Opinião

O PODER DA IGNORÂNCIA

Quando sobrevoamos as belas paisagens imersas na imensidão do atlântico sentimos aos poucos, com o aproximar da terra firme, de que estamos à minutos, à segundos de chegarmos ao paraíso. Mal imaginamos que Paraíso da terra é o inferno dos homens e dos poderes por eles criados.

As arbitrariedades dos poderes instituídos até fazem os Anjos chorarem no céu.

A Ignorância das mais elementares regras que presidem a tomada de decisões quer administrativas quer judiciais, é tal que, mesmo os cidadãos menos instruídos percebem que o império da Lei já há muito deixou de existir.

Já muitos dizem de forma até conformista: “Quá ê dá ê dá”!!!.

A perfídia vigora a todos os níveis, nos corredores do poder, na “falsa elite” no descaminho da nação.

Na injusta justiça todos assistem impávidos e sereno o progresso assustador e avassalador do Estado dos Juízes: abuso do poder, detenções e prisões arbitrárias e ilegais, irresponsabilidades, laxismo, mediocridade, corrupção etc, etc..

No cenário como este, a sobrevivência dos corajosos está cada vez mais ameaçada.

Precisamos urgentemente que se ponha fim ao Conselho Superior das ilegalidades e que o Supremo Tribunal de Justiça seja verdadeiramente a instância suprema da nossa organização judiciária que repare os erros gravosos dos Tribunais da primeira instância das injustiças.

Oxalá consigamos ainda salvar a nação dessa podridão.

À BEM DE TODOS
O Manifesto da Indignação.

    31 comentários

31 comentários

  1. minú yé

    27 de Junho de 2011 as 10:30

    Gostaria de saber o seu nome e é menos importante mais agradeço e é de louvar e elogiar a sua refleção sobre os danificadores duma sociedade tão humilde e passiva como a nossa.
    Muito obrigado.

    • Assuncao

      27 de Junho de 2011 as 13:34

      Caro (a) leitor (a),
      Este ‘e um dos excelentes advogados da nossa praca, antigo Bastonario da Ordem dos Advogados, Dr.Edmar Carvalho, que como sempre “fala sem gago”.
      Sabes Edmar, esses podres que la andam, quer no “Conselho Superior como Inferior”‘e k devem ser de la banidos,so assim chegamos la, e tem mecanismos para tal…nao o exercem, falta de idoneidade, moral, etica, quase todos intelectualmente desonestos,e como t<em telhado de vidro,receiam decidir.
      Com cumprimentos.

      • José Silva

        27 de Junho de 2011 as 15:58

        Próprio ele é um dos que infernizam o nosso país, só quém ñ o conhece e o q andou a fazer na supracitada ordem. Morde e sopra.

        • Manuel costa

          27 de Junho de 2011 as 17:43

          Meu caro José Silva.
          Se o senhor sabe de alguma coisa em relação a este senhor tenha a coragem de denunciar. Não sejas como os nossos politicos que mordem e sopram só para dizer que disseram alguma coisa.
          Seja corajoso meu caro.

  2. Buter teatro esquecido

    27 de Junho de 2011 as 10:41

    Na minha humilde opinião, está maneira de expressar mostra claramente que estamos perante um intelectual. Alguém que dá o seu contributo para o País de forma construtiva.

  3. Joscon

    27 de Junho de 2011 as 13:16

    Meu caro Ademar,

    Estou grato pelo artigo de opinião que acabei de ler nesta tribuna online. O tema é deveras interessante no que cerne a essência e o conteúdo, pois retrata o estado pungente da nossa justiça e os desmandos que sucedem no decorrer do quotidiano. Aliás, pode-se constatar, que és um dos quadros são-tomense que tem desapego total pelo poder, não és subserviente, não és um vagabundo mental e nem tão pouco um lambe botas. Aprecio a tua liberdade de pensamento, pois só homens de carácter, sóbrios e de uma firmeza inabalável podem escrever um artigo tão corrosivo e tão actual.

  4. Horácio Will

    27 de Junho de 2011 as 13:33

    Quando vemos reflexões dessas, dizemos que a pessoa se expressou bem ou mal. Imagina que até a “Carta pá Apolinária” foi fotocopiada para produzir divertimento entre grupos.
    Outras elogiam o que pôs o dedo na ferida ou partiu a loiça como se diz.
    DR. Edmar, estimo-o. Acredito na sua visão e competência para produzirmos textos com vista à sensibilização dos intelectuais e à mobilização popular para de forma honesta e organizada podermos alterar o rumo dos nossos destinos.
    Peço que me desculpem todos, já só espero que acendamos uma luz em vez de nos queixarmos da escuridão. Escuro já sabemos que está – muito escuro.
    VAMOS

  5. Mafili

    27 de Junho de 2011 as 13:36

    Caro Admar, antes de mais estimo as suas melhoras.
    Excelente artigo, espero que os pseudointelectuais da nossa praça leiam o mesmo e consigam esmmiuçar.

  6. Osama bin Laden

    27 de Junho de 2011 as 14:05

    Quem estuda assério faz toda diferença neste momento de reflexão, O senhor Edmar Carvalho é realmente Dr., e Delfim Neves será igualmente Dr.?

    Delfim faço lhe um pequeno desafio, faça um artigo de opinião com um tema de actualidade relacionado com comércio internacional que fundo é a área da sua formação “Superior”!

    Posso até ajudar a na escolha do tema:

    “A problemática de importação de produto estragado na economia, e no desenvolvimento de STP”.

    Escreva, já que também és Dr..

    • Heldmar José da Costa

      27 de Junho de 2011 as 16:01

      Muito Bom !!! Acho que ele não vai aceitar este desafio!!

    • Manuel costa

      27 de Junho de 2011 as 17:46

      Não é só Delfim Neves que não consegue fazer um artigo de opinião.
      Faço o mesmo desafaio a Pinto da Costa e Aurélio Martins.

    • maria de deus

      28 de Junho de 2011 as 11:47

      Tela non
      Quando o Dr. Delfim Neves e comparado com Obama o comentario e publicado mais quando e comparado com Tiririca como fiz no meu comentario anterior, o comentario nao e aceite. Tela Non sabe muito. Mas as semelhancas falam por si so. Tiririca no Brasil Delfim Neves em STP ambos iletrados e comediantes. No entento ha uma pequena diferenca. Tiririca tem consiencia da sua situacao intelectual. lembrem-se da frase” nao sei o que se faz na assembleia mas se votarem em mim eu digo-vos. Pior do que esta nao fica.”Enquanto o Dr Delfim enche a boca e diz que ajuda a legislar em STP. Consiquencia sao as leis que temos onde um ladrao de banana e condenado a morte enquanto que um individou que poe em causa a saude publica com produtos fora de prazo e “impune” e todos nos nacionais somos chamados depois a pagar o credito de 5 milhoes contraido ao Brasil.
      Enfim esse e o sistema que temos

  7. bom gosto

    27 de Junho de 2011 as 15:24

    A problemática reflexiva suscitada pelo Edamr Carvalho, pela qual subscrevo, acho ser um facto já identificado pela massa intelectual santomense.O que falta sim, é trazer ao baile as reflexões ou os pontos de vista que nos possa mostrar caminhos para solução dos problemas.e nisto desafio o dr. Edamr Carvalho a reunir um grupo de intelectuais ou quiça quadros da república não afectos a corrupção, discutir e arranjar alternativas de desenvolvimento ao país, porque acredito na sua capacidade como também acredito na mudança de rumo para STP. Estarei disposto a contribuir com a minha cota parte.
    Tenho dito!

  8. João

    27 de Junho de 2011 as 16:20

    Osama não sejas mauzinho. O tipo cagava-se todo ou mandava alguem fazer. Como nem uma nem outra terás, vamos ficar com as belas palavras do Edmar. Mas eu espero que o SUPREMO tenha sabido interpretar o que o DR. escreveu. Uma das coisas é que o Supremo deve começar a ser sério e eliminar todos os oportunistas que querem brincar com o povo a 17 de julho.
    João

  9. Colomba

    27 de Junho de 2011 as 17:17

    Haja Deus!!! Seja bem aparecido!!! Já há uns tempos que se sentia a sua falta… Vá aparecendo… gosto de ler o que é escrito por mentes inteligentes, limpas, esclarecidas, arejadas, imparciais e que pugnam por uma Justiça e oportunidades iguais para todos no seu País.
    Cumprimentos.

  10. Guldylei da Conceição

    27 de Junho de 2011 as 17:54

    Meu intelectual edmar, não tenho palavras para expressar, mas fica a saber q gostei muito de ler o teu artigo. fazes uma reflexão muito lógica sobre o estado da nossa justiça.

    obrigado.

  11. Fe em Jesus

    27 de Junho de 2011 as 19:42

    Como o Dr Edmar nao e candidato esta recebendo tantos elogios, o Sr Delfim cresceu e muito intelectualmente, se bem q nao concordo com a sua candidatura. Fora a situacao STP trading tornou-se um grande politico, homem de garras um infrentador da realidade. Quanto ao Dr Edmar parabens pelo artigo mas nao te deixe levar pelo elogios sao todos falsos, e somente porque nao es politico. Se Obama fosse Santomense nunca seria Presidente.

  12. António Silva

    27 de Junho de 2011 as 22:15

    Caríssimo Dr. Edmar
    Colocaste o dedo na ferida. Infelizmente os atingidos não se sentem atingidos como tal.
    O problema do nosso país consiste no seguinte:
    -Ter no poder, pessoas que agem a seu belo prazer. Sem se sentirem incomodados pela justiça, porque sabem e pensam que podem fazer de tudo um pouco.
    -Pessoas que saltam de um lado para outro em cargos de relevo. Assim conseguem controlar tudo e todos.
    -Existem pessoas (directores e ministros) que não conseguem delegar assuntos técnicos nas pessoas qualificadas, mesmo sabendo de antemão que não percebem patavina daquilo que vão tratar no exterior para resolver questões do país. Porquê?
    “SE HOUVER NO EXTERIOR ALGO DA ESFERA DE UM SAPATEIRO, QUEM VAI É O MINISTRO OU O DIRECTOR.
    Porque são pessoas (ex.: directores) que necessitam destas viagens para amealharem mais uns tostões e poderem assim regressar ao país com mais bens pessoas.
    -Dirigentes que quando deixam o cargo ficam com o viatura do estado para si. Desde 1975 que se verifica esta situação. Eles continuam mais ricos e os pobres continuam mais pobres.
    -Muitas das instituições do estado funcionam só um período, ou umas horas. Nas repartições nota-se diariamente ausência de funcionários. Ninguém ou poucos cumprem.
    Poderia estar aqui a enumerar variadíssimas situações.
    Actualmente tenho o pressentimento do país vir a ter como presidente da república uma pessoa imatura. Oxalá que não.
    Se verificar esta situação, como ficará S.Tomé e Príncipe. Num dos meus comentários, até disse que andam a banalizar o cargo de presidente da república.
    Constata-se ainda o seguinte:
    1-Dão sempre preferência aos licenciados no país. Porquê?
    Serão mais facilmente manipulados!?
    2-Tivemos situação de Juízes que não souberam redigir um documento. “Não é possível!”
    3-Toda gente (a maioria) diz que o país está mal. Contudo nota-se uma certa resistência noutras pessoas para encaixar esta ideia. Devem ser aqueles que beneficiam do sistema e estado das coisas.
    4-Há 30 anos que o país depara-se com problemas de energia. Ninguém faz nada; viaja-se para o exterior em missão de trabalho e não se vê nada; constrói-se qualquer coisa e não se nota melhoria.
    5-A corrupção existe; o desvio do dinheiro público existe; ninguém vai preso!
    6- A nossa imagem está em declínio.
    Por isso mesmo digo que o nosso S.Tomé e Príncipe bateu no fundo e este não parece um país a sério!
    SOLUÇÂO:
    1-O país tem de organizar uma conferência com os quadros para discutirmos os problemas do país. Nesta conferência, pode-se criar grupos de trabalho e elaborar as linhas mestras da governação.

  13. flangi

    27 de Junho de 2011 as 23:06

    Caros compatriotas e concidadãos

    Sugiro que consultem o arquivo do site da Ordem dos Advogados: http://www.oastp.st e terão a oportunidade de ler os vários discursos proferidos na abertura dos anos judiciais 2007 a 2010 e outros assuntos.

    Por fim, queiram fazer-nos as sugestões que entendam necessárias.

    Um forte abraço a todos

    Edmar Carvalho

  14. hora da verdade 1

    28 de Junho de 2011 as 8:23

    Não vejo excelência alguma nesse individuo. Muita arrogancia acima de tudo.
    Há bem pouco tempo, fez parte durante anos, do concelho superior judiciário (que ironicamente chama de conselho superior de ilegalidades) que sempre criticou quando esteve fora e nada contribuiu para sua melhoria.
    O episódio que todos certamente não devem esquecer, foi quando saiu e muito mal, em defesa dos malfeitores no processo stp trading, cujos os arguidos e outros tanto prejudicaram o País.
    O que é que se pode esperar de tipos como este?

  15. Do Huambo

    28 de Junho de 2011 as 9:47

    Subscrevo Osama bin Laden.Favor manda-o fazer isso.Insista no desafio.Veras que ele desparece

  16. joana costa

    28 de Junho de 2011 as 11:02

    Osama bin Ladem ainda fala no fundo do oceano. Ele até sugere que se escreva um artigo de opinião. Não tem noção de nada!!! Deixa Delfim em paz. Patrice Trovoada , o grande DOUTOR da nossa praça, alguma vêz escreveu algum artigo de opinião? Deixem o Delfim em paz. Ele será brevemente Presidente da República e ponto final. O veridito popular vai falar mais alto.

  17. keblancana

    28 de Junho de 2011 as 11:24

    Edmar! mau Caro !

    Uma explêndida reflexão. Esta análise é extensiva obviamente a outros sectores.
    No entanto estes problemas já estão sobejamente identificados. Apontem soluções. É preciso ir mais além. Não podemos continuar apenas a efectuar uma listagem dos problemas do País. Que Fazer com esta situação que o País se encontra? Este é o desafio presente e futuro dos Santomenses.

  18. Argentino dos Santos

    28 de Junho de 2011 as 12:43

    Meus caros irmaos
    Essa guerra de pulverizacao de opinioes e insultos na internet em nada contribui para alterar as coisas. O “Ze povinho” nao lê isso!O coitado nao tem acesso a internet, nao tem luz electrica…
    Que tal se pusessemos os nossos conhecimentos a favor de accoes concretas, trabalhos em beneficio do desenvolvimento do pais? Se calhar nao teria havido espaco para essa proliferacao de candidatos!!
    Todos acham que estao em condicoes de governar essa terra e para isso basta ser “politico”!!!
    Na hora da verdade os intelectuais “esfumam-se”, deixando o caminho aberto para os avidos do poder…
    Vamo-nos valorizar para que os politicos compreendam que existe no pais uma classe de intelectuais que devem ser tomados em conta antes de enveredarem para as suas tentativas de viver a custa do povo.

    • Marta

      28 de Junho de 2011 as 15:25

      Argentino, que eu saiba boa parte dos nossos dirigentes já têm uma formação que poderíamos chamar de intelectuais.

      O Zé Povinho com o dizes, são as nossas mães, pais e irmãos que contribuíram e contribuem para a formação dos intelectuais em STP: “Nós somos o povo e o povo somos nós”.

      Por isso, estas opiniões deveriam ser percebidas por aqueles que se preocupam e querem o desenvolvimento do país.

  19. Joaquim Marcelino

    28 de Junho de 2011 as 15:14

    Deixo aqui o artigo da constituição que descreve as competências do presidente da República. E pergunto que revolução poderá fazer algum jovem com estas competências?
    Em minha opinião os jovens deveriam organizar-se nos Tribunais, nos Partidos e Governos. Deixando a presidência para os mais velhos e os mais consensuais.
    Um dia quando percebermos seremos melhores alunos!
    Artigo 80.º
    Competência própria
    Compete ao Presidente da República:
    a) Defender a Constituição da República;
    b) Exercer as funções de Comandante Supremo das Forças Armadas;
    c) Marcar, de harmonia com a lei eleitoral, o dia das eleições para
    Presidente da República, para a Assembleia Nacional e para as
    Assembleias do poder regional e local;
    d) Convocar referendo a nível nacional e marcar a data da sua realização;
    e) Promulgar as leis, os decretos-leis e decretos;
    f) Indultar e comutar penas, ouvido o Governo;
    g) Declarar o estado de sítio e de emergência, ouvido o Governo e depois
    de autorizado pela Assembleia Nacional;
    h) Autorizar a participação das Forças Armadas são-tomenses em operações
    de paz em território estrangeiro ou a presença de Forças Armadas
    estrangeiras em território nacional, sob proposta do Governo, ouvido o
    Conselho de Estado e mediante o assentimento da Assembleia Nacional;
    i) Requerer ao Tribunal de Constitucional a fiscalização preventiva da
    constitucionalidade ou legalidade dos diplomas legais e dos tratados
    internacionais;
    j) Conceder as condecorações do Estado.

    Meu contributo

  20. Lemos

    28 de Junho de 2011 as 15:28

    Já que chamamos os responsáveis pelo nome quando são Ministros ou Presidentes, alguém pode me dizer como se chamam o Presidente do Supremo Tribunal e o Presidente do Tribunal Constitucional?

  21. Digno de Respeito

    29 de Junho de 2011 as 4:28

    Caro Admar Carvalho,

    É um excelente brinde de palavras que servem de alimento e degestivo para muitos estômagos da nação. Assim, aguardo o seu efeito dentro dos próximos tempos.

    É certo que nem todos vêem como bons olhos o que faz bem a saúde. Nesse caso, a verdade dói e deve ser dita aos amigos e não só….
    Parabéns!

  22. Edgar Faustino

    29 de Junho de 2011 as 14:32

    O Dr Edmar Carvalho,para além de ser da minha família conheço-o muito bem, porque é um HOMEM SÉRIO e uma PESSOA de BEM.

  23. MÉN GAÍ

    30 de Julho de 2011 as 9:12

    Olha só tenho a elogiar a forma como escreveu. A opinião está muito bem concebida. Poucas são as pessoas que conseguem redigir assim. Para dizer que quem sabe, sabe. Abraços.

  24. Nao Digo

    28 de Novembro de 2012 as 15:49

    RIP Edmar Carvalho. ‎Faleceu ontem por volta das 19h! Meus sentimentos de pêsames aos familiares e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo