Primeiros 12 meses de Pinto da Costa como PR em Democracia Pluralista

O leitor tem seguido os passos do Presidente da República e as acções por ele desenvolvidas nos últimos 12 meses. É o mais alto magistrado do país, e deve sim ser OBSERVADO, aliás como todos os outros que ocupam cargos do Estado. O leitor deve dizer a sua posição. 

  1. img
    zuchi dletu Responder

    Positivo, pois tem uma atualizada e segura compreensão dos seus poderes presidenciais, tem mostrado ser uma garantia de estabilidade real, a presidencia direta mostrou-lhe a carne podre da justiça, e tem sabido gerir com equilibrio o seu estatuto de garante da estabilidade apesar das provocações que tem sido alvo. Tem permanecido no país, sem cair na tentação das viagens e sabido viver com o pouco que o oge lhe dá.

  2. img
    Helio Nazaré Responder

    Só tenho a dizer que gostei muito do discurso para assianalar o primeiro ano do mandato. Espero que todo os fazedores da politica, dos tribunais, trabalhadores do Estado,trabalhadores do privado e de toda a população em geral tirem a ilação desse mesmo discurso.

  3. img
    Filósofo Responder

    Pinto da Costa tem sido uma àgua morta. Uma presença enexistente. Com discursos formais e enlatados à moda antiga, e sempre lidos num empolgante “pretuguês”, Pinto vai cada vez se assemelhando ao Fidel Castro.
    Dotado de algum egocentrismo, vai vivenddo à margem dos grandes problemas da Nação perante um sistema politico-social que exige pragmatismo e intervencionismo. Em democracia há que se aparecer e entrar no baile, e não autoendeusificar-se eternamente sob a capa de “pai-grande”.
    Democracia não precisa de discursos saudosistas, ainda mais sempre lidos, e, por sinal, escrito por outros…
    Pinto precisa ir à escola do Miguel Trovoada… Convencimento não faz a democracia, mas sim a contradição.

    • img
      Fijalatao Responder

      Não se deve comparar o incomparavel, pois o Miguel Trovoada durante os anos em que esteve no poder, embora com poderes limitados conferidos pela constituição do país foi um desastre autêntico na vida deste povo. O Pinto da Costa embora com poderes limitgado pela mesma constituição, tem vindo a fazer esforços no sentido de contornar a situação sem atropelar a lei e a constituição pelo que ainda é cedo para fazermos um balanço de o que foi a sua governação neste primeiro ano de mandato. por outro lado, não vejo nenhuma margem que ele possa estrapolar para fazer algo de bom e de melhor se é o governo que detém o poder e ele simplesmente representa o país como símbolo da nação sem poder intervir em grandes orientações para o crescimento e o desenvolvimento do país! O votar em Pinto da Costa foi apenas votar em estabilidade politica e não votar em alguém que possa levar o país ao bom porto. Esta verdade tem que ser engolida crua e nua como se apresenta. Nenhum santomense deve arrepender pela escolha! não se iludam e nem se esperam que este presidente ou outro que o suceda venha fazer algo pelo país se não fôr revogada a constituição que lhe poderá atribuir mais poderes. Não critiqem quem vontade tem, mas as limitações são mais que evidente.

      Fijalatao

    • img
      Não Seja Feita a Vontade Dele Responder

      Ir para escola do Migueln Trovoada??? Credo!!!! Este senhor fez muito mal ao país. Peço desculpas mas Miguel Trovoada não é cheiro que se possa cheirar e já fez muito mal ao país para ser escola para qualquer político nacional. Miguel Trovoada outra vez? Para fazer o quê? Peço desculpas mas o país não precisa neste momento de instabilidade, confusão, e clientelismos. Basta!!!! O Miguel deu cabo do país e como se não bastasse meteu lá o Fradique que acabou por desgraçar o país completamente durante outros dez anos. Ainda por cima querem Miguel Trovoada outra vez??? Kidalêooooooo
      Fui

  4. img
    sol Responder

    Positivo pk abdicou dos conselhos dos ratasanas do MLSTP

  5. img
    o povo Responder

    positivo, porque nao caiu na onda dos malandros do mlstp. penso se mlstp for poder o pinto nao deixara a velha guarda (macaco velho) sentar no poder.

  6. img
    Fernando Castanheira Responder

    Gracas a Deus Pinto da Costa. Continue assim, alias, sabemos todos que este \pais nao da muito mais, de momento.
    Nao podemos comer sem produzir.

  7. img
    maria chora muito Responder

    ZERO A ESQUERDA.

  8. img
    ANCA Responder

    Muito bem

    Discurso de coerência e sentido de Estado.

  9. img
    Pires dos Santos Responder

    Tem sido positivo ,aberto ao diálogo, muito compreensivo,tolerante e deve continuar com os parceiros económicos e financeiro com a China, Inglaterra e a Suécia que são fortes para ajudar STP sair do marasmo da pobreza e são países que estão a espera de uma palavra do Srº Presidente Drº Manuel Pinto da Costa nesta era de abertura multi – partidarismo.
    Ajude este povo Santomense que merecem dias melhores. Que Deus Lhe Abençoei, Exª.

  10. img
    João Responder

    Na verdade, o Pinto da Costa foi um total fracasso. Apenas defendi clientela política, não sabe o que fazer, está sem norte. Não tem uma política definida, esperava alguma coisa da vossa excelência. Casos que envolve pessoas da sua amizade ele não decide seriamente, nem uma carta este presidente responde, nem mesmo a petição vossa excelência é capaz de responder, só porque está em causa o interesse da sua gente. Obrigado

  11. img
    António Medeiros Responder

    Aqueles que andam a fazer comentários criticando o PINTO DA COSTA são pau mandados do patrice trovoada: oscar medeiros meu primo, maximino carlos, oscar baía, o incoerente afonso varela, etc. Durante os 10 anos do pai do patrice trovoada sr miguel trovoada, este só andou a fazer negócios, alimentar conflitos, destruir politicos como Norberto Costa Alegre e Daniel Daio. VIVA PINTO DA COSTA.Coloque por favor o patrice trovoada e os seus comparças no seu lugar.

  12. img
    António Medeiros Responder

    Oh, joão o Pinto da Costa não decidi nada. Se está a espera de alguma nomeação proposta pelo PT por teres prestado algum serviço ao ADI e que precisas de o aval do PINTO DA COSTA não conte com isto. O PINTO DA COSTA já disse que não sede a pressão de ninguém.

  13. img
    Povo STP Responder

    Finalmente….Temos Presidente da Republica.
    O rancor e ódio fez com que durante 10 anos Fradique de Menezes fosse Presidente da Republica do nosso STP. .!
    10 anos de barbaridade que se traduziu em 40 anos de atraso do nosso país. Senhor Miguel Trovoada e toda a sua família vocês fizeram e estão a fazer muito mal a STP.
    Se realmente existe Deus, um dia a justiça divina será feita.

    Viva Pinto da Costa, o nosso Presidente de sempre e para todo o sempre, amém…

  14. img
    Kebla Responder

    Ok
    Avaliaçãao positiva ou negativa está em função ” de obra feita” em prol do Povo santomense. Ainda não sei porque não vi absolutamente nada de bom ou mau que tenha sido feito neste mandadato Pintista.

    Sinceramente também sei que ele apenas conseguiu do Povo santomense UMA BELA REFORMA.

    Alteremos a constituição e implantemos de vez o regime Presidencialista e uma série de outras propostas que já fiz.

    O Homem é o garante da constituição e por isso fica todo este tempo a olhar só por ela no sofá? E o Povo é que lhe paga as contas?

    Belo tacho, por isso havia tantos candidatos a Presidência.
    Enfim, terra boa, linda, mas…isso cansa.

  15. img
    Dedo cá fédé Responder

    Quando ouvi dizer para que o Pinto da Costa fosse aprender democracia, fiquei-me a interrogar o que este cidadão quis dizer! então, fiz uma análise ideológica e política, e perguntei a mim mesmo, se era porque encontravamos numa campanha politica? Agora sei que S.Tomé na realidade só tem indivíduos que realmente só querem estar empoleirado no poder, pegar do poder fazer a sua estrada ou melhor, uma auto-estrada para uma maior velocidade,para o seu bem estar e enriquecimento. Conhecendo o papel de um Presidente na actual sena política do País, ”SR PRESIDENTE MANUEL PINTO DA COSTA, SR ESTÁ A FAZER DIFERENÇA.SR MERECE, O SEU ESTADO DE SER EM UM ANO DE MANDATO, JÁ PASSOU OS DE 90 P´RA CÁ SEM COMENTÁRIOS. ”O POVO SABE QUE A SUA GOVERNAÇÃO É DE UM CHFE DE ESTADO E DE UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA E UM COMANDADE EM CHEFE”.
    Haverá atropelos, mas contamos com SUA EXCELÊNCIA para os seus contornos.

    OBRIGADO

  16. img
    Isidoro Porto Responder

    UM EXEMPLO A SEGUIR OU A COPIAR

    Uruguai – Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai José Pepe Mujica ainda mora em sua pequena fazenda em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu. O atual presidente do Uruguai, é considerado o presidente mais pobre do mundo, uma vez que dá 90 por cento do ordenado a ONG do país e a pequenas empresas.
    Fonte: A Bola

    A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo.
    Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuído entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.
    “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente.
    Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando a companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.
    Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen, cor celeste, avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos.
    Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincón del Cerro.

    O presidente do Uruguai, José Mujica, ofereceu nesta quinta-feira (31 de maio) sua residência oficial para abrigar moradores de rua durante o próximo inverno caso faltem vagas em abrigos oficiais do governo.
    Ele pediu que fosse feito um relatório listando os edifícios públicos disponíveis para serem utilizados pelos desabrigados e, após os resultados, avaliará se há a necessidade da concessão da sede da Presidência. De acordo com a revista semanal Búsqueda, Mujica disponibilizou ainda o Palácio de Suarez y Reyes, prédio inabitado onde ocorrem apenas reuniões de governo.
    No último dia 24 de maio, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial por sugestão de Mujica ao Ministério de Desenvolvimento Social. Logo após o convite, contudo, encontraram outro local para se alojar.
    O presidente não mora em sua residência oficial, pois escolheu viver em seu sítio, localizado em uma área de classe média nas redondezas de Montevidéu. Nem mesmo seu antecessor, o ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), ocupou o palácio durante seu mandato. Ambos representam os dois primeiros governos marcadamente progressistas da história do Uruguai.
    No inverno do ano passado, pelo menos cinco moradores de rua morreram por hipotermia. O fato causou uma crise no governo e acarretou na destituição da ministra de Desenvolvimento Social, Ana Vignoli.
    Moradias populares
    Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presidencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário turístico do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões de dólares e abrirá espaço para escritórios e um espaço cultural.
    A venda dessa residência estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em março de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos.
    ESSE POLÍTICO DEVERIA SERVIR DE EXEMPLO PARA MUITOS GOVERNANTES DO MUNDO

    NEM FOI PRECISO MUDAR A CONSTITUICAO. BASTOU A SUA CONSCIENCIA.

    Isidoro Porto
    05/09/2012

    • img
      Não Seja Feita a Vontade Dele Responder

      É isto que o Miguel Trovoada e o Fradique deveriam fazer. Mas não! Deixaram a presidência mais ricos do que quando entraram. Têm Quintas, miúdas novas catorzinhas, bons caros, condutor de estado, guarda-costas, viagens para exterior pagas a custas do estado e outras regalias. É este o exemplo que o Miguel Trovoada e o Fradique dão ao povo. Malditos!!!! Kidalêooooo
      Fui

  17. img
    Mulata Responder

    O balanço continua sendo positivo e digo mais o Sr. Fradique de Menezes deve ver e apreender como deve comportar um presidente da Republica.Andou aí a mandar bocas e mais bocas, respondendo e criticando tudo e todos. Foi uma decepção para muitos santomenses que acreditaram no seu mandato.

  18. img
    Anjo do Céu Responder

    Leite deramado nao se cobra com choro, mas sim com trabalho arduo.Todos aprenderam com os erros.Pinto da Costa esteve e voltou.Portanto também tem grandes culpa no cartório.Com bichas por todo lado do País, falta de leite, açucar, pão, sabão etc.Naquela altura dos ultimos 15 anos da sue perdição até sapatos de Cimeira compravam nas secretatias dos serviços através de requisições ou na loja do Partido MLSTP.Isso destruiu todo tecido comercial e País empobreceu.Um exemplo concreto de comerciantes SR.VIrgilio Reis da Mota em Neves, Ferreira de Santana, Cesar de Angolares enfim.Portanto vamos acalmar esperar mas um pouco do Pinto parak faça mas e melhor.Ele também está assesourado com alguns que impedia o desenvolvimento do País naquelas alturas.Hoje são como cordeiro manso a mamar em toda teta pra ficarem mas rico.Pinto k abre bem os olhos e pestanas.Deus abençoe São Tomé e Principe

  19. img
    Leonel de Ceita Responder

    Caro amigo, Abel Veiga.

    Tendo em conta o grande nº de alunos que já têm o 12º Ano concluído, e que matricularam-se no ano zero da Licenciatura de Direito, devido ao facto do ISP não ter para este ano programado o 1º ano da Licenciatura desse curso,gostaria que divulgasse esse assunto no seu jornal, para que o ISP, criasse o 1º ano de Licenciatura do referido curso, de forma a que os mesmos não tivesses que estuda o ano zero que é equivalente ao 12º ano. Obrigado pela atenção, forte abraço e votos de bom trabalho.

  20. img
    Felisberto Bandeira Responder

    Deixemos de criticar e apresentemos as solucoes que possam trazer melhores dias a nossa populacao,Pinto da costa foi eleito no sulfragio universal dereto, nao esquecam eu vos aconselho abandonar a se libertar o odio,rancor,raiva que ainda permanece nos vossos corracoes,vamos dar opinioes ,ideias que possam contribuir par a desenvolvimento e deguinificar os S.Tomenses, Tenhamos fe, amor,esperanca, que DEUS ABENCOE S.TOME E PRENCIPE.,VIVA PINTO DA COSTA.

  21. img
    suffu giomendxi Responder

    realmente,tambem concordo.

  22. img
    Barach Obama Responder

    Na minha optima Ele tem feito um trabalho tanto a quanto positivo. Tem-se mantido alheio as movimentações do MLSTP, e pelo que noto Ele quer dar nova imagem na Presidência de STP, pelo que não se tem revelado fácil pelas diversas situações já conhecidas. Más faço um balanço positivo da sua actuação.

  23. img
    tommaso Responder

    Ottimo articolo, ne farò un punto di riferimento, chissà che quanto letto non possa aiutare anche me.

Deixe um comentario

*