Sondagens

Qual a avaliação que o leitor faz dos primeiros 12 meses do governo de Patrice Trovoada?

Credibilização da classe dirigente para uma boa governação, crescimento económico para mais e melhor emprego, organização e coesão nacional para uma melhor inclusão e inserção estratégica do país, reforço da autoridade do estado para maior segurança interna e externa. São as linhas de força do Programa de Governação aprovado em Setembro de 2010 pela Assembleia Nacional.

    28 comentários

28 comentários

  1. Porto Real & Sundy

    10 de Outubro de 2011 as 14:28

    Patrice Trovoada deve governar e terminar o seu mandato.
    Deve impor mais reformas sem dó nem piedade. Só assim poderá merecer a confiaça do eleitor.
    Atuação concreta.

  2. Francisco Ambrósio Agnelo

    10 de Outubro de 2011 as 15:51

    Como é o costume, todos prestam o juramento que é o compromisso com o povo, em fazer cumprir o que está plasmado na lei, prevalecer o diálogo… tem-se surgido no governo o rótulo de costas voltadas para o problema. A incapacidade em lidar com diferentes matérias culmina com o deixar- andar e que o problema se resolva. Muito preocupado com a nação, o governo tem conseguido justificar a sua qualidade através da inocência… É má!

  3. mina téla

    10 de Outubro de 2011 as 20:48

    Não tenho nada a dizer, é muito pouco tempo para tirar conclusões precipitadas mais deixo um concelho:
    Espero que no fim do seu mandato não venhas com pedido de desculpa pelá má governação…

  4. Sr Lei

    10 de Outubro de 2011 as 22:09

    A avaliar pelo último relatório do FMI http://www.imf.org/external/np/sec/pr/2011/pr11328.htm, o desempenho da economia santomense, noa ultimos anos, tem sido boa, prevendo-se, mesmo, para 2011, uma ligeira, melhoria, comparativamente, ao ano anterior. No entanto, dado que ao nível nacional, não é fácil, para não dizer impossível, obter qualquer dado macroeconómico credível (quer do BCSTP, Finanças, INE ou mesmo o Ministério do Plano e Desenvolvimento), considero que este desempenho é fruto do acaso. Este governo e muitos dos anteriores parecem governar a base da “astrologia” e por isso, da minha parte levam uma apreciação negativa.

    • Santa Marta

      11 de Outubro de 2011 as 10:28

      FMI é prol dos incopetentes. O que gostarias que o FMI dissesse que está tudo mal? É o FMI que traça os planos para seus lacaios e ele tem que apoiar. O povo é que está no sofrimento e injustiças. Um sector recebe 20 milhões e outro recebe dois. Os juristas a comprarem espaços na mão dos adolescentes e cercam como muitos dirigentes fazem. o que este governo fêz.

      • Tito

        11 de Outubro de 2011 as 19:31

        Tudo isso é verdade. Mas, o que devemos estar conciente é que só uma pessoa não pode melhorar o STP que está no poço. Todos nés devemos colaborar lá onde estivermos, porque nimguem, seja ele quem for, de que partido for não possui varinha mágica para melhorar o stp. Todos devemos trabalhar, participar lá onde nos estivermos. Sabutando os trabalhos do governo, estamos a enterrar ainda mais stp. Vejo no Dr. Patricio Trovoada a vontande de fazer e fazer muito, ele tem apostado em pessoas de diferentess bordos, tem governado na transparencia, sem escandalos, e esperemos que continue assim. è certo que naa sua equipa existem certos que ainda têm que prouvar muito.

        Quer deixar um apelo a todo santola, paremos com sabutagem, paremos de defender interesses particulares, e juntos salvamos o nosso lindo e maravilhoso país. Dexemos de chamar os outros de incompetente, porque se os anteriores governos foram competentes, então porquê é que estamos nesta situação? si nunca sofremos guerras nem catastrofes naturais.

        Povo santola fica esperto e bamo junta mon

  5. Afonso Pereira

    10 de Outubro de 2011 as 22:39

    Quando eu vejo esses resultados,mais tenho certeza que cada povo tem os dirigentes que merecem, com toda essa brincadeira que anda ai, negociatas sem licitação publica,governantes escolhendo jornalista que lhes convém pra dar entrevista, ter visão contraria ao governo é sinonimo de demissão, e ainda assim vejo que tecnicamente esta empatada os que aprovam e desaprovam o governo?!

    Zentxi muclucu cá fé xintxi matá sum dê, êlê só ca môlê ni son plumêluê.

    • Afonso Pereira

      10 de Outubro de 2011 as 22:41

      quiz dizer:… pótó ni som plumêluê

      • Joana

        11 de Outubro de 2011 as 10:32

        Este governo depois de uma entrada com algum dinamismo perdeu toda a racionalidade, sentido reformador, capacidade de mobilizar o povo para a mudança, sentido de Estado, coerência institucional, capacidade de ouvir e negociar com outros órgãos ou instituições do Estado, capacidade para fazer coisas e obras em prol do desenvolvimento do país, capacidade para definir um plano de desenvolvimento com prioridades assumidas temporalmente para a sua concretização, capacidade para ser justo na distribuição de riqueza e projectos por todas as partes e municípios do país, enfim…
        Ou seja, o governo mais parece um conjunto de rapazes cada um dos quais com a sua agenda política e pessoal sem qualquer coerência institucional nem sentido de equilíbrio e responsabilidade nas decisões que toma.
        Assim não vamos para lado nenhum… Os discursos ou entrevistas do senhor primeiro-ministro são repetitivas e sem qualquer conteúdo político, reformador, estratégico…
        Os ministros quando aparecem a falar não dizem nada de significativo ou esperançoso para o povo…
        A ideia que passa é que ninguém sabe, muito bem, o que anda esta gente lá a fazer…
        Um governo nestas condições só pode ter uma avaliação má ou muito má.
        Perdoem-me os defensores do governo. Tentei ser justo e equilibrado. Nunca pensei que um governo de gente jovem e aparentemente com alguma qualidade pudesse transmitir tanta intranquilidade, insegurança e desnorte.
        Fui
        Joana

        • Ricardo Carvalho

          12 de Outubro de 2011 as 2:14

          Querida Joana

          Por favor, candidate-se ao cargo de PM nas proximas eleicoes. A nossa esperanca e a Sra. Joana porque ira conseguir fazer muito mais e melhor do que o que tem sido feito ate ao momento!!!!

        • Zé Cangolo

          12 de Outubro de 2011 as 8:33

          Estou totalmente de acordo consigo, amigo que escreve sob o pseudónimo Joana. O Governo tem estado muito aquém das expectativas, entende-se a difícil conjuntura internacional, mas há medidas internas que deveriam ser tomadas e têm sido adiadas. O Governo aquando da campanha no ano passado fez apostas muito fortes no combate à corrupção. Sempre pensei que o PM nunca usaria a sua influência para dominar o mercado são tomense, mas enganei-me, até cerveja Cuca o homem já vende.

        • mestra

          11 de Outubro de 2013 as 13:31

          Que Joana? A Joana Torres, médico no Porto?
          Aquela que veio a França para tomar o homem da Bissau-guineense(aquela que pagou os estudos do seu homem saotomense Bonfim ), na propria casa da guineense que lhe convidou na confiança.
          Diz-se “sapato que encontras-te nos pés do outro, roubaste , mas tarde ou cedo ficaràs descalça e com praga de nunca mais teres um sapato confortàvel, que seja teu…ficaràs a tomar o dos outros sem nunca teres um que seja verdadeiramente teu…quem brinca com gente da GB fica na estrada da amargura e da desgraça…esse povo é MALGOSS( o pior vem atràs, cà se faz cà se paga).

        • mestra

          11 de Outubro de 2013 as 13:41

          …pelo que eu saiba, hà alguns saotomenses que nao sabem o que querem realmente para a terra deles, para o bem estar do povo…jà no dito bom governo(considerado depois de nao existir), dirigido pelo P. Trovoada , segundo os votos de satisfaçao, dà o seguinte : Bôa- 14,47 porcentos, Razoàvel – 35,53, Mà – 50 porcentos, seja 66,162 e 228 votos. Porque é que so agora é que reconhcem nele a soluçao de STP ? Seguramente , por falta de conhecimentos politicos…cada um repete o que ouve, sem reflectir.
          Quanto aos ministros do novo governo, creio que têm um nome e um apelido. Porque nomeiam-lhes como “o ministro do Gabriel da Costa”…é estùpido e vê-se o odio que certos têm pela pessoa do Gabriel e nao da politica dele. PENA!!!!!!!

  6. Manuel Alberto Lombá

    11 de Outubro de 2011 as 10:07

    em um desempenho francamente negativo.As pessoas que votaram no Patrice Trovoada agora estão a ver que o ditado “Se quiseres conhecer ao vilão da-lhe o varapau” é muito verdadeiro.O controlo férreo da imprensa é um dos sinais, por isto estou plenamente de acordo com o Afonso Pereira. O caso da Doca, o caso dos zincos são outros sinais preocupantes.Não se pode governar só com o populismo há que governar com resultados palpáveis para a população.Preparemo-nos para o pior.Espero que desta vez o comentário passe na censura.

    • Tito

      11 de Outubro de 2011 as 19:45

      Sejamos serios e espertos. O problema da DOca é deste governo? Sabem qual é o verdadeiro problema que os deputados do MLSTP e PCD (alguns)viram no projecto do governo em trasformar a doca num centro comercial? è que este centro comercial seria um comcorente da firma DFL. Chapa de zincos, mais estas chapas estão em STP desde quando porquê é que ficaram todo esste tempo la nas alfandigas? Será que a população não necessitava?
      Podem responder a estas perguntas? Si houve irregularidades, que os deputados entregam o caso ao tribunal de contas para averiguar, afinal para que serve o tribunal de conta? O Parlamento deve trabalhar em paarceria com este orgão e dvem deixar de fazer politiquices e velar nos interesses particulares dos “Senhores deputados” que je julgam donos de STP.

      Di existe irregularidades, entrga a questão ao Tribunal de conta que tem pessoas capacitadas para o tal.

      Bi li owé ó

  7. Leguela

    11 de Outubro de 2011 as 11:16

    Talvés este governo merecerá uma estátua!
    O tempo dirá.

  8. Jose Sousa

    11 de Outubro de 2011 as 12:31

    Sondagem do bota abaixo e maldosa. Em vez se dar um voto positivo para estimular, dar animo e confianca, faz-se precisamente o contrario. A maioria das pessoas tem votado olhando apenas para o que menos bem foi conseguido ate ao momento fechando os olhandos a tudo o que de positivo foi feito ate ao momento. Que ma fe!! Deste jeito este povo jamais tera um futuro prospero.

    • Fidelio Castro

      12 de Outubro de 2011 as 9:14

      Oi José Sousa como cidadão k sou e preocupado com esta terra gostaria de enfatizasses cinco coisas boas k este governo fez. Apenas cinco. Lembro-me da proibição dos carros do Estado circularem aos fins de semana, quem mais pratica tal aventurada medida. Infelizmente o circulo é vicioso, entras no infernos e diabo serás.
      POR ISSO MESMO DIGO, O VOTO É A ARMA QUE O CIDADÃO TEM PARA COMETER SUICÍDIO COLECTIVO.

  9. Celsio Junqueira

    11 de Outubro de 2011 as 14:53

    Meus Caros,

    Este Governo em comparaçao com os anteriores tem tido um desempenho razoavel e positivo porque tem umas circunstancias externas e internas únicas.

    A excassez/dificuldade de financiamento e consequente “ginastica” mental para resolver os problemas sem dinheiro, tem feito deste Governo caso unico nos 36 anos de independência.

    A robustez do PM PT e a vontade politica de colaborar com as Instituiçoes internas e externas tem contribuido para o desempenho positivo.

    Mas uma analise mais elaborada deve ser feita a legislatura e ao mandato conferido pelo povo,…, aguardemos!

    Saudaçoes e o desejo de Prosperidade e Progresso

  10. pagagunu

    11 de Outubro de 2011 as 14:59

    considero que medidas têm que ser tomadas para a melhoria da produção Agricula , pesca são setores que produzem alimemtos, de forma a diminuir a dependencia do Extrageiro 1kg de tomate não pode continuar ao preço que esta, a questão da faona acompanhante dos navios da união Europeia que pescam nas nossas aguas só isto dava peixe a bom preço a todos Santomenses, temos que aumentar o controlo sobre estes navios, este governo tem que fazer coisas diferentes. Viva a estabilidade Viva Pinto da Costa , Viva Patrice Trovoada , Viva a Democracia. Pagagunu, Chau

  11. jaka doxi

    11 de Outubro de 2011 as 17:08

    Será que já estão a projectar novas eleições?Já comeram todo o dinheiro que ganharam nas últimas eleições?Por favor meus senhores o nosso país precisa de estabilidade.Ainda bem que o Pinto da Costa ja disse que não vai na cantiga alheia.
    fui.

  12. Lucileide Lima ( GIBELA)

    12 de Outubro de 2011 as 8:57

    Temos Governo em S.Tomé?

  13. Olhos Vivos

    12 de Outubro de 2011 as 10:48

    Olhos Vivos – (13-10-2011) – Caro(as) companheiros e amigos,
    A julgar pelos indicadores que temos através do FMI,já que o nosso País não dispõe de mecanismos apropriados para avaliar o desempenho da acção governativa e da política macroeconónica e do que quer que seja no gráfico de crescimento do País em virtude fontes independentes para tratar e divugar estes dados e evitar que eles sejam manipulados,mas numa análise mais cuidada apraz-me atribuir a este Governo nota “Razoável” para ser mais sensato dar um certo benefício da dúvida.
    Mais, perdoem-me que vos diga com toda a honestidade o seguinte:
    Este assunto está a dividir as opiniões dos Sao-Tomenses. Se não veja-mos:O Governo no seu conjunto chegou ao poder sem trabalho de casa feito e com uma mão cheia de nada, ou seja prometeu o que sabia que não ia poder cumprir.Associado a isto tudo vamos encontrar outro ponto fraco deste Goveno que é a falta de coragem Política, a dificuldade de lidar com a pressão,a dificuldade de beliscar e de sair da sua zona de conforto e limitou-se a tomar medidas cosméticas, deixando de lado questões de fundo,isto é, as grandes questões nacionais para os quais foi legitimado e sufragado nas urnas para executar ao longo destes 4(quatro), anos do seu mandato.Mais, sou um homem comprometido com o País e a favor da estabilidade Política, da paz e de progresso. Por isso,continuo a dar os meus benefícios da dúvida a este Governo,tendo em conta que a conjuntura actual na arena internacional, tambem não tem ajudado muito.Vamos ser honestos e temos que assumir que,uma coisa estamos todos de acordo:”ESTE GOVERNO FOI ELEITO PARA GOVERNAR”.Eu pessoalmente não concordo com outros cenários se não dar tempo ao tempo, se é que não queremos adiar o País.Bem haja S.Tomé e Principe!Olhos vivos.

  14. Olhos Vivos

    12 de Outubro de 2011 as 11:12

    Queria eu dizer:em virtude “não existir fontes independentes pra tratar e divulgar estes dados.Pc desculpas p/falha!Olhos Vivos.

  15. FOLHA FEDE

    27 de Outubro de 2011 as 2:39

    Este Governo na verdade nao anima a classe desfavorecida porque nada tem feito ate momento para animar a populacao.Com a instabilidade energetica,falta de agua potavel,saneamento,falta de transporte publico,pensionistas com magra pensao,pouca atencao no sector de saude e desemprego sempre a crescer,juventude sem futuro garantido,nao se pode dar uma nota positiva a este Governo que nem se quer remodela algumas caras incopetentes porque senhor PATRICE manda senhor VARELA fazer o que lhe apetece e senhor vai viagando la para mundo fora e povo que se lixa.

  16. BRUNO DAS NEVES

    19 de Março de 2012 as 15:23

    O PIOR AINDA ESTA POR VIR!

  17. Rafael-Príncipe

    28 de Junho de 2013 as 10:19

    Há muitos que comentam o mal do governo de Patríce Trovoada. Mais se fizermos comparações entre os outros governos, tira-se conclusões de muitas coisas más ele parou tais transportes de estado fora de horas normal, cartões de telemóveis, senhores diretores com dois três ordenados e muito mais coisas.
    Atualmente vês que haviam meia dúzias de indivíduos tais como Delfim Neves e outros contra a pessoa de Patrice Trovoada simplesmente porque não tinham Sanches de fazerem e causarem danos a saúde do povo como fazem hoje.
    O Gabriel costa neste governo não tem pulsos, o PR determina, os deputados também determinam, até quando é assim que o MLSTP/PSD e PCD querem?
    Tchau….

  18. joão Kibonda

    3 de Maio de 2014 as 12:24

    SE os detentores do poder deixassem o senhor Patrício Trovoada acabar o seu mandato, eu poderia ter elementos mais que suficientes para avaliar a sua gestão. Isto não aconteceu. Por isso, só sei dizer que provavelmente tiraram-no por que ele já fazia calor a muita gente que prefere estar na sombra da bananeira num bom e melhor a viver e gozar com o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo