Sondagens

O ministro secretário do Governo agiu correctamente no caso “30 mil barris”?

As declarações de Afonso Varela Ministro Secretário do Governo dando conta que não havia registo de entrada de dinheiro nos cofres do estado em 2009 resultante do negócio dos 30 mil barris de petróleo, lançou a polémica. No debate parlamentar ficou provado que a transferência foi feita. O Presidente da República também exibiu documentos comprovativos da transferência. O Ministro reconheceu que afinal de contas a transferência foi feita.

    37 comentários

37 comentários

  1. MASCARADO

    29 de Novembro de 2010 as 11:10

    este ministro é incompetente deveria ser demitido.

    • MASCARADO

      29 de Novembro de 2010 as 11:14

      é so por o nome dos outros na lama, assim se faz politica em STP.
      Ainda bem k o MLSTP ja intendeu como se faz a oposiçao.
      vi o debate parlamentar o ministro pareu uma criança totalmente disconectado do dossier.
      Poca vergonha
      Isto é k é mudança?

      • OLHOS ABERTOS

        2 de Dezembro de 2010 as 9:51

        QUEM QUER COMPREENDER O JOGO POLITICO EM SÃO TOMÉ TEM QUE ESTAR COM OS OLHOS BEM ABERTOS, PARA SE DAR CONTA DOS FACTOS. EU CREIO QUE O SENHOR PATRICE TROVOADA JA SABE E BEM QUEM FOI QUE LEVOU ESTE DINHEIRO DOS 30 MIL BARRIS DE PETRÓLEO… “O DONO (A) DA CASA SABE ONDE ESTÃO AS COISAS, MESMO QUE AS VEZES ESTEJA LONGE DO SEU ALCANCE VISUAL. ELE (A) SABERÁ ONDE PROCURAR”… MLSTP/PCD ACUSA COM PESO E MEDIDA O PR E COMO RESPOSTA PR, FRADIQUE DE MENEZES, CONTA A RELAÇÃO DE AMIZADE COM RAFAEL BRANCO… AI AI AI, QUE ESPETACULO (“-RAFAEL, É ASSIM QUE TU ÉS? EU VOU CONTAR AMIZADE CONTIGO”). O SENHOR PRESIDENTE DIZ QUE O MINISTERIO PUBLICO TERÁ QUE ENTRAR EM ACÇÃO PELAS ACUSAÇÕES DA EX.MINISTRA DA ECONOMIA COMPRA A SUA PESSOA. VAMOS VER SE ISSO VAI ACONTECER DE VERDADE. MUNCA MAIS…
        E TODOS OS POLITICOS DE SÃO TOMÉ E PRINCIPE SABEM QUEM TOMOU ESSE DINHEIRO, MAS COMO A POLITICA SANTOMENSE É UM JOGO, E OS QUE COMETEM CRIMES CONTRA A POPULAÇÃO SEGUEM IMPUNE (DOCAS, FUNDO DO BRASIL, “GGA”; DINHEIRO DO ARROZ..), AI ESTAMOS NOS; INDO… LEVE LEVE… MAS A NOSSA TRISTEZA É VER QUE O PATRICE TROVOADA ESTEJA DANDO MOLE A ESSES ASSUNTOS TAO EVIDENTE ESCONDENDO-SE DETRÁS DAS BUROCRACIA, ABUSANDO DA MEMORIA DO NOSSO POVO QUE ESQUECE RAPIDAMENTE… SERÁ QUE JA ESTÁ ENTRANDO NO JOGO… ESPERO QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE TEM TODO O POVO DE STP AO SEU LADO. E TÊM CUIDADO, PORQUE A CONFIANÇA É COMO A AGUA NA MÃO, SI SE ABRE OS DEDOS, JA SABE.. VIVA STP.. UM DIA TUDO ISSO VAI ACABAR. AMEM.

    • observador

      29 de Novembro de 2010 as 19:05

      estes ministros e toda politica do pais nao presta.experimente ficar com 160 pessoas num aeroporto por 6 horas sem ventilaçao,quando era suposto que começasse os processo de embarque as 3h da manham,ou seja tive que acordar as 2h e fiquei 7h a sufocar no dito espaço.Quando ja circulava em vos baixa que o aviao tinha ido para gabao,as 10h informao que o voo foi anulado por motivo de mau tempo,no entanto empregados comentavao que o voo foi desviado por nao aver lamprada ou melhor luzes na pista de aterragem de STP.no entanto a desculpa foi mau tempo.ora no gabao estava mesma tempestade segundo amigos que trabalhao na meteorologia do aeuroporto saotomense,no dia a seguir vimos todos os passageiros de todos destinos embarcar incluindo prinsipe e outro voo para portugal que sai aos sabados a levantar voo e fomos os ultimos a sar ou seriamos se nao anulace o voo do principe por mais uma ves MAO TEMPO.sera que um pais que quer apostar no turismo estara em bom caminho com esta politica de comprar geeps carrissimos para senhores directores e nao apetrechar o aeuroporto com lampadas’?sera que teremos orgulhos de ser saotomenses quando nada funciona?quando la estive na zona de bobo forro nao avia agua nas torneiras,mas nao por motivo de seca,mas sim porque a empresa motaengil estava a encher novos tanques de agua privando o povo de agua,entao ouve uma revolta populacional e cortarao a estrada acto do qual tenho fotos do qual posso partilhar via email viaturasalvados@hotmail.com e de repente a agua começou a correr 4 horas depois.o pais comprou um barco a espanha quando tem 9 barcos abandonado uns encalharao outros afundarao UM O ESTADO VENDEU A UM CIDADAO NACIONAL, fui a ananbom la para norte do pais,vandalizarao ate o marco onde fica o brazao dos portugueses percebe-se que foi arancado para venda como se faz com os azulejos antigos em portugal,possivelmente ja deve esta nas coleçao de algum endinheirado.resumindo acredito que agora mais que nunca o preto esta a escravizar o seu igual descaradamente.nao temos pais para ter hammer,nem portugal em densidade populacional tem tamto geeps topo de gama como sao tome.tanto se ve pessoas banhado de ouro.como de repente se ve pessoas que nao come a dois dias ou mais, ou estudante que comen jaca como jantar. muitos nao vao gostar,mas foi a realidade que vi em STP e quem queser posso partilhar as fotos.ja agora,senhor abel porque a noticia da tap nao apareceu no seu sait(telanon)?ja que ate deu no telejornal sao tomense?e sertamente ouvio qua a chegada ca em portugal o mau cheiro que invadio o aeuroporto foi tal que tiverao que chamar bombeiros para forçar a desinfestaçao do ar pois todos peixes estavao podres jacas a escorrer agua,nao se conseguia respirar na portela(aeuroporto).cumprimentos a todos

    • vava

      2 de Dezembro de 2010 as 13:41

      SIM O Dr VARELA REAGIU MUINTO BEM

  2. Moreno

    29 de Novembro de 2010 as 12:27

    Sinceramente que isto ja cheira a alho.esta mais que visto ja que o unico prejudicado nisto tudo e e sera sempre o menos favorecido – o povo-. seria bom que se deixasse as instituicoes de direito debrucarem se sobre o assunto e olharmos para outros problemas de STP que nao sao poucos. se realmente entrou dinheiro ja nao aparecera de certeza, e o pais que temos e nao e novidade para ninguem.mais tarde ou mais cedo as coisas de certeza irao dar uma volta significativa e ai o povo de STP saira um pouco mas benefeciado de ajudas de outros paises que fazem essas ofertas em nome colectivo, mas que infelizmente o povo nem ve.nao ha mal que sempre dure, haja vida e saude.

  3. Deus é Grande e Seja Louvado

    29 de Novembro de 2010 as 13:03

    Este senhor tem que assumir as suas responsábilidade.
    É uma brincadeira tremenda o que se passa no nosso S.tomé e Princípe, onde a cultura de responsábilisação foi transformada em banalidade.
    Os nossos governantes são muito fraquinhos…..
    QUE PENA…………

  4. Maria Rosamonte

    29 de Novembro de 2010 as 13:11

    Sou santomense,imigrante em França,e venho manifestar o meu desagrado em torno desta polémica dos “barris de petrole”.
    Claro que o Dr AFonso Varela reagiu e agiu de Boa Fé.
    Quando se apura as verdades é porque se quer que as coisas avancem, nao é para denegrir a imagem de ninguem,penso eu.

    Quando se entra para um Governo deve-se fazer um Inventario de tudo o que entra ou entrou,para os Cofres de Estado,isso acontece em todos os paises do Mundo, porque nao em Stomé?
    Seria bom que começassemos a pensar que realmente se os cofres estivessem com mais
    dinheiro poderia ser para beneficio do povo.
    Deixemos de tanta polémica.
    Desolé para os mais sensibilizados

    • Diasporano.CV

      1 de Dezembro de 2010 as 13:30

      Minha senhora, desculpe discordar consigo,… o tal senhor é ministro e como tal, tem meios, pessoal e acesso para obter informação necessária antes de a propalar a quatro ventos. Diz e depois “desdiz” não dá com a figura de um dirigente que quer ser credibilizado.

    • Nascimento

      6 de Dezembro de 2010 as 15:36

      oi Maria, tudo bem?, que me chamou muito a atentação, não são bate-papos… que são lançados aqui, mas sim o teu sobrenome “Rosamonte”, gostaria de saber se é o teu de registro, o melhor se és família Rosamonte? tenho esse interesse pq pertenço a família Rosamonte. se for possivel podemos nos comunicar pela internet afim de elucidar-nos sobre o sobrenome que temos em comum.
      fica aqui meu email: miguelangelo28@hotmail.com
      bjs.

  5. peter

    29 de Novembro de 2010 as 13:56

    SIM O Dr VARELA REAGIU BEM, ELE E CONHEDEDOR DO DOSSIER, OUVI SIM TRAFULIAS COM A MASSA DO OIL

  6. Celsio Junqueira

    29 de Novembro de 2010 as 14:52

    Caros,

    Depois da presença do Min. Varela no parlamento, alguém tem dúvida do erro do Ministro e do seu Governo.

    Foi um tiro no pé, para não dizer muitos tiros em vários pés. Por incrivel que pareça, ainda o Ministro Varela está de pé.

    E não se esqueçam que o Dr. Varela não é um qualquer inexperiente e novato, ou seja, quadro considerado bom e experimentado.

    Mudou-se o revestimento e venderam-nos como novo, ai está!

    Bem haja!

  7. Obama

    29 de Novembro de 2010 as 15:10

    Este senhor Varela, Capala, Ito Gomes, e muitos outros, andam a construir riqueza a custa do negócio sombrio e duvidoso do petróleo sem que a justiça, a população faça algo contra isso. O petróleo é um bem de todos e todos (sem excepção) devem beneficiar com os lucros e as mais valias do mesmo. N se entende onde quer chegar o senhor Varela com essa questão. Fragilizar a imagem do Governo para depois tirar partido de alguma coisa?? Esclareça melhor essa situação, senhor Varela. O senhor já foi visto por muita gente como um dos poucos credíveis em STP mas neste momento, deixa muito a desejar.
    Um bem haja ao povo de STP.

    • Isso não vai dar em nada...

      30 de Novembro de 2010 as 10:24

      Eu sempre soube que o DR. VARELA era malandro, trocatinta, embusteiro, “Come quieto” enfim… mas, como tudo na vida um dia a verdade tinha de vir ao de cima.

  8. Teodoro Menezes

    29 de Novembro de 2010 as 15:10

    Nem sempre a bala segue a trajectória(saindo pelo cano);neste caso,saiu pela culatra.Governo deveria fazer trabalhos de casa antes de fazer declarações ao público.Este acto é negativo porque sensibilizou a opnião pública para ter uma visão negativa em relação a este processo todo;isto é mau.Querer fazer tudo muito rápido para dar cabo do outro é que origina acções desta natureza.Uma coisa é dizer que não entrou e outra é dizer que os trâmites não foram correctos.

  9. Maria Rosamonte

    29 de Novembro de 2010 as 15:29

    Sou santomense e imigrante em França,venho demonstrar o meu desagrado relativamente ao caso barris de petroleo.
    O Dr.Afonso Varela agiu e reagiu de BOA FE.
    Em todos os paises do Mundo,quando se entra para um Governo deve-se fazer um inventario ou levantamento de tudo o que entra ou entrou nos cofres Estado,porque nao em Stomé?
    Basta de tanta polémica,vamos ajudar este Governo a trabalhar para o bem deste povo que tantas carencias tem;
    quanto mais dinheiro existir nos Cofres do Estado,penso eu que a populaçao podera beneficiar de mais regalias.
    Basta de tantas polémicas.
    Desolé para os mais sensibilizados

