Destaques

Queixa crime contra ADI e Levy Nazaré

Comunicado

Tendo visto e acompanhado o escândalo dos últimos seis meses, relacionado com a introdução do milho transgénico e/ou hibrido nas ilhas de São-Tomé e Príncipe, cujo protesto e pedido de informações em prol do interesse geral culminou com uma greve de fome de dezanove dias.

Escutada e lida as declarações e as acusações do partido Ação Democrática Independente (ADI), através do seu Secretario Geral o Senhor Levy Nazaré, (vide por exemplo: https://www.facebook.com/417117721989653/videos/444891765878915/) ,  venho por este meio comunicar o seguinte:

1-Foi interposta uma queixa-crime contra o Partido Ação Democrática Independente (ADI), pessoa coletiva de direito são-tomense e contra o militante e líder da bancada parlamentar do referido partido, Levy Nazaré, por difamação.

2-É importante salientar que, apesar de tudo, acredito na justiça do meu país e quero acreditar que independentemente da condição socioeconómica de cada cidadão a justiça será cega e justa.

3-Definitivamente, serei a ultima a desonrar o meu nome e por conseguinte o dos meus antepassados e a minha linhagem. A dignidade, a integridade e a honestidade ainda fazem parte dos valores que me foram duramente inculcadas e jamais abdicarei destes valores.

4-Não pretendo com este ato arrecadar qualquer benefício financeiro, mas sim proteger o meu bom nome, imagem, dignidade, bem como corrigir e sancionar os difamadores. Qualquer eventual indeminização que sobrevier deste processo, será revertida para associações sem fins lucrativos e de interesse geral.

Lisboa, 14 de Outubro de 2017.

Elsa Maria Garrido de Ceita da Graça do Espírito Santo.

    12 comentários

12 comentários

  1. Cidadão Modesto

    19 de Outubro de 2017 as 11:45

    Cara compatriota! Entendo perfeitamente a sua indignação e descontentamento relacionado com a introdução do milho transgénico, no país que nos viu a nascer.
    Mas, uma coisa lhe aconselho, nunca se esqueça de lutar em prol do interesse comum, mas a luta deve ser sempre desprovida de protagonismo, visto que não lhe fica bem.
    Bem haja, minha amiga!

  2. Riboqueano

    19 de Outubro de 2017 as 13:39

    Eu não conheço a referida senhora nem sei o que é que ele defende nem as ideias dela sobre política, religião ou outra coisa qualquer. Mas acho que ela como cidadã deste país tem todo o direito e dever de lutar por aquilo em que ela acredita e que ela entende como meio para salvaguardar os interesses do país que está nas mãos destas pessoas sem o mínimo de escrúpulos. Por isso acho que ela deve processar estas pessoas sim senhor. Não vejo nenhum protagonismo nisso. Isto é um direito que esta senhora tem da mesma forma que o senhor “Cidadão Modesto” também tem. Se o senhor “Cidadão Modesto” acha que não deve exercer o seu direito deixa ao menos que as outras pessoas possam fazer em liberdade. Se o senhor abdicou dos seus direitos de cidadania o problema é seu.

    • Cidadão Modesto

      19 de Outubro de 2017 as 20:07

      Meu caro Riboqueano! Espero que V. Ex.ª tenha um pouco de calma, pois deves respeitar a opinião de outrem.
      Fica sabendo, que sou uma pessoa livre, independente e sem tendências partidárias, ao contrário do meu caro amigo.
      Nunca pus em causa a iniciativa da tal ativista, o que quis dizer, é que não é necessário lutar em prol do bem estar deste povo, com intuito de alcançar protagonismo, como passa a citar no ponto 4 do comunicado, publicado pelo Jornal Téla Nón: “Qualquer eventual indeminização que sobrevier deste processo, será revertida para associações sem fins lucrativos e de interesse geral”.
      Fui…

      • Riboqueano

        20 de Outubro de 2017 as 7:50

        Senhor “Cidadão Modesto” porque razão a queixa da senhora Elsa Garrido lhe incomoda ao ponto do senhor dizer que é protagonismo? Onde é que está o protagonismo? Na apresentação da queixa? Na reversão da indemnização para associações sem fins lucrativos? Onde é que está protagonismo nestas decisões? Explica-me por favor!!!!! O senhor tem todo o direito de ter uma opinião contrária e até discordar da Elsa Garrido mas não tem o direito de chamar a isto que ela está a fazer de protagonismo? Protagonismo porquê? Se o senhor não quer fazer nem pode fazer deixa ao menos os outros fazerem e fica no seu cantinho.

        • Cidadão Modesto

          20 de Outubro de 2017 as 14:47

          Prezado Reboqueado! Conselho de um grande amigo: Excesso de emoção, não faz bem ao coração.
          Não quis acreditar que um simples opinião proferida por um modesto cidadão, foi capaz de te incomodar imenso.
          Como não gosto de ver o meu amigo desorientado emocialmente, aproveito desta para te pedir imensas desculpas pelo mau entendido.
          Viva liberdade de expressão, mas com prudência!
          Fui…

          • Riboqueano

            21 de Outubro de 2017 as 10:51

            Senhor Modesto!

            Vê-se claramente que o senhor tem tiques ou complexos de um ditadorzinho. Repara uma coisa. O senhor não quer que a senhora Elsa Garrido apresente queixa contra os atuais governantes porque o senhor acha que isto é protagonismo da referida senhora. O senhor acha que eu não posso contrariá-lo porque isto é excesso de emoção e não faz bem ao coração.
            Neste caso, para o senhor, ninguém mais poderia fazer nada neste país, nem falar, nem apresentar qualquer ideia sobre nada nem sobre qualquer político porque ou era protagonismo ou seria excesso de emoção. Só o senhor é que poderia ter opinião sobre tudo. Santa Paciência senhor Modesto que de Modesto não tem nada.
            Fui

  3. Camble Soares

    19 de Outubro de 2017 as 15:10

    A Elsa Garrido é uma vergonha para STP. Com tantas coisas bem mais úteis para fazer vem agora com essa de intentar processo crime contra a ADI e Levy Nazaré. Vá mas é tomar banho no rio que está jorrando gasóleo em S. Amaro. E aproveita também para levar consigo o seu amigo, o charlatão de nome Camble Boa Morte, outro indivíduo convencido que já é milionário por viver em Londres e ter casa e carros em STP. A Elsa só escapou ao processo crime lançado contra si por ter saído a correr na fugaz visita que fez ao País na semana passada. Ha pessoas que quando veem a sua vida um pouco melhorada já se acham milionários e pensam que são muito importantes e mandam bocas sem medir as consequências. Pode esperar que vários processos estão sendo ja movidos contra esse tal Camble Boa Morte. Ele se pisar o aeroporto de STP vai ser imediatamente encaminhado para o calabouço. Quem sabe se processos em curso não seguirao para os Tribunais londrinos. Quem sabe as bocas que ele tem mandado irresponsávelmente contra tudo e todos não terão os dias contados. O Abel Veigas que encaminhe essa mensagem ao Camble Boa Morte porque ele não lê notícias do Tela Non.

  4. STPAlerta

    19 de Outubro de 2017 as 21:14

    Os gajos da ADI estão a delapidar os bens do estado. Muita subfaturação, estão a querer ter tudo em 4 anos. Espero que o Tribunal de Contas não fique no conforto da nova instalação e não sai para auditoria nessas instituições publicas.
    Porá! Foram eleitos para fazer melhor e não pior. Deus é grande o que é vosso está guardado.

  5. explicar sem complicar

    19 de Outubro de 2017 as 21:15

    Foi patrice trovoada que pediu ao ministerio publico para caçar difamadores.
    Agora quero ver o que vai fazer o SAMBA procurador.

  6. Bom rapaz

    20 de Outubro de 2017 as 9:59

    Olha que pelas noticias que corem agora no país, a proxima queixa crime deveria ser introduzida contra o Governo da ADI, contra o proprio ADI, contra o patrice Trovoada e contra a Direcçao de Finanças.
    Afinal, para amordaçar os partidos politicos, para matar a democracia, o Governo mandou retirar a sede ao MDFM, numa autentica aberraçao ao estado de direito democratico, quando se sabe que por lei, os partidos legalmente existentes têm direito a uma sede. O MDFM agora não tem deputados, mas teve mais de 20 quando recebeu a sua sede e não deixou de ser uma forma politica, o partido não extinguiu.
    Isto ainda poderá vir a dar que falar, porque creio que um verdadeiro democrata não pode estar a agir assim.

  7. SAMPONHA

    20 de Outubro de 2017 as 11:40

    Há tempo o Dr . Carlos Semedo, advogado de profissão de nacionalidade Santomense,apresentou ao Procurador Geral da República de S.Tomé e Príncipe, Juíz Frederico Samba ;seguinte pedido para a imediata instauração de investigação sobre a operação financeira de S. Tomé e Príncipe através do senhor Primeiro Ministro, Patrice Trovoada e pelo respectivo Ministro das Finanças melhor identificados nos ficheiros e uma empresa de direito chinês também melhor identificada no contrato de empréstimo. O negócio foi conduzido e realizado sem cumprimento dos trâmites e preceitos legais em vigor sobre as dívidas e contratos do Estado como resulta do diploma legal. A quantia declarada no contrato de empréstimo, 30 milhões de dólares americanos, nos termos de acordo, depositada na conta indicada no documento da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa. O Estado de S. Tomé e Príncipe e suas autoridades nacionais de controlo das operações financeiras do Estado jamais tiveram conhecimento da existência do contrato. A verba mencionada no contrato está depositada na conta da Caixa Geral de Depósitos Portuguesa, directamente pela Empresa Chinesa.A presente denúncia justifica-se pelo conhecimento público e indicia a prática de crimes financeiros de natureza internacional sobre operações financeiras transaccionais de contornos muito pouco claros. Requer intervenção do DCIAP por a operação financeira envolver a CGD, um representante de um governo estrangeiro, o Ministro das Finanças de S. Tomé e Príncipe e uma Empresa Chinesa.Esta informação requer que seja aberto o respectivo procedimento de investigação para o completo apuramento dos factos e responsabilidade dos agentes envolvidos

  8. Realidade

    21 de Outubro de 2017 as 7:37

    È uma pena ter feito essa queixa crime nos tribunais de Sao Tome e Principe pk la sò tem estafetas e submissos…
    Cidadaos refens de banditismo e q têm medo da retalhaçao pk bandido n têm bom senso sò vingam de klker jeito…
    Bem feito
    Dinheiro sujo traz consigo as piores sujeiras da vida com o destino final….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo