Qual a avalição do público leitor em relação ao mandanto do Presidente Fradique de Menezes?

O segundo mandanto do Presidente Fradique de Menezes termina no dia 3 de Setembro próximo. Fradique de Menezes fez 2 mandatos num total de 10 anos, com uma particularidade. Sempre ganhou as eleições presidenciais na primeira volta e de forma clara. Qual a avaliação que o leitor faz do mandato do Presidente da República cessante?

  1. img
    kua li tasondu Responder

    Extremamente negativo! nao fez nada.infelimente governou 10 anos.

  2. img
    Buzio sem pena Responder

    Péssima,quedas de gorvenos, instabilidades, aumento da corrupçao, desorganizaçao organizada a todos os níveis. Nota final ZERO.
    Vai em paz.
    Fui…

  3. img
    santa catarina Responder

    Infelizmente chega ao fim de 10 anos e constatamos com tristesa que nada foi feito. No meu entender tinha condições de fazer muita coisa quer no primeiro mandato como no segundo. No primeiro poderá ser perdoado mais no segundo não existe perdão foi mesmo de má fé.
    Espero que ele recolha e fique calado não estando ainda mesmo fora lançando achas a fogueira, como é o seu estilo recordo a questão do arroz.
    Desejo um bom descanso e que cuide das suas empresas e tente baixar o preço do cimento e aumentar o preço do cacau.
    Ainda bem que existe a democracia.

  4. img
    ir.jordao Responder

    Infizmente o povo de stp caiu na conversa deste homem ,o pior é duas vezes uns por ingnorancia outros por odio do PINTO outros mas lucidos por má fé .na minha oponiao o FRADYKY seria ultimo homem para ser presidente de um pais . E agora era precisso pedir a conta antes k ele fuja para Belgica k o estado apropriava uns bens como Favorita para bens das crianças stp.

  5. img
    De Longe Responder

    Julgo ser desastroso e de uma forma geral negativo. Dez anos de macha ré enfim.
    Nao soube representar condignamente o seu papel por isso merece a NOTA ZERO.

    Saudaçôes Calorosas.

    • img
      De Longe Responder

      Eu já vinha sendo o De Longe desde que comecei a fazer comentários. Qual é o propósito de adoptar o meu nome fitício sem tal como ele é?
      Eu estava a ser incómodo?

  6. img
    ZÉ POVINHO Responder

    Decepção total.Tinha tudo na mão:Parlamento,Governo,Câmaras e a propria presidência,condição para governar sem problema e conduzir o país ao desenvolvimento.Criou conflito com tudo e todos e consigo proprio e ao fim dos 10 anos resultado ZZerro Negativo(-0)criando condições para que o Pinto da Costa risse dele e dos ditos da mudança.Creio que ele está saindo com vergonha de sí e do povo,demonstração disso é a recepção do Pinto da Costa no Palacio no estado em que está depois de ter recebido nas mão do Miguel Trovoada pintado,cercado e limpo.Irá pagar por isso um dia por ter enganado o povo.

  7. img
    Malébobo Responder

    Ainda que fosse um analbeto, fazendo avaliação deste senhor, nota 0,
    individo falso, traçoeiro, fala barato, coisa com coisa, portanto foi assim que aconteceu tudo desta triste fegura, até a proxima Fradique, vai favorita a eterno descanço em paz

  8. img
    Davila Dote Maduque Responder

    As palavras são de prata e o silencio de oro…

  9. img
    Daniel Responder

    Péssimo e Desonesto.

  10. img
    sulila miranda Responder

    Credo! Foi o pior que nos aconteceu! Mas não vou culpa-lo porque a miséria fez com que o povo fosse atraz de uma dúzia de tostões, algumas chapas de zinco e lá sta, foram encarneiradas votas no Dik, pois, desta vez preparam o mesmo para as pessoas com menos conhecimento e menos informação, só que tiveram azar porque o povo de Agua Grande já não é o mesmo de outrora, que se deixa veder. Por tudo isso mandemos o desgraçado pra casa e justiça com ele, porque roubou por vício, atendendo que ele não precisa, pois não tem filho-

  11. img
    Caralha Responder

    Acho Zero uma boa nota. Mas o Madiê têm (-20).

