descer lentamente para o mergulho final na água do mar.

Desde 15 de Fevereiro que o catamaram soltou das amarras e veio dar a Praia. O país não sabe como é que o catamaram foi adquirido. Não sabe como o negócio foi feito, e nem tão pouco o valor envolvido.

A opinião pública nacional, não tem qualquer informação sobre o montante financeiro que o catamaram Pixi N´dala produziu nas operações que realizou durante vários meses nas águas do Gabão. Não se sabe se o dinheiro produzido no Gabão, é suficiente para custear por exemplo a sua reparação e as operações para o seu desencalhamento da Baía de Ana Chaves.

catamaran no ckdApesar das nuvens que cobrem todo o negócio, Pixi N´dala não deixa de ser um bem nacional.

Encalhou e tende a emergir diante do país, que abriu um inquérito para apurar responsabilidades. O Téla Nón apurou que o inquérito solicitado pelo Instituto Marítimo e Portuário, está em marcha, mas ainda não viu luz ao fundo do túnel.

«O barco de facto encalhou. Temos um relatório dos danos. Vão fazer a reparação no local e depois tirar o barco, para uma outra zona», garantia do Primeiro-ministro Patrice Trovoada após o acidente com o navio a 15 de Fevereiro último.

Os factos e os dados recolhidos pelo Téla Nón, apontam que o Primeiro-ministro pode estar enganado. O Catamaram terá sido esventrado por uma rocha.

Do local onde está, jamais sairá intacto para qualquer outro ponto do mar, garantiu para o Téla Nón fontes do sector de navegação marítima. Aliás, quase um mês depois do encalhamento Pixi N´dala, não conseguiu mover-se seja para esquerda ou para direita.

O silêncio das autoridades Governamentais, confirma a agonia do Catamaram. O silêncio da empresa a que o governo concedeu o barco para realizar operações no Gabão, reforça suspeitas em torno do negócio.

O Téla Nón apurou que Jean Philippe, cidadão belga, cônsul do Reino da Bélgica em São Tomé e Príncipe, e sócio da empresa Oca Logistic, foi o beneficiário da concessão da embarcação para operar no Gabão. Eric Duval, cidadão francês, e cônsul de São Tomé e Príncipe em Paris-França, é o Presidente da empresa Oca Logistic.

No quadro da política de economia azul são-tomense, os dois homens estão destacados no transporte marítimo inter-ilhas e entre o arquipélago e a costa africana. São proprietários do navio Anfitriti, e já no passado administravam o barco Tornado, que se acidentou nas águas nacionais.

Em silêncio, o país assiste o fim de mais uma embarcação na Baía de Ana Chaves.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    Rui Hunberth Delgado Responder

    Caros Cidadãos

    Diz-se através de fontes muito credíveis que o barco teria vindo de Gabão com alguns problemas. mas o que está em causa não é isto, é simplesmente alguma negligência. Os pescadores e alguns marinheiros nossos viram quando o Catamaram ia lentamente se encalhar e os guardas sem puderem fazer nada porque a cabine estava fechada puseram-se ao mar e com as armas, bem que são fuzileiros e ariscaram-se a suas vidas durante esta fatídica madrugada.
    Conclusão:
    1- houve negligência;
    2- O Catamaram estava sem âncora, ou pelo menos não tinha outra de reposição;
    3- Os guardas não estavam capacitados para este tipo de cenário;
    Culpados:
    1- O maior culpado é o Governo, na pessoa do seu chefe, uma vez que subestimou as capacidades nacionais e deu o negocio a seus e sem saber ao certo o que quer fazer com estes barcos;
    2- O segundo maior culpado é o grupo OCa Logistic, na pessoa do Jean Phillip

  2. img
    Vexado Responder

    O governo do ADI auxiliado pelo interesseiro Levy Nazaré, watson, Lindlei, Pedro carvalho, estão mais preocupados com o trambiques nas futuras eleições do que em resolver os problemas do país.

    São os mesmos que, afirmavam quando estavam na luta pelo poder, que deve se trocar de paradigma. Hoje perante o caos que o governo do adi assuntou e mergulhou os santomenses, devemos trocar de paradigma, mais concretamente, dar um cartão vermelho ao Patrice trovoada?

    Muita fraude ocorrerá nas eleições. Muito expediente com Carros alugados e com visto fumado, é para cne fazer o quê?

    Quando exige se transparência, cne aluga carros de vidros fumado? Isso está patente. Vão adulterar e violar as urnas.

  3. img
    luisó Responder

    País sem organização e sem responsabilidade.
    Pais sem futuro.

  4. img
    EX Responder

    Mas o que é isso esse Governo e os seus representantes estão a deslapidar esse país, e a contar com ajuda das pessoas estranhas.
    Imagina um Governo fazer negócios com cônsul, existe aqui muito conflitos de interesse, Imaginemos como foi possível ou Porquê que exploração desse foi dado as esses Senhores, que de certeza são amigos do PM, quais favores foram feitos em contrapartida.

  5. img
    para de choramingar Responder

    Estão a chorar o quê?
    Não votaram no ADI e Patrice Trovoada,inclusive deram maioria absoluta?
    Não votaram no Evaristo?
    Aguentem . E que venha o pior pra vocês aprenderem.
    Patrice Trovoada e ADI não prestam.
    Viram o estado que puseram o país?

  6. img
    Vicente Responder

    Se Patrice Trovoada e o governo fascista do ADI estivessem interessado em desemcalhar está embarcação já o teriam feito. Como é o ADI que deve fazer o trabalho ou os seus lambe botas por isso a embarcação continua lá, pois existem algumas instituições no País capaz de fazer o trabalho e com maestria.
    Viva Dubai em stand by.

  7. img
    Pedro Costa Responder

    Desde 15 de Fevereiro!?
    Ainda não o conseguiram retirar?
    Uma tristeza. Um bem do país, caso seja realmente, e a ter este fim. Mesmo que não fosse o bem do país; ver o barco nesta situação é revoltante.
    Enfim

  8. img
    Martelo da Justiça Responder

    Nunca vi tanta incompetência meu Deus!!!Quem salvará esse Pais??
    O problema é que não se vislumbra alternativas para esse Pais. O MLSTP com a direção que tem atualmente não irá a lado nenhum. É uma corja de oportunistas falidos que querem o poder apenas para resolverem os seus problemas como estes do ADI estão a fazer. Os outros Partidos desapareceram da circulação. Resta pois, um forte movimento da SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA de gente séria e de boa vontade para concorrer as próximas eleições com vista a acabar com toda essa pouca vergonha.

  9. img
    Carlos Pinheiro Responder

    Caros Compatriotas
    Tenho uma dúvida e gostaria que os mais entendidos na matéria(legisladores, juristas entendidos e outros) me/nos esclarecessem.
    1- O Primeiro Ministro promoveu e patenteou algumas altas figuras do exercito. É sua função/competência? Ele é que é chefe do Estado Maior General?
    2- A onde é que anda o Evaristo de Carvalho?Já não é chefe de Estado Maior General? O que ele então vai fazer agora, se lhe tiram todos os poderes, incluindo a sua bisca 69?

    • img
      luisó Responder

      Em qualquer outro País a sério quem fazia as promoções, sim promoções e não patentes, seria o Chefe de Estado Maior das FASTP no caso da promoção do chefe do Exército e os outros seria o próprio chefe do exército e nunca um primeiro ministro.
      Mas pronto estamos a falar de STP aqui tudo é possível…..

  10. img
    Nuno Miguel de Menezes Responder

    Ola a todos.

    Se na realidade essas imagens sao verdadeiras ‘e uma tristeza,nao sei qual ‘e o valor desse barco mais concerteza o mesmo valor da para aplicar no hospital,comprar tinta e entregar aos presos que estao dentro da prisao,para assim os mesmos pintar as ruas e outras coisas mais.

    Nuno Menezes
    Reino Unido,Lincoln

  11. img
    Clemilson Brasileiro Responder

    É isso que todos querem , o barco afunda o bolso deles vão continuar cheio e não haverá mais investigação nenhuma !

  12. img
    Original Responder

    Algo começa mal e acaba bem quando o erro é emendado; se não acaba focinhado na praia.

  13. img
    Incomodado com isto Responder

    As nossas autoridades não conseguem agir, todo mundo que seu tacho, basta levantar para dizer algo contrario ou mandar fazer, que dias depois vem o despacho, os homens passam, as instituições ficam, meus senhores.

    Ajudem este navio, pois axo que deve ter sido comprado com dineheiro do povo

  14. img
    Sapissape Responder

    “PAIS ESTA NO RUMO CERTO – A POBREZA HERDADA DO MLSTP/PSD TEM DIAS CONTADO – LÍDERES COM VISÃO
    “Luz para TODOS”
    Brevemente energia da rede da EMAE chegará a praia das burras e Belo Monte na ilha do Príncipe
    A energia eléctrica tornou-se a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno
    O Governo santomense combate a exclusão eléctrica no país e tem como meta levar energia eléctrica para todas as pessoas do meio rural que não tem acesso a esse bem”., Palavras proferidas pelo Doutor Carlos Pinheiro,o Gestor do famoso yucai. Pois o senhor devia publicar tambem, que esta universidade onde o senhor formou o governo devia ter mão pesada sobre a mesma, o senhor tirou curso de licenciatura sem sequer ter frequentado as aulas, pois agua esta boa, onde todo os diplomas tem mesmo valor.
    O senhor devia ter vergonha, foi MLSTP que criou o senhor, tanto como a sua esposa, hoje o senhor vem ao publico dar mal deste partido…que exemplo tens dado pra seu filho, pilando de partido em partido. Ontem o senhor andava a maldizer do To Zé Cassandra, hoje o senhor aparece a dizer que este e Patrice são dois liders com visão, então o senhor com grau superior não tem capacidade de perceber tamanha contradição no seu comportamento? volte novamente pra Universidade, e aconselho a ir pra Lusíada ou ISP…

Deixe um comentario

*