Entrevista

Entrevista com o Presidente da Câmara Distrital de Água Grande a propósito da requalificação do Parque Popular

Requalificação avaliada em mais de 1 bilhão e 700 milhões de dobras. Ekeneide Santos, diz que o projecto é ambicioso.

Téla Nón – Senhor Presidente da Câmara Distrital de Água Grande, após um longo período de degradação o Parque Popular quase que desapareceu, mas parece que está a ressuscitar.

Ekeneide Santos – É um projecto ambicioso com o objectivo de devolver a população aquilo que perdeu nos últimos anos. Um espaço de recreação de lazer e de promoção cultural. Visa devolver à população um recinto que no passado foi um dos principais espaços de visita dos são-tomenses.

TN – O Parque está em obras, qual é o cenário que vai ressurgir aqui.

ES – As obras estão repartidas por três fases. A primeira fase já está concluída. Trata-se do salão de jogos. Neste momento estamos a reabilitar o salão da UCCLA. A segunda fase que está em execução inclui a construção da piscina, dois aquários, a construção do zoológico a volta da piscina, e um jardim infantil. A terceira fase visa requalificar as actuais barracas que funcionam como restaurantes, não só para turistas como também para muita gente sobretudo funcionários públicos que cá vêm fazer as refeições. Estamos já a trabalhar com os arquitectos no sentido de definir a estrutura das barracas. Pretendemos defender as características culturais são-tomenses, mas com qualidade.

TN – Este antigo aquário era habitado por várias aves, como cisnes. Tudo desapareceu. Vai ressurgir agora?

ES – Estamos a providenciar no sentido de trazer essas aves para este habitat, como factor atractivo para visitas ao parque. É uma forma de promovermos turismo interno. É um espaço que foi muito visitado, e é altura de retomar a sua posição. Como vê ao lado da piscina e dos aquários estão a ser construídas novas jaulas para albergar também algumas espécies animais endémicas do país.

TN-O valor do investimento financeiro nesta obra de requalificação é significativo. São fundos exclusivos da câmara distrital?.

ES – Essa obra está a ser financiada pela própria câmara distrital de Água Grande através do Orçamento Geral do Estado. Damos uma atenção ao Parque Popular, porque acreditamos que com este investimento a câmara poderá arrecadar alguma receita para garantir a manutenção do parque, fruto por exemplo da utilização do salão de jogos que pode ser alugado para realização de eventos culturais e não só, bem como outras valências que cá vão funcionar. A reabilitação do salão de jogos custou 700 milhões de dobras, e inclui o novo balneário público aqui construído. No que concerne a requalificação do resto do parque, nomeadamente o asfalto para toda zona do parque, a construção da piscina, a reabilitação do salão da UCCLA e outras obras, atingem um total de 1 bilião de dobras.

TN – Creio que o projecto inclui a instalação de internet livre para o público que frequenta o parque popular.

ES – Sim para incentivar os jovens a pesquisarem, toda a zona do parque vai estar coberto, com a Internet sem fio. Por exemplo aqui mesmo nos arredores da piscina, vamos colocar assentos onde os visitantes poderão descansar, ou então navegar na net. Os pais poderão trazer os seus filhos para passear na zona verde do parque, para conhecer alguns animais endémicos, etc.

TN – Qual é a previsão para conclusão dos trabalhos?

ES – Até o primeiro trimestre de 2012, o parque estará com nova vida.

FIM

Abel Veiga

    39 comentários

39 comentários

  1. parabéns

    12 de Dezembro de 2011 as 18:55

    muito bem. adorei a posição do novo presidente da camara de agua grande. realmente ele está de parabéns por tudo que fez e está fazendo pra nossa terra linda. Mas é necessario olhar também um pouco para a segurança do local, a organizção, a limpeza, etc. sao apenas sugestões. pois o meu maior receio e a construção de tudo pra voltar a ser destruido. deveria ser olhada principalmente a questão de segurança no lolcal. contd so tenho a parabenizar a sua atitude inovadora.

  2. Xavierinho

    12 de Dezembro de 2011 as 19:13

    Os parabéns por uma boa notícia

  3. S. Tomé de peito e coração

    12 de Dezembro de 2011 as 19:23

    finalmente uma noticia feliz continua assim bem que nosso país precisa dessas ideias renovadora

  4. Ceita

    12 de Dezembro de 2011 as 21:28

    Quero primeiramente dar os meus parabéns ao presidente da Câmara de Água Grande pelo projecto. Espero ver essa obra concretizada e que a ambição de melhorar o aspecto visual da nossa cidade ñ fique por aqui…

  5. A.G Brasil

    12 de Dezembro de 2011 as 22:02

    Muito bem

  6. LEGUÉ PÉ SÓN!!!

    12 de Dezembro de 2011 as 22:41

    bem pençado!
    Ainda me lembro nos anos 80 como era o nosso parque popular(ex.silva sebastião)animais de varias espacies e enfim.
    Digo bem pensado por motivo dos nascidos no inicio de 90 terem ideia de como foi o nosso parque em partes e ja agora um pouco modernisado.
    O sr.presidente de camara esta a faser asquilo que muitos poderiam ter feito!
    Pra o nosso STP evoluir á que se faser uma grande reciclagem dos corrrrruptos que nada fazem se não roubar uque é nosso…o sr.Kiney é um exemplo pra outros seguirem!!!
    Abraços a todos santomenses e um bom Natal xeio de coisas boas e proxpero ano novo 2012 com muita mudança de cabeça aos pés…
    ABRAÇOS AI DA TUGA PRA SANTOLA!

  7. Paracetamol 500mg

    12 de Dezembro de 2011 as 23:00

    Para quem não fez 11º ano, está indo muito bem. Até parece um lula da silva…
    Parabéns….

    • Fijaltao

      12 de Dezembro de 2011 as 23:14

      Paracetamol, a mentalidade de que só os doutores e outros académicos é que sabem fazer, está altamente ultrapassado!
      como vê os nossos doutores e outros armados em académicos, nunca deram provas de nada! É só paleio e futilidades.É óbvio que o Nelson Carvalho e este Sr. que eu não conheço estão a dar prova disto!
      Por isso, vamos deixar de pensar que só os doutores é que pensam e sabem fazer!
      De empreendedor temos todos nós, quando realmente gostamos do país que nos viu nascer!

    • Santola

      13 de Dezembro de 2011 as 12:02

      cuidado com que dizes? depois não diz que o puder fala mas alto.

  8. luisó

    12 de Dezembro de 2011 as 23:59

    piscina pública?
    quero ver…

  9. Caçô Vadjim

    13 de Dezembro de 2011 as 7:16

    Parabéns sr. PC. O sr. está a fazer o que deve fazer, dando seguimento ao que o anterior começou. Porém, há que ter em conta que o Governo do Sr. Patrice Trovoada tem lhe dado massa (Sr. afirmou, cito: “Essa obra está a ser financiada pela própria câmara distrital Água Grande através do Orçamento Geral do Estado”) para fazer coisas, em detrimento de outras Câmaras por ser a edilidade do ADI. Só isto é que é de lamentar. Disse.. Caçô Vadjim

  10. Mimi

    13 de Dezembro de 2011 as 8:37

    Tenho impressao que o poder local esta a demonstrar mais garra e saber que o central!

  11. opiniao realistica em geral!!!

    13 de Dezembro de 2011 as 10:56

    também achei muito boa a iniciativa e ve-se áquilo que um espirito jovem pode gerar.

    apenas apelo ao Ekiney, que ante as camaras e os mass media em geral e sobretudo aqueles como a rtp-africa que levam a imagem além fronteiras, pois, ante estas, que se esforcasse por expressar um portugués um pouco mais acorde ao cargo que ocupa. pronunciar pausadamente e melhor as palavras, porque na verdade, tem faltado isso…

    nao é por maldade!

  12. Jorge Castelo David

    14 de Dezembro de 2011 as 7:09

    Parabens Sr Presidente

    Como diz(ia) o meu amigo o escritor Francisco Costa Alegre, a melhor forma de dizer e fazer. O senhor esta a seguir essa citacao as riscas, parabens. E gratificante ver nossos jovens com ideias e determinacao tao renovadas.

    Forca Senhor Presidente.

  13. José Aguiar

    14 de Dezembro de 2011 as 8:50

    Brilhante ideia, e um gesto de quem quer ver o país a renascer das cinzas, o parque popular é e será uma fonte de gerar receitas para o cofre do estado e principalmente o cofre da camara de Agua-Grande se bem gerida, começando com cobranças simbólica der acesso ao recinto do mesmo, realização de fotebol salão,onde parte da receita distribúi-se aos clubes e a camara, aluguer do espaço como disse o sr. presidente ; tudo aliado a uma boa organização e segurança dentro e fora do recinto para previnir vandalismo. E ja agora para quando a reabilitação do club náutico.

