Eleições presidenciais

Quem será o próximo Presidente da República?

A segunda volta das eleições Presidenciais será realizada este domingo. Dois candidatos disputam o cargo de Presidente da República. O Téla Nón decide auscultar a sensibilidade dos seus leitores. Expresse a sua opinião votando no espaço sondagem. Espaço aberto até sexta-feira.

78 Comments

78 Comments

  1. Helves Santola

    2 de Agosto de 2011 at 15:42

    Pai Grande, rsrsrsrs

    • l

      3 de Agosto de 2011 at 9:38

      A primeira sondagem ja dava vitoria ao Pai Grande.
      Agora que esta claro para o povo santomense que o EC e pau mandado do PT, a vitoria do Pinto sera esmagadora independentemente do banho que o povo vier receber.

    • Ferreira

      3 de Agosto de 2011 at 18:13

      Esta sondagem é um escandalo! Enganar o povo e levá-lo a votar num ex-ditador será um erro que o Tela-Non se arrependerá amargamente.
      VIVA EVARISTO CARVALHO
      EVARISTO CARVALHO O POVO ESTÁ CONTIGO
      A LIBERDADE ESTÁ COM O POVO

    • STP - Somos Todos Presidentes...!

      4 de Agosto de 2011 at 3:59

      Poema – Eu sou o Téla Nón
      (Dedicatória a um amigo e colega Jornalista)

      Quando eu for Grande,
      Pequeno Jornalista Serei;
      Crescerei construindo peças…
      Crescerei como vem crescendo
      O nosso Téla Nón Digital.

      Quando eu for Grande,
      Serei o mais lido Jornalista Nacional
      Dentro e fora de STP-Téla Nón…
      Saberei ser fiel as leis Jornalísticas
      Canteado e encurvado por um…
      pensar incitante
      Destravado no agir arrastando São-Tomenses

      Quando eu for Grande,
      E muitos mais ao meu redor congregar
      Pequena se sentirá a verdade
      Por mim criada e transportada
      Entre os meus fiéis e amantes leitores.

      E…,
      Quando eu for bastante Grande,
      Seja onde estiver – garantido fica;
      Trarei sempre comigo,
      Uma pequena peça,
      Um padaço sim…
      De Téla Nón em mim.

      Um bem haja a todos
      K. dos Santos

    • xei!

      4 de Agosto de 2011 at 9:37

      bonito o poema!!

  2. Hiostrelino Vaz

    2 de Agosto de 2011 at 16:27

    Não e o que parece, pelo visto a verdade falara por si.
    Pensa…

    • ECAS

      3 de Agosto de 2011 at 12:14

      Votar no candidato dá nossa preferência antes de conhecermos o resultado da sondagem em causa, cria uma expectativa grande em conhecermos o resultado, por isso é k somos motivados a votar. Após o acto de votação, inicia o processamento da Net p/divulgação do resultado, a expectativa aumenta ainda mais e ficamos finalmente a conhecer resultado, resultado esse obtido através daqueles k também passaram por mesma situação de anciedade k nós. E se analisarmos o efeito k o conhecimento do resultado desta sondagem provoca em nós, vamos verificar 2(dois) cenários/sentimentos diferentes possíveis, sendo positivo ou negativo; Se for POSITIVO, sentimos seguros, tranquilos e satisfeitos com n/escolha etc; e for se NEGATIVO, sentimos tendencialmente frustrados, é natural. Mas isto é apenas um indicador k, no meu entender, permite-nos avaliar/medir/quantificar o nível da vontade “sentimento” k maioria tem em relação ao objecto da sondagem, face a um universo (diáspora e alguns utilizadores de Net), mas k tem alguma influência. Na obstante a margem de erros, penso todos nós somos chamados a termos em conta e respeitar e ainda a analisá-los “reflectir” friamente. Mas o k a maioria de nós faz sempre é o contrário, sempre k as nossas expectativa são frustradas, o 1.º sentimento k nos ocorre é de agressão, baixaria, jogo sujo e etc, e dificilmente pensamos numa melhor estratégia para darmos volta a situação ou resultado, ignorando assim valores humanos e éticos de boa convivência. “É preciso haver vontade para mudarmos STP!” é uma das frases muito usada nos discursos do nosso 1.ºMinistro e agora pelo Candidato Pinto da Costa. Todos QUEREMOS mudanças, todos SENTIMOS a urgente necessidade de mudarmos e todos FALAMOS de mudança, mas todos temos dificuldades de interiorizá-la, de pôr em prática, de contribuir, de transformar/passá-la a ACÇÃO, de torná-la REALIDADE! Agora pergunto, se continuarmos a ignorar os factos e a repetir os mesmos maus comportamentos, quando é k vamos conseguir chegar a alguma meta? Será k STP tem metas? Os Santomenses têm consciência desta meta? Os políticos e os seus partidos estão comprometidos com esta meta? Para haver respostas reais às estas e outras questões importantes para nosso STP é preciso CONSENSO, é preciso olharmos para nossa realidade e percebermos k STP é um BARCO k estamos todos e aqueles k estão fora, por alguma razão de circunstância do destino, tem família ou algum BEM neste barco k deve fazer nos a todos dar as mãos para levá-lo a BOM PORTO e se fizermos o contrário o afundamos. Por é k nos dizem e é um facto, k a decisão está nas nossas mãos, quando pararmos de prorrogar o prazo do modo de fazermos as coisas, vamos ter um ambiente e país melhor!
      Se continuarmos a fazer as coisas do jeito k sempre fizemos, vamos ter como é óbvio, os mesmos resultados. E se fizermos diferente, o resultado também será diferente. Pensemos nisso e dêmos as mãos ao nosso STP, no momento que ela mais precisa de nós!
      Ñ paremos de longe a assistir a confusão, como se ñ tivéssemos nada a perder!
      Precisamos de Unidade, Disciplina e Trabalho e acima de tudo precisamos de consenso!

  3. Edjelson

    2 de Agosto de 2011 at 18:21

    Pintooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  4. SOS

    2 de Agosto de 2011 at 18:46

    De facto, a grande maioria dos votantes não têm acesso a internet, por isso, esta sondagem está longe de ser verdade. Mas uma coisa é certa, si cada um de nós nos nossos bairros sencibilizarmos os eleitores para que votem em consciencia e não no dinheiro que a candidatura de EC vai desbanjar, esses resultados aqui exposto ficaria bastante perto dos do dia 7. Por isso vamos fazer tudo para que isso aconteça. Sem dinheiro, mas com o empenho de todos que querem ver um STP melhor, vamos sencibilizar os nossos vizinhos, os nosso amigos e conhecidos para que no Domingo todos votem no Futuro melhor, na esperança que renasce com um presidente copetente, capaz e que se orgulha de ser Santomense. Um presidente capaz de mudar a imagem já bastante degradada de STP no exterior, um presidente que reconquiste a confiança dos doadores, dos envistidores e muito em particular de todos os santomenses.
    Não Basta votar no Pinto da Costa, temos que fazer mais ainda, temos que sencibilisar as pessoas a votar no Pinto da costa e temos que estar alerta a todo tipo de manobras que tentem viciar os resultados das eleições do dia 7. O Pais exige isso de nós, neste momento dificil, mas que pode ser o começo de uma verdadeira mudança na forma de fazer politica neste Pais.
    Viva o povo de STP
    Viva todos aqueles que querem o melhor para este Povo
    Viva a Democracia
    Viva Manuel Pinto da Costa
    O Povo unido jamais será vencido…

  5. Agostinho

    2 de Agosto de 2011 at 19:15

    Viva Pinto da Costa

  6. MALABOIA

    2 de Agosto de 2011 at 19:24

    PAI GRANDE

  7. Francisca Cara Linda

    2 de Agosto de 2011 at 20:08

    Um inquérito importante seria procurar também saber se os eleitores são capazes de mudar de preferência se receberem “banho”.

    • atento

      3 de Agosto de 2011 at 11:18

      acredito que ñ, pork temos visão, e se notares ao povo tambem a tem, o verdadeiro santomense nunca daria a vitoria ao E.C, mas porém ñ discarto a possibilidade de estarem somente a angarianrem o famoso banho… e que no dia 7 logo se vê…

  8. amor

    2 de Agosto de 2011 at 20:23

    JÁ NÃO HÁ VOTO GRÁTIS

  9. Cabo

    2 de Agosto de 2011 at 20:25

    VIVA EVARISTO

    • atento

      3 de Agosto de 2011 at 11:27

      logo vi k ñ percebes nada disso, se calhar nem ñ vens a terra desde década de 90, deixaram tudo a ruinas, tudo deixado pelos colonos e mantido na era do Pinto, olha meu caro desde 90 até então do pouco que fizeram é debilitar ainda mais o que sobror da primeira Republica… Viva, Viva sim, mais Viva o Pinto da Costa….

    • Patriota

      3 de Agosto de 2011 at 18:10

      Desatento, o Pinto vai somente piorar a situação. Vejamos: foi péssimo enquanto ditador, geriu mal o país e humilhou o povo. A Democracia em STP herdou toda a desordem deixada pelo Pinto, mas embora na desordem temos liberdade e com a constituição que Evaristo Carvalho como democrata ajudou a elaborar poderemos todos contribuir para um STP melhor, temos é que trabalhar. Com a eleição de Pinto estaremos a regredir. O Pinto não tem capacidade e nem poder para desenvolver STP e com setenta e cinco anos tenho a certeza da sua incapacidade. “Burro velho não muda” estamos a ser enganados e vamos nos arrepender amargamente como os Guineenses.

    • atento

      4 de Agosto de 2011 at 8:58

      ingénuo, eu caro “Patriota”, por estarmos num Estado de Direito Democratico, as opiniões são lives, por isso quero dizer-te que não concordo com seu comentário,meu caro temos que estar unidos mostrando o verdadeiro patriotismo,mostrando sim com o trabalho, temos é que trabalhar e deixar- mos de apontar o dedo ao outro, é verdade também que a história faz com o passado, passado esse que muitos criticam,pela negativa e positiva, porém águas passadas não movem o moinho. “servi-nos-á de lição” por isso votarei no Pinto da Costa, pork acredito que ele gostaria de mudar a sua imagem que tanto criticam… vou lhe dar essa oportunidade fílo na Legislativas a votar no Patrice. mas convenhamos, o Evaristo ñ esta na altura de ser meu Presidente…

  10. Cabo

    2 de Agosto de 2011 at 20:27

    SONDAGEM FALSO !!!!

  11. Grande madié!!!!1

    2 de Agosto de 2011 at 21:03

    tem que ter muito banha evaristo de cabalo
    muito banho

  12. Grande madié!!!!1

    2 de Agosto de 2011 at 21:03

    tem que ter muito banha evaristo de cabalo
    muito banho

  13. sonia

    2 de Agosto de 2011 at 21:28

    ganha quem tiver q ser o que quermos é ver stp com uma outra cara e credibilidade ao nivel internacional pq do resto ………

  14. santolas

    2 de Agosto de 2011 at 21:43

    O PINTO ja perdeu lol

  15. O ISOLADO

    3 de Agosto de 2011 at 2:09

    O melhor já n há!Vota Pinto da Costa

  16. TATY STP

    3 de Agosto de 2011 at 3:25

    Vamos dar um voto de confiança ao Pinto da Costa.Porque entre mal”P.C” e pior”E.C” que vença o mal.Votemos todos pela nossa consciência. Viva STP!

  17. ADELINO DOS SANTOS

    3 de Agosto de 2011 at 6:52

    Pinto ja ganho

  18. Coisa engraçada

    3 de Agosto de 2011 at 7:27

    Viva Pinto da Costa

  19. Mak

    3 de Agosto de 2011 at 8:01

    Evaristo Ja ganhou……..

  20. Conóbia cumé izê

    3 de Agosto de 2011 at 8:27

    o mundo foi feito em 6 dias.quanto tempo durou a fazer inferno? o demónio teria feito inferno em STP sozinho?…Pinto já ganhou !!!…

  21. Lucas

    3 de Agosto de 2011 at 8:45

    Vota no primeiro quadradinho! Vota pinto! Pinto é a solução!

  22. puto da rua

    3 de Agosto de 2011 at 10:10

    Pinto nao e solucao nehuma senhor Lucas!Estou ca pra ver o seu comentario outra vez quando o senhor pinto da Costa se porventura assumir o poder.Ok?Cuidado com ilusoes meus compatriotas.A prova ja esta mais que evidente quando os politicos prometem mundo e fundos que la chegarem so lhes pede sacrificio e mais nada voces o povo pequeno que estao a torcer de forma fanatica e que pagaram a factura.Tem existido ali muitos comentarios propagandistas,ate aparecem com fotos esperemos pra ver pra crer.Papa garande como dizem esta a vir pra dar pao a todos vos.Viva a democracia plurarista

  23. gigolo

    3 de Agosto de 2011 at 10:33

    Entre alguém k sabe governar e o outro k é pau mandado de um miúdo. Por favor votem no Pinto da Costa
    Tadinho do Evaristo nas campanhas não diz coisa com coisa, super fraquinho, espero com td o banho k ele vai dar k ele perca e aprenda a lição,deixar de ser pau mandado.
    Homem k é Homem tem k ter posição. Aprender a dizer Não.

  24. Rosa

    3 de Agosto de 2011 at 10:36

    votar no Pinto é estragar o voto

    • Susana Cintra

      3 de Agosto de 2011 at 10:53

      Tens Razão.

      Evaristo é que é bom homem.
      Honesto.
      Esteve no Governo de transição, no governo do Miguel trovoada qudo tirou o PCD. Esteve em todos os momentos em que deram uma machadada no nosso país.

      Grande Homem.
      Pais de X+Y filhos.
      Marido de Z mulheres.
      Um Grande exemplo a seguir.

      Fixe.
      Tamos mesmo bem..

    • l

      3 de Agosto de 2011 at 12:57

      EC devia registar tantos filhos que ele tem espalhado pelo pais.

    • jaka doxi

      3 de Agosto de 2011 at 20:20

      E se calhar o tal de “I” também é filho de Evaristo Carvalho.Se não foi registado é porque a mãmã não presta.
      Atrasados mentais.

    • l

      4 de Agosto de 2011 at 8:12

      Sou sim filho nao registado de EC. E sou atraso mental sim. E vc o que es?
      Povo vai por “Pai Grande” la.
      Doeu?

  25. FM 90.05566MHz

    3 de Agosto de 2011 at 10:55

    RESPOSTA:
    Pinto da Costa.

  26. FM 90.05566MHz

    3 de Agosto de 2011 at 10:56

    RESPOSTA:
    Pinto da Costa.
    E será já apartir de 3 de Setembro de 2011

  27. voz do emigrante

    3 de Agosto de 2011 at 11:39

    Ate agora quero que alguem indique algum caso de corupçao no governo do ADI?? nenhum por isso a soluçao é EVARISTO CARVALHO homen de paz e concenso votar no PINTO é voltar outra ves a tortura o povo sabe

  28. zeme Almeida

    3 de Agosto de 2011 at 12:07

    Ate os comentaristas apresntam fotos.Esta senhora da a cara porque?Para nao se esquerem dela?O papa garande se for eleito,acho que ele nao ira esquecer de ti. A Ilusao esta a tomar conta de muita gente.PAPA GARANDE vai trazer pao a todos vos.

  29. Conde de Monte Cristo

    3 de Agosto de 2011 at 12:49

    Viva Tela Nom! Viva Viegas!
    Com essa sondagem podem por ja o cu da garrafa de chanpagne no gelo! E pena como todo mundo nao tem Internet! Vejamos no dia 7. O Conde comemorara com um litro de vinho da palma doce e fresco!E depois, a luta continua!

  30. Danilton Bento

    3 de Agosto de 2011 at 14:58

    Forca PAPA PINTO. Confiamos em si.

  31. verdade

    3 de Agosto de 2011 at 15:11

    A estabilidade de que ora o EC e propala em todos os cantos por onde passa, consiste pura e simplesmente em permitir que o Governo de Patrice governe durante os 4 anos de mandato. Nao significa mais nada.O EC foi candidato do ADI, porque o Patrice nao se entende com mais ninguem em STP.Ele nao sabe trabalhar com a diversidade partidaria e social, somente com suas pessoas da mesma cor partidaria.
    Ora vejamos: se um Presidente da Republica é um arbitro da nacao e arbitra o jogo entre o Governo, Assembleia Nacional e os Tribunais entre outras tarefas, nunca pode ser justo, colocar no campo um arbitro com a mesma camisola do Governo.
    Consequencia de colocar o EC na presidencia é a seguinte:
    Nós sabemos que o Presidente da Republica preside o Conselho de Ministro sempre que ele queira. Se o EC é presidente da Republica, o EC vai presidir o que?
    Sabendo que é o Patrice Trovoada que empurrou o EC para a campanha presidencial contra a sua vontade, sendo o Ec o vice presidente do ADI, sabendo que quem é o chefe todo poderoso do ADI é o Patrice, quem é o chefe do EC é o Patrice, entao quem ira presidir o Conselho de ministro e exigir do Governo a boa governacao, a transparencia, a justica? É o EC ou é o Patrice?
    Nao é preciso resposta porque nós sabemos que Patrice é que manda no EC e nunca o EC ira presidir o conselho de Ministro correctamente.

    Trata-se de um incomodo.
    Se o Governo cometer algum erro, o EC nunca ira criticar ou exigir do primeiro ministro a correccao.
    Se o jogador fizer mal , este suposto arbitro( EC) , nunca dará um cartao vermelho ao jogador Patrice, nunca.
    Quando forem se encontrar, quem vai ter com quem? O EC é que será recebido pelo patrice e nao o contrario.
    O EC nao terá o esculhoes de repreender o patrice pelas falhas eventuais cometidas por seu Governo.
    Por isso, meus senhores e senhoras leitores. O que se quer evitar aí, é que tenhamos o presidente da republica sem esculhoes, sem mando, sem a capacidade moral de exigir do governo coisas novas…
    É por isso que se diz que o EC será um PAU MANDADO do Patrice.
    Votar Pinto da Costa nao significa que este seja o melhor dos melhores. É evitar que o Patrice trovoada, pelo seu comportamento pouco claro, se apudere de tudo.
    Ele só terá no seu poder, o governo, a presidencia, a assembleia nacional, e por consequencia os tribunais(porque com o dinheiro que ele compra as pessoas, é facil comprar os 2 deputados na AN para completar 28), é facil ele comprar os juizes etc.
    Vamos evitar que o país tenha uma pessoa só(com as instituicoes fracas que temos e a justica que nao funciona) a mandar e desmandar como nos paises africanos do tipo libia, gabao, etc
    nós sabemos que os africanos, até entao nao demonstraram o sentido de boa governacao e respeito pelos seus proprios concidadaos.

    Se fosse um regime presidencial, teriamos outras instituicoes ad hoc responsaveis pela boa governacao e transparencia nas accoes do governo, quando nao, nao vale a pena deixar o país e o poder todo a uma pessoa pouco clara.

    • Povo

      4 de Agosto de 2011 at 18:38

      Se um apoiante de Pinto diz isto é porque temos mesmo motivos para nos preocuparmos: O PINTO SE FOR ELEITO VAI MESMO DERRUBAR O GOVERNO E INSTAURAR A DITADURA. O mau exemplo da Guiné-Bissau não nos serviu de exemplo somos mesmo os imbecís Nº2 da CPLP,com a liberdade com o futuro nas nossas mãos escolhemos a ditadura. Nem quero acreditar que mesmo os que vivem em Portugal achem que Pinto trará mudanças positivas à STP. Não se deixem levar por complexos de inferioridade de terem um presidente sem formação superior, tb Lula não tinha formação superior e foi dos melhores presidentes que o Brasil já teve.A Comunidade internacional deve sim estar a espera para rirem-se da nossa imbecilidade de votar em liberdade num ex-ditador.

      Vamos pensar em STP, para frente é que é o caminho, nunca para trás!

      O voto em Evaristo Carvalho deve ser o voto útil, o voto que pensa no colectivo em detrimento do particular.

    • Helves Santola

      7 de Agosto de 2011 at 1:17

      Parabéns, Verdade, tbem acredito nesta verdade!

  32. SOS

    3 de Agosto de 2011 at 15:16

    Não sei se viram o tempo de antena de ontem! que tristeza, um jovem formado, que esteve na Geração Experança a fazer politica da mais baixa e suja que já se viu, é assim que os javem do ADI querem mudar o Pais? Fazendo politica de ataques pessoais em vez de apresentar soluções? É assim que se pretende resolver os problemas do Pais? Si esse tipo Jovem é o futuro deste Pais, então estamos bem mal…
    Estou convencido que o Levy disse o que disse porque lhe mandaram dizer, não quero acreditar que um jovem com as capacidades que tem, tenha optado por esta forma retrogata, baixa e suja de fazer politica.
    Não podemos seguir nessa de que na campanha, vale tudo… fora oas que praticam esse tipo de politica
    Votemos em quem apresenta soluções para o Pais…
    Mostremos aos politicos que sabemos distinguir o que é podre e o que é Bom
    No dia 7, votemos no Primeiro quadradinho
    Vote Pinto da Costa
    Viva STP

  33. Madalena

    3 de Agosto de 2011 at 15:25

    Eu não votei nem votarei no Pinto da Costa.
    Mas se Pinto for vencedor destas eleições, voces vão ver o pode acontecer.
    ADI, deve subtituir o 1º Ministro, tudo indica que o Secretario geral possa ser indicado. MAs como se trata de um choque geracional grande e grave, de duas uma, ou se demite alegando ingerencia do presidente, ou se fragiliza politicamente. Vamos pensar bem. O Povo miudo tem sempre razão.
    As tropas de Angola estão ja de malas aviadas.
    Pinto não serve!

    • jaka doxi

      3 de Agosto de 2011 at 20:24

      Madalena as tropas angolanas até já visitaram o país depois da primeira volta das eleições presidênciais.Só visto.

    • Zidane

      5 de Agosto de 2011 at 17:12

      Disparate!!!. Só pode ser coisas de campanha:

    • jaka doxi

      3 de Agosto de 2011 at 20:29

      Depois das eleições vamos saber quanto é que os jornalecos do Tela Non receberam para fazerem este tipo de campanhã.

    • Helves Santola

      7 de Agosto de 2011 at 1:20

      Como assim?

  34. Madalena

    3 de Agosto de 2011 at 15:28

    Se Pinto ganha, Patrice trovoada encontra uma grande desculpa para não governar. Com um Programa e orçamento de estado a pensar em Libia, só tem é que demitir, deixar o Pinto com País, logo o Povo lhe dirá RUA Pinto.

    • Mimi

      4 de Agosto de 2011 at 13:03

      Penso que se o Presidente eleito for o Pinto da Costa, resta ao Patrice Trovada tomar a postura de bom Primeiro Ministro (eleito e empossado há um ano), trabalhar, porque aliás foi para isto que foi eleito no ano passado e nao se preocupar com quem quer que seja o Presidente uma vez que cada um assume o seu papel. Era bom que ambos também fizessem um exercício de humildade, porque a democracia assim o exige (pelo bem e por respeito aos eleitores). O país é de todos, acho. Do mesmo jeito que os parlamentares deixaram o PM seu governo trabalhar, como alias O Primeiro Ministro, o seu governo e apoiantes pediram, também o novo Presidente o fará. Nao é necessário fazer barulho, antecipar crises (forjadas por antecipacao) nem desejar que as ditas crises se instaurem… O país pertence-nos e é bom cultivar o sentido de Naçao.

  35. ze cabra

    3 de Agosto de 2011 at 17:36

    pais sem rumo ainda vao deitar lagrimas grosas quando o ditador estiver no poder mas cada um tem aquilo que merece

    • Mimi

      4 de Agosto de 2011 at 12:26

      O PT nao é menos ditador que o PC. Só nao teve ainda a oportunidade! Daí a ansia de por o EC na presidência… Meio caminho andado…

  36. Governo arrogante mecê confiança povô

    3 de Agosto de 2011 at 17:38

    Sondagem falsa ou não, não importa,no dia 7 de Agosto vamos dar a victória ao Pai Grande,quer queira ADI, quer queira os PAUS mandados pelo Patricio Trovoada.A camada jovem e intelectual já apercebeu do jogo deste governo,a questão que colocam de estabilidade é uma treta…
    Falam em estabilidade, agoro pergunto ao Governo que tipo de estabilidade deram até então com tanta gente a passar fome,com falta de água e energia,com sálarios míseros e baichos, com um aumento totalmente insignificatico,com um governo formado por arrogantes da primeira, um governo que pensa que sabe tudo,não escuta os Directores e os técnicos,que estabilidade é esta?
    Com um governo que pensa que autoridade de estado é intimidar a população com tiroteios,a população de Milagrosa exige e reivindica o líquido mais precioso do mundo,a energia élecrtica, os sinais de telemóveis e é recebido com ataques por parte do Governo enviando polícias para prender pessoas,que tipo de estabilidade é esta?
    Estivemos convosco na lesgilativa passada,mas por aquilo que já demonstraram e estão demonstrando estão em queda livre para terem juízo que quem manda é o povo.A vossa arrogância e de alguns membros do ADI será a vossa derrota,porque o poder não se conquista e consolida com arrogantes.
    Portanto o pau mandado de ADI e de Patricio Trovoada e o Levy que é outro pau mandado de Patricio,que já pensa ser dono da verdade e que não deicha de ser outro super arrogante,mesmo dando banho de cabeça aos pés seram infelizes no próximo domingo para darem conta que ADI ESTÁ EM QUEDA LIVRE.
    O pai grande tem presença nacional e internacional,é democrático,algo me diz que será um bom árbito para a jogada do Governo de Patricio Trovoada,então trazer argumentos do passado de pancadaria,não resulta,porque em qualquer lado quando a uma grande desobidiência e anarquia umas borrachas não faz mal a ninguém…
    Fui meus cambas e arrogantes do ADI e do Governo.
    Nota 20 para Pinto da Costa na sua campanha.
    Nota 2 para Patricio Trovoada que pensa que sabe muito da democracia.
    Nota 10 ao pau mandado de Evaristo porque não tem culpa,aliás o própio nome já justifica…Pau mandado.
    Nota 5 ao outro pau mandado Levy Nazaré.

  37. sulila miranda

    3 de Agosto de 2011 at 18:23

    De que o próximo Presidente da República´será Pinto da Costa, não há dúvidas, porque o povo assim quer! Mas muito cuidado minha gente, esses malfeitores têm muitos truques. Cuidado com a falha energética no hora da contagem dos votos. Caso tal coisa ou coisa semelhante venha a acontecer, caiamos sobre eles, deta vez surra nelas, seja ele quem fôr. VIGILÃNCIA REDOBRADA minha gente!

  38. amor

    3 de Agosto de 2011 at 19:17

    ABAIXO ABEL VEIGA . ABAIXO PINTO DA COSTA.
    VIVA EVARISTO DE CARVALHO. VIVA A DEMOCRACIA.

    • Edjelson

      4 de Agosto de 2011 at 0:56

      Por acaso sabes o q é a democracia???

    • Zangado com Ditadores

      4 de Agosto de 2011 at 18:44

      Edj.. quê? nome de vomit…? Democracia é o que temos com a actual constituição e que não tinhamos no tempo do Pinto.
      Não sabes tb o que é democracia pois não, pq só sabes o que é nepotismo e interesserismo.

      Os apoiantes do Pinto são definitivamente os maiores destruidores do país.

  39. JOSE TORRES

    3 de Agosto de 2011 at 22:19

    O Evaristo foi aluno do Pinto da Cosda. Entao como um aluno pode saber mais q o seu professor ou entao as coisas nao tem sentido.
    Forca Pinto da Costa Pai Grande.

    • Alberto Sousa

      4 de Agosto de 2011 at 1:33

      Entao Jose Torres, nao sabes que um aluno pode vir a ultrapassar o seu professor, em termos de conecimentos, se evoluir academicamente. O seu discurso so serve para enganar os ignorantes iguais ao Senhor.

    • Alberto Sousa

      4 de Agosto de 2011 at 1:34

      “conecimentos” conhecimentos

  40. paulo

    4 de Agosto de 2011 at 1:26

    Na verdade o povo esta entre a espada e a parede, lamentavél vai ser aceitar um desses ai ser o novo presidente de STP, o país não merece ter um deles no seu comando, a populaçao deveria voltar em branco! não tem nenhum melhor que esses dois marmanjos, andamos mal heim!

    • Zangado com Ditadores

      4 de Agosto de 2011 at 19:06

      Paulo, somos um povo cheio de complexos que está prestes a preferir um ditador a um político honesto, trabalhador, democrata e patriota.

      Se votarmos no Pinto pq pensamos que é um grande intelectual pq apresentou um manifesto de campanha em forma de livro que ninguém sabe quem o escreveu, pq esteve durante 20 anos sem nada fazer senão preparar-se para nos lixar a vida, então vamos nos arrepender e a comunidade internacional vai se rir de nós e vai nos atirar para o mesmo saco dos imbecis da Guiné-Bissau que elegeram o Nino e posteriormente viram a sua liberdade posta em causa e tiveram que o matar para restituí-la. A comunidade internacional está a preparar-se para dizer: “Quem diria estes Santomenses que se armam em intelectuais a serem enganados por um ditador e preguiçoso”.

  41. lino

    4 de Agosto de 2011 at 8:31

    pinto da costa, CLARO!
    viva!
    eu só sei que vou votar pinto da costa.
    No passado nao gostava do homem.
    Mas dado o cenário que temos, penso ser o melhor.
    Apoiemos pinto da costa, amigos.

    • Helves Santola

      7 de Agosto de 2011 at 1:42

      Ta aí…vamos deixar o rancor de lado!

  42. lyetet mendes

    4 de Agosto de 2011 at 10:50

    que vença o melhor …….e o melhor e o PINTO DA COSTA

  43. FM 99.05566MHz

    4 de Agosto de 2011 at 12:15

    6ªFeira-5/Agosto/2011-15H30
    “ PRAÇA YON GATO EM FESTA “
    Santomenses que apostam no futuro para STP!
    Todos os que votaram. Os indecisos:
    Vamos todos ao Grande Comício de Enceramento+Festa Natalícia de Pinto da Costa
    Vamos cantar “Parabéns”.Mas atenção!
    Ainda não vamos entregar o “Presente”de aniversário.
    No dia 7/Agosto vamos dar-lhe um grande presente que é: com um ” X ” no 1º Quadradinho.E no dia 8 vamos todos juntos celebrar com uma passeata.
    Vamos todos comprar este presente.
    Vamos todos no dia 7/agosto votar no Pinto da Costa
    Votar no 1º Quadradinho
    Votar no !!!PINTO DA COSTA!!!PINTO DA COSTA!!!
    !!!VOTA!!! !!!VOTA!!! !!!VOTA!!!

    • Zangado com Ditadores

      4 de Agosto de 2011 at 18:56

      Lembro-me dos comícios de horas na Praça Yon Gato, daquele tempo em que eramos obrigados a ir ao comícios pelos comités de zona. Esparavamos debaixo de sol e depois de desesperar lá chegava o gajo, o ditador, com os seus discursos fantasiosos, os mesmos que utiliza para enganar os parvos actuais que o apoiam.

      A verdade é que quando chegava a casa não havia água para um banho refrescante, não havia luz, e tinha que comer milho com coco para matar a fome pq o feijão para comer com sal,não cozia.

      Actualmente, graças a democracia que trouxe a liberdade do meu pai ser criativo e da sua grande determinação para o trabalho, não nos falta nada lá em casa.

      Podem ir, que tenho a certeza que se vão arrepender. Povo sem cabeça!

  44. come dorme...

    4 de Agosto de 2011 at 12:51

    se todos fosse como eu ninguém saia de casa para ir votar .. pk isso é uma pouca vergonha k estamos assistir entre duas pessoas k ja têm vida feita e a esbanjar dinheiro dps pra colocar a população com a barriga na miséria qdo tiverem a governar,, e enquanto a parte do país onde a população vive em baixo da linha de pobreza.. vamos abrir olho gente vamos dar um basta nisso ….

  45. cobaia

    4 de Agosto de 2011 at 15:08

    Que venha o melhor

  46. Gamer martins

    4 de Agosto de 2011 at 15:58

    Nós fizemos uma má brincadeira e muitos ja começam a chorar e a contar o passado, o passado não interessa mais.
    Qual é o prezer que dá a uma pessoa ser duas vezes presidente da republica, no mesmo Palacio, no Mouro da Trindade, Outra vez?
    Dá mesmo prazer!!
    Deus nos acuda!!!

  47. O MAIS CERTO

    5 de Agosto de 2011 at 15:50

    O Pinto arrependedrá de se ter candidatado. Vota Evaristo de Carvalho. Abaixo o velho ditador…..

  48. Deus tem poder

    5 de Agosto de 2011 at 17:17

    DEUS TEM PODER. DEUS sabe o que passa no coração de cada candidato e todas manobras mirabolantes que estão por detras de cada candidato. Eu peço a cada candidato que pense em DEUS como um salvador da nossa Pátria, não eles, porque só com DEUS poderemos vencer as armadilhas do demónio e conquistar os corações do nosso povo. Discurssem com DEUS ( com coração, com verdade, ect ), não promotem o não podem cumprir, digam sim o que são capazes de fazer com ajuda de DEUS. Eu amo o meu DEUS e gosto muito do meu País, da minha família e outros que me são queridos. Sejam vocês próprios, sejam verdadeiros, digam eu aceito a mão de DEUS para vencer esta eleição e prometo cumprir tudo que DEUS, através do Espirito Santo me inspirar para fazer em bem deste povo, serei fiela a meu DEUS sobre todas coisas e respeitarei os DEZ Mandamentos da Lei de DEUS. Amém. Que o Espirito de DEUS abaixe sobre este povo e que todos os espirito diabólico sejam consumidos com fogo do Espirito Santo. Amém. Que a Rainha dos Céus cobrete todos Santomenses com o seu manto protetor, para que todos sejam protegidos das sombras diabólicas do demónio. Amém. Assim seja e assim será. Que ganhe aquele que se arrependeu e aceitou DEUS.

  49. espiritosanto

    6 de Agosto de 2011 at 20:18

    evaristo n tem pustora eu axu k ele ffoi o aluno mas borro da turma e tomo muito xicote na cara e ele e tem k fazer muito exercicio fixico e muita operacao na cara

  50. arelitex

    8 de Março de 2014 at 15:59

    estás-se a falar de um assunto , sem pés nem cabeça . .estamos independentes á 40 anos .digam-me na pratica com exemplos no terreno o que foi feito para bem do povo . o que é que os presidentes fizeram até agora . o senhor Pinto da Costa está lá incluído ,como outros . de á 40 anos para cá , só deixaram aumentar a miséria . nem serviram de travão a tal acontecimento . eu gosto de falar de pessoas que tenham valor . para mim este assunto nâo têm interesse .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top