  12. img
    gostoso Responder

    Não foi de todo saudável o mandato do Fradique! Tudo porque o presidente tinha dificuldade em separar o Publico do Privado.A magistratura que deveria ser aplicado não se achou.Contribuiu para queda de muitos governos. Enfim, infelizmente dirigiu a nação durante 10 anos.

  13. img
    Jovem Santola Responder

    O que ele fez de melhor foi BANALIZAR O CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE STP!!!!

    • img
      Jovem Santola Responder

      Aliás, o que ele fez melhor….

  14. img
    Mé-Xuba Responder

    Já tive ocasião de manifestar neste espaço, que no meu ponto de vista S.Tomé e Príncipe só teve até então dois Presidentes: Manuel Pinto da Costa e Miguel Trovoada. A escolha de Fradique de Menezes foi a maior asneira que o eleitorado santomense cometeu. Este foi o maior arruaceiro que conhecemos em S.Tomé…

  15. img
    Barão de Água Ize Responder

    A Presidência de Fradique e os governos que com ele governaram STP, mostra à saciedade de STP voltar ao Presidencialismo, MAS Democrático! O Sr. Pinto da Costa mostrou no passado o que não deve ser o Presidencialismo.

  16. img
    Afinal... Responder

    Afinal pelas notas ao presidente cessante parece que não soubemos votar e continuamos sem saber.
    Fomos atrás, por duas vezes, de alguém que nada fez pelo país e somente encheu os seus bolsos com negócios incompatíveis com o cargo de presidente. Sai mais rico do que entrou, após esbanjar milhões com cervejas, camisolas muita lábia, populismo e promessas por cumprir.

    Quando começarmos a pensar no futuro com mais seriedade escolheremos um presidente
    que cuide do país. Por enquanto vamos tendo aqueles que merecemos.

    Vá em paz e tenha muita saúde para se divertir e beber muitos whiskys e Chandons a beira da piscina e rir-se dos que beberam a sua cerveja, vestiram as suas camisolas e acreditaram nas suas promessas.

  17. img
    Matabala Responder

    Na realidade, qualquer cargo deve ser ocupado por pessoas com competencias para tal. Ele comprou o lugar e ficou ai a ver o tempo passar…
    O mesmo poderá acontecer com os seus sucessivos sucessores se o povo continuar a se deixar comprar por uma bagatéla de nada…

  18. img
    ZTV Responder

    Infeliz nas suas declarações o que gerou mal estar na república. Não tem éctica para ser chefe de estado, não cumpriu o compromisso que havia assumido com as crianças e talvez o pior presidente da história desta nova república. balanço é claro negativo.

  19. img
    caboverdiano Responder

    homem tem posicao desses galos de madalena que vuou apenas comuma asa e alterrou em favorita, o senhor nao nos deixa saudades so disulizao maldita hora man mais bem de agua agua leva ya

  20. img
    Santos e Santos Responder

    10 anos 10 primeiros Ministros, 50 anos de retrocessos para STP, parece um sonho mas é verdade vai entrar no guinnes o pior são os jovens e crianças deste nosso País, se isto continuar ou tentar continuar STP corre o risco de cair no esquecimento do mundo nem aviões nem barcos virão a esta terra.Quem avisa amigo é.

  21. img
    Manga pada Responder

    -ioo

  22. img
    Manga pada Responder

    pouca vergonha

  23. img
    Perola Responder

    Nao gosto de politica nem de politicos, e essa foi a unica parte que em muito o Fradique não me desapontou fazendo valer o voto que lhe dei. Vi os comentários todos e se me permitem acho que ate estarmos na posição de fazer algo todos achamos que será fácil executar ou criticar.
    Receio que o problema de maior que o Fradique enfrentou (MLSTP – Sr. Branco) O Pinto também venha a enfrentar (ADI – Sr. Patrice), embora diga-se de passagem Pinto com ou sem apoio partidário e poder politico. Resumindo, podia ter sido melhor mas não foi mau. Deixem de ser pessimistas e fassam a vossa parte e o meu conselho.

  24. img
    Santa Marta Responder

    Se ele esteve lá como presidente e concordou que o produto do último bloco ilicitado não deve ser investido em S. T. P, ele na realidade merece nota -50

  25. img
    TATY STP Responder

    Pior impossível. Nota 100% negativo.

  26. img
    mosssad Responder

    tambem a sensura no TELANON?
    tenhem medo de que??/

  27. img
    Edjelson Responder

    Eu lembro qd tinha 10 anos, e esse gajo disse: O meu compromisso é com as crianças. Também disse mais babuzeiras que no fim nada foi feito.

  28. img
    MÉ SOLO Responder

    O Fradique de Menezes teve tudo para fazer dois mandatos brilhantes, o povo gostava da sua popularidade, infelizmente não o fez, cometeu vários erros,disse várias vezes coisas que não devia,deu dito por não dito,demitiu vários governos, meteu-se onde n devia, em suma defraudou os santomenses. Assim, vai deixa o Palácio cor de Rosa com nota NEGATIVA. Foi arbrito MEDIOCRE

    Prometeu em dois anos tdo fazer p este povo,caso contrário regressaria a sua quinta, resultado zero.

    Por incrível q pareça, andou tão distraído, talvéz preocupado mais com os seus negócios que nem sequer preparou o seu sucessor.

  29. img
    Conde de Monte Cristo Responder

    Sejamos Justos! Fradik nao teve culpa de nada. Fez tudo que estava ao seu alcance. Todos sabiam como ele era, o que ele era e quem era ele! Todos sabiam, incluido o grosso povo que lhe elegeu. Maoir ou unico exportador de cacau, maior e quase unico importador de cimento. Maior Homem de negocio oficialmente declarado da Republica. As vezes falava como empresario experiente, as vezes como Presidente. As vezes falava como PR, as vezes como presidente de MDFM/PL.
    Portanto Fadique nao teve culpa de nada! Sempre disse as coisa claras em voz alta e em bom son! Nunca disse o dito por nao dito. As pessoas e que quiseram se aproveitar dele como vinham se aproveitando. E ele mostrou a todos que nao se tratava de um palerma!
    Apesar do seu temperamento, pareceu ser um individuo com capacidade de tolerar, de perdoar e tambem de pedir perdao.(fez isso quando por lapso utilisou a expressao ESCOMALHAS). Foi um presidente que realmente sabe o verdadeiro valor da palavra “Bom senso”, graca ao qual foi capaz de voltar atras uma decisao, que ia por em causa gravemente o pais, mesmo ferindo fatalmente a constituicao, quando demitiu o Primeiro Ministro e mandou formar outro governo.
    Considero Fradik, como um exemplo de nao deve usar o outro para atingirmos os nossos objectivos, porque aquele que usa o outro para o seu proveito sera ele proprio usado para o proveito do outro!
    Fradik teve uma presidencia aberta, democratica. Houve querelas politicas como e normal num estado direito democratico, mas houve paz, estabilidade social,e nao houve sangue!
    Ao nivelo economico e financeiro o pais nao conheceu grandes cerscimentos.
    Agora teremos que rezar para que as coisas corram melhor, caso contrario, contrariamente a que muitos disseram, muitos irao ter saudades do GRANDE FRADIQUE!

  30. img
    Valuma Responder

    Qual é a bitola para AVALIAR O DESEMPENHO DE UM PR? Acho esta questão muito subjectiva quanto aos resultados obtidos. A formula para avaliar um PR não podem ser por factores emocionais. O seu Projecto Político foi cumprido? Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

  31. img
    Zémé só Responder

    Prestou mui mau serviço ao país.Faltou ao nosso presidente elevação e postura de chefe de estado, infelizmente não teremos saudades, o que é de lamentar,acabando por fim por banalizar o cargo.

  32. img
    Coisas & Lugares Responder

    Coisas & Lugares – (17-08-2011). Sem comentários e polémicas à parte.Insurjo-me apenas para dizer:Simplesmente inqualificável.Um prejuízo social, associado à vergonha nacional,cuja factura é bem alta e vamos ter que pagar até a ultima geração.A avaliação que faço acerca da prestação do PR cessante,o Srº Fradique de Menezes ao longo destes 10 anos do seu mandato é de nota Negativa – (-0),e o ZERO é muito pouco se de facto existisse a classificação inferior com todo respeito.Mais enfim,sou obrigado a admitir que a culpa é dos seus boys que o colocaram na cadeira do poder e de quem eventou a aritimética. Muito obrigado aos internautas em geral e em especialmente ao Tela Non pela oportunidade que nos foi concedida para podermos pronunciar sobre esta matéria!Já o tinha dito em diversas ocasiões sem perconceitos e nem tabús!Estamos juntos para reerguer das cinzas este Edifício. Na vida como na política faz-se com a verdade e porque um povo nuca demite-se das suas responsabilidades é a mensagem que deixo ficar para a reflexão de todos nós. É preciso acreditar!Coisas & Lugares.

  33. img
    Bem ni wê mali ni tlachi Responder

    Foi positiva, explico porquê, porque ele disse que tinha compromisso com as crianças, ele fez muita coisa para crianças uma delas é redução do paludismo, outra coisa levar instabilidade politica….etc tem mas coisas pra falar não pode nos estamos em terra de gente.

  34. img
    Tatiana Responder

    Na minha opinião foi exaustivamente péssima, ou melhor, deploraste, deplorável………tudo de mal que existe.
    Mas não só dele como de todos que até hoje governou.
    Devemos por a mão na consciência e ver o que é obvio esquecendo do favoritismo e cunhas. Pois estamos aqui para falar a verdade.
    Olhem para o nosso país, está à afundar-se cada vez mais. Minha gente abra os olhos, não foi só devido o ex. Presidente Fradique, mas sim, por todos que até hoje passaram pela governação. Um pior do que o outro. Nenhum capacitado. Meu Deus, isso é triste. Só fazem o nosso país passar por ridículo.

  35. img
    Fradiquista Responder

    No meu entender o Homem fez optimo mandato senão não seria reeleito. Dentre outros feitos conseguiu engajar a China Taiwan no projecto de erradicação do PALUDISMO (ainda se lembram do paludismo?)Por outro lado o Homem conseguiu que se o apoio para construção da Central de Santo Amaro. E tem mais…o nosso Fradique conseguiu que através da China Taiwan várias equipas médicas daquele país viessem para o nosso de modo a nos ajudar. E os nossos irmãos que estam por lá a estudar?
    Outra verdade importante: O Presidente não governa…quem o faz é o Governo.
    Pra mim nota 1000 para o Fradique.
    Quanto a vcs…se não concordam com a nota, problema é vosso.
    PS: Nunca recebi nada nas mãos dele.
    Parabéns pelo seu mandato Fradique

  36. img
    Arnaldo Responder

    Infelizmente daria nota 0 para o Fradik.
    São Tomé e Príncipe continua na mesma e sempre continuará se nada for feito e se o povo não reagir.
    que deus abençoe os santomenses.
    abraços

  37. img
    Verdade Verdadeira Responder

    lê-se “…deve ser …por …fraudulenta

  38. img
    Verdade Verdadeira Responder

    A nota á atribuir ao fradik difere-se:
    politicamente,classificaçao -0. mt mau.
    fez figura de corpo presente.
    Ao nível pessoal,esteve no lugar certo,conseguiu sustentar os seus lobis, nota 10.
    Conclusao, foi um pessimo homem e um presidente que o povo nao deseja venerar.

Deixe um comentario

*