    • SPC

      30 de Novembro de 2010 as 9:09

      Sou Santomense e vivo em S. Tomé e estou certo que o Dr. Varela agiu de má fé e muita má fé. Na verdade desde que o Governo do ADI assumiu o poder em S. Tomé e Príncipe que não fazem outra coisa se não apontar dedos, dizendo que tudo está mal, etc. O que estão a fazer é sim governar a pensar nas proximas eleições. Prometeram muito e já viram que discurso não muda a vida do povo.
      Como é possivél que Dr. Varela que sempre trabalhou ligado aos dossiers petroleo não tinha informação sobre a massa?
      O objectivo foi fazer barulho para confundir o Povinho e diminuir o peso da fraqueza do Gobierno na solução dos problemas del país.
      Que DEUS abençoe o nosso país.

      • António Veiga Costa

        30 de Novembro de 2010 as 11:41

        Se o Governo aponta dedos é pq existe o que ser apontado,e muito.
        Basta o sr ler os comentários dos leitores em todas as matérias do Tela Non: é só insatisfação com a roubalheira.
        A bola da vez agora é o Varela.
        Isso é manobra para denegrirem o governo com 90% de aprovação do ADI e tirarem as atenções de sobre os corruptos desses últimos 30 anos de governação.
        Se o Varela errou, o erro dele perto do que anda aí para ser apurado é pinto!
        Lobos em pele de cordeiro!
        A mim vcs não enganam!!

        • Cobra

          1 de Dezembro de 2010 as 14:11

          Meus senhores, eu vou criticar-vos, mas ao faze-lo acredito estar a ser alvo daquilo contra o qual eu critiquei. Mas vou faze-lo da mesma. Muito de vos ainda nao entendestes de k povo e bala de canhao, povo e lixo. As vosas reclamacoes nao prestam pra nada, so pra gastar luz e interenet pra aqueles que pagam em S.tome. de resto nada, zero. Ninguem de direito vos ouve, ou vos da valor, a vossa opiniao nao conta. Os ricos continuan mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres, eis a realidade.

    • Obama

      1 de Dezembro de 2010 as 12:57

      Desculpe que lhe diga senhora Maria Rosamonte, n lhe conheço pessoalmente mas parece-me que a senhora se sentiu bastante ofendida e perturbada pelo facto do seu amiguinho ou compadre (Varela)estar envolvido nisto. Como é que um Governno pode trabalhar existindo dentro dele indivíduos como esse senhor Varela?? Este senhor (Varela) e muitos outros, deviam ter vergonha na cara e fazer o que de mais correcto seria: demitir-se! STP n precisa de governantes desses. Senhor PM PT, ponha termo a essa situação, deixa de estar no silencio e comece a agir enquanto for tempo antes que os protagonistas fujam. Um bem haja ao povo Santomense.

  10. XYZ

    29 de Novembro de 2010 as 20:23

    O homem agiu um tanto a quanto mal mas por outro lado muita gente ficou um pouco mais ilucidada com relacao a este negocio santomense de petroleo. “SAN TÓMÉ NON SÁ DÊÇU VIVU”

  11. Andrade Catanhede

    29 de Novembro de 2010 as 20:34

    É verdade que o Senhor Varela não apontou o dedo a ninguém especificamente. Mas, ao afirmar PÚBLICAMENTE, e sem provas, que não havia registo da entrada dos 30 mil barris de petróleo nos cofres do Estado em 2009, estava a acusar, indirectamente, aos responsáveis pelo controlo desta entrada. Isto é evidente. Se for de má fé ou não, ninguém poderá afirmar!…
    Muito embora estejamos num País desorganizado e que o desvio dos bens do estado é prática, o Senhor Varela deveria ser um pouco mais cauteloso, averiguar primeiro antes de vir ao público fazer semelhante acusação. A FALCIDADE DOI A QUALQUER UM!…
    Concluindo e resumindo, o Senhor perdeu autoridade, credibilidade e moral, como membro do governo de Patrice Trovoada. Mostrou ser imaturo, irresponsável, superficial para não dizer incompetente l. Que moral terá o Senhor para fazer a próxima acusação? Será que a opinião pública acreditará em si? Que moral terá o Senhor perante os seus colegas do governo menos experientes?
    Mostre que é homem de bem e peça desculpas pública pelo equívoco?
    Lembre-se que “FALA CÚ CHÊ SÁ PINGADA Ê NA CÁ BILÁ LENTLA FAÊ”, e pela “BOCA MORRE O PEIXE”. Como o Guilherme Pósser morreu politicamente por causa do” Yono”, agora poderá ser a sua vez por causa de “falsas acusações”.
    Como pessoa, não tenho nada contra si. Mas, se falhou, não vamos ser hipócritas ao ponto de dizer-lhe que fez bem…

  12. BLAGA PENA

    30 de Novembro de 2010 as 5:29

    Valeu isso indica, que tem havido manobras nesses processos, ou se calhar havia tendencias para adulterar o processo e previligiar os tubarroes do país
    Força Varela

  13. fica

    30 de Novembro de 2010 as 10:56

    Se o ministro reagiu bem, no sentido de que efectivamente o depósito não tinha sido feito em nome do Tesouro, então ele não queria ferir as pessoas implicadas no caso 30 mil baris, então o dinheiro foi colocado depois da contenda.
    Com efeito, sendo o Governo composto por membros que conhecem o dossier ou a existência ou não do depósito, certamente deve ter solicitado ao Banco central ou ao responsável pelo Tesouro, antes de reagir.

    Se o ministro não reagiu bem, então não esperava a polémica que o caso 30 mil baris poderia ter. Sendo um homem de direito/jurista experiente, sabe aplicar o principio de prudência nas suas reacções, o que leva bem a crer que o ministro deveria fazer o exame de consciência e dizer a verdade. E o banco central também deveria dizer a verdade. Ok.

    Sabe-se bem que em São Tomé e Príncipe, é raro um procurador da república investigar o caso ou resolver casos do presidente da república que o nomeou. Esses casos se dissolvem no tempo e se esquece. Talvez o procurador se fosse independente…ou de outro partido…

    Nós sabemos que a justiça santomense não funciona, nunca funcionou e não funcionará, a não ser que haja alguém que não tenha medo de morrer ou de perder o seu pão???? Desde o procurador da republica até o grupo de juízes implicados.
    Nós sabemos também que “um competente não se corrompe nem corrompe”. Por que razão os casos nos tribunais não são tratados até o seu termo e a justiça feita?
    Vamos ver que este processo judicial sobre os 30 mil, não verá uma perna para andar, nem terá a cadeira de roda para avançar, nem em Setembro 2011, nem em Setembro 2012 etc.e o nosso amigo presidente da republica se calhar verá que se esqueceu de se demitir.

    O rato e os insectos só ficam no lugar sujo ou não asseado. Os africanos sabem que a pouca transparência permite o enriquecimento fácil, então, basta falar de luta contra a corrupção, e parar por aí. Na pratica, “nothing, nada, rien, nula”.

    Nós estamos assim…

  14. Hadja Vida

    30 de Novembro de 2010 as 13:14

    Não acredito que o Dr. Afonso Varela tenha levantado essa questão apenas por prazer de desgastar o MLSTP. Depois de tantos casos de corrupção associados a elementos de governos do MLSTP, não seria de admirar mais um. Quem não deve não teme. Embora não meta as mãos no fogo por ninguém, pelo menos em relação ao Afonso Varela nunca ouvi falar de qualquer caso de corrupção.

  15. Linus trovis

    30 de Novembro de 2010 as 16:28

    Caros Amigos.

    Vejam o CV do nosso PM. Ele é que foi acessor economico para a area dos petroleos dos Presidentes FM e MT.

    Acham que sou eu que sei desses negócios?

    O Dr. Varela é jurista da ANP tem mais do que dever saber as coisas…

    Bjos

  16. Mangulú

    30 de Novembro de 2010 as 17:49

    Caro Observador,em S.Tomé e Príncipe isto tudo é normal que aconteça,porque estes dirigentes não estão a querer trabalhar para o bem do país. Quando deparamos com buracos nas estradas,esses governantes preferem comprar Jeeps Top de Gama para entrar nos buracos,em vez de comprar alcatrão para tapar os buracos. Eles vivem em casas de luxo, mas andam nas estradas esburacadas.É só para você ver o grau de inteligência desta gente.

  17. Rasga calcinha

    30 de Novembro de 2010 as 18:35

    Para o tipo de politica que se verifica em STP acho que o Varela só fez bem em trazer essa questão ao Publico muito embora ele fizesse parte do advogado na altura do dito e famoso contrato “dossier
    PETROLEO”.O ex-primeiro ministro cessante
    esteve la todo tempo do seu mandato e nao disse nada a esse respeito no meu ver porque sabe do malabarismo do mesmo ou teve medo pelo facto de haver poderosos e influentes da sociedade metido nisto.Desejo ao Varela muita força e coragem para levar o inquerito até ao fim.
    Todos aqueles que criticam a posição do varela nao estranha a ninguém pelo facto de vestirem infelizmente a capota do passado cujo virus continua a afectar a nossa sociedade.conheço bem o Varela e recordo a todos cuja memoria nao ajuda que ele fez parte na outrora do governo do Maldito MLSTP e foi o unico que teve a coragem de batê-los com porta por nao concordar com tais malabarismo.
    Por isso se ainda nao se governa como deve ser,vai-se a caminho.Nao tenham medo caro Varela e governo:pois se sabe que ninguém persegue as coisas más.
    Bem haja a todos

  18. RECORD

    1 de Dezembro de 2010 as 9:53

    As pessoas mudam de camisola sempre que há motivo de interesse relevante, porém, pra uns o único motivo é o tempo… E em tempos de mudança, é oportuno apontar o dedo e atirar pedras no vizinho, mesmo tendo telhado de vidro.
    Afonso Varela está à prova e quer sair bem, obtendo maior confiança dos seus colegas e do chefe do governo, logo convém demonstrar q nada tem a ver com os “hoje adversários” e “ontem camaradas”.
    É assim que funcionam os cata-ventos deste nobre país!

  19. Mé-Zochi

    1 de Dezembro de 2010 as 15:14

    Até o Homem que estava ou pensava-se estar dentro do dossier petróleo, cometeu uma gafe deste tamanho, isso só prova que ele embora estando lá dentro não sabia de nada, que pena do meu povo, imagina nós estes que só contentamos com pequenas notícias deturpadas da televisão e da rádio.
    è bom que mais ministros que não sabem de nada tragam a ribalta, casos como estes para que a população passe a saber como é que as coisas funcionam na realidade.

    Espero que algum ministro, levante algo sobre a inconstitucionalidade do tribunal constitucional, que só defende mafiosos.

  20. Mina di Celivi

    1 de Dezembro de 2010 as 18:52

    Este ministro tem piada!

  21. José Silva

    1 de Dezembro de 2010 as 19:26

    A unica verdade é que o País esta entregue a bicharada e só uma justiça divina podera nos salvar, esperemos para ver de que modo ira acontecer. Esta prestes.

  22. Jojó

    2 de Dezembro de 2010 as 11:53

    Esta questão de petróleo nem devia vir a baila, porque não ha motivos para tal, querem é por o povo mais confuso, pque apenas mudaram a empresa , porque o valor é sempre o mesmo anualmente.

    Chau

  23. Madalena

    2 de Dezembro de 2010 as 13:31

    Se Agiu bem ou mal não sei.
    Só posso dizer que ha sempre a probabibidade do criminoso voltar ao local do crime.
    Se calhar, precipitou muito cedo.
    Haver vamos.

  24. Madalena

    2 de Dezembro de 2010 as 13:35

    probabilidade

  25. j boss

    25 de Junho de 2011 as 16:37

    homem serio dr.varela

  26. Carlos MENEZES - cabe Angola - batepa

    11 de Junho de 2015 as 9:06

    Ai esta verdadeira palhaçada política o partido adi agora no poder
    Já sabendo dos podre da antiga governação esta a fazer o mesmo .
    Comprando edifício para tribunal ou para agradar os juristas , com negociata de um libanês ou seja um laranja do sr primeiro ministro
    Em soma muito alta saindo de cofres do estado . Eu só quero saber si os ministros do adi já pagaram ao papa- fico as contas de alimentação e bebidas e os cheques mal parado na mao dos cambistas tenham vergonha . Mostrem que sao diferentes não e fazer o mesmo que os outros fizeram . Quem criou o cão mau agora trate de o domesticar . Mudamos de panela , mais o tempero e sempre o mesmo . O seu partido prometeu o que não vai poder cumprir o vosso fim vai ser amargo . Estamos de olho eu ainda não mi sinto avontade para falar tudo que sei . Mais o adi esta a caminho do Pt Brasil com mensalons e praticas obscuras . 4 anos não sei si vão lá chegar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo