Prestação do Governo nos últimos 2 anos

O Décimo Quarto Governo Constitucional, liderado por Patrice Trovoada completa neste mês de Agosto 2 anos de mandato, após as eleições legislativas de 2010. O leitor é chamado a dar a sua opinião no Espaço Sondagem.

  1. img
    Carlos Amado Vaz Responder

    La vem o telanon, fazer campanha. No inicio do ano li aqui nesse espaço que o telanon ia disponibilizar um espaço pra enumerar as promessas feitas pelo governo e até hoje esse espaço não foi criado. Qual a prestação do telanon nos ultimos dois anos da governação do atual governo??? o leitor é chamado a opinar desapaixonadamente.

    • img
      Téla Nón Responder

      Brevemente terá o espaço disponível. A equipa técnica que dá suporte ao jornal, esteve sempre a trabalhar na criação do tal espaço. Téla Nón tarda, porque tem dificuldades para suportar financeiramente as intervenções técnicas no site, mas não falha. Se a questão da sondagem fosse essa que colocou, certamente que o resultado da votação seria muito positivo para o Téla Nón.

      • img
        gadhafi Responder

        Poxa! fiz um comentario razoavel sem ofender ninguem e voces nao deixaram passar simplesmente, porque o tal comentario nao vos agradou. Por amor de deus, onde mora sua imparcialidade, nao e so elogios que devem mostrar mostrem tambem as criticas.

  2. img
    Londrino(sn) Responder

    Porque que so existe duas opcoes?
    Podia haver por exemplo (Muito Boa, Boa, Normal, Ma e Muito Ma)

    • img
      conóbia cumé izé Responder

      SÓ HÁ DUAS VIAS. ALFA E OMEGA.PRINCIPIO E O FIM. ESTA É A LEI DA VIDA. NAS ELEIÇÕES;OU SE GANHA OU SE PERDE.OU SE VIVE O SE MORRE.O GOVERNO DO PATRICE É CULPADO POR TER FALHADO NALGUNS PRINCÍPIOS.QUEM NÃO PODE; NÃO SE COMPREMETE. “APENAS UM EXEMPLO”; APÓS A TOMADA DE POSSE DO PM, FOI A CORRER PARA O HOSPITAL AIRES DE MENEZES, LEVANTOU POLÉMICAS DO ELEVADOR DO BLOCO OPERATÓRIO; O PATRICE JÁ MANDOU RAPARAR ? É PRECISO TER-SE CUIDADO PARA SABER AQUILO QUE DIZ, E, AQUILO QUE FAZ . SÓ TENHO PENA DA D.HELENA !…FUI

  3. img
    Brigadero Responder

    O pior governo que apareceu em São Tomé e príncipe:
    Hospital não tem medicamentos, custo de vida aumentou-se consideravelmente. O sonho do patrice trovoada é ser o presidente da república, e que nunca será.

    • img
      de coração Responder

      Gente, os comentários não contam para a sondagem. Vamos ao Sondagem/ votar.., e ver resultado. Claro, clicando no positivo ou no negativo antes de votar.

    • img
      Fruta pão Responder

      Senhor Brigadeiro e o informatico que coloca a votação que quiser ai…
      Para a vossa informação, essa conversa, não entra mais na cabeça do povo, parece a vossa oração, quem manda agora é o povo, não é o parlamento e vocês famintos de poder que mandam mais, o povo está com olhos abertos.. Ainda não deste por conta???

      • img
        oldayr silva Responder

        Meu, nosso maior erro é pensar que o povo é quem manda, só mandamos no momento da eleição depois dai de esta feito as escolhas quem manda é quem tem poder que são esses …. Presidente, governo por sua vez a mesma votação para os deputados e poder local-Camaras, esses sim ditam o jogo controlam tudo pensam para gente e define desde o nosso salário ate o preço do pão …. isso de dizer que povo quem manda é mais um filosofia politica dos nossos dirigentes quando precisam de povo.isso quer dizer o que temos que fazer é saber votar se o povo não queria toda essa demanda dava maioria no parlamento ao governo mais tinham que votar no partido do governo ai o povo ordenou durante 4 anos . OBRIGADO

  4. img
    Cidadão Responder

    Este homem tem mais Kms de voo do que alguns pilotos. Num pais tao pobre como stp este gajo ja deu voltas ao mundo com o dinheiro do povo.

    • img
      REFEIÇÃO E SÓ BUZIO Responder

      E UMA VERDADE O POVO NEM PERCEBE ISTO COITADOS

  5. img
    Povo Piqueno Responder

    Governo da Treta, até que Patrice não mau de todo mais tem que mandar alguns ministros tipo Ilisio, Angela, Salvador e o ministro da educação para casa senhor padre para casa…

    • img
      gadhafi Responder

      Realmente, este Ilisio nao devia ser ministro, nao e nada pessoal, mais devemos escolher pessoas mais experientes e competentes se queremos dar um rumo ao nosso pais.
      Obrigado

  6. img
    Maya Responder

    Sr. Primeiro Ministro, so nos enganou a dar nosso voto para ir ao poder, esta muito dificil credo, nao ha emprego so esquemas para se conseguir trabalho, pequenos negocios esta dificil, nada vende porque as pessoas nao tem dinheiro, as maes de familia estao a sofrer, mesmo quem nao tem filhos, mas sem emprego esta a sofrer muito. Por favor sr. Patrice Trovoada, nao sera vergonha nenhuma, nao pense que os outros partidos politicos vao dizer, nao fique no Governo por caprixo, sai do Governo peca sua demissao. Essa manifestacao que os taxistas fizeram a seu favor e so teatro, entao um dos manifestantes disse que dava a mulher dele 50 mil dobras e e o que continua a dar e ele acha isso bom. E que raio de manifestacao que so entrevistaram meia duzia de pessoas na praca de taxi deviam ir a varios locais e da nossa cidade intrevistar as diversas pessoas a ver o que diziam, mas nao limitaram a mostrar esses senhores que custumam viver de campanha a falar ate parece que TVS,fez de proposito intrevistou so pessoas que nao entendem nada pessoas que so com uns 50 contos ja estao contentes. Esta sondagem nao pode ser real sem dinheiro, sem medicamentos, credo, ta demais nao nos faca morrer aos poucos. Nem todo mundo tem facilidade de viajar e deixar esta terra. Entao nao fike mas 2 anos por favor. Tenho esperanca em conseguir emprego se o sr sair do governo e quem sabe as coisas podem melhorar para muita gente desempregada como eu a quse 2 anos, e demais.

    • img
      Grito de Revolta Responder

      Houve um concurso para contratar técnicos para uma agencia de investimento que vai abrir.
      Coisa muita engraçada aconteceu: O assessor do Ministro de Plano e desenvolvimento, foi o grande vencedor do concurso juntamente com um grupo de amigos do senhor ministro. È assim que Patrice prometeu que ia acabar com corrupção na administração publica.
      PT o meu voto nunca mais, estou desiludido com o teu governo……….

      • img
        Cunha Com padrinho na cozinha Responder

        E não só meu amigo nem deram o trabalho de fazeram uma intrevista aos candidatos que ficaram nos os 3 1º lugar no sentido de saberem o grau do conhecimentos dos mesmo… Uma grande palhaçada que andam nessa governação de Patrice, o pior é q Patrice não dá ouvido a ninguém, as pessoas reclamam ele ouvi e eu sei que ouvi, mais não está nem aiiiii. PT assim vais longe como politico, vais muito longe e como vai… Se andas pensar que vais comprar a consiencia das pessoas nas proximas eleições andas muito enganado. Vamos comer ferro e votar no outro partido. Amor com amor se paga! Kua skabi

      • img
        STP 1º Responder

        Rapaz, você anda a dormir, esse STP tem coisa muito. Ministério das finanças prevê recrutar jovens para trabalhar. Mais as senhoras que serram contemplada já foram colocadas a fazerem estágio de fachada, assim que lançarem o concurso a coisa já fica cozinhada para essas senhoritas filhas dos senhores da praça.
        Enquanto isso, filhos de coitados gastam pouco dinheiro que familiares ganham para tratar documentos autenticar os documentos, mesmo com bom CV ficam de fora… Esse país nem se Cristo vier a terra! Bobo que está nesse governo, cunha mais cunha… Credo país nunca visto. Com esse governo coisa piorou! Como é que um assessor de Ministro ganha um concurso público do mesmo ministério na qual ele é assessor?! È claro que houve interferência do senhor ministro.
        Termo de referência já fica feito a medida da encomenda!

  7. img
    gangue a favor de naçao Responder

    DEIXEM DE CONVERÇA DE TRETA SONDAJEM E NA RUA NAO NA NETE POUCOS SANTOMENSE TENHEM OPRTUNIDADES PRA NAVEGAR FALO DESSES QUE VIVEM EM SAO TUME

  8. img
    manga dôbôoo Responder

    De meu modo de vêr, esse é melhor governo que apareceu no país…
    É pêna de esses ladrões de MLSTP e PCD não deixarem trabalhar…
    Abaixo MLSTP
    AbaixoPCD
    Abaixo MDFM
    Viva ADI
    Viva STP

    • img
      mosssad Responder

      Deves pertencer a cupla do Patrice para dizeres que este e o melhor governo…. infelizmente so os coruptos miseraveis e invejosos e ladroes podem dizer uma coisa dessas …..fuii

      • img
        Fruta pão Responder

        Senhor Mossade!
        Quem tem todos esses nomes que senhor acabou de mencionar de certeza que não é Patrice, sabes muito muito e não é novidade pra ninguem “todo ladrão conhece ladrão”…Delfim disse que quero resolver o caso STP Trading, porque não vai ao ministerio público, bem como os outros? Se soubessem o quanto esse pessoal gasta para ser deputudo para ser esconder da justiça a trás de inumindade, nem deveriam estar a falar, vejam para bancadas do MLSTP e PCD e vejam para a bancada do ADI e comparem….Fui…

      • img
        Ôssôbô Responder

        Amigo Mossad!!
        Deixemos deste tipo de coisa!
        Vamos dar o nosso contributo positivo no desenvolvimento do arquipélago. O desempenho do actual governo deixa muito a desejar, isto ninguém tem dúvida! Porém não é por isso que vamos ferir a moral dos outros que expressam democraticamente a sua opinião.

  9. img
    ANCA Responder

    Quando se utiliza um espaço para sondagem, nomeadamente, da actuação/prestação do Governo/Governos, ou dos Partidos Polítícos do País, ou de qualquer uma outra instituição da República, deve-se ter o cuidado de abster de apresentar fotografias do Primeiro/os Ministro/os, Ministros, líderes Partidários, simbolos políticos, etc, etc… ,para que a opinião/votação dos leitores seja mais fedidigna possível.

    Hora vejamos

    O Título, nem sequer devia ser

    “Prestação do Governo nos últimos 2 anos”

    Mais sim

    Sondagem da Prestação do Governo nos últimos 2 anos

    Onde a fotografia do Primeiro Ministro, ou de qualquer outro membro do governo deveria jamais constar.

    Pois se se quer apurar, a execução/prestação do Governo, e jamais da pessoa ou figura do Primeiro Ministro.

    Pois se se quer apurar, a execução/prestação, (modo de ser, estar e fazer) das figuras do Estado, ex;Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministros, Presidente do Governo Regional, Presidente das Câmaras Municipais, Presidentes e Líderes Partidários, conviniente é fazer uma de apuramento de actuação de cada uma destas figuras do Estado, para que tenhamos uma imagem do carisma, perfil e sentido de Estado de cada uma destas figuras.

    Por outro lado ainda, esta sondagem pode estar enviezada, uma vez que os leitores, podem votar mais do que uma vez, pois a amostra estatística poderá estar comprometida, tanto se o sentido da votação, ser positivo, ou negativo.

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençõe São Tomé e Príncipe

  10. img
    Pidu Mamon Responder

    O porto de águas profundas em São Tomé poderá em breve começar a tornar-se uma realidade, indicou o primeiro-ministro Patrice Trovoada.

    Financiamento para porto em São Tomé
    O projecto lançado há quatro anos pela empresa Francesa Terminal Link no âmbito de um acordo assinado com o governo Santomense encontrou finalmente o financiamento necessário para o arranque da obra avaliada em cerca de 500 milhões de dólares norte americanos.

    O Primeiro-ministro Santomense esteve recentemente em Paris para negociar as condições para o financiamento do projecto que vai mudar o rumo da economia do país.

    Para além da Terminal Link Patrice Trovoada não revelou por enquanto quem serão os outros financiadores do porto de águas profundas.

    As obras de construção da infra-estrutura que deverá revolucionar a economia de São Tomé e Príncipe deverão arrancar ainda em Dezembro deste ano.

    • img
      Fijaltao Responder

      Estanos aquí, se Deus quiser para vermos!…

  11. img
    Carlos Medeiros Responder

    Muito bom trabalho Tela Non, todos os grandes jornais internacionais fazem sempre sondagem para avaliar a popularidade dos politicos, governos e presidentes. Os maiores ladrões e miseráveis deste país são aqueles que têm apoiado o atual governo. Tela Non por favor continuem a fazer o vosso excelente trabalho, o governo e o incompetente do Patrice Trovoada que sejam dinâmicos e não pensem que as pessoas são estúpidas.

    • img
      Desde quando Responder

      Como é que este governo poderia ter uma boa indicaçâo nas sondagens. Impossível. Eles vivem e trabalham em função de sondagens. Só que não têm feito nada de útil que sustente uma afirmação positiva, em vários sectores, para a melhoria de vida da população. Quem assim se comporta acaba correndo o risco de ter um mau desempenho nas sondagens. Vamos por partes. O que é que mudou na educação no nosso país? Nada, pelo contrário tudo piorou nestes últimos dois anos. O ensino piorou. As cpondições de trabalho dos professores piorou. Não existe uma estratégia para o sistema de ensino. A qualidade de ensinio piorou. Há mais crianças a tomarem Santo nas Escolas porque alimentam-se mal. Há m ais alunos no esterior sem bolsas de ensino. Há mais Universidades a venderem gatos por lebres.
      O que é que está a acontecer na Saúde? Há mais falta de medicamentos. Há mais desorganização nos hospitais. Os médicos estão mais desmotivados e com menos meios de diagnósticos e de trabalho. Há mais mortes de doentes por falta de atenção e medicamentos. Hospital passa a vida a pedir contribuições filantropicas para conseguir sobreviver como instituição de referência ao nível de saúde. Casos de paludismo aumentaram no país. Não erxiste uma estratégia para o sector de saúde. A ministra passa a vida a cometer gafes e dizer disparates porque não percebe nada que anda lá a fazer.
      No sector primário a agricultura não arranca. O projecto Agripalma só veio dar cabo das floresta da zona Sul do país e o governo finge que não é nada com ele. Não existe uma estratégia para o sector de agricultura. Ninguém sabe para que serve o ministro da agricultura.
      No sector de petróleo só existe secretismo que compromete o futuro do país neste âmbito. Não existe uma estratégia nem as pessoas que estão a frente deste processo não sabem o que lá andam a fazer para além de ganharem muito dinheiro. No sector de Justiça só existe confusão e palhaçada. Ninguém sabe onde para o ministro que anda escondido e não sabe o que há-de fazer para estabilizar o sector. Todos os dias existem problemas neste sector e o minsutro está cada vez mais atrapalhado e sem saber o que fazer.
      Na defesa o ministro é o mais incompetente que existe. Ele nem sequer conhece as suas funções nem tem quaisquer objectivos para a referida instituição. Só quer ganhar o seu dinheirinho e mais nada.
      O Varela que se andou a gabar que era muito bom quadro e competente acabou numa grande desilusão. Ele só está preocupado com a eventual construção do seu pé de meia. É provavelmente uma das maiores desilusões deste governo quando deveria ser uma dos elementos com maior acutilancia e intervenção política do kmesmo.
      Por último o Patrice Trovoada arranjou uma estratégia de governo que é um autêntico suícidio político. Ele sabe que a oposição está a minar-lhe o caminho. Em vez de lutar e enfrentá-la dentro de casa resolveu enfretá-la fora de casa. Por isso, sempre que ele se sente acossado pela oposição ou por qualquer outro melindre resolve viajar para o estrangeiro em socorro de supostos projectos de investimentos que lhe pode ajudar numa eventual vitimização política dentro de casa num contexto eleitoral. Por isso é andamos a ouvir durante dois anos o Patrice a falar de mesmo projectos. Porto de Águas Profundas e Centro de Transformação de petróleo. Ele sabe perfeitamente que são projectos fflops e sem sentido neste momento da conjuntura internacional. Mas como está a preparar o terreno para uma eventual vitimização politica num contexto eleitoral ele sente-se na obrigação de sair para fora do país sempre que a situação se aperta dentro da casa para mais tarde poder dizer: eu quis fazer isto mas não medeixaram. Só que ele não sabe que as pessoas que vivem na pobreza extrema e miséria estão a se marrimbar para porto de águas profundas e processos de transformação de petróleo. Querem resolver os seus problemas já e agora. Chama-se a isto ingenuidade política.
      Concluindo: foram dois anos que o país andou para trás, Não arrancou. Não fez nada. Não tem uma ideia para o seu desenvolvimento para além da maldiçâo de petróleo que anda a sustentar vícios de muita gente. Qualquer pessoa que dê uma volta pela cidade de S.Tomé vê a miséria e pobreza que nunca viu. Vê o desanimo que nunca viu. Mas também vê meia dúzia de pessoas que comem na mesa deste governo muito bem de vida e sem problemas de qualquer espécie.

    • img
      Juvem Responder

      Como é que este governo poderia ter uma boa indicaçâo nas sondagens. Impossível. Eles vivem e trabalham em função de sondagens. Só que não têm feito nada de útil que sustente uma afirmação positiva, em vários sectores, para a melhoria de vida da população. Quem assim se comporta acaba correndo o risco de ter um mau desempenho nas sondagens. Vamos por partes. O que é que mudou na educação no nosso país? Nada, pelo contrário tudo piorou nestes últimos dois anos. O ensino piorou. As condições de trabalho dos professores piorou. Não existe uma estratégia para o sistema de ensino. A qualidade de ensinio piorou. Há mais crianças a tomarem Santo nas Escolas porque alimentam-se mal. Há mais alunos no exterior sem bolsas de ensino. Há mais Universidades a venderem gatos por lebres.
      O que é que está a acontecer na Saúde? Há mais falta de medicamentos. Há mais desorganização nos hospitais. Os médicos estão mais desmotivados e com menos meios de diagnósticos e de trabalho. Há mais mortes de doentes por falta de atenção e medicamentos. Hospital passa a vida a pedir contribuições filantropicas para conseguir sobreviver como instituição de referência ao nível de saúde. Casos de paludismo aumentaram no país. Não existe uma estratégia para o sector de saúde. A ministra passa a vida a cometer gafes e dizer disparates porque não percebe nada que anda lá a fazer.
      No sector primário a agricultura não arranca. O projecto Agripalma só veio dar cabo das floresta da zona Sul do país e o governo finge que não é nada com ele. Não existe uma estratégia para o sector de agricultura. Ninguém sabe para que serve o ministro da agricultura.
      No sector de petróleo só existe secretismo que compromete o futuro do país neste âmbito. Não existe uma estratégia nem as pessoas que estão a frente deste processo não sabem o que lá andam a fazer para além de ganharem muito dinheiro. No sector de Justiça só existe confusão e palhaçada. Ninguém sabe onde para o ministro que anda escondido e não sabe o que há-de fazer para estabilizar o sector. Todos os dias existem problemas neste sector e o minsutro está cada vez mais atrapalhado e sem saber o que fazer.
      Na defesa o ministro é o mais incompetente que existe. Ele nem sequer conhece as suas funções nem tem quaisquer objectivos para a referida instituição. Só quer ganhar o seu dinheirinho e mais nada.
      O Varela que se andou a gabar que era muito bom quadro e competente acabou numa grande desilusão. Ele só está preocupado com a eventual construção do seu pé de meia. É provavelmente uma das maiores desilusões deste governo quando deveria ser uma dos elementos com maior acutilancia e intervenção política do mesmo.
      Por último o Patrice Trovoada arranjou uma estratégia de governo que é um autêntico suícidio político. Ele sabe que a oposição está a minar-lhe o caminho. Em vez de lutar e enfrentá-la dentro de casa resolveu enfretá-la fora de casa. Por isso, sempre que ele se sente acossado pela oposição ou por qualquer outro melindre resolve viajar para o estrangeiro em socorro de supostos projectos de investimentos que lhe pode ajudar numa eventual vitimização política dentro de casa num contexto eleitoral. Por isso é que andamos a ouvir durante dois anos o Patrice a falar de mesmos projectos. Porto de Águas Profundas e Centro de Transformação de petróleo. Ele sabe perfeitamente que são projectos flops e sem sentido neste momento da conjuntura internacional. Mas como está a preparar o terreno para uma eventual vitimização politica num contexto eleitoral ele sente-se na obrigação de sair para fora do país sempre que a situação se aperta dentro da casa para mais tarde poder dizer: eu quis fazer isto mas não me deixaram. Só que ele não sabe que as pessoas que vivem na pobreza extrema e miséria estão a se marrimbar para porto de águas profundas e processos de transformação de petróleo. Querem resolver os seus problemas já e agora. Chama-se a isto ingenuidade política.
      Concluindo: foram dois anos que o país andou para trás, Não arrancou. Não fez nada. Não tem uma ideia para o seu desenvolvimento para além da maldiçâo de petróleo que anda a sustentar vícios de muita gente. Qualquer pessoa que dê uma volta pela cidade de S.Tomé vê a miséria e pobreza que nunca viu. Vê o desanimo que nunca viu. Mas também vê meia dúzia de pessoas que comem na mesa deste governo muito bem de vida e sem problemas de qualquer espécie. Portanto o balanço destes dois anos deste governo é muito mau. Péssimo mesmo.
      Um bem haja a todos
      Juvem

  12. img
    Gilmara Cardoso Responder

    Desculpem-me estar a usar este espaço, mas gostaria que me facultassem, se possível, a discografia/bibliografia do cantor Kalú Mendes. Estou mesmo a precisar para fazer um trabalho.
    Desde já, um muito obrigada a todos pela disponibilidade.

    O endereço para o qual podem enviar é gilmicardoso@hotmail.com.

  13. img
    Ze Fofoqueiro Responder

    Ultimos ou primeiros dois anos? Ché..governo esta a acabar já?

  14. img
    albino Responder

    Bom trabalho-tela non.
    Força tela non.
    Ladrões não gostam de sondagem,nem tão pouco algo que esteja contra os mafiosos…
    Viva tela non…

  15. img
    Filipe Samba Responder

    Intangivel e subtil é a mente, que a seu bel-prazer voa atrás de caprichos, sábios aqueles que disciplinam as suas mentes, Pois grande é a alegria que traz a mente bem disciplinada.
    Os Santos Redentores de S.T.P estão muito triste pela maneira imerecida que conduziram o Pais.
    A natureza é um processo evoluitivo, não revolucionario e subordina-se a lei da compensação

  16. img
    António Medeiros Responder

    O governo do Patrice Trovoada é mau assim vejamos na minha opinião numa valiação de 1 à 10 as notas dos ministros:

    Patrice Trovoada-(2)- Rancoroso igual ao pai MT, corrupto, corruptor, incompetente nato, vendedor da patria, etc.

    Afonso Varela -(0)- Vigarista,incompetente, oportunista, afabalista e chulo que perguntem ao seu ex-amigo Manuel Saozinha, passa a vida a comer e beber em casa de manuel saozinha sem pagar nada, Traidor Nato que perguntem ao Rafael Branco, ele quer a qualquer custa acabar a sua casa de campo de milho por isso está suportar o seu amigo de ocasião PT, etc

    Stock – (2) Incompetencia a mais, não tem opinião propria, etc

    Salvador Ramos – Este já devia estar fora de governo, incompetente, desavergonhado,inconseguente, sem postura, imoral, etc.

    Arlindo Ramos – (7)- o melhor do governo, pessoa sensata, esta deslocado. É pena. É um exemplo claro de que ter uma formação superior não significa tudo. É única que consegue de quando em vez contrariar o PT.

    Olinto Daio -(3)O padre diabo. Chamo-lhe de Diabo isto porque ao vaticado ainda não descomungou-lhe. Se queres um exemplo da inconpetêmtencia ele o é. Rancoroso, mau, etc.

    Angela Costa -(0)- A vergonha dos principianos. Esta não vale nada- Esta é avergonha de S.Tomé e Perincipe. A pior Ministra que conheci desde a independência de S.Tomé. O João Torres, maria do Rosário, Barbosa Neto, Fátima ex-ministra de educação foram melhor do que ela. É uma nódoa.

    Aostinho Fernandes – (5)- Dizem ser expedito e muito directo. Mas o grande problema dele é arrogancia. Arromou de uma forma incomprrensivel o meu amigo Horácio Cravid(São). Este também merecia porque é muitojogador. Ora é do MLSTP, do a ADI, do PCD, do MDFM.

    Americo Ramos – (2)- Como gestor é mau. É incompetente. Até hoje não consegue decidior sobre caso sda sua Diorectora Santa com a Sobrinha. Não tem pulso, não sabe decidir, sempre não sabe nada. Chulo, corrupto. Passa a vida no hotel praia a chular oa migo. Come bebe e não paga nada. Pergunta ao Ministro aonde encontrou dionheiro para comprar um carro topo de gama que se encontra escondido em casa do seu amigo que anda a chular. O salario de minstro é suficiente para comprar um carro zero Km de cerca de 40 mil euros?

    Em suma é um governo em constante campanha com projectos megalomonos sem ideia. O ADI quando ganhou as eleições não tinha um programa de governo. Aproveitou e copiou mal o programa dos outros governos, particularmente o programa para área de negocios estrangeiros. Este é um governo de bombeiro e o pior bombeiro de S. Tomé que não tem água, transporte e quadros devidamente formados. É uma vergonha.

    Abnide – (0)- è um miudo arrogante e que abusa do poder. Mandou deter incomprrensivelmente o Fausto Vera Cruz. Este Sr diz ser formado mas até agora não apresenta diploma. É incompetente por excelência, corruptp, etc.

    • img
      Zeme SOOO Responder

      Isso mesmo Camarada António Medeiros.

      Descarrega a sua raiva, o seu ódio e rancor. Mais saiba que quanto mais odeias e tentas vingar-se de alguém, menor é a sua paz. Ranvor mata. Ódio mata. A raiva já então!

      Você não passa de um rancoroso. Mas cuidado, porque pelo comportamento dessa população, você se arisca a morrer de AVC, o mais breve possivel.

      Mas, para evitar a tua morte prematura, aprenda a valorizar os seus semelhantes. E aprenda a dizer a verdade. A tua mentira te matará.

      Cuidado, que Olinto que você chamou de Padre tem poderes. Abnilde, ah, vou te lembrar também, ex-quase padre, se eles juntarem e rezar aqueles Salmos que só eles conhecem você morre. Se você morrê, adêua congo. Para tirar você esp+erteza de mentir. E se você adoencer dentro de uma semana, não diga que não avisei. O remédio será pedir perdão aos abades do Governo: Olinto e Abnilde.

      Quem avisa amigo é.

      Fui…

    • img
      Zeme SOOO Responder

      Meu parvo, tu nao sabes a matemática. És igual aos teus manos la do …

      Parvo que és não deste conta do teu erro. A avaliação é de 1 a 10 ou de 0 a 10?

      parvo.

    • img
      Fijaltao Responder

      Zemé, o senhor António Medeiros só deu uma opinião, que eu até achei engraçada! Até dá para rir! Mas, o certo é que o meu amigo também está sendo muito supersticioso em achar que o Padre Olinto tem poder! Se este mesmo padre a que você se refere tivesse tanto poder como diz, em vez de pensar nas obras do Salmista Daví para fazer mal a alguém, deveria usá-las em prol da transformação de S,Tomé politica e socialmente! Tenha dó… e seja mais inteligente e tolerante em relação a opiniõs dos outros!

    • img
      Fijaltao Responder

      O governo de Patrice trovoada é como a noiva que ainda vai no Adro! Por isso ainda tem 2 anos para chegar ao altar!Presentemente, tem sido um governo teatral, propalando os seus projectos que nunca saem da cartola, vitimizando-se, acusando os outos pelo seu fracasso e aproveitando os seus últimos dias para umas paradisíacas viagens pelo mundo a procura de pseudos antí
      projectos para o país até chegar o altar onde irá dar o nó com com um grande tombo dos assistentes ao casamento. Por outro lado, o balanço para os partidos de oposição! Só darei notas aos partidos de oposição se me disserem presentemente quais são as linhas mestras dos seus programas para futuro governo de S.Tomé e Príncipe? Se souberem explanar agora e já estas linhas mestras, então valerão mais do que o presente governo!

  17. img
    santa catarina Responder

    Isto é uma bricadeira. Que jornal é este.
    Sobre o arquivamento do STPTrading nada!
    Que brincadeira.

  18. img
    Vic Responder

    Gostaria que tambem fizessem uma sondagem para se saber o que se pensa sobre a actuacao dos partidos da oposicao nos ultimos tempos. A pergunta deve ser feita para cada um dos partidos da oposicao separadanente.

  19. img
    nora Responder

    Que prestação, ou seja a pontuação deste Governo é zero (0) e mais nada, deixemos de comentários longos.

    • img
      Zeme SOOO Responder

      Mora vamos ser curtos.

      E a pontuação da Oposição (MLSTP, PCD e MDFM)?

      MLSTP: – 31 (15 Partido Único+ 16 de 94-2006)
      PCD: -6 ( sendo 2 de 92-94 +4 de 2006-2010)
      MDFM: -4 (2006-2010)

      Por isso é que o país está do jeito que está.

  20. img
    Governo ADI Responder

    Nota 0 “ZERO” = Governo de ADI
    Eu VOTO em NEGATIVA.

    Porto de Águas Profundas!!! Era só para não comparecer na Assembleia!!! Tudo foi combinado com Evaristo Caralho. Não Haverá Porto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. img
    bbvasantander Responder

    Felicito o António Medeiros pelo seu comentário. Daria pelo seu comentário já que classificou o governo de 0 à 10, 9 valores isto porque esqueceu de um dito monistro Elisio Teixeira. Este é ministro de Putas e vinho verde. As mulheres chegaram a lutar no seu gabinete. Que vergonha! Passa a noite no rolote, nos bares e quando sai desses locais já sai bem aviado. Este mnistro, segundo a classificação do António Medeiros merece 1 valor. Mau ministro. Incompetente por natureza.

  22. img
    ÔSSÔ BÔ Responder

    Minha gente!!!! Que país é este???

  23. img
    ÔSSÔ BÔ- EN Responder

    Minha gente.
    Que país é este???

  24. img
    fia luxinga Responder

    Ao meu ver o governo é muito bom porque apenas possuem projectos no papeis, agora quanto a pratica é um zero.
    Quanto aos alguns membros de Governo apenas lá estão para ganhar os seus e viajarem mais nada, na qual destaco; Ministro de Justiça,Ministra de saúde trabalho e Segurança Social, que não entende nada de Medicina quanto mais de outras areas é um teatro autentico,Ministro de Agricultura outro zero, assim Ministro secretario do Primeiro Ministro.
    Por outro lado erro deste governo é igual aos outros de incopetencia a camaradagem, que sempre aconteceu em STP
    Vejamos STP tranding os juízes mandaram arquivar processos o que vem mostrar mais uma vez problema grave da nossa justiça

  25. img
    sum mé chinhô Responder

    Como é que Patrice pôde aceitar semelhsnte inquérito? Será que ele não sabe da situação? AHM…Deve estar de viagem, sua paixão.

  26. img
    Ôssôbô Responder

    Deixemos que o governo termine o seu mandato para que a democracia seja um compromisso assumido por todos e depois veremos o que fazer tendo em conta que o MLSTP já esteve lá e não deu nadan o PCD poior partido que existe em STP, os outros não têm voz nem vez. Devemos seguir com atenção o que este governo deseja fazer daí para o futuro e como se diz: povo põe povo tira é ai onde residirá o desfecho das histórias!
    Fui!!!

  27. img
    Kebla Responder

    Infelizmente nunca tivemos Governo em STP. Temos usurpadores de bens publicos. Pessoas k só pensam e discutem formas de aumentar a sua conta bancaria pessoal.

    Basta ver se quiser a miseria k o Povo vive, em detrimento de 2% de População k vive num luxo envergonhado. Pois basta sairem fora dos seus portões para conviverem com lixo e todo tipo de indegências.

  28. img
    Tiberio Responder

    Isto tudo é muito engraçao! 37 anos de independência, uns tantos primeiros ministros que por cá já passaram, este é que é o grande mentiroso!!!
    E os outros? O que andaram a fazer? Será que em dois anos esse PM conseguiu destruir tudo o que foi feito em 35 anos? Ou será que a verdade que está por detrás dessas pseudo-mentiras é o facto de que na REALIDADE muitos parasitas já nao conseguem ver “sangue” – sangue nao, ou melhor – dinheiro do estado/povo para usufruirem de forma leviana?
    Confeço que estou confuso!! Nunca em STP vi a oposiçao tao aflita como estao agora, até ao ponto de falar ou levantar questoes sem sentido e sem fundamento. Porque será? Voces acham mesmo se a oposiçao tivesse algo em concreto para encriminar a governaçao deste PM estariam aqui a atirar “balas” ao ar? Pensem bem! Pensem de forma racional.
    STP é de todo Santomense e nao do MLSTP, do PCD, do MDFM e nem do ADI. Por isso, nao é pelo facto de um desses partidos formarem o Governo que ficamos contra o Governo independentemente das suas acçoes serem boas ou más, pelo facto de sermos de um outro partido. O governo é de STP, nós somos STP e vamos respeitar a vontade do povo. Criticamos sim, mas de forma construtiva para STP e nao para salvaguardar o interresse de um grupo de pessoas. Dentro de dois anos haverá mais eleiçoes e lá poderemos decidir em quem apostar para mais 4 anos!!
    Viva STP!!

  29. img
    O Analista e Censurador Responder

    A governação foi positiva nas despesas com deslocação para exterior, com fins a favor dos negócios do Primeiro Ministro, com todo respeito.Resultado total muito NEGATIVO.

  30. img
    da costa Responder

    falta a sondagem da prestacao dos partido da oposicao em especial MLSTP E PCD.

  31. img
    Zeme SOOO Responder

    Gente abre os olhos:
    1. Comentários negativos ao MLSTP e PCD têm nota negativa. Positivos têm nota positiva.

    2. Comentários Negativos ao ADI têm nota positiva. Positivo nota negativa.

    Parece confuso, mas é a minha sondagem. Veja e reveja os artigos do arquivo desde Setembro de 2010. Mas vamos ter paciência, já só faltam 2 anos para que o melhor possa vencer.

    Fui

  32. img
    tpa Responder

    patricio varela voces sao desavergonhados mentirosos gatunos,safados,esse foi o pior governo que existiu.em stome.ate agora voces nao fizeram absolutamente nada,so vivem de cima baixo a mendigar para os vossos bolsos,tenha vergonha,safados

  33. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Eu gostaria de opinar sobre a avalição em causa mas, sinto-me ultrapassado.
    De qualquer das maneiras eu quero chamar a atenção do seguinte:
    _ Todo o governo que ganha eleições e que não aceita a chamada de atenção,vive exibindo arrogância, e passa a vida a culpar o passado é bruto! Mesmo que nele existam pessoas que de forma ou outra obtiveram algum conhecimento académico.
    _ O passado já não volta e a única coisa que devemos aprender com o passado é eliminar os males que enfernizaram partes do desenvolvimento do país,só e mais nada.
    Esse país tem problema e problema de fundo.
    Eu faço uma pergunta e quero que alguém se encorage a me dar resposta:
    _ Acham que todo o mal que tem impedido o desenvolvimento de São.Tomé e Príncipe a culpa é só dos governos anteriores e do presente governo e o futuro? E o povo? Não tem culpa?
    É bom que entendem que eu não tenho nenhuma afinidade nem desprezo por nenhum partido, aliás ainda estou fora do país.Posso ter alguma aversão pelos comportamentos inadequados de algumas pessoas dos partidos existentes em São.Tomé e Príncipe.
    Há duas e só duas coisas que têm que mudar em São.Tomé e Príncipe para que nos sintamos como se no “paraíso”.Caso contrário viveremos eternamente na rivalidade entre nós,os governantes serãos sempre assim, vagabundos,néscios mesmo com títulos universitários e nenhuma filosofia política unirá os santomense,nem com o polítici mais antigo, nem com os mais novos, nós veremos, os nossos filhos verão,os nossos filhos verão, os nossos netos, bisnetos e geração futura viverá a mesma GUERRA, OS MESMOS TRAVÕES,OS MESMOS RANCORES, AS MESMAS ARROGÂNCIAS,AS MESMAS MANIFESTAÇÕES DE INCOMPETÊNCIA,INCOMPREENSÃO E PIOR DE TUDO ISSO SEREMOS MENDIGO
    E PEDINTES ETERNOS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL!!!
    Quem é Sábio entende!
    obs: Não é sabio de universidade e não tem nada a ver com isso!
    Quem sabe um dia!
    Vejam só?
    1+2+7+1+9+7+5=5
    1+2+7+2+0+1+1=5
    3+6=0
    Nada mudou!
    Antes do regresso do 1º Rei e a situação não será diferente depois dele embora 3+7= 1º, novo ciclo.
    Só quem é sábio entende isso!!!
    Se primeiro Ministro se humilhar e entender que ele é o primeiro SERVO DA NAÇÃO e os Ministro entenderem que são SERVOS DA NAÇÃO, então terão entendimento viverão tranquilamente naquele país,nem precisarão de GUARDA-COSTAS, serão honrados pelo povo.
    Caso não,terão muito para comer para beber,roubando claro está, mas sempre terão fome, nunca se saciarão com aquilo que comem e bebem, nem o sono os será suficiente porque dormirão pouco e pertubados e até as suas almofadas tornar-se-ão grossas e com sensação espinhosa!
    Eles sabem o que estou a dizer porque estão a viver isso! Não são Felizes!
    E o que digo,não digo apenas a actuais servos(MINISTROS), mas a todos que ricos ilícitos!
    Cuidado com as ilhas do nome SANTO!
    Bem haja!

  34. img
    jovevens Responder

    Abaixo MLSTP

  35. img
    Felisberto B. Responder

    Negativo porque este indevido demonstrou ser arrogante tornou se incomonicavel com os outros órgãos de soberania , fez tantas promessas que não cumpriu nem uma ,como se não bastasse fazia acordos sem consentimento de assembleia e do presidente da republica ,falavam tanto e viajava tanto ,mas algo de concreto para povo e o Pais não se verificava nada da concreto

Deixe um comentario

*