Célia Posser toma posse hoje como Bastonária da Ordem dos Advogados

Célia Posser é a nova bastonária da ordem dos advogados. Foi eleita no congresso dos advogados, para um mandato de 4 anos. A nova bastonária da Ordem dos Advogados que toma posse esta sexta – feira, promete maior intervenção social da ordem para promover a justiça e os direitos humanos.

Há 10 anos que Célia Posser exerce a profissão liberal de advogada em São Tomé e Príncipe. É membro da Associação Plataforma Direitos Humanos e Cuidado do Género, e faz parte da Associação das Mulheres Juristas.

No congresso dos advogados, liderou a lista única para a liderança. Mereceu confiança da maioria dos advogados para ser bastonária da Ordem. «O número de pessoas que acreditaram na nossa candidatura foi muito significativo. O que faz aumentar a responsabilidade sobretudo no contexto em que vivemos actualmente. É um desafio», afirmou.

É a segunda mulher jurista que ocupa o cargo de Bastonária da Ordem dos Advogados. Diz que pretende promover coesão e união no seio dos advogados para que a ordem tenha papel cada vez mais interventivo na promoção da justiça e dos direitos sociais. «Que a Ordem seja um bocadinho mais interventiva, que estejamos mais atentos aos assuntos que passam na justiça e na sociedade, e que privilegie o acesso dos cidadãos a justiça», frisou Célia Posser.

Um desafio difícil, numa altura em que o sistema de justiça está paralisado por tempo indeterminado, por causa da greve dos funcionários dos Tribunais e do Ministério Público.

A nova Bastonária da Ordem dos Advogados que toma posse esta sexta – feira, considera que todos os agentes da justiça devem unir forças para resolver a actual crise que bloqueia o sistema de justiça. «É um momento difícil. Mas tenho esperança que todos os advogados e todos os agentes da justiça estão preocupados com esta situação e buscam uma solução», precisou.

A nova bastonária pede união da classe dos advogados, para contribuir na mudança da situação actual da justiça. «Temos que estar atentos e agir em tempo útil», concluiu.

Abel Veiga

 

Notícias relacionadas

  1. img
    ANCA Responder

    Parabéns, pela sua eleição, Célia

    Votos de coragem, confiança, trabalho, muito trabalho árduo, pela frente,…pois que a nosso setor da Justiça, tem pela frente, desafios que podem devem ser ultrapassados, com coordenação, colaboração de todos, para o bem de todos, temos um setor justiça, pouco ou nada célere e transparente, há deficiência, nas infraestruturas, na organização e procedimentos do setor da justiça, há falta de formação, qualificação de excelência, há falta de auditorias internas externa para a melhoria, do modo a ganhar certificação renome internacional, temos um Sistema de Justiça/Instituições de Justiça muito Fracas,… há desafio situação do estabelecimento prisionais, seu estado, forma estrutura e objetivo, há si no País(Território/População/Administração), a questão dos Direitos Humanos, a situação dos deveres direitos garantias dos cidadanias, sobretudo sobre direitos(sua violação, casos de violência domestica,violência infantil, estupros, violação) da criança, da mulher, da família, a questão da cidadania, aumento dos crimes, pirataria marítima/terrestres e roubos, etc,….todas estas e outras questões deve-se encontra formas parcerias colaboração, com entidades responsáveis, em estreita colaboração com o Governo/Ministério da Justiça Administração Interna, adequar recursos, para o bem de todos para o progresso da sociedade comunidades locais distritais, regionais,…há que ter uma visão ampla, jamais, ofuscada pela política ou politiquices, há que ir mais além, com humildade e sentido de, Responsabilidade, sentido de Estado, sentido de Organização/Formação e muito Trabalho Árduo.

    Se se queres ver o teu País(Território/População/Administração), bem

    Acredita em ti, tu és capaz

    Juntos somos mais fortes

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Principe

  2. img
    Nuno Miguel de Menezes Responder

    Parabéns, pela sua eleição, Célia

    Espero Eu que daqui proximo 4 Ano faça valer a pena e ganhar outra vez mais 4 anos como bastonária da ordem dos advogados em Sao Tome e Principe.

    Nuno Menezes
    Reino Unido, Lincoln
    Tel:00447534444803
    Tel:00447534444170

Deixe um comentario

*