SANTA MADALENA – NOSSA SENHORA DOS MILAGRES

Encravada na flora do seu arquitectónico santuário a reclamar dos filhos a quem deu escola, esperteza, luxo, sabedoria e até a arte do dinheiro, tal como a Nossa Senhora de Nazaré na Trindade, longe do mar permanecem no altar do frio da gravana e da forriçada dos tempos nebulosos que tanto o bligá, a ússua, o socopé, dentre outras alavancas, salvaram a cultura na demarcação territorial apesar da miscigenação das ilhas do Equador.

A Nossa Senhora de Madalena na esperança nos abastados dias na mesa do seu povo, milagrosamente notabilizou os devotos da sua Santidade aos mais altos cargos da República, Fradique de Menezes, Gaudêncio Costa, Justino Veiga e Delfim Neves, atrofiados nas múltiplas correntes partidárias, indo além fronteira até Maianço com a condecoração de Maria Tomé a exalar o perfume feminino na ceia do Governo.

Em pleno Carnaval, o MLSTP/PSD abusando-se de que é «tempo de Carnaval e ninguém leva a mal» nem as mulheres no seu mais internacional dia, usou indevidamente a bênção de Nossa Senhora de Madalena e com a mais arrepiante máscara apressou-se a anunciar a Nação de que um outro filho de Nossa Shôla, em Julho próximo e por direito próprio irá ocupar o palácio.

Quem desgostou-se e até levou a mal da brincadeira carnavalesca, foi a Maria das Neves, ex-Ministra, ex-Primeira Ministra, actual Vice-Presidente do Parlamento que mantinha com o Aurélio Martins no período anterior ao trono do líder, um acordo de cavalheiro de que o lugar de Presidente da República, tal como a Vilma, seria dela, sem tirar sem pôr, a contar com a mão que lavou a outra, é esperança em ficar eticamente limpa, acima dos interesses pessoais e partidários, nem que fossem das mãos canhotas, pacto é pacto a respeitar-se mutuamente.

Desde os ensinamentos da esteira que os gikitxis da Trindade, bêtodos do tempo, observando o céu escuro-dim, acertavam meteorologicamente de que a cara mascarada de Madalena não era de temer nem de se levar a sério, porque a chuva não caía. Dito e feito! Ciência contrária era vista dos céus de Santana. Logo que o dia amarasse a cara, não tardava em Mé-Zóchi correr água-mato suja kótó-kótó de levar a roupa e perder-se empolgantemente no mar de Praia Melão.

Mais um filho da terra em corrida presidencial contagiado pela moda Obamania da ternura dos quarenta, ainda salvará o MLSTP/PSD? Questionam uns cépticos. Caminho aberto ao independente que una os votos desiludidos do poder e da oposição. Evocam as apostas nas consciências descomprometidas com o reino do mal. Tal e qual os Democratas usa, os votos do líder e de tantos quantos mais, confrontar-se-ão nas primárias internas e, democraticamente no fim da correria, as urnas elegerão candidato/candidata de Riboque a concorrer a cadeira palaciana. Especulam outros com a trapalhada democracia no banho das mentes.

Ninguém deve aparecer por ai a censurar a Nossa Senhora de Madalena de já não fazer os milagres aos seus devotos! Protesta temidamente a geração «à toa».

Zémé fla kuá lumadu. «A palavra foi dada ao homem para esconder o seu pensamento.» Stendhal (Escritor Francês 1783-1842)

11.03.11

José Maria Cardoso

  1. img
    Mé-Zochi Responder

    Não brinca com coisa séria rapaz, não Coloque a Santa de madalena nesse meio ou vc provará o verdadeiro poder dela.

    • img
      benavides pires sousa Responder

      imagem de pedra e argila tem poder?

      peca-lhe que seja um pao ou um dolar pra comprar um litro de combustivel que aumentou a ver se a dita imagem te o dá?

      imagens nao falam nem tem poder, meu caro.

      agora em breve se levará a terra a outra imagem de pedra carregada desde portugal, a dita senhora de fátima, vamos lá a ver quantos males vai curar ou milagres fará. nenhum. sao pedras e objectos nao falantes, nao falam nem sentem nada. nao sao deuses nem santos nenhuns. A Biblia nao os trata como santos.

      • img
        Mé-Zochi Responder

        Meu caro, quando peço a Santa Maria Madalena, que me conceda algo, ela concede, não sou o tipo de pessoa que reze diante de uma imagem, e caso não saibas tenho forças suficientes para trabalhar e ganhar dinheiro para poder comprar um pão.
        Vcs são sérios de mais, relaxa. Só quis ser um pouco digamos que divertido.
        Já percebi que muita gente aqui só faz criticas, duras e não deixa nem sequer sugestões de como melhorar.
        Sou o tipo de santomense, que acorda vai trabalhar, acredito existir um ser supremo, e que as festas religiosas existem para pessoas divertir e confraternizar. Sei que imagens não têm poder, e acima de tudo geralmente são feitas de gesso, e não pedra.
        Contudo, obrigado pelas informações.

  2. img
    Mé-Zochi Responder

    Viva Madalena, e que a Santa de Madalena continue sempre nos protegendo.

  3. img
    Juliana Brandão Responder

    Mé-Zóchi,
    A rapidez nem sempre é eficiência, nem eficácia. Volte a ler o texto e notarás que o rapaz reivindica melhores dias para Madalena, ao contrário da tua pálida compreensão. Coisa que os de lá, chegados ao poder, parece não fazem, já que no nosso país, toda a gente prefere entulhar a cidade que tem água, energia e estrada sem buracos.
    As origens estão ao abandono.
    Faça o exercício de reler o texto.
    Certo?

    • img
      Mé-Zochi Responder

      Pois cara Juliana não sei se meu discurso é pálido ou se a vontade de responderes algo é patético, mas contudo, continuo, com meu bom humor. E aconselho-te a reler, pq acho que quem não entendeu a relação feita pelo escritor, entre a política e os politicos naturais de madalena é vc.
      Contudo, venho lhe informar que não tive a pretensão de criticar nem dar uma opinião, negativa ao texto do rapaz só quis ser um pouco, extravasar um pouco e brincar.
      Bom lamento que o seu corado entendimento leve tudo muito a sério, inclusive o meu pálido entendimento, rsrsrs.
      Se reparares bem o escritor do texto embora faça uma crítica, ele brinca em alguns pontos o que não faz com que o texto dele perca qualidade.
      Podemos levar as coisas a sério, mesmo na brincadeira.
      Contudo obrigado pelas correcções.

  4. img
    Malembe Malembe Responder

    Vila da MADALENA.
    Nem tinta temos para pintar a igreja, só possivem pintar as imagens de cor verde/ Azul e vermelha. A fachada do edificio está feio.Mas temos um presidente daí, que pena!
    Santa Maria Madalena, rogai por nós santa mâe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de cristo, Amém.

    • img
      HLN Responder

      Meu caro amigo, convenhamos, essas moedas que deixamos todos os Domingos não será suficiente para pintar a igreja temos que esperar o Presidente. Convenhamos.

  5. img
    Malembe Malembe Responder

    só foi possivel pintar…

  6. img
    Madalena Responder

    Madalena podia ser uma pequena cidade, ja teve em tempos idos um central hidroelectrica, é maior zona produrora de banana,cacau, agrião, jaca, vinho da palma.
    Mas, hoje não equipa de futebol,não tem placa desportiva nem casa de cinema, sem internet. Vilas sem internet:
    Conde, Micolo, Ribeira Afonso, Santa Catarina, etc.
    STP, telaoooo!!!

  7. img
    Madalena Responder

    um ou uma central, ja não sei como é que se diz, porque não temos escola secundaria na MAdalena. Depois e 36 anos de independencia.Apenas fiz a 4ª classe com o Professor Aurélio, de Mateus Angolares. Acho que Mateus angolares tem agua canalizada, energia electrica, estrada asfaltada, polidesportivo para jovem e jardim infantil.
    Ou ainda estão a pensar no desenvolvimento. O efeito de magnetismo, tem atrasado as nossas mentes, pode ser uma justificação.

  8. img
    Mario Pinto Responder

    Exodo 20:3 e 4
    3 Não terás outros deuses diante de mim.
    4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    • img
      jimu Responder

      Minha Madalena ,minha Madalena, Vila que mi viu nascer,mi viu crescer ,conclui a minha escola primaria ali,depois um banho de trancao fresco ,com umas frutas pau bobo,muncanha apanhado no fle com izaquente antes de chegar em casa ,dia sequinte nova caminhada….tinhamos correio hoje so ficou esqueleto ,tinhamos registo notariado hoje os livros estao em casa de cada um ,tinhamos esquadra de policia hoje tornou bar dos morcegos,para nao falar do lindo terraco que hoje so resta burracos,mas um dia a minha madalena voltara a ser antiga Madalena.

      • img
        HLN Responder

        Fiquei emocionado, faço das tuas as minhas palaras. bons tempos que o tempo levou. Um dia….. voltará… mas não será o mesmo.

  9. img
    A procura da verdade Responder

    Desculpem-me a ignorância. Para além do desvio do catolicismo à bíblia, gostaria de saber que relação houve entre o catolicismo e a escravatura. Como é sabido, todos aqueles colonos (“genocídas”, traficantes de seres humanos, torturadores, invasores) eram católicos e os clérigos andaram sempre de mãos dadas com esses seres.
    Obrigado

  10. img
    Madalena Responder

    Madalena é a vila mais bonita de São Tome e Principe.
    Queiram concordar comigo.
    A Estrutura, ruas bem largas, a localização dos edificios, embora fosse tudo da época colonial. Se não estou em erro, apenas casa nova e o malogro do mercado, são obras (nossas), Que Pena!
    Vila que pode ser cidade. Um dia Madalena!!
    Deus é Grande.

  11. img
    Madalena Responder

    Se fôr por este caminho, HLN, nem pároco teriamos. Este Patrimonio pertence a Igreja Catolica e o Vaticano, Roma Itália. Ja houve gente nesta vila em tempos que teve ousadia de pintar escola, correio, casa nova e igreja que foram parar a cadeia, logo depois da independencia, se não sabe pergunta os mais velhos.
    Vai pintar…
    O Malogrado Cabral passou mal, com a policia politica do Pinto da Costa.

  12. img
    joelson Responder

    Queria pedir a NSMadalena,proteção de todas as doenças,saude meu filho jader ,esposs ana maria,e nora luiza belem,graças nos livrais todas doenças.

Deixe um comentario

*