Opinião

A Inteligência dos Inteligentes

O MLSTP, como partido histórico da sociedade politica de S.Tomé, tem nos anais da nossa Vida como estado independente, indubitavelmente um lugar conseguido e merecido, e que nós Todos os São-Tomenses independente dos quadrantes políticos ou geográficos em que nos posicionamos de momento, Consentimos que assim Seja.

Por : Emílio Pontes

A Inteligência dos Inteligentes

O MLSTP, como partido histórico da sociedade politica de S.Tomé, tem nos anais da nossa Vida como estado independente, indubitavelmente um lugar conseguido e merecido, e que nós Todos os São-Tomenses independente dos quadrantes políticos ou geográficos em que nos posicionamos de momento, Consentimos que assim Seja.

A obra politica deste partido, que conduziu a nossa independência e a afirmação internacional da República Democrática de São Tome e Príncipe e com isto ao nosso estatuto de Estado independente e de cidadãos do Mundo, foi ao longo dos tempos, determinado por momentos vários , desde os pontos altos e únicos do tempo do Partido único, até aos pontos mais baixos derivados da transformação sistémica da nossa sociedade, com a instituição da democracia multipartidária em ________.

Desde esta altura o MLSTP, se era a força politica representativa de uma maioria de São-Tomenses, orgulhosos e calorosos, passou a ser uma manta de retalhos, com um conjunto de lideres ou dirigentes , que arrogantemente e sem vergonha, reclamam-se os donos do Partido, da boa tradição politica da história de São-Tomé, todavia conduzindo o MLSTP de derrotas em derrotas politicas e eleitorais, actos, que ao invés de leva-los a reflectir, fazendo uso da inteligência que esta massa de pessoas inteligentes possui, que transmitem ao Povo, aos eleitores, a imagem mais frustrante desorganizada e desrespeitosa da sua fracassada luta pessoal e politica.

Ao MLSTP, a maior parte dos Partidos Políticos da cena são-tomense e ao mesmo ao actual Presidente da República, são alheias as boas técnicas de marketing politico e eleitoral, a disciplina e a organização politica, cientes e necessárias a qualquer organização politica, aspirante ao poder e a sua conservação.

O espectáculo que o MLSTP-PSD, transmite com os “candidatos” a Presidente da República, é um caso “sui generis” no Mundo e revela que este Partido Politico, não aspira à que NENHUM dos seus candidatos, ocupe a cadeira do Palácio da………………………………., porque assim não acontecerá.

O MLSTP, se assim continuar, PERDERÀ, as presentes eleições para a Presidência da Republica, por desorganização e INGENUIDADE POLITICA da sua massa inteligente, demonstrando desta forma também o seu “subdesenvolvimento politico e filosófico”, na sua estruturação organizativa e funcional, porque,

Nunca e nenhuma organização politica séria e responsável a _____ meses da eleição presidencial, transmite e conduz PÚBLICAMENTE uma luta fratricida interna, com vista a determinação de um candidato a Presidente da República;

Nunca e nenhum Partido Politico, por respeito aos seus eleitores, a sua história e tradição politica, permite que em anos de eleição presidencial, os problemas da falta de consistência politica e ideológica e afirmação de liderança, sejam do conhecimento público, permitindo que Publicamente se travem de razões figuras politicas de relevo dentro desta formação politica;

Nunca e nenhum partido politico, sério e com ambição de poder, permite que em tempo de eleição, os seus programas são alterados, é eleito um “líder” inconstante e sem carisma, tendencioso e propenso a mudança de opiniões não em consonância com os princípios mais fundamentais do programa do Partido, mais em dependência da fraqueza da sua liderança e das pressões do diversos grupos/correntes partidárias influentes, no dia a dia partidário;

Nunca e nenhum partido politico com propensão ao Poder, entrega de forma “beijada” os resultados das eleições, aos adversários, antes mesmo da realização do processo eleitoral, por ignorância, egoísmo e falta de atitude por parte da “Inteligência dos seus Inteligentes”

E tudo isso, estes erros primários de politica, O MLSTP, este partido, histórico e com vivência de poder e experiência de governação cometeu, COMETE e Vai continuar COMETENDO.

Por esta razão , o cinzentismo e o amadorismo politico deste Grande Partido Histórico, que é o MLSTP, deve terminar. È de se exigir, maior ponderação das elites politicas do MLSTP, para e em respeito aos seus eleitores e a sua rica história e tradição politica, que silencie democraticamente os ecos das discórdias e dos desentendimentos internos dos problemas que existiram e existirão com o actual Presidente para a saúde da sociedade politica Santomense, e que Venha para a luta eleitoral presidencial do presente ano, com acções, de forma organizada e verdadeira, com um só Candidato, apoiado disciplinadamente pelos militantes e solidariamente pelas elites e os barões do Partido.

O MLSTP nos seus tempos vindouros, foi o Partido de todos os São-tomenses. Quem actualmente militando nas outras formações politicas, não fez o seu pré-estágio politico no MLSTP? Quem foi o percussor directo ou indirecto das mudanças democráticas, provenientes do Mundo em 1989 , desembocando hoje no actual sistema multipartidário São_Tomense?

Esta força, este movimento, foi o mesmo que hoje transformado numa manta de retalhos, ou num fedorento cadáver politico, protagoniza o “ show”, que é a guerrilha dos candidatos a sucessão presidencial e que provável e inexoravelmente, desembocará em mais uma derrota eleitoral que em nada abonará a figura do jovem e recente Presidente eleito , nem as elites politicas que “inteligentemente” conduzem sem inteligência a presente guerrilha para as eleições.

A estas pessoas, depois da prenunciada derrota eleitoral do “Candidato Presidencial Sobrevivente”, os órgãos de decisão do Partido, devem responsabiliza-los pelos resultados e assim a tomadas de medidas internas politicas e administrativas. Seria assim o iniciar de um processo de revitalização ou de refundação deste Partido grande e histórico, com vista a sua “reinserção” na nossa Sociedade, que não pode prescindir desta organização politica que é o MLSTP.

Todavia, se acção contrária registar-se, não excluamos e não nos surpreendamos que as derrotas eleitorais do MLSTP, o seu amadorismo, a sua desorganização , falta de unidade e disciplina interna e dos seus militantes na generalidade, conduzirão para a perda de significância politica e com isso a sua extinção .

E se este for o cenário parece-me importante a mobilização da sociedade politica santomense no Pais e na diáspora, para a unidade, clarificação de objectivos e ordenação da nossa sociedade politica, através da criação de uma força politica, capaz, organizada e politicamente madura de cidadãos sérios e responsáveis , Prontos para DEFENDER e SERVIR o Povo de São Tomé, representando assim as suas mais nobres e sublimes aspirações, retirando o nosso país do isolamento internacional e desmistificação de que este nosso recanto de terras lindo e inigualável no Mundo, não é somente o “resort” para estrangeiros ricos em férias, nem de um povo cansado e atrasado, com uma classe politica irresponsável e subdesenvolvida, mais sim um pedaço de terra prometida de pessoas inteligentes, abençoados por DEUS, bonitos e ricos por natureza.

Que DEUS nos abençoe.

Emílio Pontes RAPA.

    26 comentários

26 comentários

  1. Digno de Respeito

    25 de Abril de 2011 as 15:01

    Caro colega Emílio Pontes,

    Buscaste um aspecto fundamental e nunca conseguido e muito menos de interesse de qualquer actor político santomense. Falas e e muito bem Marketing Político. Será que sabem bem o que é esse instrumento estratégico de objectivos? Caro colega, gostei do teu texto.

    Com a tua análise, chegaste lá bem longe da questão “Inteligência dos Inteligentes”

    Muitas vezes o excesso de inteligência, constitui ruídos. Tanto para atentos como os desatentos ao cenário criado.

    Esperemos para assitir a “arte final” como o fruto da aplicação da (in)teligibilidade da nossa praça.

  2. Pedro Henriques

    25 de Abril de 2011 as 15:29

    O tela non, deveria filtrar os artigos.
    Este artigo para além de péssimo, está incompleto, o seu autor deixa vários espaços em branco, na forma_______.

    Isso é para quem preencher? Os editores do Tela Non, os leitores? Ora pois, não sei. Só sei que o artigo está péssimo.

    Deveria existir uma certa peneira dos artigos em defesa da qualidade!

    Viva São Lima, via Carllile Costa Alegre, viva Hector Costa, na minha opinião os donos dos melhores artigos do Tela Non.

    Senhor Emílio Pontes, leia os artigos dessas tres figuras santomenses que falei a pouco, talvez assim o Senhor possa melhorar a sua escrita, deixando de encher-nos com babuseiras e incogruencias!

    • Pedrada no Charco

      25 de Abril de 2011 as 22:59

      Pedro Henriques:

      Por Deus, não se entusiasme demasiado com os Vivas…

    • Diáspora

      26 de Abril de 2011 as 5:56

      E assim vai o nosso S.Tomé e Príncipe.Escreva o seu;é só bota a baixo tudo que é dos outros.O sr esta igual ao Bloco de Esquerda em Portugal.

  3. Filho Da Terra

    25 de Abril de 2011 as 16:02

    Não têm mais nada para falar!
    Não podemos ser tão mentirosos como vocês são!
    Aqui diz que lutaram para independencia mais esquecem que os verdadeiros cabeceiros deste partido votavam na erra contra a independencia e agora estão aqui com cara como Lupuieee a dizer que somos democraticos…
    Diabo leva VOCÊS TODOS…!!!

    PS: FILHO DA TERRA

  4. 17 de Julho

    25 de Abril de 2011 as 17:51

    Entrei para dizer a dois que me antecederam que é uma pena que quando as pessoas não temhem nivél para entender um testo e ainda ecrevem co erros mete pena.O texto apresentado por este senhor é uma mensagem para quem anda na politica e quem quer entrar ou já esta mas não sabe o que la esta a fazer.

  5. Tranquilo

    25 de Abril de 2011 as 17:58

    Esse camarada quer aumentar seu curriculum, lançando artigos, meu senhor esse artigo esta pessimo, sem criatividade.

  6. S.T.P no coração

    25 de Abril de 2011 as 18:02

    Meu Senhor,,, goxtaria k vc tive-se um conhecimento basico açerca de marketing..
    1- Marketing é o estudo e analise de mercado, buscando as necessidades dos consumidores, e contacto com fornecedores.
    2- Propaganda é propaguar um ideal, na sociedade. Resumido e concluindo esse artigo esta sem conexão, esta muito vago, sem um ideal concreto. Esses artigo esta muito ruim, k falta de criatividade.

  7. sao tome

    25 de Abril de 2011 as 18:04

    Todos kerem publicar artigo, daque a pouco não havera espaço no télá nón. Esse artigo esta pobre como a mente do seu criador.

  8. Fernando Slva

    25 de Abril de 2011 as 18:05

    Bravo Emilio. Mente aguda e estratégica.Bravo.
    Faltou somente o preenchmento dos espaços .
    Avante. rapaz.Texto deste género devem aparecer mais. Gostei.

  9. A Inteligência dos Inteligentes

    25 de Abril de 2011 as 18:07

    Este artigo esta muito pessimo para quem faz-se pareçer inteligente, esta falta de concordançia entre as palavras e não apresenta fundamentos lógicos e construtivo. ” na inteligencia dos inteligentes, seu criador esta que nem um parvo de forma dar shwó sem plateia. Passar bem

  10. Jõao Paulo

    25 de Abril de 2011 as 18:09

    Esse individuo para no estrangeiro a publicar artigos sem nexos, vem pra Santomé dar a tua contribuição para desenvolver país, eis mas um k critica e nada faz pra mudar sistema politico do país. Pobre artigo

    • jaka doxi

      26 de Abril de 2011 as 20:32

      Joao Paulo é um autentico idiota.
      fui

  11. ti ti ti

    25 de Abril de 2011 as 18:22

    Este artigo esta totalmente reprovado, porque nao obdeceu as regras necessarias do artigo,
    O senhor que escreveu este artigo tinha que tomar umas liçoes nas maos de SAO LIMA antes de publicar este lixo de artigo.
    Muito obrigado.

  12. Jõao Paulo

    25 de Abril de 2011 as 18:35

    São Lima esta a dar aulas, pra kem quiser publicar artigo meu carrissimo vai tomar aulas na mão de São Lima, pork esse artigo esta muito pobre, sem criatividade, tudo fora de norma. de 0 á 100 dou esse artigo 0.

    Viva São Lima dona de artigos construtivos.
    Meu carrissiomo esta a te falta inteligencia dos inteligentes

  13. Sanmedeçuê

    25 de Abril de 2011 as 20:13

    Meus senhores:
    Há um velho ditado que se diz:
    “Quem não quer ser lobo não veste pele”
    A intenção é boa, mas a capacidade do autor é fraco. Não desanima, continua a escrever, aceita as críticas de incompetência, dos erros e falta de entronsamento e quem sabe..! Vai melhorar, mas concordo que dê uma olhadela nas edições do artigo de SÃO LIMA – fuiiiiiiiiii DEUS LHE ABENÇOI
    Sanmedeço

  14. albertino pires sousa

    26 de Abril de 2011 as 8:12

    Honestamente, acho que a literatura tem destas coisas. e creio que nao se deva maltratar ao redactor do artigo por tal conduta, isto porque demonstrou sim sua inteligencia pensante, apenas que deixou nas partes livres a faculdade do leitor utilizar o sinónimo que mais acorde achar ou sentir em funcao da sua expectativa ou visao politica. por exemplo_ palacio da——-, pode ser, da ingovernabilidade, da corrupcao, da republica, da representacao de nada fazer.

    ha—————, 3 meses das eleicoes, há provavelmente 3 meses das eleicoes, porque pode acontecer o disse que nao disse, e aparecer novo decreto a estender o prazo já marcado, enfim, porque de STP E SEUS GOVERNANTES PODE-SE ESPERAR TUDO E ATÉ O IMPOSSIVEL. É nesta ordem de ideias que penso que o autor do artigo, se incidiu, demonstrando o seu pessimismo critico e ressabioso, mas que nao peca em quanto a opiniao transmitida.

    Apenas, como auto-critica pessoal, pois diria que denotá-se em dito autor um amor chocado e desesperancado, angustioso pelo seu partido MLSTP

    • Emilio Pontes

      26 de Abril de 2011 as 23:29

      Meu caro,
      Albertino Pires Sousa.

      Acho que vives em S.Tomè e Principe e conheces bem o país que te viu nascer ao contrario de alguns paraquedistas, os meus parabens por teres conseguido interpretar o texto.Aqui neste espaço todos podem e devem expôr as sua ideias e cada um respeitar a opinião dos outros de forma educada. Não é o que acontece. Mas…
      Antes de concluir quero dizer que tenho pena dos que aindam não entenderam que stomé e Principe não é e nunca será uma país onde cada um pensa que chega e pronto; esta facil chegar onde quero sem pré-estágio ( Vini, Vidi, Vici ). Eu costumo dizer, aos meus inimigos vida longa desejo para que de pé assistam o meu sucesso. Tenho orgulho da forma como consigo o meu pão.

      • albertino pires sousa

        27 de Abril de 2011 as 11:54

        Prezado, Emilio Pontes.

        Obrigado pelo elogio que a minha pessoa teceu ao ter sentido e decifrado o seu texto. Mas confesso que nao vivo em STP, embora com os 30 anos que recentemente acabei de completar, tenho 15 anos dentro e outros 15 fora, distribuidos por alguns cantinhos do mundo, mas na verdade sou santomense nato, nascido na terra e prezo muito os nossos valores culturais e igualmente deveras conheco a nossa politica e politicos bem como a realidade em nosso entorno.

        Nao se desanime pelo negativismo ou a falta de coerencia de alguns que deviam dar mais atencao ao seu texto. Um fraterno abraco!

  15. albertino pires sousa

    26 de Abril de 2011 as 8:15

    Honestamente, acho que a literatura tem destas coisas. e creio que nao se deva maltratar ao redactor do artigo por tal conduta, isto porque demonstrou sim sua inteligencia pensante, apenas que deixou nas partes livres a faculdade do leitor utilizar o sinónimo que mais acorde achar ou sentir em funcao da sua expectativa ou visao politica. por exemplo_ palacio da——-, pode ser, da ingovernabilidade, da corrupcao, da republica, da representacao de nada fazer.

    ha—————, 3 meses das eleicoes, há provavelmente 3 meses das eleicoes, porque pode acontecer o disse que nao disse, e aparecer novo decreto a estender o prazo já marcado, enfim, porque de STP E SEUS GOVERNANTES PODE-SE ESPERAR TUDO E ATÉ O IMPOSSIVEL. É nesta ordem de ideias que penso que o autor do artigo, se incidiu, demonstrando o seu pessimismo critico e ressabioso, mas que nao peca em quanto a opiniao transmitida.

    Apenas, como auto-critica pessoal, pois diria que denotá-se em dito autor um amor chocado e desesperancado, angustioso pelo seu partido MLSTP. Mas nao implica que a técnica usada simbolize o nao saber escrever e ter que recorrer a Sao de Deus Lima ou outro articulador. Entendam bem a mensagem, o sarcasmo disprendido do mesmo. Nem conheco o dito Emili Pontes, mas entendi assim o seu artigo.

    • Sousa Pires Albertino

      26 de Abril de 2011 as 16:51

      Amigo Albertino Pires de Sousa:

      Não precisa de carregar tanto na nota dos erros propositados, assim a coisa perde a graça, heheheh! Interessante a sua interpretação do texto e o propósito de elevar, onde já só choviam pisadelas.
      Gostei do ‘São de Deus Lima ou outro articulador’.
      Fique bem.

      • Albertino Silva Braganca de Sousa

        26 de Abril de 2011 as 20:01

        obrigado e agradeco a sua boa disposicao e mente livre, e a empatia com que me escreveu.

      • jaka doxi

        26 de Abril de 2011 as 20:37

        Toda esta critica ao texto resulta da incapacidade de interpretação por parte dos criticos em relação ao texto.
        Ou são ABUBÉS ou estão na escuridão necessária.
        Abraços.

  16. Ogimaykel da Costa

    26 de Abril de 2011 as 22:25

    Gostei do artigo. Começa-se sempre de algo. Que as críticas acima, não sirvam de obstáculos para futuros artigos, mas sim, o contrário. Podemos aprender e muito com as críticas.
    É bom que quem critica, não simplesmente reprove, mas faça uma crítica construtiva. Se o artigo não obedeceu as regras necessárias, então diga quais as regras (pois o autor do artigo não deva as conhecer). Assim contribuiremos para melhorias.
    Que critiquemos (positivamente) sempre e escrevamos sempre!
    Vá avante! Escreva sempre!

  17. Mafioso

    27 de Abril de 2011 as 10:29

    Não critiquem mais o autor, ele é igual a si mesmo. Quem não tem não pode dar. Devia em primeiro lugar pensar, depois fazer um rascunho, enviá-lo para uma amiga ou amigo para correcção.
    O MLSTP, hoje não pode limitar as idéias dos seus militantes como antigamente. Certo é que o Partido apoia um candidato, que é presidente do Partido.
    Antes o Partido nem tinha candidato, lembras?
    Teve que apoiar o Dr Patrice.
    Você tem Ciumes!!!!

  18. Matazele

    27 de Abril de 2011 as 10:36

    Critica MLSTP/PSD, só de graça.
    Ajuda o MLSTP, seu lider,
    os militantes, trabalha para o partido. tens a cota em dia?
    Tiveste um boa bolsa para uma das melhores universidades do Mundo, qual foi o resultado?
    Nem sabes escrever!!
    É este MLSTP que queres ver?
    O Antigamente?
    Tempo novo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo