Martinho Pontes em entrevista

Martinho Pontes tem 22 anos e vai ser jogador do Damaiense de Portugal em 2011/2012. O jovem natural de São Tomé e Príncipe alinhou em alguns clubes de seus pais, Futebol Clube Andorinha, Santa Margarida Futebol Clube, Madalena Futebol Clube e teve igualmente parte da sua formação na Academia de Futebol do Sporting de São Tomé. Foi melhor marcador da 2ª divisão em 2009, melhor marcador do Gira bairro em 2008. Esteve na seleção de sub 20 de ST príncipe em 2009 e estes dados falam pela qualidade e talento deste jovem atleta. Tela Non foi ouvir os desejos e anseios deste jogador.

O sonho comanda a vida

Vasco Antão

Onde começas te a jogar e por onde passaste ?

Comecei a jogar futebol desde muito cedo, passei pela escola de futebol de São Tomé liderada pela Mister Gustavo Clemente, mas foi em Madalena Futebol Clube onde comecei a minha carreira futebolística. A minha forma de jogar bem como a minha atitude, dentro de campo atraiu vários clubes da 1ª e da 2ª divisão como por exemplo: Santa Margarida Futebol Clube e Futebol clube de Andorinha onde cada deles passei uma temporada.

Qual foi o clube onde te sentiste melhor?

Gosto imenso dos clubes onde joguei, mesmo os mais baixos ou menos conhecidos  o importante é que trago comigo boas recordações dos mesmos. Cada um deles fez de mim uma pessoa feliz. Tenho imensas saudades dos meus misteres e de todos os meus colegas de equipa que por lá ficaram.

Vais ser jogador do Damaiense na próxima temporada?

Em Portugal, com a ajuda do Mister Gustavo Clemente e do Sr.Vasco Antão, que por sua vez, demonstrou ser uma excelente pessoa, consegui fazer treinos de captação num clube da 1ª divisão distrital o Damaiense onde tudo corre as mil maravilhas. Sendo recebido com agrado, espero na próxima época estreia-me com a camisola do Damaiense. Uma vez que estão ser tratada as minhas documentações para poder ser inscrito. O desafio mesmo sendo difícil, procurarei de certa forma superá-lo, dando sempre o meu melhor.

Aonde pretendes chegar ainda no futebol?
Todos sabemos que na vida tudo é possível, basta sonhar. Os sonhos nunca desaparecem enquanto as pessoas não os abandonem. No futebol pretendo chegar ao mais alto nível. Plantar uma flor é acreditar no amanhã, para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho.

Sempre a avançado ou podes efectuar outras posições ?

Poderei sempre efectuar outras posições se for o caso. Como todos sabem a minha posição de origem é atacante.

Gostavas de representar a selecção de São Tomé Príncipe?

Gostaria com maior gosto, mais uma vez e sempre em poder representar a selecção meu país. Trago boas recordações de São Tomé e Príncipe.

Em teu entender existe evolução dos jogadores de ST Príncipe?
Tenho reparado numa grande evolução ao nível dos futebolistas Santomenses, nos últimos tempos os mesmos têm demonstrado que São Tomé e Príncipe, não só é uma terra linda e verdejante como também, por sua vez, repleta de talentos (desportistas) espalhado pelo mundo.

O que falta para termos mais atletas de ST Príncipe nos campeonatos europeus?

A falta dos atletas Santomenses nos campeonatos europeus deve-se a negligencia por parte do governo de santomense, que por sua vez não ajuda em nada. Talvez como a nova direcção, as coisas ponderam mostrar alguma melhoria.

Deixa uma última palavra ao povo de ST Príncipe?

Espero brevemente lá voltar, para matar as saudades dos meus familiares e amigos. As expressões de singular e afectuosa benevolência, que recebi durante o tempo que joguei lá é mais que suficiente motivo, para vos considerar muito importante na minha vida.Porém, tomo a liberdade de vos lembrar, que cada um de vós ocupa fisicamente um espaço no universo que é único. Vós sois a minha inspiração…….

  1. img
    Madalena Responder

    agora deves ajudar teu país, STP a construir um pavilhão coberto para jovens da madalena.
    Achas isso possivel?

    • img
      Emil Veloso Responder

      Deixa o moço concentrar. Acabou de ser convocado. É claro que ela aidna não tem dinheiro para tal e não sei se sabe, os jogadores também ganham mal pelo menos os pequenos. Se ele for um santomense “Gíquite”, ele vai ajudar o seu país.
      Tudo ao seu tempo.
      Um forte abraço meu.

    • img
      Emil Veloso Responder

      Martinho Pontes
      Se um dia passar por aqui neste site, saiba que desejo-lhee muito sorte vivendo o seu sonho. Viva com garas e que nunca nunca desistas.
      Abraços

  2. img
    rapaz de riboque Responder

    parece que o rapaz ja esta a jogar no real madrid pasra estarem ja a pedir ajuda tenham calma o rapaz so agora esta a despertar nao sabe ainda o futuro deus queira que tenha sorte mas vejo que os parasitas ja estao atentos a cartera e a conta bancaria do miudo

  3. img
    VERA CRUZ Responder

    TAMBEM NAO É ASSIM TEMOS QUE COMEÇAR MUDAR DE MENTALIDADE E DEIXAR O PENSAMENTO DE MEDIUCRE E SER RESPONSAVEL EM SER PATRIOTISTA COM O NOSSO PAÍS…

  4. img
    VERA CRUZ Responder

    O NOSSO MAIOR PROBLEMA É DE SERMOS EGUISTA E DEIXAR QUE ORGULHO TOMA CONTA DOS NOSSOS OLHOA

  5. img
    luciano monteiro Responder

    força popo , vas conseguir concretizar os teus sonhos porque es um grande jogador e havera sempre um lugar para ti .força mano .
    quer te assistir em directo na tv a jogar.

  6. img
    Rute santos Responder

    Espero que tudo corra da melhor maneira possivel pra te , e que deus te guie, e que não pares de alcançar os seus objectivos que cada dia seja a melhor supresa pra te. Fico feliz em saber que os são- tomenses são os fortes. bjs

  7. img
    josé (zé) Responder

    mano tou aqui pra desejar toda a sorte do mundo pra vc cara..vc merece ja jogamos muito tempo juntos reconhço teu talento és um escelente atleta com fé em deus tudo vai dar certo mano..é só querer e se dedicar ter muita humildade e paciência nunca desista sempre acredite…abraçãoooooooo e muito sucesso pra vc ….

Deixe um comentario

*