São Tomé e Príncipe versos Banho

Quem faz parte da sociedade civil em Stomé e Príncipe. O povo santomense finge que é governado e governantes fingem que governam! Quem fala. Tacho. 

só. Xi Bô bilí boca, adeuâ Congo.

Meus senhores!

O país deixou de ser sério aos olhos do mundo com toda essa palhaçada. O país deixou de ter autoridade de estado. O país deixou de cumprir a sua própria constituição, ninguém serve o país, mas sim serve-se do pais, é pena que assim seja, uma vergonha a sua própria identidade.

Leve Leve só!

A preocupação dos santomenses não é tão elevada, pois a pobreza não lhes permite pensar alto. Estão preocupados com o pão de cada dia, não o futuro porque neste já perderam esperança.

O futuro deixou de existir e foi suplantado por agora, a fome não espera amanhã nem escolhe o que come, comem o que aparece, por isso a sociedade civil são essas vozes (como a minha e outros) que esporadicamente diz alguma coisa para alguns poucos com acesso a net lerem e outros descomentarem , A pobreza é que governa STP actualmente aconselhada pela ignorância.

Democracia! Constituição!

Esqueçam. Sete a oito meses após as últimas legislativas com tanta pobreza na terra que eu vi com estes olhos que a terra vai comer, imperioso tornava-se resolverem os problemas do povo.

´E sabem como? Alguém tem dúvida? Onde esta a oposição com propostas viáveis? Apareceram com banho que já se assiste em todo funca funca de STomé e Príncipe. Durante algum tempo, cem contos de cada candidato suportaram muitas refeições. Quem tem motoqueiro da morte tem conta certa no fim do dia ou a semana.

Ah, como pensar em democracia num país do versando pela pobreza com assessoria da ignorância.

Quem marcou eleições sem concertação? È para 17 de Julho será. Como não interessa. Até porque governo disse deixem-nos governar,

Só rasteira. O pessoal só pensa no agora e agora tem medo do desconhecido. Sendo neste caso o desconhecido tudo que aponta para o raciocínio lógico, medo de tudo quanto é bom, pois, a mediocridade criou raízes profundas fazendo-os acreditar, que bom é mediocridade em que vivem.

Até agora ainda não quis convencer ninguém, cada cabaça sua sentença.

Emílio Pontes

emiliopontes@gmail.com

  1. img
    Almeida Paquito Responder

    Compatriotas!

    A força impusionadora de um país é o seu povo. Quais são as aspirações dos santomenses. Mudando de assunto, sempre que se fala de Maria das Neves, aparece um que pergunta sobre GGA. Parece-me que é unica coisa que sabem de maria das Neves. Essa senhora foi Ministra da Economia penso, Primeira Ministra. Não concluiu a sua legislatura. Nós sabemos quem mandou izonerar a senhora porque estava a ter muita popularidade, e depois inventaram essa de GGA contra ela. Vocês não sabem as verdades. Se nós abrirmos a boca para vos contar quem esteve na favorita para pedir a cabeça da Maria campanha para para um candidato que esta na corrida.
    Vamos com calma. Exiximos é um debate televisivo entre os candidatos. Queremos saber quem é quem.

  2. img
    Sóló Cabáua Responder

    Eles colocaram o povo na miséria e aparecem nos momentos das eleições com este valor insignificante para comprar a conciência desse mesmo povo que eles conduziram a miséria. O que fazer se só esse bocado ele consegue destes até outra eleição?

  3. img
    lino Responder

    o povo que se cuide!!
    está no banho…..agora a coisa está boa…..vai comendo e matando a fome.
    Amanhã estrá afogado.
    fazem confusão …discutem por causa do nada.
    Isto só serve para encher osbolsos de alguns.
    AMIGOS E COMPATRIOTAS ….ABRAM OS OLHOS.!!

  4. img
    Heldmar José da Costa Responder

    Se há banho eu também quero!!!
    Vou vós mandar o meu NIB já que não estou em STP. Ótimo texto.

  5. img
    boca calada Responder

    vamos comer os malandros dinheiro sem problema , é nosso dinheiro ,é a unica forma que temos de julgar os gajos…no dia 17 mt antenção…fui

  6. img
    Observador Responder

    Versos ou versus?

    • img
      ninguém... Responder

      ambas formas do uso da expressao ou vocábulo estao correctas, atendendo a que a mesma emerge do latim e entao, tanto é admissivel escrever-se em portugues : versos, ou na conotacao latina: versus.

      • img
        Paquito Responder

        ninguem

        explica eles, cada coisa que desse un cintura.

  7. img
    Agnaldo Major Responder

    maue ,ola e da lanca so
    ixi cu xintchi ,ele so ca pie
    ou,………………

  8. img
    vava pinto Responder

    pura verdade o que disseste.

  9. img
    MELHORES DIAS VIRAO Responder

    Estou de acordo com Almeida Paquito.Devia haver um debate televisivo,com todos ou com aqueles mais destacados desta campanha,para enterdermos quem é quem.Temos que exigir isso,se realamente o nosso pais é democratico,isso devia acontecer.O moderador tinha que ser um jornalista insento e sem papas na lingua.Pensem nisso e vamos pedir isso a Tela Nom!Que Deus abençoe S.tomé e principe!!!

  10. img
    minú yé Responder

    Uma pergunta ao Tela Nom!

    Sera que não ha hipotese de emitir videos no site para visualizarmos alguns debate??

    • img
      Intrigado Responder

      A culpa é minha, é tua, é nossa, é vossa. Non bila dôdô pê stlada! Se recebemos dinheiro e vamos lá pôr uma cruz na cara do gajo que nos está a enganar, ou somos mesmo inocentes e Deus nos perdoe ou somos doidos.

      O presidente não tem poderes para fazer tudo o que estão a prometer, em 20 anos já deveríamos ter aprendido.

      Acho que estou a ficar doido com tanta maluquice!

      As presidenciais deveriam ser as eleições mais pacificas do país. Porquê tanta gente a querer ser presidente e a enganar-nos????

  11. img
    Povo pequeno Responder

    Emilio muda essa foto tens ai um copo com Gin, tas a fumar rotmans. Nos povo pequeno até tampa de buli esta deficil se queres sair bem muda esse teu senário pra falar de nós pequeno. Diga mi  o que você já fez pra algum santomense, você que vai querendo mostrar ser um bom samaritano. Na próxima mostra algo de bom que já fizeste pra alguém ou esse povo.

    • img
      Idalécio Responder

      Povo Pequeno

      Você não deve conhecer Emilio.Eu e mais dois santomenses tivemos o primeiro emprego em Angola atravéz dele. Trabalhei com ele na mesma empresa mais de cinco anos. Vem para Luanda pergunta alguns velhos se ele não lhes ajudou ou ajuda quando pode. Quem não conhece Emilio são agueless nossos compatriotas que vieram para angola de barco e chegam no largo atiram-se ao mar e chegam a terra a nado e acabam por ser nossa vergonha. Pena é que ainda são utilizados para sabotar santomenses idónios como foi caso da reunião de Pinto da costa. Em s.tome não sei se lhe chamaram para fazer algo ou os projectos que levou para lá tiveram acolhimento, mas aqui o rapaz sempre esteve com as bases e apoia bastante gente. Trabalhadores dele na construção maioria são santomenses chefes de familia.

  12. img
    Filho de Deus Responder

    Também conglatulo com compatriota que diz que deveria haver um debate televisivo onde estariam frente a frente todos esses caras de virgonha que tanto roubam e matão vidas seus bandos de corruptos… obrigado!e Agradeço a Téla Non.

Deixe um comentario

*