  14. Женалду Монтейро

    14 de Dezembro de 2011 as 9:44

    Só mesmo um jovem para pensar assim… porque os mais velhos que andam lá é só macaquices, uma coisa simples de se pensar e executar já traria conflitos.
    Apostemos na Juventude que trará frutos frescos para nossa mesa.

    Muito Obrigado Senhor Presidente da Câmara Distrital de Água Grande.

    Saudações

  15. helmer dias

    15 de Dezembro de 2011 as 11:25

    Quero salientar realmente o seu esforço e dedicação,para desenvolvimento e bem estar da nossa cidade sao-tomé.Nao estava a espera de nada de bom em relaçao ao seu mandato mais dou mao a palmatória e tenho que felicita-lo pelo seu desempenho até agora.espero que continua assim.PENA no princípe governo central nao quer a mesma coisa.Meus parabens espero ver tudo isso concluido para bem de todos santomense e quem nos visita.PARABENS SR PRESIDENTE

  16. maike salvaterra

    19 de Dezembro de 2011 as 12:25

    eu tenho serteza que o presedente da camara de agua grande vai fazer com que a nossa cidade ficara como no tempo passado limpa bonita e agradavel a todos os santomense e não só !!!!

    • Quintiliano Vasconcelos

      2 de Janeiro de 2012 as 14:13

      ….Quero felicitar-lo senhor presidente da camara do distrito de agua grande,a si pessoal e sua equipa pelo vosso projecto. e vos pedir que nos permita conhecer mais
      projectos,ideias e ambicoes que tenham para a capital…. vossa excia, e o seus colaboracores podem e devem considerar-se amigos de STP, porque revelam serem conhecedores da palavra;[Gestao das coisas publicas].saudacoes a todos.Q.vasconcelos.

  17. Justino Manuel Abreu dos Ramos.

    20 de Dezembro de 2011 as 9:38

    Senhor Presidente der Camara de Agua Grande espero que a sua iniciativa tenha exito, isso porque as coisas de S.Tomé sempre ficou no papel. Assim sendo fico muito satisfeito de ver alguém com boa iniciativa de dar uma alegria a nossa cidade. Espero que de futuro pensa de por a nossa Cinema em funcionamento também tem feito muita falta a nossa cidade. Lembro tempos antigos a casa cinema era grande atraição para nossa população.Muitos parabéns pela iñiciativa.Desejo um Natal feliz e Ano Novo com sucesso para a novas ideias.

  18. mosssad

    15 de Janeiro de 2012 as 14:16

    é muito boa iniciativa devolver aos santomenses o unico local de recreação do pais …mas será que este projecto é continuo??? nao se pode construir sem olhar para os custos de manutenção. Ha algum estudo feito sobre o impacto ambiental das mesmas obras?

    A construcao de um Zoo a volta da piscina?
    1- Temos que considerar que a manutencao do Zoo requere uso de productos quimicos de limpeza e desenfeccao..
    2- Convio directo entre humanos e animais… nao funcionam tendo em conta que podera haver contaminacoes e surto de doencas que podera alastrar ao nivel nacional de forma incontrolavel.
    Temos que tomar em consideracao de que para ter Um Zoo ha que haver certas regras a serem cumpridas e isso devera ser estudado entre os tecnicos da saude, engenheiros e arquitectos nacionais. e se tiverem duvidas, pedem ajudas a pessoas mais experientes no ramos.

    Vejo que ha no presidente de camara alguma inexperiencia no ramo de construcao de edicicios publicos e de lazer
    gostaria que ver o estudo feito..se é que existe.
    A iniciativa e boa, a nossa cidade tem falta de espacos onde os jovens possam divertir, sem terem que depender das discotecas, precisamos de outras actividades recreativas.

    E.S. vais voltar a colocar os patos e os cisnes no PArque popular?? nao sei se sabes que nos anos 80 e principio dos anos 90 o parque popular pinha isso tudo. A pobreza era tanta que os governantes iam ao Parque Popular buscar os mmesmo para seu uso pessoal e algumas vezes para os Jantares de Estados.

    A miséria que surgiu nos anos 90 com a entrada da segunda republica, fez com que o pais se degradasse.

    NAo vamos construir sem pensar nos impactos e custos de manutencao. Se o E.S. nao sabe, que o valor final duma obra nao e o custo da construcao, mas tem que tomar em conta o custo de manutencao e a longividade da mesma obra. Quanto tempo será necessário para voltar a fazer outra obra.

    Estou a falar por experiencia … Sou formado em Engenharia Civil, com mais de 8 anos de experiencia na construcao e gestao de Obras.

    Bem aja
    ASM

  19. SR.VERDADE

    22 de Janeiro de 2012 as 11:50

    Apesar d se notar alguma dinamica ao nivel das realizações, o merito pertence sobretudo ao P.Camara anterior pelo seu bom desempenho na organização, estruturação,criação suportes legais e estabelecimento d cooperações com diversas Camaras d além fronteira.

    Reunir os ingredientes e preparar d comer leva muito mais tempo e é mais dificil do k sentar-se à mesa e servir…!

    • Magalhães

      23 de Fevereiro de 2012 as 11:06

      Isso é sempre conversa dos pcdistas e sem vergonha, sr João ficou ai quase 5 anos e não fez porquê???? Conversa pra boi dormir, povo sabe de tudo!!!

  20. SR.Ido-ido

    22 de Janeiro de 2012 as 13:21

    De acordo aquilo k sr.Justo disse, Sr.Ekneide Santos passou grande “PERNA” ao Sr.João Viegas! Foi J.Viegas k Recrutou Sr. Knei.Mal este regressou duma missão ja n pisou Camara e entrou logo na Campanha. Bandido e Traidor!

  21. SR.Kulá-chaga

    22 de Janeiro de 2012 as 13:31

    – è verdade sr.idi-ido…Esse Ekneide Santos esta a fazer uma gestao tao danosa! Tribunal d contas xtá a dormir ou o quê k se passa. Ouvi k esse sr. entrou camara,depois dalguns meses comprou grand casa em Portugal! Kêêê…tipo é bandido mesmo. Ah, é por isso k ele sacou logo a financeira da camara e Alice seca. Ouvi tbm k esse sr. nunca apresentou diploma! An,por isso é k nao foi nomeado! Se calhar nao terminou o curso

    • Magalhães

      23 de Fevereiro de 2012 as 11:12

      Não sabia que o diploma era para ser mostrado ao público, vou pedir o meu amigo Kiney, para te enviar os documentos deles..ok meu amigo…deixa de ta falar a toa…

  22. mosssad

    24 de Janeiro de 2012 as 20:00

    Sera que o Ekneide Santos nao esta a seguir a pegada do Pai???
    O mesmo que o pai fez com a Padaria Miguel Bernardo..o Ekneide está a fazer com a Camara Distrital de Agua Grande.
    O pais precisa de um Tribunal imparcial, onde os Juizes nao têm medo de julgar os ditos Senhores da Praca publica, coruptos e os que estao a levar o pais cada vez mais ao funco.

    Nao queremos no pais governantes clone da Geracao do Rafael Branco e outros mais, que levaram o pais a miseria e continuam a ocupar cargos cimeiros no país.

    Com curso ou nao, a pessoa pode governar ..mas se tiver boa vontade, tomemos como exemplo o anterior presidente brasileiro que nao tinha formacao nenhuma, mas levou a outro nivel economico e social.

  23. Até quando nosso São Tomé e Príncipe

    25 de Janeiro de 2012 as 11:41

    Meus Parabéns ao Presidente de Camará.
    Queria só lhe alertar a questão da internet sem fio. É necessário trabalhar sobre isso porque ao redor do parque existem muitos moradores e colocar internet para alimentar dezenas de maquinas com a internet que existe em São Tomé muito provavelmente não vai funcionar. Fica o alerta.
    Espero que recorras a uma empresa capaz de te ajudar a selecionar esse problema.

  24. mosssad

    26 de Janeiro de 2012 as 23:23

    o que o senhor (Até quando nosso São Tomé e Príncipe) quer dizer com internet sem fio em sao tome chama-se OPEN ONE or FONou mesmo HOT SPOT. a isto cabe a CST ou uma outra empresa qualquer tem condicoes para montar esses pontos onde as pessoas poderam conectar os seus aparelhos via (WIFI). NAo cabe a Camara de Agua Grande disponibilizar internet aos cidadaos, visto que isso seria aumentar despesas, a nao ser que o mesmo servico seria pago,.

    O pagamento poderia ser feito com a compra de cenhas. com tarifas que poderiam variar de Horas ate mes.a outra solucao seria aproveitar a conecao dos moradores dos aredores e redistribuir, mas para isso teria de haver negociacoes, o que acho que nao iria acontecer tendo em conta que o santomense tem muita ma fe… e nao iria partilhar algo com o povo mais pequeno

    • Até quando nosso São Tomé e Príncipe

      1 de Fevereiro de 2012 as 19:40

      Pelo que vejo não estas atualizado nos serviços precários que a CST fornece. O que estou falando aqui é que NUNCA A CST vai se preocupar com isso. Eles vão simplesmente coloca a internet livre ou com senha. Logo o que quiz chamar atenção é a questão da velocidade da internet. Imagina vc com a internet que temos, para alem dos visitantes do parque usarem os vizinhos do parque também estarem a usar. Como achas que ficara esse serviço? Um Lixo.
      Temos vários exemplos no Pais.

  25. SR.Nao Engana Ninguem

    27 de Janeiro de 2012 as 23:47

    Alto aí! Niguem é parvo pra acreditar k o k está a ser feito é da imaginação d Sr. Kney. Mais certo, é k sr. Kney está comer o k Joao Viegas preparou. Apenas um exemplo muito simples:Todas as viaturas k estao na Camara, inclusive a carinha preta com k anda o Kney, representam o fruto da acção do Joao Viegas

  26. SUM PÊ DÉDO NI FLÍDA

    27 de Janeiro de 2012 as 23:58

    SR NAO ENGANA NINGUEM tem razão! outro exemplo k demonstra k sr.KNEY continua a comer o k o anterior President preparou, consiste no facto d até agora o sr.KNEY ter lançado apenas os projectos concebidos e negociados pelo João Viegas.

  27. madalena

    1 de Fevereiro de 2012 as 13:41

    Mesmo assim querem ver gente idosa a frente do processo de desenvolvimento. A memoria deste jovem ficou com recalcamento, pelo facto de ver tudo destruído. “Como o senhor, Só aquele Micondó no meio do terreiro”, texto do professor Eurico Amado. Força Presidente!!!

  28. Põe boca não tira

    14 de Fevereiro de 2012 as 11:12

    Parabens, que Deus te dê a força para continuar a melhor o rosto da nossa Cidade que ja vem gritando a muito tempo por um novo visual…..
    Haver vamos……..

  29. Butterfly

    17 de Fevereiro de 2012 as 0:21

    Sr. Presidente, o Sr. vai ficar marcado na historia dos políticos com garra e firmeza! O Sr. Presidente esta a fazer esses políticos corruptor “passar vergonha” porque o Sr. Fala e Faz! Numa simples palavras digo somente PARABÉNS pelo trabalho! Saudações

  30. Rio do Ouro

    20 de Fevereiro de 2012 as 15:42

    Enquanto não hover energia electrica em condições não pode haver desemvolvimento sustemtável.

  31. falar não pode

    26 de Fevereiro de 2012 as 18:17

    gostei mt da sua iniciativa kiney continua assim:)

  32. Cobra Venenoza

    13 de Março de 2012 as 14:42

    Paracetamol 500mg quem é você para dizer que kiney não tem 11º ano ele tem 12º ano concluido cuidado não fala pq ouviste a dizer sem ter provas materiais alguns Santomenses têm a mania sempre usar esses tipos de arma para tirar crediblidade de boa ação que outro faz se ele tivesse a fazer má obra irias apelida-lo como incopetente esta a fazer boa obra tas a sujar margem dele poupa-me sff carrega esse teu pensamento tacanho para tua casa pá você não passa de um olho cheio pá sacarna do gajo se soube-se quem vc é dava-te uma solva canalha desgraçado..!!!

  33. iazalde sts

    15 de Março de 2012 as 10:42

    Gostei a desizao do foturo e jovem Presidente de camara de Agúa Gramde,que tem estado a fazer muito com bons projetos afim de milhora o nosso pais. serve como ezenplo para outros que tao la sem fazer nada so roubar.Tabem espero sea ideia nao mude de repente,pensa a rouba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo