Abiud Neto disponível para jogar na selecção nacional de futebol

Aos oito anos viajou para Portugal. Abiud Neto, agora com 24 anos alinha no Atlético do Cacem. Já andou pelo futebol de cinco e agora está há duas temporadas no Cacem. A Tela Non foi ouvir os objectivos e os anseios desde jovem que mostra disponibilidade para representar a sua selecção de nacional de São Tomé e Príncipe.

COMPLETAMENTE DISPONIVEL PARA A MINHA SELECÇÃO

Vasco Antão

Fala-me do teu percurso desportivo até agora?
Desde pequeno que sempre gostei de jogar futebol, aliás como toda a criança gosta. Com os meus doze quatorze anos comecei a jogar futebol de cinco na equipa da Associação do Bairro onde morava, mas como federado, comecei por jogar futebol de onze no Catujalense no escalão de iniciados. Deixei de jogar futebol de onze, quando mudei de casa devido a impossibilidade de transportes. Fui jogar FUTSAL no Clube Unidos do Cacém (CUC) a convite de um colega de escola e como o clube era próximo de casa assim o fiz… Na CUC cumpri o escalão de junior ate seniores. Nos últimos quatro anos dos quais dois tive nos fixes (Futsal) e nas ultimas duas épocas no Atlético Clube do Cacém (Futebol 11),  onde jogo actualmente.
Jogaste em são Tomé e Príncipe?
Não, sai de São Tomé e Principe com oito anos de idade, joguei na rua com uma bola de plástico coberta com cordas, disso não me esqueço são das poucas memórias de infância que tenho da minha terra, mas muito boas.
Em Portugal,  como tem decorrido a tua experiencia de futebolista?
Não tão bem como desejaria, mas sinto que isso vai mudar em breve e também estou a batalhar para que isso mude esta época. É para isso que tenho vindo a trabalhar.
No Atlético Cacem qual é o objectivo do clube?
A manutenção é o objectivo do clube que está a atravessar dificuldades e por isso não exige muito dos jogadores. Somos só malta jovem e cheia de ambição. Se você me perguntar qual o meu objectivo no clube? Eu responderia que gostaria de ser subir de divisão e ser campeão, temos uma equipa muito boa e eu acredito que isso pode acontecer se fizermos por isso.
Tens jogado com assiduidade?
Sim, sempre.

Os teus colegas de equipa tem te ajudado na integração?
Sim muito no inicio foi um pouco difícil e muitos não acreditavam em mim por ter vindo do futsa, mas com o tempo mostrei o meu valor e conquistei o meu lugar e isso vê-se pela assiduidade que tenho jogado essa época dando o meu contributo a equipa e mostrando que tenho muito mais para dar.
Até onde pretendes chegar no futebol?
O mais longe possível, que se calhar nem eu acredite que  possa chegar, mas gostaria de jogar ao lado do Ronaldinho (risos)
Sempre jogaste a avançado  ou podes efectuar outras posições ?
Não sou extremo e também já fiz segundo avançado
Estás disponível para representar a selecção de são Tomé e Príncipe?
Completamente disponível, aliás seria muito bom, qual é o jogador que não gostaria de representar a selecção do seu país, seria a oportunidade de acompanhar o meu país de perto.
Em teu entender existe evolução dos jogadores de São Tomé e Principe que conheces?
Para falar a verdade só conheço um que sou eu e claro que sim…
O que falta para termos mais atletas de São Tome e principe nos campeonatos europeus?
Penso que falta mais investimento no nosso futebol.
Os teus pais são São tomenses de onde?
De São Tomé, a minha mãe é de Chacra e o meu pai é do Reboque
Como analisas o facto de São Tomé e principe não ter durante muitos anos um campeonato de futebol?
Penso que deve-se ao sistema político, e quando ouço a falar das outras selecções africanas principalmente as dos países Palop`s do qual tenho mais ligação fico triste de não ouvir falar da minha. Mas acho que se houver privados, empresários a investir no nosso futebol com escolas por exemplo para começar que podemos evoluir pelo menos a nível nacional.
Já visitas te São Tome e principe?
Não, desde  que vim para Portugal nunca mais voltei nem em férias, não que não quisesse, mas não tive possibilidades de o fazer.
Pensas visitar o teu pais nas ferias?
As minhas férias são muito curtas, mas penso visitar assim que tiver dinheiro para tal.
Acompanhas o dia a dia de são Tome e principe?
É com muita vergonha que digo, mas não, vejo pouca televisão, mas quando vejo a RTP África vou sempre em busca de alguma noticia do meu país
Deixa uma palavra a toda a população de São Tomé e Principe?
Em 16 anos que tenho vividos aqui em Portugal conheci muitas pessoas que gostariam de conhecer a nossa terra e outras que conheceram e acham lindo. Um país maravilhoso e nesse momento sinto-me orgulhoso de ser São Tomense. E tal como eles também gostaria de voltar e conhecer a terra que me viu nascer e vivi por pouco tempo e como bom filho a casa regressarei.  UM ABRAÇO AO MEU POVO

DADOS DO ATLETA

NOME - Abiúd Araújo Neto
IDADE -  24 Anos
NATURALIDADE- Lobata
ALTURA - 1,80
PESO -  78Kg

  1. img
    Antonio Responder

    É bom ouvir um jovem, filho da terra dizer que, apesar de viver largos anos fora de S.Tomé e Principe continua a dorar esta terra.
    Se fui buscar esta importante parte da sua opinião/mensagem, é para aproveitar a oportunidade de dizer aos Portugueses, sitos na embaixada de Portuigal em S.Tomé e Principe, que cada filho desta terra gosta da sua terra apesar da sua pequenez, apesar dos largos anos de colonização, pelo que é uma aberração, uma falta de respeito aos santomenses a forma como se trata do problema de atribuição de vistos aos santomenses na embaixada portuguesa em S.Tomé e Principe, sobretudo quando se trata de4 solicitação de vista para a buisca do saber e do conhecimento, ou seja para se ir estudar.
    Tenho dito.

  2. img
    Gilker Nascimento Responder

    Pois é Abiud,vamos acreditar que melhores dias virao para nossa terra,e nós a nova geraçao fazemos parte deste futuro brilhante que Sao Tomé e Principe ainda ha-de experimentar.Vives no Cacém compatriota?!Acho que conheço-te!Força!

    • img
      Abiúd Responder

      obrigado sim vivo, se me vires n tenhas problemas em me abordar

  3. img
    AF Responder

    Boas palavras mano forçae continua assim..

  4. img
    gilker Nascimento Responder

    Deixa ai o teu contacto,podemos combinar para tomar um café.Abraços

Deixe um comentario

*