Denúncia: Ministro Daio quis espetar duas bofetadas numa funcionária do seu Ministério

Noemy Medina, mestre em gestão de recursos humanos e licenciada em gestão de empresas, foi convidada pelo Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação Olinto Daio, para compor a equipa técnica do seu Ministério, tendo sido nomeada responsável da casa dos Professores. Foi enquadrada como quadro superior na Direcção Geral de Administração Escolar.

Ela diz ser o alvo da acção violenta programada pelo Ministro Olinto Daio(na foto acima). Tudo aconteceu no dia 3 de Abril passado, uma segunda-feira. Como habitualmente por volta das 8 horas e 30 minutos de cada segunda – feira, os quadros da Direcção Geral de Administração Escolar, reúnem-se com a Directora para acertos do trabalho.

noemySegundo Noemy Medina(na foto), naquela manhã do mês de Abril, os funcionários reunidos na sala de reunião foram surpreendidos pela presença do ministro Olinto Daio.  Segundo Noemy Medina, o ministro disse aos presentes que dentre eles havia uma funcionária que tem falado mal da sua pessoa. Logo de seguida apontou o dedo. «Estou a falar de voê Noemy. Tenho uma gravação das conversas tuas, e se eu colocar esta gravação para ouvirem, logo de seguida espeto-te duas bofetadas», relatou Noemy citando o ministro Olinto Daio.

Furioso, o Ministro quis realizar o seu propósito, mas segundo a mulher indefesa, a intervenção de um colega seu que estava na sala, evitou que Olinto Daio assenta-se as mãos no seu rosto.

O leitor deve ouvir de viva voz a denúncia da mulher atacada pelo ministro Olinto Daio.

Pelo que o Téla Nòn apurou a fúria agressiva do ministro contra a funcionária do ministério, tem a ver com o facto de ela defender muito a sua liberdade de expressão e de opinião. Enquanto técnica em recursos humanos, Noemy Medina, expressa livremente as suas opiniões sobre as situações anómalas que ocorrem no país em termos de contratações públicas e outros aspectos. Disse, que faz isso tanto em conversas privadas como nas redes sociais.

Para além de ser quadro superior do ministério da educação, Noemy, é também professora na Universidade Lusíadas de São Tomé. Uma instituição privada de ensino superior. E numa das aulas sobre gestão de recursos humanos, deu exemplos aos alunos sobre os processos que considera incorrectos no sistema de contratação e selecção dos recursos humanos na administração pública são-tomense.

Considerou – se livre para exprimir factos anómalos da realidade são-tomense, em matéria de gestão dos recursos humanos, e que os seus alunos devem rejeitar quando amanhã estiverem no exercício da profissão. No entanto a professora, não sabia que a “bufaria” foi instalada em todos os sectores da República e é alimentada pela estrutura do poder. Pois, enquanto dava a aula, todas as suas declarações estavam a ser gravadas.

Confira a denúncia em viva voz –

A fúria do ministro por causa das críticas de Noemy Medina ao sistema instalado, gerou ameaças. As duas bofetadas não aconteceram no dia 3 de Abril, mas a vingança cumpriu-se no dia 26 de Abril. Noemy Medina, recebeu um despacho do Ministério da Educação, Cultura Ciência e Comunicação, assinado pela directora Administrativa e Financeira, anunciando a “Denúncia de Contrato de Prestação de Serviço”.

Leia o documento – documentos scaniado 10001

Antes do despacho, o Ministro foi a Direcção Geral de Administração Escolar para pedir desculpas pelo seu acto tresloucado. Pediu desculpas a todos os quadros do ministério da educação que estavam na sala de reunião no dia 3 de Abril, menos a vítima Noemy.

Certifique-se na denúncia em viva voz –

Mulher e mãe de uma filha de 3 anos, sentiu o peso da injustiça e pediu ajuda. No dia 2 de Maio bateu as portas do Gabinete do Primeiro Ministro Patrice Trovoada, onde entregou uma carta -exposição, solicitando a intervenção do Chefe do Governo. Até hoje não teve qualquer resposta de Patrice Trovoada.

Ainda crente que vive num Estado de Direito, recorreu ao Parlamento, onde no dia 7 de Junho entregou uma petição, relatando toda a história e pedindo que os representantes do povo, defendessem os direitos de uma cidadã injustiçada pelo abuso de poder.  Uma cópia da petição foi entregue a mesa da Assembleia Nacional e outras três cópias foram entregues a cada líder parlamentar.

Para o seu espanto, algumas horas depois de ter depositado a petição no Parlamento, a Directora Geral da Administração Escolar, convoca uma reunião, e o assunto em debate foi a petição que a cidadã depositou no parlamento. Pois, a Directora Geral de Administração Escolar, já tinha na sua posse uma cópia da petição. Noemy percebeu que a “bufaria” é dona da República.

Oiça as declarações ao vivo -

Com muita determinação enfrentou a reunião de inquisição convocada pela Directora Geral de Administração Escolar, por causa do exercício de um direito de cidadania. Rebateu a inquisição do Ministério da Educação. Tem sido marginalizada no trabalho, mas manteve-se firme, sem vacilar, no combate contra a “bufaria” e o abuso de poder.

Confira -

No meio da injustiça, perseguição, bufaria, e vingança a funcionária continua a trabalhar no Ministério da Educação até 31 de Julho. Altura em que segundo o despacho do Ministério, deverá ir para o olho da rua.

Noemy garante que vai recorrer aos Tribunais, porque a denúncia do contrato de trabalho feita pelo Ministério da Educação, é ilegal. Afinal de Contas, não caiu do céu para dentro do Ministério de Olinto Daio. Foi o próprio ministro que reconhecendo a sua competência profissional a convidou para integrar a sua equipa de trabalho.

Confira isso nas declarações ao vivo –

A história de Noemy Medina, no ministério da educação, cultura e ciência de São Tomé e Príncipe, mais concretamente a tentativa de agressão pelo próprio ministro de tutela, prova que a violência doméstica em ascensão no país, tem futuro garantido.

Para já as bofetadas anunciadas pelo ministro estão penduradas, quiçá, a espera da melhor oportunidade.

Mas a nível sociocultural, os habitantes de São Tomé e Príncipe, reagem de forma diferente ao estalo de duas bofetadas.

Alguns grupos sociais recebem-nas e depois agem com base nas forças sobrenaturais para que o agressor receba a recompensa. Mas, há outros grupos sociais, para os quais bofetadas dadas, ou simplesmente ameaçadas, implicam a perda da honra.

Por isso mesmo, defendem com honra que o troco por bofetadas dadas, tem que ser uma “boca de faca”- uma facada. Ou seja, para alguns grupos sociais de São Tomé e Príncipe, dar bofetadas, ainda mais a uma mulher indefesa, pode ter como resposta o abate do agressor e no momento.

São Tomé e Príncipe parece estar sob ameaça da lei da selva.

Abel Veiga

Notícias relacionadas

  1. img
    Armando Gil Responder

    Ganha vergonha Noemy, fizeste o mesmo com o Aurélio quando não podia te ajudar mais.

    • img
      Deus chega cedo à terra para livrar o povo da Facção ADI Responder

      Isto é muito sério. O senhor Ministro deve ser demitido já e imediatamente. Pois não há condições psicológica para ele exercer este cargo.
      Como é que um Ministro da Educação tem essa atitude? Então afinal aonde está o exemplo para ele passar aos professores, aos alunos, estudantes e a sociedade em geral?
      Resumindo, o poder está a subir os dirigentes da ADI à cabeça.
      Olinto Daio tem k ser demitido para o bem da nossa sociedade antes k vá fazer o pior.

    • img
      boca pito Responder

      Se fosse a tua mãe, filha ou parente qualquer a ser ameaçado de bofetada, estarias a rir? Né.

  2. img
    Guida Gostosa Responder

    Em Abril de 2016, João Soares, ex-Ministro da Cultura de Portugal, pediu a demissão do cargo que ocupava, depois de ter prometido “um par de bofetadas” a um concidadão seu por uso do direito de expressão. Em Abril de 2017. Olinto Daio, Ministro que em São Tomé e Príncipe coincidentemente tutela a área da Cultura, prometeu “duas bofetadas” a uma cidadã do seu país por uso do direito de livre expressão. E o que vai acontecer?
    Em Portugal, país que colonizou São Tomé e Príncipe durante 504 anos e que nos tempos actuais o nosso país tem seguido como modelo para imitar quase tudo, existe uma democracia e um verdadeiro Estado de direito. Em São Tomé e Príncipe, pais que também professa a democracia, o Estado de direito está totalmente comprometido, com beneplácito do poder instalado. Só assim se explica a razão do Ministro Olinto Daio ainda não ter pedido a sua demissão do cargo de ministro!

    • img
      Xico Responder

      Tudo isso é resultado de 25 de Abril. Mês de Abril é agitado. Tiraram a terra aos verdadeiros donos com chatice de independência e agora é só levar na cara.
      A Noemy devia apresentar queixa aos curandeiros da banda, pq no tribunal nao vale a pena.

      • img
        Cidadão Atento Responder

        Lamentavelmente tens uma mentalidade colonial, a terra é de quem nela vive originalmente, não de quem a coloniza com o uso da força ou do poder econômico. Leia um pouco sobre a Partilha da África.

        • img
          Xico Responder

          Qual a diferença da mentalidade colonial em comparação com mentalidade de agora? O ser humano não precisa ser colonizador ou colonizado p ser podre. Que eu saiba STP foi descoberto e não achado. Descoberto, segundo as aulas de história que tive era desabitado. Quem era original na época? Portanto STP pertencia aos Portugueses. Sabes quantos territórios/ ilhas pertencem à UK fora do território europeu? Já assististe a reportagem da RTP AFRICA que mostra que muitos santomenses não queriam Independencia do jeito que foi concebida? Esses conterrâneos na altura já previam o futuro sem sucesso de STP. Preferia até a morte STP ser um território português a ser gerido por um bando de LADRÕES. Sabes qual foi a primeira reção após independencia? Saque de tudo que foi construído.

        • img
          MIGBAI Responder

          Caro “Cidadão Atento”
          Li o seu comentário e o mesmo mostra que o senhor não sabe nada de nada de história.
          Deve conhecer a história que os senhores da ditadura te impuseram.
          Tu deves és mais um analfabeto, que pensa tudo saber, quando na realidade, só sabes aquilo que os senhores da ditadura (MLSTP) querem que tu saibas.
          És mais um a acreditar na história inventada do rei amador, que surgiu unicamente pela falta de ídolos.
          Deixa-me dizer-te criatura, uma coisa que tu não sabes, quando as ilhas forem descobertas pelos Portugueses, o que aqui habitava eram as cobras, búzios e macacos, para além da passarada.
          Como tal, colonizadores somos nós, os pretos inteligentes, que conseguimos roubar as ilhas aos portugueses, e fizemos delas este “paraíso” terreste onde todos passámos a viver “bem”, com elevada qualidade na prestação dos serviços de “saúde”, ensino e educação do “Melhor” que se pratica no mundo, uma agenda repleta com actividades “Culturais”, uma justiça “Exemplar”, elevada taxa de “Inserção social”.
          Por favor “Cidadão Atento”, fica um pouco mais atendo á realidade, e deixa de pensar pela cabeça dos ditadores do MLSTP.
          Olha, estas ilhas nunca deveriam ter saído do domínio de Portugal, já que eles eram os verdadeiros donos.
          Nós é que fomos, e somos, os colonos roubámos as ilhas e destruímos as mesmas).
          Aprende História RAPAZ!

  3. img
    ROSTOV Responder

    Deliviu

  4. img
    Salmarçal 2 Responder

    Caros Leitores

    Ao ouvir o relato do facto que Naemy relatou, tirei duas conclusões:
    a) Independentemente de ter ouvido só uma parte em contenda,podemos afirmar aqui e,sem medo, que já não há respeito pelo dignidade da pessoa humana (vida)em São Tomé. A lei diz, taxativamente que, ninguém pode por em causa a imagem e a integridade física de outrem. Perante o facto em análise houve violação deste direito. Violação perpetrada pelo Ministro de Educação.
    b) Não existe Ministério do Trabalho,Não existe Ministério Público nem o Tribunal. Pois, todos esses órgãos atrás mencionado, têm a comparência de defender a lei e a dignidade na pessoa humana.E para concluir, diria que,
    Assembleia Nacional, órgão que representa os cidadãos, deverá e, de forma imediata, convidar o Sr. Ministro de Educação para apresentar explicação ao sucedido. E, Em consequência, solicitar a sua demissão do cargo de Ministro da Educação.
    Bem haja à todos.
    Lisboa aos 15-06-2017.

  5. img
    Amo STP Responder

    Meu Deus! Ha que ponto chegamos? Mas o que se passa em Sao Tome e Principe?
    Sera que estamos na transferencia para um regime Hitleriano?

  6. img
    Indignado Responder

    ADI, veio para ficar.
    Eça Zente bluco ammmm.Deus todo poderoso, livra-nos dos bezebus o mais urgente possível…

  7. img
    Padre Daio Responder

    A Miriam deve estar tomar grandes cascadelas la em casa. Andam a tomar pancada e calar boca, pequena você que sabe, você vai morrer tigigada.

  8. img
    Maria Silva Responder

    Ministro da Educação sem educação……

  9. img
    Rato Responder

    São efeitos da justiça divina, aquele ministro deixou a vida missionária para meter na política, feito um Judas, muitas pragas ainda estão para vir contra esse mal educado…ainda com vontade de querer mandar nos funcionários como os seus súbditos… Francamente!!!

  10. img
    democratic Responder

    Quem é Olinto Daio para prometer bofetadas.? Noemy diga esse gajo que estamos cá de passagem.És Mestre e hoje são Tomé está a ser administrado por políticos incompetentes e frustrados. Dá-me sensação que misturam administração pública com propriedade privada, ja não existe liberdade de expressão no país, o partido no poder matou a Constituição da República Democrática de São Tomé e Príncipe, a democracia está em perigo. Tropas Rowandesas para possível guerra e proteção do Patrice Trovoada, roubaram-nos os 30.000.000 USD de china, Também 17.000.000 USD Fundo Kwetiano, 690.000 € da União Europeia, 15.000.000 USD de Taiwan e pretendem nos roubar a vida. São Tomé quem te viu e quem te vê.

  11. img
    pedro Responder

    chipa na tolipa vinho na taça.
    enfim depois são eles que vêm falar do caso de violência doméstica,tentar bater numa mulher indefesa, que vergonha,que covardia.
    Noemy não te aflijas porque nada dura para sempre,porque como ja disse o outro os homens passam e as instituições ficam.

  12. img
    sotavento Responder

    Daio quem te viu quem te ve.É una situação gravíssima e estamos perante una oportunidade de ouro para que o PT mostre se tem as pelotas no sitio.
    Os mandantes do gobernó en STP sao muito arrogantes e prepotentes e para rematar sao mal educados e incultos.Muitos têm formação universitaria mas nao passam de uma pandilha de amostras humana.

  13. img
    Olinto Daio demitido já e agora Responder

    Isto é muito sério. O senhor Ministro deve ser demitido já e imediatamente. Pois não há condições psicológica para ele exercer este cargo.
    Como é que um Mintro da Educação tem essa atitude? Então afinal aonde está o exemplo para ele passar aos professores, aos alunos, estudantes e a sociedade em geral?
    Resumindo, o poder está a subir os dirigentes da ADI à cabeça.
    Olinto Daio tem k ser demitido para o bem da nossa sociedade antes k vá fazer o pior.

  14. img
    helmerdias Responder

    bom dia
    senhora professora percebo realmente a sua revolta é repugnante essas situações.O mais triste são esses BUFOS que não tem amor proprio,nem argumentos nem uma massa cizenta para valorizarem.Eu luto na nossa sociedade contra estado das coisas que esão mal nas nossas ilhas.Quem é filho ou(a) deus a razão vira sempre ao de cima e a sua competência essa estará sempre la.O caracter e dever de cidadania exemplar tem que ser valorizado e apoiada.Seja forte continua a ser como é não se deve mudar, para puder encaixar no sistema o sistema tem que aceitar todos pensadores a favor ou contra construtivamente,parte da solução, desenvolvimento e progressão das nossas ilhas.Parabéns ja passei por isso no privado a injustiças não vencera a compêtencia e o bem.SR ministro que ja foi padre aonde que estamos e chegamos,MUITO TRISTE mesmo

  15. img
    FOCOTO Responder

    Esse Ministro é uma mancha nesse governo já muito sujo.
    É convencido que sabe mas nem tem boa expressão, não fala bem e é Ministro da Educação (sem educação).
    Noutro país ele já seria demitido.
    Um malvado e desumano. Não tem consideração e respeito pelas pessoas e os próprios funcionário.
    E tem cara de macaco

  16. img
    santola Responder

    Também já não é dúvida que está instalada uma verdadeira ditadura com um governo opressor,tirano, limitando os cidadãos aos mais elementares direitos num regime democrático: Exercer a liberdade de expressão. Ainda assim, este facto demonstra que a gravidade da situação em S.Tomé e príncipe é ainda mias preocupante. Um Ministro de educação a oferecer bofetada a uma professora!!!! E o que se espera dos alunos? Que sociedade estamos a construir? É o resultado de conceder o poder absoluto a uma eventual figura política enigmática sem relações socioculturais com o país que (des)governa e está disposto a tudo para a sua satisfação pessoal. Reunamos todos os descontentes para agirmos, sem medo de represálias, porque amanhã poderá ser tarde de demais.

  17. img
    Preto Responder

    Este homem é um grande malcriado. Admiro muito como é que o governo da república pode ter uma pessoas desta estirpe como ministro. Ministro de quê mesmo? Só em S.Tomé é que este homem é ministro. Em qualquer outro país do mundo nem servente ele seria. Prometer bofetadas a um inferior hierárquico pelo facto deste não concordar com a sua política? Sinceramente que isto já está a atingir um ponto insuportável. Onde é que vamos parar com esta situação de perseguição de pessoas, ameaças, abuso de poder e prepotência que estes senhores meteram o país. Que raio de políticos são estes? Eu fui das pessoas que não concordei com a política de terra queimada da oposição em determinadas alturas. Mas agora eu que não sou político acho que estas pessoas também estão a abusar demais. Um ministro prometer bofetadas ao seu subordinado é porque batemos mesmo no fundo. Perdoem-me mas isto já é demais e está a tornar um abuso de poder.

  18. img
    Raboboi50 Responder

    Este tipo de comportamento é mau, um cidadão, de quem é Olinto Daio, Ministro de Educação, que falta da Educação. Penso se homem ele nunca atreveria de aparecer, e fazer ameaças. Depois dizem vamos fazer a diferença, são os piores.

  19. img
    Novas formas de ditaduras Responder

    O que se vê hoje em São Tomé e Príncipe é a consequência do “analfabetismo político”. Temos que começar a exigir dos quadros santomenses que querem ser dirigentes do país a formação política, além da sua competência profissional como se assiste noutras paragem. Esse governo implantou no país a banalização dos cargos políticos-administrativo no País. A meritocracia já não existe na sociedade santomense, tudo é feito na base do “clientelismo político” na forma mais baixa que existe.

    Ministros, directores, administradores que não entendem nada de democracia; representação suas dimensões, várias etc. O pior ainda é os jovens não entederam que devem além das suas formação profissional estudar ciência política. Estudar ciência política não significa ser político mas sim cientista político: aquele que estuda os factos políticos, administrativos enquadra-os e mede-os no âmbito da ciência política. Quantos politolgos temos em São Tomé e Príncipe? Quais são? Quantos o país está formando? O povo tem que acordar. Os jovens têm que deixar de ambicionar o poder sem se preparar. Os políticos tem deixar de grupismo e convidar jovens com especialização nas áreas para ocupar os cargos importantes do país. Não basta ser licenciado. Hoje temos que exigir mestrados e doutoramentos para cargos de relevo. Deixar de nomear pessoas para promover apenas o populismo partidário.

    Perante este mar de sinais visíveis de um governo “autoritário” a minha questão é sera quando é

  20. img
    luisó Responder

    País sem futuro.

  21. img
    FCL Responder

    O senhor Olinto Daio deve ir rezar 100000000000000000000000000 de Ave Maria, porque pecado como esse vindo de um ex padre, nao pode ficar impune..

    E assim vai a construção do nosso Dubai, ex ministro baleia quando lhe apetece, vice presidente da assembleia saca a arma em pleno parlamento, ministro quase da uma bofetada a funcionaria, com a agravante de ser uma mulher , tudo numa altura em que o presidente da republica vai jogando a sua bisca 61 no morro da trindade e o primeiro ministro prepara mais uma viagem para descansar de tanto trabalho.
    E. nao vale a pena falarem muito porque os soldados do Ruanda ” parecem que estão a dormir mas nos olham”..

  22. img
    Grande vergonha Responder

    Eu tenho muita questão para falar deste governo que vou falar em poucas palavras:
    Em 1º lugar é de conhecimento de toda gente dos processos de contratação e admissão na função pública,esses processos já vem de longo anos,mas nós escolhemos este governo para fazer a diferença e o que se pode ver é que estão a fazer o pior em tudo.Estou altamente arrependido de ter ajudado e votado no ADI. Senão vejamos: este governo está cheio de malabaritas,o que a Noemy disse é pura verdade e só contraria quem não quer ver,quem é cego e estúpido ao mesmo tempo.Temos provas ,há evidências minha gente,O Sr.Ministro das Finanças Américo Ramos faz de Finanças sua casa,faz o que quer,colocou lá um monte de gentes sem concurso público ao seu belo prazer incluindo o cantor Alex Dinho,colocou no Banco Central a sua mulher como secretária do Governador do Banco Central a revelia do concurso público,todos nós estamos a ver,o Srº Primeiro Ministro sabe disso e não faz nada,quem disse ao Sr. Primeiro Ministro que raízes podres dá bons frutos,o Sr.está rodeados de Ministros podres e o Srº não faz nada,Ministros que estão mais interessados no esquema em vez de servir ao país.Por isso tudo que Noemy revelou na turma é pura verdade,todos nós sabemos e estamos a ver Srº Primeiro Ministro,A Assembleia não faz nada,esta Assembleia já não se fala,está a bater no fundo com um Presidente de Assembleia que não sabe lá,que está no lugar muito errado,dos deputados fracos e fracos que mete nojo,enfim um Ministro de Educação sem educação,sem nenhuma formação cívica,e que ademais foi padre,isto é muito grave,um governo que vem falando contra a violência doméstica,mas são os autores da violência doméstica,uma mulher do Ministro das Finanças que sente ofendida e grava a professora porque é beneficiada com um salto milagroso a Banco Central,um Primeiro Ministro que finge que não passa nada,mas que para nós o mas sensato e certo que o Sr.deveria fazer é pedir a sua demissão.O Sr.Primeiro Ministro deveria ser o primeiro a pedir a demissão,porque a sua desgovernação têm sido notável,tem sido uma farsa,tem sido corrupta,o sr,está gozando com este povo,estou farto de vós … Já não vejo o telejornal por vossa causa,porque já estou farto de ouvir tantas ……

  23. img
    Anda Pligo Responder

    Na minha opinião uma bofetada uma boca de faca duas bofetadas duas bocas de faca era isso que o sr ministro deveria receber ninguém respeita mas ninguém ………

  24. img
    EX Responder

    hummmm
    Agora é que são elas, os Zumbis estão a acordar.
    Oh Noemy tenho muita pena e fico triste pela situação, por seres uma mulher e foste ultrajada publicamente.

    Mas reza o ditado que quem faz pacto com diabo tem que ter estômago para aguentar as consequências,

    Grupo ADI e seus seguidores monopolizaram tudo e todas as Instituições e os seus seguidores deixaram, e quando as coisas correm mal nem têm para onde recorrer.

  25. img
    QUEM SOU EU PARA JULGAR?! Responder

    Eu nem sempre posso falar aquilo que penso, mas o que não posso falar é exactamente aquilo que eu não devo dizer?!

    É preferível que lhe falte um milhão a que lhe sobre um centavo…
    Pois, mas ninguém é PERFEITO!!!

    A propósito, habituamos-nos a dizer com referência a um navio que superou diversos riscos “o barco foi salvo” o homem foi salvo do fogo, salvo para quê? Para continuar a ser úteis!?

    Quem não tem razão no que critica não merece resposta, quem tem está falando a verdade, e contra a verdade ninguém pode. Ouça em silêncio as verdades e as mentiras que tem sido ditas sobre você.

    Sou adepto da verdade, mas acho que a verdade não deve ser lançado na cara de ninguém…Jesus silenciou diante de Pilatos. Naquelas circunstâncias adiantava dizer alguma coisa? Nunca prevaleça da verdade para humilhar alguém, a verdade que esmaga está destituída de amor, o que totalmente contrária a lei de Cristo.

    Às vezes é possível auxiliar alguém apenas com o silêncio, falando aos nossos ouvidos é como se estivessem falando aos ouvidos de Deus.

    Não nos convém perguntar em excesso. A criança pergunta muito mas não está apta para todas as respostas. Somos crianças espirituais.

    Sinceramente não sei como os espíritos conseguem produzir por meu intermédio, um sujeito bronco como eu…creio que sou médium, se ninguém acreditasse eu seria obrigado a acreditar…

    Ninguém tem o direito de julgar, Ninguém sente o que a sinistrada sente!!!
    A nossa opinião conta?!??!!! Deveríamos pedir a Deus para viver muito… depois dos 70 a gente não tem animo para ter qualquer coisa contra alguém.

    A natureza é a face do perdão de Deus, se as árvores frutíferas não nos perdoasse a agressividade exagerada, não teríamos a refeição de cada dia.

    Não podemos nos impor a ninguém. O tempo é que vai nos modificando a poucos. Devemos ganhar o coração da pessoa, quem não ganha o coração não ganhará o cérebro, mudando os pensamentos de quem deseja ajudar.

    O Senhor não nos ensinou a pedir o pão, mais dois carros, e um avião ele ensinou: Senhor o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje, se fossem necessárias mais recursos para sermos felizes, Jesus teria acrescentado.

    Disse certa vez que nunca ia cair, a pessoa me olhou admirado chamando me orgulhoso, como diz “nunca vou cair”…respondi: “ Não posso cair, porque nunca me levantei”.

    São situações, quer queira ou isso acabou de acontecer, quer queira ou não alguém errou!?

    By: Mim …..

  26. img
    Martelo da Justiça Responder

    Quando não se sabe viver em democracia é um problema. Em relação ao ADI, esse comportamento é inaceitável porque nos prometeram mudar tudo para melhor. Mas o que infelizmente estamos a constatar é que tudo esta pior em todos os aspectos.
    Esses dirigentes do ADI acham que ser LEAL significa cumprir cegamente as ordens do Chefe, mesmo em questões técnicas de profundo conhecimento do funcionário. O funcionário não pode exprimir as suas opiniões livremente. Se ele insistir, é conotado automaticamente com a oposição e isto pode lhe custar o emprego como aconteceu com a Noemy.
    Outra questão é o facto de terem instalado no Pais uma rede de BUFOS que nem no tempo de partido único acontecia. Realmente esse Governo do ADI anda desorientado, sem ideias nem soluções para resolver os imensos problemas do Pais. Resultado é o estado caótico em que nos encontramos aqui na republica. Tudo isto devido a arrogância de um Primeiro-Ministro que acha que os outros são burros e só ele é o espertalhão. Os Ministros e os Diretores como estão la para resolver os seus problemas, alguns dizem mesmo para safar a sua vida, vão aceitando os ditames do chefe de forma cega e escandalosa. Isto terá que acabar rapidamente.
    Confesso que estou muito preocupado com esta situação. O caso da Noemy é apenas uma ponta do iceberg. Isto tornou-se um procedimento normal na Governação do ADI.

  27. img
    Gervasio . A . Neves Responder

    Muito bom dia S. Tomé e Principe , bom dia todos satomenses redicados neste pais natal.Também sou de S.Tomé redicado a trinta e quatro anos na terra estrangeiraque nunca aconteceu tipo deste abuso . Credo,credo, credo falta de respeito que està a decorer neste pais , ele tem muita razâo porque pequeno almoço , almoço e jantar é custiado por ele . Eça zentcte bluco !!!! . Senhor Jesus é que tem que nos ajudar porque muitas igrejas que existem em todo canto do pais !!!! Nâo querem seguir os dez mandamentos da lei de Deus .Sei perfeitamente que quando estava desempregado conhecia e falava um Pai Nosso , como hoje ja tem as facas e os garfos nas mâos estar a cortar o queijo que foi de Portugal entâo esse de S . Tomé é um queijo de porcaria .Sam-Toméé plodozo ca té pena non . E é uma vergonha para este belo Pais

  28. img
    Raul Costa Cruz Responder

    Nós temos o habito de copiar tudo de bom que Portugal tem. Ora, certa vez, um governante Portugues, o Senhor Dr. João Soares ameaçou bofetada a um cidadão e logo a seguir, porque não deixou de ser escandalo publico, ele pediu a sua demissão.
    Então, isso era o minimo que o senhor Olinto Daio deveria fazer. Ele deveria pedir já a sua demissão. Se ele não o fizer, então cabera o senhor primeiro ministro demiti-lo sem reservas e o mais urgente possivel para o bom nome do seu proprio governo. Alias, se não há dois pesos e duas medidas, temos que ver para o caso que levou Patrice a demitir Roberto Raposo.

  29. img
    Oposição Responder

    Pelo que eu lembro, quando estudave quando um aluno ameaçava esbofetear o outro ele era conduzido a direção da escola e era suspenso num periodo igual ou superior a 3 mêses…que tipo de exemplo estara a deixar com este tipo de comportamento…alem do senhor Daio ser um Homem do mais alto cargo e figura da educação e moral ele é alguem que reflete as normas religiosas e nao pode proceder assim

  30. img
    amor a sao tome minha terra Responder

    no meu ponto de vista todo mundo erra, vamos perdoar uns as outros, mas o sr. ministro aqui falhou muito, nao esta dando exemplo do cargo que exerce, ele sim deveria pedir desculpas a senhora publicamente, e passar uma burracha por cima, ate agora e um dos ministros que ja passou em sao tome que nao se fala tanto em ser corrupto, parece uma boa pessoa, tem postura, se calhar saiu de casa com problema e queria desabafar e uzufruiu da oportunidade para ter esse tipo de comportamento, ainda mas pra quem e cristao, isso e grave… sr. ministro deve esplicasoes e pedidos de desculpas a senhora lezada… paz em sao tome

  31. img
    santola Responder

    Também já não é dúvida que está instalada uma verdadeira ditadura com um governo opressor, tirano, limitando os cidadãos aos mais elementares direitos num regime democrático: Exercer a liberdade de expressão. Ainda assim, este facto demonstra a intensidade da gravidade da situação em S.Tomé e príncipe. Um Ministro de educação a oferecer bofetada a uma professora. E o que se espera dos alunos? Que sociedade estamos a construir? É o resultado de conceder o poder absoluto a uma eventual figura política enigmática sem relações socioculturais com o país que (des)governa e está disposto a tudo para a sua satisfação pessoal. Reunamos todos os descontentes para agirmos, sem medo de represálias porque amanhã poderá ser tarde de demais.

  32. img
    explicar sem complicar Responder

    Padre Olinto,DAIO que Deus virou as costas. : Ministro da TVS.

  33. img
    ave maria Responder

    A senhora professora não tem marido.Porque a minha mulher se chegar a casa mim dizer que o fulano lhe prometeu bofetada ele o fulano tem que quardar outra para mim. Porque uma bofetada sera uma boca de faca bô na mendo modenu lixi punda catalu fa na ca mendu módé bô cadela punda tata fa

    • img
      Admirado Responder

      Foi a mesma coisa que eu pensei. Como marido ficaria extremamente ofendido. Sem duvidas nenhuma que poem em causa a virilidade de um homem(marido). Tendo razao ou n, homem de verdade n ameaça fisicamente mulheres alheia (mulher de cada um) mas enfim, cada um com seus problemas.

  34. img
    Vexado Responder

    Será um caso de amor, tendo em conta o enredo de como ela foi contratada?
    O ministro da educação deve vir ao público explicar sem complicar a coisa e colocar o cargo a disposição.
    Mas como os politicos santomenses sãos descarados, não colocará o cargo a disposição, porque só sabe ser ministro.

    O que a ministra ilsa amado vaz, que por sinal é mulher e detentora das pasras da justiça (levar o caso ao tribunal), administração pública (reaproveitar a técnica qualificada ou purga-la como o ministro pretende) direito humanos (ameaça a integridade fisica de uma mulher indefesa, embora noemy tem garras de tigresa, batalhadora incansavel). O que a senhora ministra tem a dizer?

    Assossiação das mulheres juristas, o que têm a dizer sobre esse caso? Isto é caso de queixa crime e as mulheres juristas apoia-la. Mas como ali tem serviçal do primeiro ministro vai dar em aguas de bacalhau.

    procurador samba, não se pronunciara como é habitual.

    Força noemy, só um bruxo tem poder, porque ele voa e desaparece e como olinto não é, é perceptivel.

  35. img
    FCL Responder

    Quando o brigadeiro Justino Lima deu uma surra a um deliquente, reincidente o ADI orquestrou uma campanha até que o homem teve que colocar o lugar a disposição…. Agora descubram qual e a diferença entre os dois casos e tirem as vossas ilações…
    Só estão preocupados com a constituição do tribunal constitucional porque aí esta a chave para se perpetuarem no poder… Desgraçados,

  36. img
    Mina de Célivi Responder

    Bem, se calhar la em casa quando se refila, é hábito haver bofetadas…

  37. img
    Eusebio Neto Responder

    Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, Credo Sr Padre Olinto Daio. O povo nunca engana e o povo diz: Tudú nguê cu ká quiê fénu Ká bilá demónó. E o ministro da Educação está transformado em mais um dos dos demónios que ultimamente têm proliferado nos nossos órgãos de soberania. Aliás, o mesmo povo sabichão diz, diz-me com quem tu andas e te digo quem tu és. Quem se integra em uma quadrilha se torna ladrão e quem se filia à grupo de marginais, marginal se torna.
    Que Deus lhe perdoe sr Padre.

    Só com Deus.

  38. img
    Liceu Nacional Responder

    Educador sem Educação

  39. img
    rapaz de Riboque Responder

    este assunto é muito grave sendo verdade, espero que o senhor que se diz ser ministro peça a sua demissão , e que o senhor primeiro ministro tenha a coragem de agir em a fim de apurar os factos e caso sendo verdade o dito senhor Daio ser processado judicialmente, e que seja punido para que sirva de exemplo para os outros isto é uma vergonha.

    • img
      Dubai Responder

      Para o PM isto é normal visto que na sua religião as mulheres so servem como objectos de reprodução e prazer e sem voz. O padre católico convertido tem que seguir o seu lider, e assim vamos. Estamos lixados.

  40. img
    seabra Responder

    …mas este cara,DAIO,não joga com o baralho todo.A atitude dele violente e agressiva parece mais tratar-se de um ORDINÁRIO e bruta montes mal educado,que não merece de jeito nenhum,ocupar um posto de responsabilidade.
    Deve ser imediatamente demissionado do seu cargo…a victima em questão deve apresentar uma queixa junto da justiça.
    Para este tipo de homenzinho como o DAIO,só tenho é DESPRÊZO…quem ameaça os que estão na posição de fraqueza,são os COVARDES -VAGABUNDOS ….

  41. img
    seabra Responder

    …há muitos BUFOS em STP,que escutam e gravam conversas sem autorização? Esta-se na ex URSS ou na época do Estado Novo Salazarista,com a PIDE? Que DITADURA é esta num país indépendante? Aonde quer o ADI-PT-A.Varela e Capangas querem levar STP e o seu POVO?

  42. img
    zagaia Responder

    O Sr. Ministro DAIO,perdeu toda a sua reputação, antes dessa situação,era um homem que eu admirava imenso.O Sr. Ministro, tem que receber formação de gestão interpessoal. Globalmente,cada vez mais, as ORGANIZAÇÕES(Google,Microsoft entre outras) exigem recursos humanos que saibam SER em primeiro lugar e saibam FAZER em segundo lugar, está estudado ciêntificamente(fonte. OIT), que quando posto essas acções em prática contribuirá num aumento da produtividade das organizações.

    • img
      Xico Responder

      E olha que esse ministro foi meu professor de Formação Humana e Cristã no IDF. De formação humana e cristã o cabrão não tem nada, é discípulo de capeta.

  43. img
    nanana Responder

    Em primeiro lugar, se o ministro tivesse um pingo de alguma coisa boa, ele próprio demitir-se-ia no próprio dia.
    Mas como “nê bwê, nê dónu dê, nê códó ku málá zunta” prestam, o “homem” ainda lá continua.

    “homem” sim, porque Homem que honra as calças que veste, não promete, nem bate uma Mulher

    Acho que as mulheres de STP, deviam se organizar e insurgir contra a violência às Mulheres, institucionalizada desta maneira

    Hoje é a Noemy. Amanhã será uma qualquer

    Bem haja a todos os Homens de boa vontade!

  44. img
    explicar sem complicar Responder

    Dizem que este sistema de BUFARIA e GRAVAÇÃO já existe lá na TVS há muito tempo. Há pessoas que sempre andaram a gravar colegas lá com telemóvel e levar gravação para Varela e Patrice Trovoada. E agora, não gravam só com telemóvel como antes no tempo de Varela, mais montaram câmara em tudo quanto é canto que além de gravar imagem grava toda voz e toda conversa, até mesmo meteram lá um tipo de telefone que também grava toda conversa para levarem gravação para Patrice Trovoada e Olinto DAIO.
    Abaixo BUFARIA.

  45. img
    Maria Ricardo Responder

    De Padre ao Ministro. Uma vergonha, este homem tão cobarde e cruel. Ameaçar bofetada a uma senhora. Que horror!… Aonde é k nós estamos? Se alguém espetar bofetada a mulher de Olinto Daio, o k ele faria? Este monstro é p ser demitido já imediatamente. É um abuso e falta de respeito. Ele que continue com este comportamento. Quando bater na porta errada, verá.

  46. img
    pedro Responder

    um slogan contra violência doméstica diz isto, homem que é homem não bate em mulher.

  47. img
    olivio cardoso Responder

    Não gosa de poder senhor ministro

  48. img
    Raul Costa Cruz Responder

    Agora sim, podemos lembrar os tempos do Fradique. A esta altura ele já teria exigido quer ao primeiro ministro quer ao ministro Daio a sua demissão. mas com este Evaristo carvalho que esta ai, nada será feito. mas para o presidente da republica ele não ficara tao mal na fita mas sim o Patrice Trovoada que é o chefe direto e que nomeou Olinto daio. Portanto, senhor Patrice, tente ao menos uma vez dar sinais de ser Homem de Carácter …….

  49. img
    Mirone Responder

    Liberdade é, por definição, a faculdade de uma pessoa, por seu livre arbítrio, fazer ou deixar de fazer algo. No entanto, pode-se, nos dias de hoje, pôr em causa aquilo que muitos entendem por liberdade e, inclusive, questionarmo-nos se o usufruto dessa liberdade poderá, efectivamente, ser ilimitado quando vivemos em sociedade.
    Antes de mais, é necessário ter em conta que para viver bem em comunidade temos, obrigatoriamente, que nos reger segundo determinadas regras. Assim, torna-se tão importante o respeito pela liberdade dos outros como a nossa própria liberdade.
    O que de pedagógico tem uma professora falar da vida privada do seu superior hierárquico nas suas aulas?
    Existem provas da alegada promessa de bofetada?
    Se for provada, a ameaça é crime.
    Onde fica a violência psicológica da professora para com o seu Superior hierárquico?
    Sejam coerentes e acabem com esta palhaçada. Deixem o homem trabalhar.

  50. img
    Bem de S.Tomé e Príncipe Responder

    Muita gente fala na demissão do ministro.Mas isto não vai acontecer pq o esse governo é mesmo assim.Os incompetentes,bajuladores, oportunistas, vingadores é que ficam. Os bons saíram, ou seja, foram demitidos. Vejam os últimos ministros que sairam; Salvador Dos Ramos, Agostinho e do Trabalho e Emprego.Isto é para saber que o PT gosta ter no poder as pessoas como ele.

  51. img
    Homem Grande Responder

    Cristo vinde cá a baixo ver isto!

  52. img
    boca pito Responder

    Meus senhores,
    Como vêem, este é o tipo de governantes que as palaiés, os agricultores lá da roça, as peixeiras, as pessoas menos cultas elegeram para DESGOVERNAR o país.Infelizmente, a maioria da nossa população é pouco letrada e conhecedora das leis, dos seus direitos e deveres, daí que ao votarem em lacaios porque lhes deu um pratão de fuba hoje, mas cheio de bicho, já é tudo. E esses LACAIOS que vão para poder, vão abusando de todos, pelo facto de terem ganhado umas eleições fraudulentas que foram tudo menos, livres e justas.E como a escolha é feita no INFERNO, qualquer a escolher não deixaria de ser UM DIABO, ou seja, UM BANDO DIABOS.Essa espécie de políticos que estão virados para o populismo eleitoral, não vê o hoje do povo sofredor, veem sim, para os seus interesses pessoais. Enfim… Esta é uma neocolonização-democrática que vigora no nosso São Tomé e Príncipe.

  53. img
    dende sujo Responder

    Eu como Santomense e filho do País sinto que estou num País em ditadura e controlado por aqueles que acham que têm poder e vejo todos os valores morais cívicos e cultural sendo marginalizados e comprometido onde as pessoas já não podem falar ou dar a sua própria opnião por medo de ser feito de represália ou de perder o traballho ou o seu estatuto social.
    Mas digo que tudo aquilo que os dirigentes de STP estão a fazer um dia serão julgados por isto seja por homens ou por DEUS,pois não se admite estes, outros e inúmeros casos destes a serem vistos pelos orgão de soderania que defendem a sua nação e os mesmos orgãos mantêm-se calados como se nada estivesse a acontecer no PAÍS.
    E digo mais este ministro de educação deveria ter vergonha na cara e dar exemplos para o país, pois qual é a moral de educação que o mesmo passará para a sociedade quando o próprio faz estes tipos de papeis os chamados papeis de pessoas incultas e estupidas. abraço a todo o povo SANTOMENSE que ainda assim acredita que um dia as coisas melhorarão.
    Deus nos ajude ……………………………..

Deixe um comentario

*