00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

  1. img
    Maculu cu bô Responder

    Abel,
    Na votação, Óptimo aparece primeiro, depois nos resultados, incrivelmente, Mau é que aparece primeiro.
    És muito batoteiro.
    Tchau

    • img
      OLHO DE FALCÃO Responder

      Pois em 1 ano de mandato com maioria absoluta podemos ver muitas melhorias. Enquanto outro governo mandou e desmandou com partido único e também com maioria absoluta e não fez nada só roubaram … força Dr. Patrice acreditamos em vossa excelência.

      • img
        Minha gente abrem os olhos Responder

        Senhor lambe-dedo dE Governo de DUBAI e Arroz 13.000 Dbs:

        1 – Este Governo está a trabalhar bem gastando dinheiro com viagens e compras de carros.
        2- Pela positiva, este Governo pagou um pouco mais de 500.000 euros de despesas com viagens, alojamento e subsídios para mais de 100 pessoas que os acompanharam para Londres no vende cara Step in. Quem são essas pessoas que foram ao step in? motorista, saías dos ministros e outros.
        3- Não era necessário toda essas 100 pessoas. Credo, credo?
        4- STP é país rico para fazer tanto luxo assim?
        5- O Step in devia ser realizado em STP, dando oportunidade aos investidores conhecer o país de perto, pernoitando semana toda no país. Quem ganharia com isso é o nosso turismo.
        6- O rebocador que se comprou tem 45 anos de fabrico e não praticável usar aquilo porque, quando maré está baixa, o casco encrava rocha, na areia.
        7- Um rebocador que só funciona quando maré está alta. Isto é corrupção. Isto é Governo.
        8- O elevador que se montou no hospital é obra do anterior Governo. O elevador tinha acabado de chegar quando este actual Governo DUBAI sobe ao trono.
        9- Dizem que Cidade de Santana, almas, bombom e outras vilas e luchas não corre não corre água há 1 mês.
        10- À semelhanças dessas localidades, as localidades da cidade capital tb enfrenta mesma coisa.
        11- Com tanta distribuição de energia, agora há mais cortes e apagões do que nos anos 2013 – 2014. Agora está pior que antes. Aonde está melhoria?
        12- Ao invés disso, deveria pensar é como resolver o problema de fundo e não de forma só para ganhar votos. É isso que é Governar?
        13- Aguas que estão a correr nas torneiras na praia gamboa, loxinga, praia cruz e arredores, é obra do anterior Governo que este só veio inaugurar.
        14- Este governo devia ter vergonha na cara de dar continuidade de compras de mais taxis para os taxistas de forma a mudar imagem das nossas redes de transporte.
        15- Os taxis novos amarelados que os taxistas adistas usam, é obra do anterior Governo. Deviam era distribuir isso sem descriminação.

        16- Balanço de Governação não é mostrar resumo de viagens que os membros do Governo anda a fazer juntamente com as suas sainhas.

        17- Primeiro-Ministro (Governo) não pode usar a televisão durante 4 horas de relógio passando entrevistas com perguntas desenhadas. Isso faz lembrar tempo de Hugo Chavez e do atual populista Maduro. Isso só acontece nos paíse ditadores.

        18- Ditadura está entrar em São Tomé e Príncipe

        19- Diz-me o quê exatamente que este governo fez em termos de nota positiva se não for requalificar e inaugurar chafarizes e passos e também distribuir energia sem plano de produção provocando sucessivos cortes e apagões?

        20- Os cambistas perderam negócio.
        21- Os impostos aumentaram. E próximo vai aumentar ainda mais. Como resultado, muitos produtos já subiram de preços.

        22- Povo põe, povo tira.
        23- DUBAI cú lôço tleze conto cuà plometê nón bôêêê?
        24- País está de tanga minha gente, vamos parar este Governo de ADI. Só estão preocupado em perpetuar na Governação do país, alterando a constituição da república, enganado o povo menos atentos com migalhas.
        25- Vamos dizer não. Do geito que as coisas estão a correr, é melhor cada um preparar porque o pior há de vir ainda.
        26- Prometeram-nos muitos e nada estão a fazer.

  2. img
    Matchibim Responder

    Balanço da Governo do Governo DUBAI:

    1.Boa corrupção e má Governação ( compra do edíficio Bar Benfica a 3.000.000 para construção do Tribunal que no entanto, não tem característica para ser um Tribunal; compra de um rebocador com 45 anos de fabrico a 300.000 Dbs euros sem concurso público internacional)
    2.Vedação da liberdade de imprensa
    3.Aumento de ódio e espírito vigarista entre os santomenses
    4.Estradas cheias de buracos
    5.Corte constantes e apagões de luz
    6.Agua nas torneiras 10 dias não, um dia sim para zona da cidade
    capital, para certas comunidades em muitos distritos, um mês não, um dia sim
    7. Aumento de desemprego e jovens drogados
    8. Aumento da criminalidade
    9. Aumento de custo de vida
    10. Aumento da inflação
    11. Primeiro Ministro nao comparece na Assembleia Nacional, desvalorizando ética e moral do Estado
    12. Queda da economia do país (crescimento apenas de 4%, comparando com 5% no período homólogo)
    13. Surgimento de crimes muito violento (assalto a mãos armadas, apreensão de droga no aeroporto de São Tome e também nos passageiros que viajam de são tome a outros destinos
    14. Desaparecimento de curso nocturnos nas escolas
    15. Alta taxa de desistência dos alunos no curso nocturno
    16. Baixo nível de educação, com os professores mais pobres e muitos sem qualificação e os alunos assistindo aulas de pé, andando nos autocarros escolares todos espremido, outro sentando por cima do outro
    17. Alto nível de populismo nunca visto no país a todos os níveis pelos responsáveis da administração publica, começando pelo chefe do Governo e as suas laias (jornalistas da TVS e também do Nós por lá, etc)
    18. Inexistência de programas televisivo para promoção da intelectualidade, como debates em directo
    19. Arroz sai de 13.000 Dbs para 23.500 Dbs
    20. Implementação da ditadura no país, ninguém pode criticar o Governo
    21. Desaparecimento dos sindicatos
    22. Hospital sem água
    23. Cadeia sem condições humanas
    24. Nota negativa do FMI, Banco Mundial, do ambiente de Negócio, dos Direitos Humanos
    25. Governo só passa vida a inaugurar chafarizes, obras iniciadas pelo antigo Governo
    25. Governo em vez de reparar Estradas, passa vida a inaugurar passos religiosos nas comunidades
    26. O governo em vez de pensar construir uma barragem hidroeléctrica, passa vida a distribuir energia causando apagões porque a produção não suficiente. A produção actual continua a ter muitos custos a cofre de Estado.
    27. Em vez de pegar nos dinheiros e construírem mais salas de aulas, passam vida a comprar autocarros criando mais despesas para os país devido o compromisso com o passe mensal.
    28. Governo em vez de ajudar directamente os clubes de futebol, passa vida oferendo materiais desportivos como período de campanha se tratasse,
    29. Prometeu cadeia de alta segurança e não fez
    30. Prometeu requalificar a cidade e não fez
    31. Resumindo, é um Governo altamente mentiroso, populista, corrupto, rancorista, sem ética e moral do Estado, que só povo saberá que é este Governo.
    32. É isto que é o balanço da governação do ADI e os seus larápios – Povo põe povo tira

    • img
      Lodóma Responder

      Tudo isso que mencionaste é o que esse povo grande parte de memoria curtas escolheram e podem esperar que ainda vem coisas pior.
      Fui.

    • img
      Arnaldo Carvalho Responder

      Falou tudo nem mais, na parte da energia eléctrica o nosso governo tinha o projecto da construção com a empresa TECNIC com valor de 48 milhões de dollar de 12 mega watts até 2016 uma barragem hidroeléctrica no rio Yo Grande, com o objectivo de aumentar a produção da energia eléctrica e diminuir os apagões, até hj esse projecto foi esquecido, esse projecto seria a primeira necessidade básica para a população, em vez de colocar geradores eléctrico nos distritos que custaria um valor absurdo e por cima são geradores de curto prazo além disso precisa de manutenção a todo momento e também tem custo para pagar os mecânicos um absurdo isto, como é que queremos desenvolver o turismo sustentável se nem energia em condições temos?, imaginemos se os turistas ficassem num hotel e de repente a energia foi-se, uma vergonha. STP e um país pequeno não precisamos de energia para abastecer uma cidade como Nova York, uma barragem de médio porte já era o suficiente para abastecer o país todo. Outro projecto seria a requalificação da nossa marginal com objectivo de aumentar o turismo potencial e melhora a vista da nossa marginal da nossa cidade capital, que também foi esquecido, aqui fica a simulação feita pela uma equipa portuguesa https://vimeo.com/23222822 num valor de 7,6 milhões de Euro, já faz 4 anos e o projecto foi esquecido, Outro factor básico para população distribuição de água a seguir Educação e Saúde são os factores importante para uma população. O nosso governo em vez de oferecer migalhas a população poderia construir projectos de raiz e de longa duração.O nosso governo diz que 170 milhões OGE 2016 será para agrícola, infraestruturas, saúde, educação e segurança. Na infraestrutura investia 7 milhões de dollar em Requalificação e valorização da cidade marginal, 48 milhões de dollar construção de uma barragem hidroeléctrica de 12 ou até 15 mega watts energia para toda cidade, mais 6 milhões de dollar para requalificação das estradas e passeios da nossa cidade que não é muito grande, ainda sobra 110 milhões de dollar com isso investir na saúde, criar posto ou clínica de saúde em cada distrito ou então investir no nosso hospital, Educação Investir no ensino profissional e superior, criar projectos para melhorar as condições para as escolas primária como alimentação, introdução do TIC- Tecnologia de Informação e comunicação para todas as escolas. Pesca, criar projectos de incentivo organização e informação aos pescadores capacitados, fornecer material electrónico como GPS, Sonda, Radar entre outros, o nosso governo gastou 300,000 euros na compra de um barco que não serviu de nada e ainda gero polémica, com esse dinheiro compraria um barco de pesca em condições para a Pesca Industrial, Agricultura apenas fornecer material ao pequenos agricultores capacitados e aos necessitados.
      Agora vamos esperar estes projectos sendo realizado, espero ainda acredita que o nosso país vai seguir em frente há muitos santomenses que ainda acreditam, se o nosso governo faz promessas então quero ver estas promessas sendo realizada ou então são mesmo iludidos e mentirosos.
      Até Breve.

  3. img
    bro Responder

    Não vi nenhum tipo de progresso em relação a internet para todos e arroz não custa 13 mil dobras. Portando, como jovem recém formado e desempregado, eu não senti nenhuma mudança no pais de forma positiva. talvez eu estou errado e esse governo vai ser bom pro país mas só o tempo dirá, e 1 ano ate agora não nos diz nada

    • img
      Bartolomeu Responder

      Caro amigo bro! Sei que fazes passar por um jovem recém formado, o que não és. Gostaria que pedisses desculpa aos jovens recém formados porque sei que eles não escrevem como escreves. Diz-se talvez eu esteja errado e não “talvez eu estou errado”. Sei que a tua intenção é denegrir o partido ADI e por isso aproveito para dizer que já não há hipóteses. Temos que aceitar a vontade popular. Não sou do ADI, não votei no ADI, mas confesso-te que em um ano de mandato esse partido me surpreendeu positivamente.Se amas o país, dê a tua contribuição para a melhoria do país em vez de criar problemas. Já estamos nisso há 40 anos e o resultado todos já sabemos. Por favor, eu quero ver o meu país a crescer de Caué à Pagué.

      • img
        bro Responder

        Bartolomeu,
        Você diz que em um ano de mandado esse governo ti surpreendeu pela positiva. Eu também quero estar do lado positivo, porque como a maioria das pessoas que aqui comentam estamos cansados de escrever sobre as coisas negativas que afetam o pais. Assim sendo, podes nos especificar alguns pontos que esse governo ti surpreendeu positivamente?

      • img
        Manuel dos Santos Responder

        Sr. Bartolomeu se o sr. acha que o sr. bro pela sua forma de expressar não é formado e deveria pedir desculpas, eu acho que o senhor também deveria pedir desculpas à todos os leitores deste artigo, uma vez que o senhor disse que não era do ADI, no entretanto, é fácil deduzir que o sr. sim é daquele partido. Ainda que usando a mascara continuas a mentir, seu desavergonhado.

      • img
        Seabra Responder

        O Bartolomeu considera que houve avanço positivo com o governo da maioria absoluta ADI,dirigido pelo Afonso Varela e outros tantos PUXA SACO do PT- a CORRUPÇÃO feita homem
        Vagabundo. Espero que não haja muitos imbecis a pensar com $ no lugar do raciocinio…algumas miseras dobras podem levantar a certos incapazes,burros,preguiçosos,oportunistas e sem futuro, de trocar o bem ESTAR COLECTIVO,de um POVO de uma NACAO,ao seu bem estar (porque contenta-se com pouco,por ser um ser mesquinho e mediocre) pessoal. Que dizer ?
        Pode o Bartolomeu argumentar , ilustrar e inumerar (com exemplos concretos) o que se fez e se faz de POSITIVO em STP deste governo,que você e uns poucos “apoiantes” do ADI – PT pretendem?! Estámos curiosos para descobrir o “misterioso +++” que fez o Deus Patrice e os seus Arcanjos AV etc.
        De facto,é misterioso,como ter Visão,que só alguns pouquíssimos preveligiados vêm…você faz parte dos PASTORINHOS de STP,enquanto para à maioria da população o PT and CO.é um guru perigoso,até mesmo um DAESH que anda a.destruir STP e a torturar a sua população,com fome e injustiça.
        Fico à espera do seu INTELIGENTE argumento.
        Bon vent,mec!

      • img
        Maria Ricardo Responder

        Bartolomeu, sou santomense, na diáspora. Não concordo com a Governação de Patrice Trovoada, devido a política de aqueles que não são do ADI, não têm lugar. Ultimamente, estive em S. Tomé e vi muita gente desempegada, por não ser do partido político ADI. Isto é grave. S. Tomé e Príncipe é de todos nós. Porquê essa política de exclusão?

  4. img
    Mé - Zemé Responder

    Esta sondagem falta mais uma opção, RAZOÁVEL (NEM OPTIMO NEM MAU)

  5. img
    stp+ Responder

    Senhor Matchibim tudo o que apontou faz todo sentido. Eu sou pela continuidade de estado e de projectos sustentáveis por isso não consigo entender como o actual executivo não deu continuidade ao projecto de construção de barragens hidroeléctrica do rio io grande. Mas senhor Matchibim não deixo de fazer-te um reparo a sua critica é um pouco parcial a não ser que o senhor venha aqui também falar do estado da oposição que é uma lastima. Esperemos que com a actual liderança do maior partido de oposição possamos ver se crescem a aparecem. Embora devem fazer mais e não esperar pela eleição de um novo líder. Quanto ao governo so tem um ano vamos dar beneficio da duvida pois ainda falta 3 anos a este poder legislativo.
    Ó senhor lodoma o senhor é muito pessimista.

  6. img
    Descamizado Responder

    UM ANO DE GOVERNO
    Foi um ano de inaugurações de chafarizes apenas nas Zonas Rurais
    Em Mè-Zôchi, nunca na Zona da Pousada,houve falta de água potável. A senhora Izabel Domingos, Presidente da Câmara de MÈ-ZÔCHI, apenas viu naquela zona um chafariz que precisava de pinturas. Deu lá uma pinturasinha bem fresca ao chafariz, alegando que sofreu uma reabilitação total. como de costume o nosso Primeiro Ministro Patrice Trovoada foi lá fazer a sua reinauguração e mais nada . Pergunta-se A onde pára os trinta milhões para um trabalho completo destinado ao projecto de abastecimento DE ÁGUA potável NAQUELE distrito?
    Em Cantagalo O senhor Paulo Bacuda é Rei de machucar as funcionárias. Neste momento tem como secretária particular uma pai Nosso de Cada Dia. Inclusive teve choque com um dos procuradores do Ministério Público sem saber, QUANDO SE DIRIGIU A ELA EDUCADAMENTE COM CIVISMO QUE GOSTARIA DE FALAR COM O SENHOR presidente DA câmara DE Cantagalo. a SENHORA RESPONSÁVEL PELA FINANÇA DA AUTARQUIA LOCAL está na Mira. O senhor que se cuide, porque com almofada de Fôrro não se brinca.
    O Presidente da Câmara de Lobata aproveitou das facilidades que os antigos presidente das Cãmaras, MDFM e do MLSTP com função das autarquias Portuguesas conseguir financiamento. Como foi esperto está a colher o fruto que os seus antecessores deixaram

  7. img
    SAMPONHA Responder

    MANIAS E MANOBRAS DE PATRICE TROVOADA E FRADIQUICE DE Menezes
    O Mercado que será instalado em Bôbo Fôro tem muito que falar.
    O dinheiro que era para reabilitar o mercado de Côco Côco que Inicialmente eram 14.000.000.000,00 (Catorze milhões de dobras), foi transferido uma parte no valor de 8.000.000.000,00 (Oito milhões de dobras), para o Mercado de Bôbo Fôrro, e Mercado de Côco Côco vai ser vendido para transformar num Centro Comercial e os compradores são RAME e PATRICE TROVOADA. O Fradique fechou com o cadeado o portão da entrada do espaço onde o Patrice iria lançar a Pedra para a reabilitação do espaço para o Mercado em Bôbo Fôrro e foi arrebentado pelos homens de Patrice Trovoada no dia de lançamento de pedra.Neste mesmo dia, o Patrice Trovoada teve encontro com alguns amigos na Câmara Distrital de Mè-Zôchi e no regresso foi ter com Fradique de Menezes em Favorita e vai haver um Bolo ao Fradique para não travar a obra.O cofre do Estado está completamente vazio e o Governo de Patrice só sabe enganar o Povo com chafarizes e Lavandarias. Não estamos contra essas obras sociais que são continuidade dos outros Governos. Estas inaugurações devem ser feitas pelo poder local. O Governo é para debruçar sobre os grandes dossiers para o desenvolvimento do País.Faz-nos lembrar a inauguração para retomar o Gime na manutenção e conservação das estradas em que tiveram todo o elenco governamental presente para hoje há 3 meses os seus funcionários não são remunerados. O Patrice Trovoada sai e entra e ninguém sabe. A Comunicação Social está proibida de falar sobre suas saídas do País.O Ministro Varela é o maior mentiroso deste Governo e nós não estávamos à espera dessas atitudes, muitas fofocas e ele acha que é melhor dos outros ministros. Estamos atentos a espera de tudo que tem dito na Comunicação Social.O Patrice Trovoada determinou para as Câmaras venderem o arroz para fazerem campanha e no passado falou mal do Delfim Neves e hoje as coisas estão pior.O Patrice Trovoada queixou Pinto da Costa,Roldão Boa Morte, Óscar Sousa, Gabriel Costa no Tribunal Internacional e até hoje não se fala mais disso.Porquê? Os crimes que o Patrice Trovoada foi acusado até hoje não se falam mais. O Procurador Geral da República, se é que temos no País é o mesmo até hoje e na altura diziam que iria tirar o homem, porque ele é mentiroso. Porquê que não se mexeu nele? Com medo da justiça, o Patrice ofereceu viaturas aos Magistrados para arquivar o processo. Quando caiu o murro do CEKA DO, os membros de ADI criticaram o António Dolores e disseram que quando forem Governo, o António Dolores, Maquengo,Tenjua seriam presos, e hoje é o mesmo Governo que dá a Obra ao António Dolores, afinal quem fala a verdade neste País? Temos uma Polícia desastrosa. O comandante é um boboyoco,que apenas está a pensar na construção da sua casa, enquanto a sua Instituição está caindo aos pedaços dia à dia. Na nossa Praça os motoqueiros transportam 4 pessoas numa motorizada. A venda nos passeios voltou à rua.A indisciplina aumentou, o roubo transformou o País as azavessas. O Governo de Dentxe Beto está a enganar o povo. o Patrice Trovoada, Levi Nazaré, Afonso Varela acham que são todos poderosos e não respeitem ninguém. Em um ano, o Governo gastou mais dinheiro nas Viagaens e nas viaturas. A inspecção económica é outro desastre. Não inspencionam, nem fiscalizam nada, porque o Patrice proibiu tomar medidas devido as eleições que se avizinham. Estamos tramados. As forças Armadas estão divididas em vários grupos comandado pelo senhor Tenente Coronel Armindo Silva. O grande fofoqueiro no seio das Forças Armadas.Em breve vai arrebentar. A polícia, os militares, udpe destrem praias e floresta em S.T.P.. Apenas sabem perseguir os civis. Os estrangeiros entram e saiem sem vistos, enquanto nós temos que comprar os Vistos para se ausentar do País
    Obrigado e Boa Reflexão Sociedade Organizada

  8. img
    Descamizado Responder

    O senhor Olinto Vila Nova Soares ex. segurança do senhor Patrice Trovoada continua à espera dos seus haveres na posse do Governo. Alega ter sido pontapeado e agredido pelo senhor Bala, motorista do senhor Patrice Trovoada e do assessor do senhor Primeiro Ministro para a área de defesa o senhor Armindo Silva.

  9. img
    ANCA Responder

    A casa onde jamais há pão todos ralham e ninguém tem razão, é a pobreza espiritual, mental, material a reinar, é slogan de dividir para reinar.

    O País(Administração/Território/População), altamente depende à mais de 100%, económica e financeiramente do exterior, para a realização social, cultural, ambiental, energética, desportiva, política, económica e financeira.

    Pois logo esta votação que sentido faz?

    Produzimos somente 10% de riqueza interna que sustentam a funcionamento das nossas instituições e necessidades.

    Ao invés de andar-mos aqui a fazer votações para isso e para aquilo, se pensasse-mos em fazer votação para ver se conseguimos ser mais humildes, gostar-mos de trabalhar, gosto pela formas de organização institucional, Territorial, Populacional, produzir, criar empresas, criar riquezas, distribuir riquezas.

    Anda-mos aqui a anos a ladrar, ladrar e ladrar, no dia em que se fechar a torneira externa,…ai é que serão elas?

    Pois somos preguiçosos até a ser inteligentes. Votação por cem dias de governo!!! Já agora votação desde a independência até hoje.

    Por isso estamos onde estamos,… e Cabo Verde onde está? até no Futebol…dão-nos lições

    Por isso é que a nossa montanha pariu pari sempre um rato.

    Há problemas sociais, culturais, ambientais, energéticos, desportivos, políticos, económicos e financeiros prementes concretos em que o quarto poder deveria fazer questionários, na sua forma de resolução, buscando vontades ideias e opiniões, seja ele que governo estivesse a administrar a gerir, encontrando no seio dos leitores público, a contribuição para à democracia participativa.

    Se queres ver o País bem

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      ANCA Responder

      Assim vai o País(Território/População/Administração), onde o cidadão que vai vestido rasgado, diz e vai dizendo mal do cidadão que vai vestido roto, todos estão na miséria, pobreza mental, espiritual, material, são pobres, pois jamais gostam de trabalhar, são vaidosos, têm mania de grandeza, quando nem tostão têm,( mas de metade da população vive em pobreza extrema à mais quarenta anos), alguns aproveitam da fragilidade do Estado, para criticar um ou outro governo até seu familiar ou ele próprio ir ao poleiro, também sacar o seu quinhão.

      Votar o quê?

      Se quem nos governa é quem nos dá dinheiro(emprestado ou doado) ajuda externa, para fazer as nossas instituições dizerem suporem ou fazerem que estão a funcionar, pagarem salários, mais de 100% de financiamento ao orçamento é externo, e para algum roubarem e desviarem…queixamos criticamos o quê?

      Deveria-mos ser um pouco humildes e pedir/exigir aos governos este ou outros que gerissem bem o pouco que nos dão, exigir que a justiça funciona-se correctamente, pois temos pouco gosto pelo trabalho, pouco gosto pela organização.

      E tenhamos vergonha, no dia em que algum povos cansarem, da nossa estupidez, fecharem a torneira,…ai é que vamos ver se há pedidos de aumento de salários, se há criticas a este ou aquele, se somente produzimos 10% da riqueza para sustentar 150% dos nossos vícios, necessidades…

      A casa onde falta pão todos ralham ninguém tem razão.

      Pratiquemos o bem

      Pois o bem

      Fica-nos bem

      Deus abençoe São Tomé e Príncipe

  10. img
    ANCA Responder

    A quanto anos vivemos de ajuda externa em mais de 100%?

    Tenhamos vergonha na cara.

    Paremos com este disparate a pensar que estamos numa democracia plena, onde as instituições funcionam por elas mesmas, funcionam pelas benesses do exterior,…para tudo e mais alguma coisa.

    paremos este disparate de votação.

    Trabalhemos para levantar o bom nome do País(Território/População).

    Conhecemos o problemas, primeiro está na nossa maneira de ser estar, falta de humildade.

    Tenhamos juízo na cabeça pensadora, no comportamento.

    Trabalho é que produz riqueza.

    Temos terra e mar.

    Organizemos-nos

    Pratiquemos o bem

    Pois o bem

    Fica-nos bem

    Deus abençoe São Tomé e Príncipe

    • img
      "beleza africana" Responder

      Senhor(a) ANCA, quem neste país não sabe que vivemos de ajuda externa????Quem neste país plantado no meio do oceano, junto ao nada, não sabe que nada do que temos não é nosso????Nós todos incluindo o senhor(a) sabe disso perfeitamente.Escusado seja tá sempre a repetir.Como nós somos o que somos, agimos sem qualquer tipo de respeito pelos outros e abusamos daquilo que recebemos sem se importar com as restrições que os outros fazem nos seus respectivos país para nos ajudar.Alias, são os senhores do governação deste país que o tornou assim, incluindo todos os que hoje apregoam governação de nunca antes vista à 40 anos. Todos os membros do Governo(a excepção do Chalino), os membros da AN com excepção dos jovens(rapazes e raparigas novos)deputados que nunca desempenharam qualquer função publica no país, terminando no PR, são cúmplices uns dos outros na degradação e delapidação deste país.Todos sem excepção deslapidaram o país construíram as suas casas,para além das que o estado lhes ofertou, gastaram fortunas em comes e bebes e etc, mantiveram e mantêm famílias inteiras na metrópole (portugal e frança) a custa das “ajudas externa”. Existem senhores que são ministros hoje cujo as famílias nunca viveram em STP e nunca trabalharam no estrangeiro.Estão fora do país a cuidarem dos filhos. Pergunto, esse dinheiro todo vem de onde?Os que compram casa no estrangeiro, carro, mantém mulher e incluindo as catorzitas (estas não têm culpa), pergunto, esse dinheiro vem de onde???Portanto, paremos de ser hipócritas e sejamos sérios e principalmente assumamos o que somos com todas as nossas diferenças “CIDADÃO SAO-TOMENSE, população de um país no meio do nada dependente 100% de ajudas externas”. Rezemos para que não haja guerra mundial e que continuem a nos ajudar até que melhores dias virão.

  11. img
    pascoal de carvalho Responder

    o fato de haver apenas duas classificações, deixa-nos enquanto eleitores e votantes demasiados limitados. apenas minha opinião.

  12. img
    fokoto Responder

    O primeiro Minsistro deve ir fazer este balanço na Assembleia Nacional e não somente nos orgaos de comunicação social

    • img
      Sousa Nilo Responder

      Eu diria , Fazer balanço no MINISTÉRIO PÚBLICO.

  13. img
    tropa Responder

    O Balanço deste governo está à vista de todos os santomense.
    Em um Ano temos internet, luzes, chafarizes.
    Para governo é um balanço positivos.Porque já si encontra na campanha.

  14. img
    Ferceita Responder

    Fazendo uma análise, é positivo o trabalho que o governo está a realizando muito embora nem todos elementos estivessem a efetuar um bonito trabalho. Digo positivo porque colocar água e energia em vários cantos deste país é levar vida, é levar alegria a estas comunidades. Alias se reparamos são obras resultantes de um ano de governação. Só que nós os santomenses somos um pouco ingratos. Devemos sim criticar o que está mal mas devemos elogiar pelo que foi melhorado, pois o país é nosso. Se cada governante pensar em fazer algo doradoiro em benefício do povo, sempre é de mais valia. Entretanto o conselho que deixo ao governo é não concorrer as próximas presidenciais, porque tendo já a maioria no poder, julgo que o povo não irá votar a favor do atual governo para as presidenciais, porque teme que o futuro possa estar comprometido. E caso concora e perca, isto poderá fragilizar o governo nas próximas eleições.
    Sigam este conselho

    • img
      Seabra Responder

      Falceta,sai do corpo do Bartolomeu,por esmola…deixe-lhe argumentar com propositos coerentes e exemplos concretos…nao direi com inteligência,porque seria pedir demais a um militante da ADI,reconheço.
      Retire -se e nao envie mais comentários mediocres, chega de gozação…
      STP não votem mais ADI/PT…se querem ver o país avancar. Os Varela,Lévy Nazare,PT…estao à afundar à Tela Non. Aqueles que amam STP,estarão prontos para salvá-Lo. Todos juntos, força!

  15. img
    40 anos de espetáculo. Responder

    Teve maioria absoluta para viagens, viagens e viagens. Estão a colocar luzes nas ruas mas os cortes não param. Enquanto fazem chavarizes e lavandarias, há zonas que estão a ficar sem água. O custo de vida está aumentar vertiginosamente enquanto os governantes gastam em média 150000euros em viagens por mês. A comunicação social é o espaço publicitário do ADI e o sr PT. Os diretores da administração pública foram colocados por conveniência e não pela competência. Excluíram todos que não são do partido numa política de odio e revanchismo. Mas o mundo dá voltas. Um dia isso muda. Viva stp. Este País é de todos nós…

  16. img
    realista Responder

    se fizerem um introspeção verdadeira nosso pais tem pessoas a passar fome, tem pessoas k não tem nem como apanhar um taxi para cegar na cidade fazer um passaporte ou mesmo um bilhete por falta de condições, nossa cidade ta uma vergonha lamentável nosso pais reina sentimento de ódio um pra outro so consegue emprego se fores do partido ADI isto e uma política de separar os santomenses, penso um dia de voltar para s.tome muitas vezes me pergunto k tipo de política temos k um cidadão nacional pra ter emprego tem k ser de partido k esta no governo resumindo pais jamais ira pra frente, cada um esta a saber do seu interesse pessoal. sinto triste por isto estive em s.tome durante 3 meses pude constatar k radio nacional e televisão so passam a transmitir a mesma notícias mais do governo do k os problemas da população
    enfim enfim enfim, na europa nunca vi um primeiro ministro a inaugurar tankes, chafarizes mais sim presidentes de câmara nossa avenida esta ela toda DESTRUÍDA PELOS BURACOS ESTRADA TODA DESTRUÍDA MAIS COMO POLITICOS PENSAM COM CORAÇÃO ENVEZ PARA FOCAR NO SANEAMENTO BASICO SO PENSAM NA LUXARIA, IMPORTANDO JEEP FAZER SUAS CASAS ENQUANTO 77/CENT de população estão vivendo na pobreza.

  17. img
    Cundú Muâlá Vé Responder

    Enfim… Falar não pode! Resumidamente só tenho a dizer, que o tempo dirá

  18. img
    Eduardo Santos Responder

    Só aqueles que não conseguem a verdade é que diz mal da governação do governo de ADI o povo pequeno como nos trata está ao lado do governo vem aí as presidências e vão ver o que o povo pequeno mas com mente grande vai dizer nas urnas. Bem haja a todos.

Deixe um comentario

*