A Arte de Bem Enlaçar os Próprios Pés

Um dos desafios que se colocará ao Gabinete do Dr. Patrice Trovoada, será descolar-se da conquistada imagem de insegurança e imaturidade, traduzida num mal disfarçado temor da imprensa e bem embrulhada em tiques autoritários.

Escrever na Areia

A Arte de Bem Enlaçar os Próprios Pés

São de Deus Lima

Cumprindo a inexorável lei do tempo, 2010 ficou para trás, deixando as suas marcas, o que de bom terá trazido, as cicatrizes que lega ao Novo Ano e a esperança que todos os dias nasce, com uma teimosia que desafia a do próprio sol.

O que nos deixa 2010 como memória e herança? Entre perdas de figuras referenciais, alguns avanços, travagens e recuos, destaca-se a reviravolta introduzida pelas legislativas de 1 de Agosto, a qual, pela sua magnitude, terá espantado o próprio e maior beneficiário, o ADI.

Com uma  notável celeridade, Patrice Trovoada formou governo, assegurou que tenciona segurar o leme  durante quatro anos e advertiu: ‘Deixem-nos governar!’. Pedido legítimo, se bem que, pelo menos até agora, desnecessario. Quando o governo diz e repete, com acinte e ênfase, ‘deixem-nos governar!’, apetece perguntar:

-        Mas quem está a impedir o governo de governar?

Os partidos da oposição, que ainda não lamberam completamente as feridas da derrota, meio atordoados ainda pelo peso do castigo sofrido nas urnas, procuram saber o que fazer dos respectivos umbigos. Têm de arrumar a casa, ensaiar trocar de roupa e de caras, enfim, tentar deixar para trás a memória de dois anos de governação severamente reprovados pelo povo.

Têm de gerir congressos, com o espectro das presidenciais e de filas de presidenciáveis a condicionar as aritméticas dos delegados. Em resumo, a oposição, pelo menos por algum tempo, vai é ter de pensar de forma muito séria na sua vida que não está fácil. E não tem muito tempo pela frente.

Por isso, quando o governo diz ‘deixem-nos governar!’, isto soa menos a uma advertência e mais à manifestação de um secreto desejo do próprio governo: o desejo de que a oposição obstaculize, crie problemas, faça confusão. Ora, se há coisa que a oposição não quer fazer agora, é afrontar o executivo.

Mais: a oposição só não está sentada a fumar cachimbo e a assobiar, porque tem suficiente fuba com bicho nos próprios tachos.

Vejamos:

A nota negativa aos 100 dias de governo? Foi um exercício quase a contra-gosto.

Evaristo? Avançou sem concorrência, como um carvalho rijo e duradoiro, para a Presidência do Parlamento.

O programa do governo? Sem ondas por aí além, foi previsivelmente aprovado.

O orçamento? Irá, decerto, ser aprovado. Irá, seguramente, ser aprovado. Quiçá com um pouco mais de virulência verbal aqui, um pouco mais de contestação da lógica das opções ali, um questionamento dos números acolá, enfim, um showzinho mais ou menos vigoroso para afirmar a experiência acumulada nestas lides, perante uma bancada maioritária dominada por caloiros. Mas mesmo isso, corresponderá, de certo modo, ao cumprimento de um ritual previsível, o contrário pareceria mal, o próprio governo ficaria desconsolado.

Não, agora falando a sério, o que se passa é que ainda que a oposição tenha, por hipótese remota e insensata, alimentado ganas de morder o executivo do Dr. Trovoada nestes primeiros meses de governação,  rapidamente se terá apercebido de que o melhor seria colocar a mão no queixo e olhar.

Na verdade, em termos de imagem, nada do que de mais lesivo aconteceu ao governo nestes escassos quatro meses, teve a traiçoeira mão da oposição. A oposição pode ser sinistra, maléfica, pérfida e perversa, ratoneira e trapaceira, fingida, olho chão-chão, mas disso, está inocente como uma criança por baptizar.

Quem, de forma abrupta e precoce, antecipou o fim do estado de graça do governo, bem antes de cumpridos os convencionais 100 dias? O próprio governo. Com uma gestão desastrosa do caso do cidadão camaronês Pierre Ndé, um poder fresquinho como o orvalho embandeirou em arco  e tomou uma  incompreensivelmente assanhada decisão que conseguiu conjugar a oposição da Ordem dos Advogados, da Procuradoria-Geral da República e dos tribunais. Recuou claro, recuou até bater com as costas na parede, recuou tarde e a más horas, mas fez o que tinha a fazer, fez o que não podia deixar de fazer e fez bem porque outra coisa não havia a fazer.

Depois, foi a ordem para apagar o embaixador em Taiwan de todo o programa oficial da visita do Ministro Taiwanês dos Negócios Estrangeiros.

Depois, foi o caso dos 30 mil barris de petróleo, em que o executivo se enredou numa confusa teia de ‘sim, mas, talvez, porventura, porém, contudo, eventualmente.’

E o ano termina em beleza, com a censura ao Dr. Carlos Veiga e tudo o que se lhe seguiu.

Nem será necessário ir-se buscar mais nada. Não será necessário ir-se buscar nem tricas intestinais, nem tricas estomacais, nem tricas palacianas, para se concluir que o governo não precisou de inimigos nestes breves quatro meses de vida. Não será necessário ir-se buscar o flic-flac da política externa, mormente a africana; não será preciso ir-se buscar mais nada para se concluir que o executivo demonstrou ser um excelente armador de laços…a si próprio.

Os governos, claro, são eleitos para governar. Em 2011, espera-se deste governo, remodelado ou heroicamente intacto, que continue a esforçar-se por governar, procurando soluções para os graves problemas do país.

Governar também é uma aprendizagem, embora haja limites para os ensaios insólitos.

Por isso, neste novo ano, suspeito que um dos desafios que se colocará ao Gabinete do Dr. Patrice Trovoada, eleito para governar durante 4 anos, será descolar-se da conquistada imagem de insegurança e imaturidade, traduzida num mal disfarçado temor da imprensa e bem embrulhada em tiques autoritários.

Esperemos, entretanto, pelos resultados de certas medidas anunciadas e adoptadas; esperemos, com alguma paciência, pelo florescimento das obras. Hão-de vir, certamente, com o Novo Ano, por graça do Governo, do Espírito Santo e de todos nós. As plantas não crescem da noite para o dia, crescem? Haja, pois, fé em 2011.

Porque até agora, a mais emblemática realização da era pós – eleitoral, foi a manutenção permanente da limpeza e da relativa arrumação do centro da nossa capital.

Esperemos pois pelo resto, com coragem, algum optimismo e afinco. E não de braços cruzados.

Quanto a mim, já decidi: apoderar-me do Novo Ano e proclamá-lo meu, por herança e direito.

Crónica originalmente publicada no jornal ‘Correio da Semana’.

(Ligeiramente modificada)

  1. img
    visão de domingo Responder

    É um exercicio de gente inteligivel…com muito estudo que se chega a tais conclusões.
    Obrigado São. Mereces mais.

    • img
      ovo de bode Responder

      Que a verdade seja dita.
      Esse raciocínio é a que faz falta, infelizmente a oposição o vê como censura.
      Por outro, porquê que a revista o Parvo deixou de está on-line?

    • img
      PIC Responder

      http://www.bocapito.blogspot.com

      Vão lá espreitar e veem as semelhanças com o artigo “há quem lhe chame mudança”.
      Plagiar ideias dos otros tb é crime São.

      • img
        plagios Responder

        e assim ainda se diz que São Deuz lima é jornalista… pois plagiar é bonito e assim vai indo STP onde os bons são aqueles que sabem plagiar. Obrigado internet por nos ajudares a elucidar este testo com o da http://www.bocapito.blogspot.com/
        TERÇA-FEIRA, 21 DE DEZEMBRO DE 2010
        A EMERGÊNCIA DA 19º PROVÍNCIA.

      • img
        Rafael Cabinda Responder

        Mas qual plágio quel quê?! Alguém conhece um texto, escrito com alguma clareza e profundidade analítica e argumentativa, deste senhor Wnado Castro? Vocês acham que este senhor escreve alguma coisa que se possa plagiar? Vocês vão comparar a São Deus Lima com Wando Castro. Quem é Wando Castro? O que é que este senhor alguma vez escreveu? Ele está provavelmente a procura de publicidade barata.
        É a primeira vez que ouço falar em Wando Castro. Ele escreve? Escreve o quê? Desde quando? Onde é que estão os escritos deste senhor? Eu gostava de ver e ler.
        Comparar São Deus Lima com este senhor! Vocês estão malucos. Eu conheço muitos Sãotomemenses que escrevem bem, muito bem, mas este senhor Wando Castro, eu nunca tinha ouvido falar.Perdoem-me se estou a ser injusto. Mas conheço muitas pessoas com dom para escrita, mesmo neste jornal, Téla Nom, mas nunca ouvi falar deste Wando Castro. Ele escreveu o quê? Quando? Aonde?
        A São Deus Lima iria plagiar alguém que nunca escreveu nada? Isto parece uma brincadeira de crianças. Até neste aspecto querem minimizar as competências da nossa maior poetisa viva.
        Cumprimentos a todos
        Rafael Cabinda

        • img
          Ana P. Responder

          Senhor Cabinda, de uma vista de olhos no blogue do homem e depois faz uma analise com conhecimento de causa. não fala atoa. Ou pensas que só quem escreve no tela non é que escreve bem?

          • img
            Coisa Feia...

            E mais… Senhor Cabinda, depois de dar uma vista de olhos no Blog do Wando Castro, tenha a coragem e a humildade de vir para este espaço, pedir desculpa ao Jovens escritor… que não esta a vossa “salasssa” LAVE BEM A BOCA quando for falar do Wando Castro…

          • img
            Rafael Cabinda

            Senhora Ana
            Eu só estou a constatar um facto: não conheço nada que este senhor Wando Castro escreveu de importante e reflexivo relacionado com S.Tomé. Pura e simplesmente, não conheço.
            Se a senhora me disser que este senhor, da mesma forma que muita gente faz, diz umas coisas com pouco sentido argumentativo ou analítico, nos seus blogues, eu acredito em si. Mas, isto é completamente diferente de escrever, no sentido estrito da palavra, que faz com que os outros tenham opinião sobre os nossos escritos, reflictam sobre os mesmos, possa contribuir para mudar uma realidade política, social ou económica. Por amor de Deus, não é isto que o senhor Wando Castro faz. Escrever é muito mais do que isto. Eu, por exemplo, não vou comer e beber, e andar para ai a dizer que eu escrevo muito e que uma poetisa de calibre da nossa São Lima anda a plagiar-me. Isto é um perfeito disparate. Foi isto que acho que está a acontecer com o senhor Wnado Castro. Não sei quem disse este senhor que ele é escritor ou que ele sabe escrever.
            Fui
            Rafael Cabinda

          • img
            mestre zumbi

            Senhor CABINDA!
            A Leitura eh muito bom pra os que fizeram jornalismo…. e se a Sao e o senhor pensam que ser umbom jornalista eh plagiar…. vou logo informando que isso pode chegar aos tribunais!
            A internet facilita e favorece a todos aqueles que o sabem manusear… se o senhor nao teve a oportunidade de ler o texto original faca o favor de clicar no link, ja indicado por outros comentadores…Por favor nao seja lambe Botas nem engraxador de sapatos quenao ganham brilhos…

        • img
          STP Responder

          Tive a oportunidade de ler os dois artigos. E é uma vergonha! Um Jornalista não deve saciar a sua carência de inspiração ou de talento usurpando do artigo de outros autores.

          A internet é assim dá e tira

        • img
          Luís PT Responder

          Vai ao blogue dele e lê todos os textos.
          O homem é uma máquina, na arte de bem escrever português e em análise política, social/humana e económica.
          Além de ter um excelente sentido de humor, conforme se pode ler em algumas das crónicas dele.

    • img
      Cidadão Preocupado Responder

      A Sao Lima é umas melhores coisas que deus ofereceu ao Povo de Sao tome e Principe.

      Salvos alguns casos o resto é tudo uma banda de maricas,impotentes,ladroes disfarcados em gente seria.

      O Sr. deve ser comunista ou um destes parasitas vivendo do sistema,ou sofre de incapacidade mental.Tens dificuldade de fazer um raciocio critico.

      Sao Tome não e teu nem do teu pai.O nosso país precisa de cada um de nós.

      A Sao Deus Lima,de uma forma honesta,frontal e suscinta faz um retrato da realidade do nosso pais.

      Como cidada e sobretudo como jornalista tem a obrigacao de o fazer.

      Tu e todos como tu em vez de perderem tempo tratando de insultar a São Lima, deveriam fazer melhor uso do cerebro(se tiverem um) e reflectir sobre a situação actual do pais.

      Esta claro que os governantes santomenses (incluindo o PM) e alguns cidadãos ignorantes sentem-se aterrorizados(fritos) com a superior capacidade critica e jornalistica dos nossos jornalistas(Ambrosio,Abel,São Deus Lima).

      Este complexo/medo reflete-se nos votos e nas opiniões expostas neste espaço.

      Creio que São Deus Lima tem 2011 razões para continuar a “escrever” retratando de forma independente e humilde o que se passa em São Tome e Principe.Ja seja no plano politico,economico e social.

      O governo foi eleito para trabalhar, para fazer coisas palpaveis e é simplesmente isto que estamos pedindo.

      Nem mais nem menos.

      Deixem de criar confusões e distrações como excusas da falta de RESULTADOS.A falta de experiencia ficou evidenciada nas decisoes tomadas.

      ja agora , alguem que me explique o que faz um Ministro/deputado Santomense durante 8 horas diarias ?

      - Formação de quadrilha,corrupção passiva, esquemas,criar influencias para os futuros negocios e/ou empregos,comprar terrenos,enriquecimento ilicito por facilitação de contrabando,fuga ao fisco, viajens.

      E o povo : ainda estamos a espera da agua,aeroporto decente,bairros residenciais decentes,transportes publicos decentes, emprego para os jovens,tribunais com juristas competentes e imparciais, centros de saude com capacidade de diagnosticar e tratar patologias como glaucoma, insuficiência renal crônica,doenças multissistêmicas, cancro etc….

      Nada fizeram e nada fazem.Falta-lhes visão ou interesse ?

      Preocupam-se com jornalistas,entrevistas, eleicoes e mer… insignificantes.

      Aprendam a defender os interesses do nosso pais ou na hora da vossa morte serão nos olhos do povo vistos como autenticos traidores e ladrões.

      Sr. Zeme almeida, se o Sr. for um destes politicos,deputado,ou simplesmente um dos “mamam” por necessidade ou por mariquice aconselho-lhe a ver os videos em anexo e mude,trate de ver as coisas no outro angulo.

      STP precisa de reorientar-se.Literalmente falando “estamos perdidos”.

      http://www.youtube.com/watch?v=q21rM03_R18&feature=related

      http://www.youtube.com/watch?v=pYWSudD21cE&feature=related

      Boa sorte a todos.

      budobaxana@gmail.com

    • img
      OME' Responder

      Ja perdi esperancas, pois PAU QUE NASCE TORTO, TARDE OU NUNCA SE ENDIREITA. Sao demasiados atropelos para tao pouco tempo.
      Solucao: ENTREGAR O PAIS A GESTAO DAS NACOES UNIDAS porque esta visto que se trata de INCOMPETENCIA duma ponta a outra.

  2. img
    Terra Minha Responder

    Palavras para quê?
    Queira Deus que STP tenha mais Sãos para melhor clarificar esse país.

  3. img
    mulembú Responder

    A força das palavras e das escritas contornam os caminhos, mudam os cenários, iludem e pode até fazer da verdade a mentira, e da mentira a verdade. Pode ser proveitosa ou danosa.
    Assim que, São D L, sempre que puderes usar esta notável capacidade para o bem do povo de São Tomé e Príncipe, que te seremos gratos. Mesmo que seja para auxiliar o actual governo, se delas necessitarem; deixando de lado as possíveis contendas, ou até a oposição, para o bem do nosso país; um dos mais sofrido do mundo, te seremos gratos. Temos que mudar, as coisas têm que mudar e o tempo se chama hoje, agora e já.
    Com este labor estou seguro que alguém saberá te agradecer, mesmo que seja na rua, com um simples gesto de amor, carinho e estima, como não mi tenho cansado de vos afzer. O nosso país precisa de cada um de nós.
    Viva 2011 para todos.

  4. img
    zeme almeida Responder

    O que esta Sao quer afinal com o governo!Quer dar licao ao governo ou quer chamar atencao ao governo.{CALOIRO?}que espres-sao e esta.Eu acho que nao podemos pensar que somos melhores por estarmos muito tempo na governacao?Estas criticas estao sendo mesmo direccionadas.Aqueles com experiencias,como a senhora diz,o pais nao conheceu melhoria em nada pelo contra- rio o enriquecimento ilicito de muita gente.Por favor nao brinquem com este povo desviando a sua atencao e basta.O governo nao deve ter medo e fazer tudo quanto ao seu alcance para bem estar da populacao porque e ela que vos confiou para governar o pais.Tudo isto nao passa de pau mandado daqueles que so vivem atra- vez do poder.Viva S,Tome and Principe

  5. img
    Aguaizense Responder

    Minhas Congratulações.
    É de facto uma potência.
    Concordo em Pleno com a tua visão panorâmica e fidedigno dos factos aqui abordados.
    Que estes Senhores digerem e bem, os traços das nossas realidades( a nossa historia), que tem sido registados por si.

  6. img
    Jose Antonio Responder

    Sabemos todos que durante decadas e decadas o centro da capital esteve sempre entregue a desordem e anarquia.

    Sera que um Governo que, em apenas escassos meses, consegue preserver a permanente limpeza do centro da capital nao e digno de ter o nosso melhor credito?

    Sera que a Sao nao consegue identificar outras realizacoes positivas e notaveis realizadas por este governo que, ainda agora, acaba de entrar em funcoes?.

    Nao ha paciencia que chega para aturar as pessoas que insistem em apontar todas as suas baterías para o lago negativo, num valorizando os exitos conseguidos pelos outros.

    Ninguem e nenhum Governo é perfeito, o que se espera, de todos, sao contribuicoes constructivas para a edificacao de um S.T.P melhor a todos os niveis

    • img
      Tagarela Responder

      A limpeza e a manutenção da nossa capital no referido estado é obra do Governo Central ou da Câmara Distrital de Água-Grande? Viva STP!!!

      • img
        El Poderoso Responder

        Afinal quem seleccionou os actuais membros da Câmara Distrital de Agua Grande?

  7. img
    Sulila Miranda Responder

    É, nós sabemos bem que quem brinca com fogo, queima-se! Quem diz o que quer, ouve o que não quer! Por isso já era prevesível que este ano fosse apoderado e proclamado como o da São. Só se não fosse a São!
    E isso não é ser-se rancoroso ou coisa do género, e pura e simplismente uma resposta simples e lógica a uma decisao precipitada e inpensada do nosso Primeiro Ministro! AZOELHOU? AGORA REZA! E não pense atacar a toa, porque há-de ter o troco! QUIZ GALINHA GORDA, AGORA META BEM A MÃO NO BOLSO, PORQUE ELA É CARA!

  8. img
    E.Santos Responder

    Acho bem que continues a escrever assim São. Se a oposição não faz opsição e prefere “por a mão na queixada” e olhar, pelo menos tu para espicaçar o governo. Bravíssimo…acredito que esta tua persistência lhes fará persistentes também na ânsia de fazer e fazer bem. A sociedade são-tomense precisa disso. Quem já esperou exactamente 20 anos (de 2001 para cá – altura em que efectivamente o país começou a virar fuba com bicho), espera pacientemente por mais 4 anos, mas sempre com a esperança de que o melhor do ano anterior posso ser tão somente o pior no ano que começa. E para isto, é importante a contribuição de todos nós, de coração, pelo país e consequentemente por cada um de nós. Optaste por este estilo de contribuição, espero que os demais filhos da terra possam optar por outro tipo de contribuição, com o objectivo único de apoiar no progresso de STP. Que STP Poderoso vos abençoe a todos nas vossas boas intenções para o país e que vos devolva em dobro aquilo que desejam para o país em 2011.

  9. img
    Berna Responder

    Agrada-me ler os escritos desta cidadã, pura são-tomense. Denfensora assérima de causas, sobretudo nacionais. Aprecio o seu gingar e as suas satiras, o que aliás faz como ninguém. Todavia, não posso deixar de reconhecer que parece-me que esta fera de escrita estava adormecida. isto faz recair sobre si suspeitas de ser “pau-manda”. De quem? Não sei. Seria bom que em outras alturas de vida política são-tomense esta nossa “camarada” desse ar de sua graça. Certamente estaria, hoje, impune. A sua atitude faz-me lembrar o Paulo Portas quando chefia um jornal denunciando tudo e todos na era do cavaquismo.
    Continue a nos dar, a nos reviver a memória, a nos despertar!

  10. img
    zeme almeida Responder

    O Tela-Non e jornal que tanto gosto passar as minhas revistas pelo que vejo esta feito com a senhora Sao.Quando se vai do lado as moderacoes sao rapidas.Este jornal esta fazendo um papel nao muito digno.A Sao nunca se compara com a jornalista Judite Sousa,sabem porque?-Nao faz parte de nenhum partido politico.Sem estar afecto a algum partido, isto e que dignifica ser um bom jornalista.Quando o seu partido esteve no aonse que a senhora jornalista Sao andava? {Talvez andava mascarada}.A senhora nao aceitou o convite de trabalho para aproveitar destas situacoes ou seja tinha as intencoes!Viva STP.

  11. img
    zeme almeida Responder

    Queria dizer:Quuando o seu partido esteve no poder aonde esta jornalista se andava com estas criticas.

  12. img
    Renato Correia Responder

    Preparem-se lá vem mais uma teoria de conspiração…mas a comunicação social serve para prestar informações ou para ataques pessoais?nem as instituições estatais estão livres de problemas de credibilidade nem mesmo os jornais digitais. será esta a “tela non” ou “tela vossa”

  13. img
    Berna Responder

    Errata:
    Agrada-me ler os escritos desta cidadã, pura são-tomense. Denfensora acérrima de causas, sobretudo nacionais. Aprecio o seu gingar e as suas satiras, o que aliás faz como ninguém. Todavia, não posso deixar de reconhecer que parece-me que esta fera de escrita estava adormecida. isto faz recair sobre si suspeitas de ser “pau-mandado”. De quem? Não sei. Seria bom que em outras alturas de vida política são-tomense esta nossa “camarada” desse ar de sua graça. Certamente estaria, hoje, impune. A sua atitude faz-me lembrar o Paulo Portas quando chefia um jornal denunciando tudo e todos na era do cavaquismo.
    Continue a nos dar, a nos reviver a memória, a nos despertar!

  14. img
    Alberto Nascimento Responder

    Um ataque pessoal ao Governo, a instabilidade e ao Estado da Nacao logo para começar o ano.

    Esta senhora usando o poder que conseguiu angariar com a novela da TVS agora re-aparece para isso.

    Nao ha problemas mais graves em STP para esta senhora falar sobre? Que tal criticar construtivamente?

    Que tal abordar a pobreza no nosso pais, um dos mais pobres do mundo! utilizar o seu poder para mobilizar atencao do pessoal jovem para problemas sociais importantes.

    Nota-se um ataque pessoal ao Senhor Trovoada!
    Nota-se maldade, crueldade!

    • img
      Alberto Nascimento Responder

      O Telanon e a liberdade de expressao nao parecem andar de maos dadas.

      • img
        Republica Federal do Brasil Responder

        È verdade, eles andam ao serviço de alguem…

        • img
          Vanox Responder

          Claro.

          Se não concordam convosco são da oposição.

          Acho que a cultura dos jornalistas livres devia prevalecer.

          xxx

      • img
        duque de espada Responder

        pelo amor de Deus vamos com calma se faz favor, quem nao sabe nao sabe…

    • img
      Edson Costa Responder

      Disseste tudo meu caro Alberto, eu não diria melhor! Saudações!

  15. img
    Sergio Fernandes Responder

    Quer no passado, quer no presente, foste, és e serás a minha preferida jornalista.
    Não pelo toque e das pancadas que dás às palavras, mas sim pela tua coragem e sabedoria, teu instito de mãe e de mulher,
    uma lutadora incansável pela liberdade de imprensa no país do Senhores Todo-poderosos. Proclame, como dissestes, 2011 como teu ano por direito e heranca, por um STP novo e livre de tubarões e bulhões.
    Saúde e felicidades aos cidadaos do meu país e a si, Sao Lima.
    Bem haja.

    Sergio

  16. img
    Lódóma Responder

    Ao longo de tantas trevas que passamos a São andava numa boa agora é salva-vidas dos são-tomenses? São vai com calma porque alongo dos anos jovens com vinte e pouco anos não sabem que és, porque és uma pessoa desconhecido quero dizer com isso que poderias dar o seu contributo a mais tempo.

  17. img
    desgraça Responder

    O governo de Rafael Branco foi uma praga.
    Mais na verdade o Patrice Trovoada não trás melhorias, uma pessoa que mostrava tanta esperteza, não faz nada para extração do petróleo, cria problemas aos jornalistas, mantém constante o orçamento de Estado para a Saúde e Educação, entrega todos os negócios do Estado a empresa Sonangol sem concurso público internacional. Tenho saudades do jornal parvo online.

  18. img
    alcino trovoada Responder

    Parabens, São Lima.
    Está tudo dito.
    A “mudança” implica uma mudança de atitudes e da forma de fazer as coisas. Afinal, este “governo de mudança” está longe de atender as nossas expectactivas e cumprir as promessas que fez.

  19. img
    Nelson Capela Responder

    Gostava antes de desejar boas vindas e feliz 2011 para todos os santomense.Que o ano 2011 seja um ano de reflexao e que nos os santomenses deixemos de perseguicao,inveja,egoismo e comecemos a nos unir e a pensarmos no bem estar do nosso proximo,e que os politicos mundem a arte de governar e fazer politica.
    Nao basta apenas fazermos reflexao do 2011 mas sim de toda a nossa historia,do todo o nosso passado.Na adianta olharmos para o 2010 e criticar ou elogiar o que ADI,ou Patrice Trovoda fez ou deixou de fazer nesse pequeno espaco de tempo.Enquanto nao mudarmos a nossa mentalidade,a forma de agirmos,enquanto os jornalistas nao deixarem de fazer politica,e contribuirem com verdadeiras cronicas,enquanto os tribunais e o ministerio publico nao exercer o seu poder,de nada valera quebrar a loica.Houve tantos factos ocoridos em 2010 que mais mereciam destques e manchetes ,mas que infelizmente cairam no esquecimento.Esse e o pais que temos,a gente que temos,esperemos que 2011 seja melhor que 2010,embora seja um ano que mal comecou todos ja o preve de duro e dificl.
    Feliz 2011 a todos

  20. img
    Aoaní d'Alva Responder

    “Esperemos pois pelo resto, com coragem, algum optimismo e afinco. E não de braços cruzados.”

  21. img
    Digno de Respeito Responder

    Benvido ano 2011. Que a imprensa seja cada vez mais visível com o reforço e a qualificação de recursos humanos em várias áreas relacionadas da comunicação.

    São cada vez mais “São”tomense….na sua santomensidade. Texto explícito. Parabéns!

  22. img
    Coisas & Lugures@hotmail.com Responder

    Coisas & Lugares – 03.Dez.2010. A pergunta que eu hoje trago para a ribalta é: O que mudou e o que vai mudar no jornalismo Sao Tomense no Ano de 2011? Do ponto de vista do dos enquadramento das grandes questões nacionais,passando pelo painel de moderação das discussões de ideias e dos debates, o cenário e os convidados, temas esses que suscitam interesses,despertam a curiosidade e promove audiências,etc etec…
    No riscaldo dos comentários que marcaram o ano de 2010, foi unanime dizer-se que as relações políticas, economicas,culturais e sociais do nosso País nunca estiveram de mãos dadas e conheceram grandes subressaltos.É tempo de mudar porque o ano que agora começa não vai ser fácil para as populações de S.Tomé e Principe,sejamos honestos.Mais mesmo assim,temos que ter a humildade de o reconhecer e dar boas vindas a 2011 e apelar a um esforço redobrado de todos quantos se sintam filhos deste maravilhoso País.O ano que agora começa não nos aconnselha em momento algum, o facilitismo.

    2. A unica receita para 2011 será, semear a felecidade para colher a paz e o bem estar social com zelo, dedicação e sobretudo com muito trabalho,onde todos devem ter um lugar ao sol para empurar o País para frente.
    3-Caro amigo e jornalista Abel Veigas,tem vindo a circular na pagina do Jornal que V.Excia dignamente representa,um inquerito de votação para o possível regresso ao programa “EM DIRECTO”, na TVS para a sua continuidade da sua colega de profissão, a São Deus lima e sou daquelas pessoas que votou no SIM e ninguem está a por em causa as suas capacidades e o seu saber. Eu pessoalmente, acho que ela tem todo o direito de o fazer,mas qualquer programa num canal de estado não defende os interesses de grupos,tendo em conta que este não pode sobrepor o interesse colectivo e da utilidade pública,porque mina a confiança do mesmo no que se refere a sua grelha de programação.

    4-E porque já tenho uma opinião formada sobre este assunto a minha opinião vai em seguinte direcção.Descordo categoricamente com a forma e o contexto em que colocas a temática.Eu explico porquê: O PROGRAMA EM DIRECTO DA SÃO DEVE CONTINUAR EM 2011?
    5-Muito honestamente, devo dizer-lhe que sim e espero que o SIM vença.Entretendo,repudio por um lado, o enraizar do habito crónico no nosso País das pessoas quererem pessoalizar as coisas públicas em detrimento do valor colectivo.Um programa com esta dimensão é generalista e pelo que sei é apresentado em horários nobre,gozando de todas as audiencias possíveis e imaginárias em todo o auditário nacional.Mais,se singirmos um pouco na lei da lógica das coisas a São já não representa um rosto de concenso para a apresentação deste programa que é um fenómeno de audiencia para a única estação Telesiva de STP e a prática já aconselhou a dar oportunidade a outras figuras ou seja a outros profissinais do sector da comunicação social,que de alguma forma forma reune competências e valências tecnicas para levar a cabo os objectivos que estiveram na base de criação do (EM DIRECTO),e não tem que ser necessariamente com a moderação de Jornalista A ou B ou talvéz partilha-lo com o antigo colega.Refiro-me ao José Boussa,Máximino Carlos ou um outro profissional qualquer e esssencialmente a linha editorial que a TVS pretende adoptar para o ano de 2011.O que importa é a filosofia de trabalho, o formato do programa a pertinencia, a convição do actor e a forma como ele o conduz em prool das causas que nos move e que nos são comuns.Todos nós apreendemos fazendo.
    6-Por outro lado,necessário se torna incutir nas pessoas para que no exercício das suas funções
    loborais a ideia de um pensamento de intolerância e de pluralidade, ausente de complexos de superioridade,pondo os conhecimentos adquiridos ao longo da vida serviço da nação,como de resto está a vista de todos,o ficaremos interamente gratos,aliás conforme já referiu outros intervenientes que me antecederam e permitam-me que reforce e só para vos fazer vivar a memória na história recente faço referência ao destino que conduziu a jornalista Maria Moura Guedes “a grande apresentadora e Pivot da TVI-um canal privado Portugês.Porque não há lugares cativos e o homem passa e a instituição fica,pois a arte de comunicar não se compadece com política por se tratar de um terreno muito pantanoso!Desejo boas vindas ao novo Ano de 2011 e que nos traga mais Governo,mais empregos, mais infra-estruturas económicas e socias,mais bens e serviços,mais redes sociais para encaminhar e orientar os cidadãos,nomeadamente com surgimento de rádios comunitárias,mais água potável para a população,mais energia electrica,mais vias de acesso e de comuninicação,mais transportes e estradas para ligar o País !Coisas & Lugares.

    • img
      AMOR A PÁTRIA Responder

      Caro “coisas & lugares”, pereces uma pessoa bastante lúcida, mas depois caís por terra quando dizes q o programa da São deve continuar, mas sem a São…
      Impossível, o em directo tal como era, deve única e exclusivamente a iniciativa e profissionalismo da Jornalista São Deus Lima, com a sua investigação e com a sua pro-actividade. O tal peograma durou apenas 1 ano ou menos, achas realmente que era altura de se mudar a cara do programa, achas que se resolve mudando a cara da jornalista? Qual é o vosso medo em relação a São.
      Os jornalistas a quem te referes, e que ,ninguém lhes tira o mérito, estiveram senmpre por cá e porquê quye nunca tiveram a ousadia ou a imagonação de criar um programa de qualidade que naturalmente merecesse a audiência do Em Directo, alguém os bloqueou para o efeito? O que vos move é despeito e inveja pelos que são realmente bons naquilo que fazem, é medo da competência dos outros, quando deveriam aprender com os que são realmente bons, e dar a vossa quota parte para o desenvolvimento desse país.Vocês nem deixaram a jornalista trabalhar por puro medo, nadad mais…Apoiar o despedimento da jornalista, porque não reúne consenso, ou porque, pelo que sabemos começa a incomodar bastante o Governo????Faça um favor ao povo santomense…..mais respeito, porque não somos burros.
      Vamos pacientemente esperar que haja governação, transparente, consistente e preocupado com o país, não gastando tempo em decisões marginais que não trazem valor acrescentado aos nossos bolsos.
      A São Lima é jornalista, filha de são Tomé e merece todo o nosso apoio pelo sem bom trabalho, isento, imparcial,e que nos desperta a refletir sobre o país, e a sermos parte do nosso próprio destino…O Governo existe porque o povo assim o quis…que trabalhem, o povo deu ao ADI o voto de censura ao MLSTP/PSD…Não se eskeçam disso…o problema não se resume a calar uma jornalista…

      Bom ano a todos
      Saudações revolucionárias

  23. img
    Joao Batepa Responder

    Alguem que me meta esta senhora na cozinha!

  24. img
    Cidadão Preocupado Responder

    A Sao Lima é umas melhores coisas que deus ofereceu ao Povo de Sao tome e Principe.

    Salvos alguns casos o resto é tudo uma banda de maricas,impotentes,ladroes disfarcados em gente seria.

    O Sr. deve ser comunista ou um destes parasitas vivendo do sistema,ou sofre de incapacidade mental.Tens dificuldade de fazer um raciocio critico.

    Sao Tome não e teu nem do teu pai.O nosso país precisa de cada um de nós.

    A Sao Deus Lima,de uma forma honesta,frontal e suscinta faz um retrato da realidade do nosso pais.

    Como cidada e sobretudo como jornalista tem a obrigacao de o fazer.

    Tu e todos como tu em vez de perderem tempo tratando de insultar a São Lima, deveriam fazer melhor uso do cerebro(se tiverem um) e reflectir sobre a situação actual do pais.

    Esta claro que os governantes santomenses (incluindo o PM) e alguns cidadãos ignorantes sentem-se aterrorizados(fritos) com a superior capacidade critica e jornalistica dos nossos jornalistas(Ambrosio,Abel,São Deus Lima).

    Este complexo/medo reflete-se nos votos e nas opiniões expostas neste espaço.

    Creio que São Deus Lima tem 2011 razões para continuar a “escrever” retratando de forma independente e humilde o que se passa em São Tome e Principe.Ja seja no plano politico,economico e social.

    O governo foi eleito para trabalhar, para fazer coisas palpaveis e é simplesmente isto que estamos pedindo.

    Nem mais nem menos.

    Deixem de criar confusões e distrações como excusas da falta de RESULTADOS.A falta de experiencia ficou evidenciada nas decisoes tomadas.

    ja agora , alguem que me explique o que faz um Ministro/deputado Santomense durante 8 horas diarias ?

    - Formação de quadrilha,corrupção passiva, esquemas,criar influencias para os futuros negocios e/ou empregos,comprar terrenos,enriquecimento ilicito por facilitação de contrabando,fuga ao fisco, viajens.

    E o povo : ainda estamos a espera da agua,aeroporto decente,bairros residenciais decentes,transportes publicos decentes, emprego para os jovens,tribunais com juristas competentes e imparciais, centros de saude com capacidade de diagnosticar e tratar patologias como glaucoma, insuficiência renal crônica,doenças multissistêmicas, cancro etc….

    Nada fizeram e nada fazem.Falta-lhes visão ou interesse ?

    Preocupam-se com jornalistas,entrevistas, eleicoes e mer… insignificantes.

    Aprendam a defender os interesses do nosso pais ou na hora da vossa morte serão nos olhos do povo vistos como autenticos traidores e ladrões.

    Sr. Zeme almeida, se o Sr. for um destes politicos,deputado,ou simplesmente um dos “mamam” por necessidade ou por mariquice aconselho-lhe a ver os videos em anexo e mude,trate de ver as coisas no outro angulo.

    STP precisa de reorientar-se.Literalmente falando “estamos perdidos”.

    http://www.youtube.com/watch?v=q21rM03_R18&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=pYWSudD21cE&feature=related

    Boa sorte a todos.

    budobaxana@gmail.com

    00 i

    • img
      Jorge Andrade Responder

      Caro Cidadão Preocupado

      Entendo a sua legitima preocupação e desejos porque, a partida, tal, não defere dos desejos de todos os outros santomenses, igualmente, ansiosos por ver S.T.P prosperar.

      Já em relação a sua manifesta frustração e tentativa de defesa desenfreada da São é que não entendo.

      Pois, quem não conhece a realidade de S.T.P, certamente, que poderá ate pensar que São passou a residir e trabalhar no Pais a de Agosto de 2010, data da mudança de Governo.

      • img
        Jorge Andrade Responder

        Pois, quem não conhece a realidade de S.T.P, certamente, que poderá ate pensar que São passou a residir e trabalhar no Pais em Agosto de 2010, data da mudança de Governo.

  25. img
    zeme almeida Responder

    Senhor ou senhora cidadao preocupado nao me parece que esta preocupado com este Pais da forma como relata no sua escrita.Se e cidadadao preocupado,esta preocupado com a senhora jornalista.Eu nao preciso de ser deputado e nem poli- tico para estar sujeito a isto?Ja la vao 35 anos em que este pais foi governado por varios partidos politicos o povo nunca conheceu a melhoria da condicao de vida.O gorverno nao pode fazer milagre como muitos pretendem?Viva S.T.P

  26. img
    zeme almeida Responder

    Quer dizer{na sua escrita}

  27. img
    zeme almeida Responder

    Para acabar com todas estas zangas de comadre e compadre,resumindo,o senhor Pactrice Trovoada deveria pedir a senhora Sao em casamento.A unica solucao seria esta.Viva S.Tome e Principe

  28. img
    vava Responder

    sra e frustrada

    • img
      Cidadão Preocupado Responder

      e voce é maricas….

  29. img
    Cidadão Preocupado Responder

    Na verdade, em Sao Tome de hoje , quem é ladrão burro rouba galinhas, que é ladrão inteligente vira político.

    budobaxana@gmail.com

  30. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    Sao Lima,os sao-tomenses contam contigo!Um bom ano!!!

  31. img
    Mé-xuba Responder

    Gostaria de agradecer a São Lima pelo artigo e aproveitar a ocasião para aconselhar o Governo na pessoa do Senhor Patrice Trovoada a remodelar o governo substituindo o ministro Olinto Daio e a Ministra da Saúde e dos Assuntos Sociais…

    • img
      E.Santos Responder

      Com que argumentos? Substituir por substituir, porque faz parte da praxe ou por puro mkt?
      Desculpe, é só para eu perceber.

  32. img
    Pumbu Responder

    CAMARADAS, nao se esqueca que FALAR e ESCREVER Custa muito menos que FAZER! Antes de vir a este precioso espaco pense bem acerca do que vai expressar, tente vestir a pele daqueles que voce pensa criticar. Sera que voce faria melhor para o bem do povo nas mesmas circunstancias?

  33. img
    Underdôglas Responder

    Aqui estou plenamente de acordo! Vê-se pela cara mesma do jovem de Primeiro ministro que ainda a experiência nao chegou aí! Muita inexperiência e pouca pericia.

    E’ que a pericia desse primeiro ministro nao chega para fazer as contas duma mercearia quanto mais agora de um governo. Mas bom, estamos em Africa!

    Mas, atençao Sao, às vingançazinhas! Sente-se que a gata ficou escaldada com a historieta da entrevista de Veiga e quer revanchismos. Isso é muito mau!!!!

Deixe um comentario

*