As 5 mentiras do Primeiro Ministro

Na edição de 5 de maio de 2012 o jornal Kê Kuá, publicou em grande destaque as “cinco verdades” do primeiro ministro.

São elas, segundo o jornal,

1ª verdade do PET que “não existe produção interna”,

1ª mentira. Em STP existe demasiada produção de desperdícios, intensa atividade de “produção/aproveitamento” dos “recursos” públicos, que são apropriados por uma classe dirigente alta e média dos serviços e organismos do estado.

Há até “demasiada” produção de “doutores” incompetentes, de corrupção pública e privada, de preguiçosos, de gulosos, de “motoristas” de carros importantes, de politiqueiros, de boateiros formados nas academias da má língua nos centros culturais da moda, o passante do miramar, o avenida, o papa figos, escolas tradicionais das “crónicas de escárnio e maldizer”, que regulam o ritmo da vida nacional, com boatos, fingimentos de amizades de velhos ódios, gabarolices, conspirações.

A 2ª verdade de PET, “o nosso desenvolvimento está dependente da vontade externa”,

2ª mentira, pois sendo certo que a vontade externa existe, e sempre com muito ou pouco ajudou, a verdade é que o nosso desenvolvimento devia estar unicamente dependente da nossa própria vontade, só que a única vontade que se manifesta é a vontade interna de desviar verbas dos serviços públicos para serviço dos particulares gestores, de “comer depressa antes que acabe”, de “se o gajo se governou sem ir para a cadeia eu também tiro e não vou para cadeia”.

Por isso se vê a vontade interna na falta de energia elétrica, nos apagões, na falta de água potável, no abastecimento de má qualidade, na falta de medicamentos no hospital, nos buracos com estradas, no lixo do mercado …

Vê-se ainda, viu-se muito antes, muita “vontade interna” de aproveitamento, completo e acabado “self/government”, leia-se “autogovernança” em prejuízo da população mais desfavorecida dos recursos que se conseguem mendigando lá fora, na falta crónica de medicamentos no hospital, na falta de água potável, de luz de higiene e limpeza, nas escolas, no hospital, vê-se que não há quase nada para o povo deixar de viver na miséria, falta uma migalha para viverem com dignidade.

3ª verdade, de PET diz o jornal “mais de 50% dos nossos compatriotas vivem na pobreza”.

3ª mentira do PM, pois todos [quase todos, há muita gente boa e honesta] vivem na maior pobreza moral, todos [quase todos] os dirigentes são indigentes morais e éticos, pecadores de gula e soberba, que deixam, querem deixar e vão continuar a deixar que a grande maioria dos nossos compatriotas vivam na miséria, para que uma grande percentagem, de gordos, importantes, chefões, chefes, pequenos chefes, [há muitos chefinhos e chefitos] vivam andando de carros que dariam para remediar a situação da gestão de medicamentos do hospital suprindo a sua imediata falta ou de transportes escolares, ou de leite e pão para as crianças ou abrigo para os mais velhos.

Possuem-se casas “de grande senhor ”, senhoras casas de muitos metros quadrados, sem provar que as tenham pago com o suor do trabalho honesto, roças grandes, do tamanho da gula sem que produzam para alimentar as gentes que nela se matam por uma pinha de bananas, barcos, sem que paguem os impostos que dariam para repartir pelos que são donos de nada ou pelos que menos ganham.

4ª verdade dita pelo PM, “pese embora a crise, a massa salarial em termos reais tem aumentado estes últimos dois anos e os salários, mesmo assim, continuam baixos”.

4ª mentira, pois sendo efetivamente baixos os salários do funcionalismo público e de “escravos” os salários privados, [se] a massa salarial nacional não englobasse os emolumentos e os gastos dos políticos e as apropriações de verbas do orçamento do estado, seria das mais altas do mundo pela rácio do pessoal empregado no estado e população do país. Há muita “massa” mas não salarial.

5ª verdade dita pelo PM, segundo o jornal kê kuá, “temos pouca capacidade de trabalho, pouca massa cinzenta e precisamos drasticamente de assistência técnica externa”

5ª mentira dita por PET, temos demasiada capacidade interna de “ocupação” ociosa do tempo, estão, quando estão, nos postos de serviço, a “jogar jogos” de computador o solitaire ou o poker, a navegar no facebook durante as horas do expediente, até chegar a hora do almoço, que se vão para não voltar no segundo período, por isso “a massa” de tão cinzenta de esforço ficou negra e não espanta, já que nesta nossa santa terrinha, basta uma “licenciatura” [sem diploma apresentado] em cuba ou num outro país comunista ou budista ou muçulmano, para se ter imediatamente direito a um chorudo cargo do estado, nos tribunais, na política, na deputação nacional, o que revela serem “génios” da política, da governação, da justiça.

Assim sendo, como pode senhor PM, dizer-se que existe pouca “massa cinzenta” em STP, quando enfermeiros são médicos, auxiliares hospitalares ou de serviços menores são governantes, escrivães são juízes, contabilistas são gestores ou ministros, os “espertos” são grandes políticos, um gato pingado de pedreiro ou servente em portugal vira logo que desce em stp “moladô” !!!

Para que necessita o pais de “assistência técnica externa” ?  STP não precisa, nem quer, pois os “moladô” sabem “tudo”, eles não querem nem deixam fazer nada, não querem ser julgados nem comparados com a competência e honestidade dos competentes e honestos, não sabem, não querem, nem deixam trabalhar com equilíbrio e sabedoria, já não são somente licenciados, são “doutores” de cursos sem diploma, e os nacionais expatriados com muitos anos de experimentada competência, mesmo que “convidados” e que aceitam deixar os seus serviços numa ilusão de fazer pelo país, são colocados em lugares na prateleira, mandados por “chefes serviçais” para “trabalharem” no “passante”, deslocar-se de “autobutes”, viver do bom ar santomense!!!

Vamos todos debater os tabus, sem subtilezas, às claras, dizer o que pensamos sem medos, contribuir para a verdadeira mudança…

CSemedo

  1. img
    JOSE CARLOS Responder

    Concordo plenamente consigo Carlos Semedo, é esta a grande verdade do nosso País e a razão pela estado actual em que se encontra. Julgo que é altura de se começar a chamar as coisas pelos seus nomes em S. Tomé e Princípe

    • img
      Pasmada Responder

      “Não existe produção interna”,

      “O nosso desenvolvimento está dependente da vontade externa”,

      “Mais de 50% dos nossos compatriotas vivem na pobreza”.

      “Pese embora a crise, a massa salarial em termos reais tem aumentado estes últimos dois anos e os salários, mesmo assim, continuam baixos”.

      “Temos pouca capacidade de trabalho, pouca massa cinzenta e precisamos drasticamente de assistência técnica externa.”

      É INCRÍVEL APARECER GENTE A CONTESTAR O QUE DISSE O PRIMEIRO-MINISTRO. PATRICE TROVOADA FEZ O RETRATO TRISTE DO PAÍS E NÃO É PRECISO GOSTAR-SE DELE PARA SE ESTAR DE ACORDO E RECONHECER A VERDADE DO DIAGNÓSTICO. A INCAPACIDADE DE RECONHECERMOS RAZÃO AO ADVERSÁRIO SEMPRE FOI UM DOS NOSSOS CANCROS. QUALQUER SÃO-TOMENSE DEVERIA SUBSCREVER O QUE DISSE O PRIMEIRO-MINISTRO. TRISTEZA SEM FIM. FUI.

  2. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    É realidade.
    Gostamos.

  3. img
    EVN Responder

    Existe muito mais mentiras… Nós sabemos que este governo é um governo de mentira.

    É penas que muita gente não vê isso!!!

    • img
      Moçu Malé Responder

      Até que gostei do artigo, mas eu creio que esse artigo foi copiado. acho que ele já existia a dois anos atrás quando a oposição estava no poder.Quero ainda salientar que todos sabemos que a mentira e a promeça são estratéjias dos Políticos. deixo bem claro que não tenho partido

  4. img
    António Silva Responder

    Caros compatriotas
    Este artigo contém 99,9% de verdades. A verdade nua e crua. Existem mais! Até quando o país ver-se-á livre de tantos abutres e incompetentes?

    • img
      conóbia cumé izé Responder

      CARLOS JOSÉ SEMEDO DO SACRAMENTO,NATURAL DE STP.QUE VERDADE TEM UM PECADOR ? CREIO QUE EM DIREITO NÃO EXISTE A VERDADE ABSOLUTA.DIZIA KARLES CHÉSSIMANE.AS LEIS VIERAM DOS HOMENS DO PECADO, PARA JULGAR OS OUTROS HOMENS. DE QUE LADO ESTÁ A VERDADE ? DOS PECADORES ?!… NINGUÉM É DETENTOR DA VERDADE ABSOLUTA ! ELA É RELATIVA !…FUI

  5. img
    bbvasantander Responder

    CSemedo parabéns pelo seu artigo. O nosso 1º Ministro tem que crescer depois começar andar. Se não fôr assim vai ele tropeçando sempre até a morte.Temos que de vez enquando perdoar o PT, o grande problema é que ele é gabonês e não sabe falar bem o Português.

  6. img
    Francisca Delicia Assim VC... Responder

    A nossa vida na terra é um breve momento! Como uma vela, ardemos, brilhamos e logo depois nos extinguimos. Então porque não passar esta breve jornada terreste de tal maneira que, quando motchi chiga, estejamos prontos para dobrar as nossas tendas e silenciosamente seguir a grande caravana para o mundo do desconhecido, sem medo e sem tremor?

  7. img
    nora Responder

    A verdadeira mudança, passa em aceitarmos o contraditório.

    Quero aqui mais uma vez referir o que disse um compatriota, mas agora em minha voz. O QUE ESTE GOVERNO ESTÁ FAZENDO COM SÃO DEUS LIMA É PURA MÁ FÉ E GENTE QUE NÃO QUER VER A MUDANÇA NUM ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO. SE SÃO DEUS LIMA MORRER SENHOR PATRICE TROVOADA TAMBÉM DEVE MORRER MAS DE SENTIMENTO DE CULPA, OU MESMO TB O CAPACHO VARELA.

    • img
      leucadio Responder

      Xê!!!! Você acha que São Deus Lima morre só porque a tirarão da TVS??? E os 98% da vida dela, passada fora de TVS, como foi? Ela não precisa de TVS para viver. Ao tentar defendê-la vc esta a diminuir essa grande jornalista. Se a tua vontade é atacar o PT, deixe a São em paz!!!

      • img
        leucadio Responder

        …quiz dizer TIRARAM

      • img
        Juca Valentim Responder

        Deixem a SÃO DE DEUS LIMA fora disso. Não têm mais que fazer, vão trabalhar. Obrigado.

  8. img
    DC Responder

    E lá se foi o institucionalismo, forma de estar tão cara àqueles que preservam a dignidade dos cargos que ocupam…

    Tudo deve ser discutido mas, para já, começou mal…mal na forma e na linguagem, pelo menos tomando como boa a informação avançada algures on line de que o autor do artigo seria juíz…no activo!

    Um magistrado, um diplomata, um militar, entre outros, são cidadãos, logo titulares de direitos de intervenção cívica…mas isso não os isenta da observância das particulares regras, mormente as deontológicas, das respectivas praxis…

    Se os juízes começam a dizer, em público, e nos termos em que este o faz, aquilo que pensam dos politicos porque não esperar que os políticos (com a latitude que o jogo político permite) retribuam aos juízes mimos e elogios equivalentes?

    Ausência de institucionalismo e de institucionalistas tem como consequência a perda da dignidade das insituições e dos cargos!

    • img
      zuchi dletu Responder

      Boa senhor DC. como todos tem direito a falar e o senhor como eu tem a liberdade com a inerente responsabilidade de escrever e dizer aquilo que, em boa hora e em prol de todos e da verdade, o tela non oferece a todos, as suas páginas bem abertas à critica construtiva em prol das coisas da nossa terra e, por isso, se tem coisas a dizer que valham a pena diga. Um juiz é um cidadão com especial obrigação de dizer e fazer a coisa pública da justiça, de dizer o direito em nome do povo, não só quando veste a beca mas também quando se apresenta como vulgar cidadão que quer participar na discussão publica e contribuir com a sua opinião para um verdadeiro e sério debate sobre o nosso país, seus governantes, seus políticos, coisas do seu provo, e também sobre os seus tribunais e juizes.
      venha sempre ao jornal mesmo como velho do restelo, pois opinião é isso mesmo, manifestação pública, se possível sincera e correta do que se pensa sobre o que se diz e faz.
      zuchi dletu, carlos semedo ao seu inteiro dispôr.

      • img
        DC Responder

        Obrigado pelas palavras, inclusive quanto à pérola “velho de restelo”. Não sou dos que ficam amuados… Assumo, logo reitero, o que disse…a deontologia, o dever de reserva são valores caros à magistratura judicial…ainda que, pelos vistos, nem todos aqueles que a integram tenham incorporado aqueles valores… Chegaremos lá, ainda que tardiamente!

  9. img
    Fruta pão Responder

    Vai dar opinião na tua terra e fica-te melhor!!
    Troika está a tua espera…

    • img
      zuchi dletu Responder

      senhor fruta pão, o senhor deve ter caido da fruteira verde com o vento, ou ficado podre da pancada no chão, mas perdoo-lhe porque deve ter nascido antes de mim, mas pergunte ou trate de saber quem é o juiz carlos semedo

      • img
        verdade Responder

        O autor do texto é um mísero juiz do tribunal administrativo de fim de mundo de Portugal, com problemas judiciais por resolver, a choramingar jubilação lá que Portugal quia ver-se livre e mandou para STP, uma vez que ele lembrou-se(só agora ) que é Santomense e quis vida boa no Tribunal de STP, tendo chegado a implorar ao seu comparsa Leite para não correrem com ele por ter contas a pagar e Portugal não lhe paga nada e estar a beira da miséria,cheio de dívidas, frustrado e passa a vida no passante, papa figo em duas das muitas “feiras de má lingua” a tentar que lhe dêm um tacho.
        É uma cobra que pica quem lhe alimenta. Se calhar o PT descobriu que ele não seria bom sogro e deu-lhe com e está agora a criticar.
        Como ele e a filha poderiam ser assessores numa mesma instituição?Se é tão bom juiz como diz e a sua filha tão boa advogada em Portugal, porque não ficaram por lá??? Fugiram para tentar dar golpe aqui nesta terra que recebe todos de braços abertos.

        • img
          zuchi dletu Responder

          Se voce que isto escreve, com o falso nome de “verdade” não rastejar como qualquer verme que se esconde para dizer mentiras, venha dar a sua cara para vermos quem é o juiz Carlos Semedo, cujo percurso de vida o faz estar de cabeça bem erguida e espinha direita. Voce é um mentiroso que mente com quantos dentes tem na boca, mas se eu estou a ser muito direto consigo venha dar a cara e mostrar as provas do que mentirosamente escreve. Voce é um falso judas que mente escondido e só lhe dou esta resposta porque você nem merece que o leve a tribunal, pois os insultos que destila envergonham a verdade. Voce que se esconde com o nome de verdade é um mentiroso e um cobarde que destila falsidades. Agora venha provar o que diz e desmentir-me. Porque sou generoso com os tolos, pode se quiser ter vergonha na cara, se tem, o que duvido, coragem de fazer, consultar o google, basta escrever carlos josé semedo do sacramento e veja um pouco do que fiz até agora. Como Cristo eu te digo mentiroso, que te perdoo porque não sabes o que dizes.
          Carlos Semedo

          • img
            DC

            E o previsível aconteceu…

            O juíz, como qualquer outra pessoa, tem o legítimo direito de fazer a defesa da sua pessoa e a dos seus. E que não há dúvidas sobre isso.

            Se o autor do comentário é efectivamente o autor do artigo, ao que parece juíz, então a defesa forçosa, e pessoalmente legítima, mas numa linguagem e num nível, a todos os títulos lamentáveis (para o cargo que ocupa)só contribui para a já triste imagem das magistraturas santomenses.

            Ao escrever o atigo nos termos em que o fez (sendo certo que o não deveria ter feito!) e não podendo ignorar que o mesmo suscitaria diversos tipos de leituras e de comentários, o autor deveria estar preparado para ignorar os comentários ofensivos. Mas não! Não só o não fez, como, mais, veio responder…praticamente na mesma linguagem e no mesmo nível do comentário obviamente ofensivo.

            Ver um juíz, a responder, em público, naquela linguagem… é tudo o que não se espera daqueles a quem se confia a autoridade para solucionar conflitos.

            Que respeito imporá, que exemplo constituirá o dito juíz para os demais cidadãos?

            Tivesse o juíz respeitado o dever de reserva e nada disso teria acontecido. A ausência do institucionalismo e de institucionalistas tem, infeliz e inevitavelmente, este tipo de consequências!

          • img
            DC

            Mas quero acreditar, para a salvaguarda do já pouco que resta, que “zuchi dletu”, que assina “carlos semedo”, e o autor do artigo sejam pessoas diferentes… Oxalá sim!

      • img
        ha ha Responder

        fruta pão a falar assim? Deve ser pau-bobô!

        • img
          Moçu Malé Responder

          Sou de opinião de o autor do comentário é mesmo o autor do artigo

  10. img
    Fisco Responder

    Infelizmente o Sr. CSemedo não se identificou bem com este nome. Até parece que não quiz se dar a conhecer como autor desta opnião sem fundamentos. São verdadeiras tanto os aspectos ditos “verdedeiro” como os ditos “mentiras”. O problema é que todos estes problemas surgiram muito além dos dois anos atraz. O Sr. Csemedo deve se dirigir as estatisticas socieconómicas de STP cobrindo estes dois últimos anos (2010-2012) e deixar de estar a fazer comentarios iguas aos dos preguiçosos, vagabundos e corruptos do MLSTP, PCD e MDFM. Utilise a estatistica descriptiva para falar com propriedade. O país ja não precisa dos atrazos destes Partidos arcaicos (MLSTP, PCD E MDFM). Vá fazer outra coisa mais construtiva como por exemplo, publicar um artigo com criticas e alternativas para a governação.
    Bem haja um STP melhor.

    • img
      zuchi dletu Responder

      senhor fisco, se o senhor se deixasse de lamurientas letras e tratasse de fazer o seu serviço bem feito, com faz um “fisco” competente a atuante, faria melhor, saiba o senhor que nada tenho com partidos, a minha missão é unicamente com “inteiros” e o senhor mande então cá para fora as tais estatisticas e mostre quem é com o seu verdadeiro nome. Sabe o senhor “fisco” que quando o fisco cobra o dinheiro devido ao estado pode esse mesmo estado e quem o governa fazer mais e melhor e que em são tomé, o fisco sabe vir para a televisão dar lições de direito fiscal mas não se vê a sua eficácia na luta contra a corrupção, na arrecadação dos impostos ?
      Oiça, deixe de culpar os seus pais por ter nascido !!!

      • img
        Fisco Responder

        Sr. Zuchi dletu,
        Este é o seu verdadeiro nome? sentiu-se zangado e veio defender o quê? Eu não sou nem represento instituições que produzem estatisticas socioeconómicas, por tanto, o Sr., se não sabe, deve dirigir-se á INE ou BCSTP.
        Contrariamente de si, eu adoro os meus pais e o meu país.

        • img
          zuchi dletu Responder

          Boa fisco, cobarde como sempre, pois arrota comentários, atribuindo aos outros a sua frustração, maus fígados e maus comentários, ou será dor de C…? Porque o senhor acusa mas é só língua e garganta, porque quando se lhe desafia a dar a cara o senhor encolhe o rabo e esconde-se ? o senhor fisco é só má língua, nada vem esclarecer, fique, para seu governo a saber que sou Juiz de direito, já fui magistrado do MP e até Advogado e muito santomense, e você quem é ?
          Carlos Semedo

          • img
            Davila

            Em partes reconheço o valor do seu artigo, mas deixa-me dizer-te que estamos fartos do “mais do mesmo”, volte para sua terra, já nos basta os que temos por cá…
            Pelos vistos já ninguém compra seu peixe em PT, e andas a procura de novos mercados, e claro como já conheces as nossas vulnerabilidades, não perdeste tempo…
            Deixa-me dizer-te que conheço bem a sua filha, e inclusive admiro a forma como ela se socializa, com os motoqueiros claro…
            Já que responde a todos, peço que me responda, como foi a sua filha parar ao Ministério Publico e, como Accessora do PGR, houve concurso público por acaso?

      • img
        Moçu Malé Responder

        mas será que o Sr. zuchi dletu só chegou a STP a dois anos atrás? como é que so agora fala de corrupção? Será que o Sr. não é um desses deputodos de MLSTP que não fazem nada, e só querem estar no poder?

  11. img
    DAF's Centro empregabilidade para os amigos Responder

    Um dos melhores artigo que li sobre STP! Verdade crua e nua.
    Vou dar exemplo: A pouco dias saiu o resultado de um concurso do ministério de plano e desenvolvimento para colocar 5 técnicos na nova agência de investimento. O espanto de todos os espantos, não é que o assessor do próprio ministro de plano e desenvolvimento é que ganhou o concurso e mais dois funcionários do BISTP que por sinal são muitos amigos do senhor ministro de plano e desenvolvimento.
    Os senhores do BISTP que ganharam curso acabaram o curso a bem pouco tempo no IUCAI, curso que oficialmente não foram instituídos por Lei, logo são ilegais sem contar com forma como os cursos são feito na referida academia.
    Muitos que ficaram de fora têm melhores CV, outros com mestrados e pós graduações com conhecimento de línguas. Convida o senhor 1º Ministro a solicitar um inquérito detalhado com pessoas serias para confirma tudo que estou a relatar. STP tem massa cinzenta só que a cunha e compadrio não deixa os melhores sejam colocados a trabalhar. Esse país, não tem politica de empregabilidade para jovens, como é possível um funcionário bem antigo de um banco, uma pessoa efectiva, ganha concurso perante jovens formados a procurar de 1º emprego.
    Que brincadeira vem a ser isso senhor 1º ministro? Por último como é possível um concurso deste, os candidatos nem se quer foram entrevistados, só mesmo em STP é que coisas dessas acontecem!
    STP não tem hipóteses enquanto Estado nem com ADI, nem com nada, tudo farinha do mesmo tacho. Pensei que isso ia mudar, mais não, fui enganado.

    DAF’s – são centros de empregabilidade para os amigos (corrupção activa).

    • img
      gostoso Responder

      Não sei quem são os vencedores do concurso, mas parece-me que que houve várias candidaturas e esses senhores ganharam. Em tempos nem sequer realizavam concursos. Eram simplesmente escolher amigos e dar tachos. Por outro lado os Diplomas dos licenciados do IUCAI são reconhecidos pelo governo. É bom o sr. se informar melhor. Até porque meu caro os formados no IUCAI têm dado provas no mercado.O Sr. por acaso concorreu? Se sim, já tentou saber pk não foi contemplado? O País é nosso e vamos contribuir com o nosso melhor, como não teve perfil que enquadrasse nesse concurso, continue a tentar que dá próxima poderá vencer. BOA SORTE.

  12. img
    paparazzi Responder

    sim senhor grande alerta para o executivo saotomense sera que o sr primeiro ministro entendeu isso esse artigo e para o sr primeiro ministro se ainda quer ser corrigir a direccao por onde vai acabar evita falsas promessas

  13. img
    zeca santarém Responder

    A única coisa que caiu mal, foi a forma como após o 5 ponto de análise, pois mencionou de forma despectiiva os cursados em países como Cuba e por ai fora;

    Nao devia ser tao vaidoso por ter estudado em Portugal, por falar portugues refinado quando quer e por ter sangue portugues. Nesse pormenor, devia ter sido mais modesto.

    Já agora, a sua filha Ana, também esteve de repente na procuradoria da república como assessora directa do PGR, a partir dos finais do mes de Marco. foi por mérito?

    por sorte, tenho a dize-lo que aqui trabalho e também a vi jogar solitaire e navegar no facebook no computador onde passava horas no ócio, enquanto nao fazia pausa para ir fumar e mais escurecer os lábios.

    Mas nao quero, tirar o mérito da sua boa análise critica a conduta do PM.

    Prezado, Abel Veiga, tens um bom jornal e parabens pelo seu trabalho imparcial de publicacao dos artigos e os comentários em questao.

    • img
      zuchi dletu Responder

      senhor “zeca santarém” !!! pergunte sem medo a todos ou a quem de direito, o senhor PGR sobre o trabalho da Dr.ª Ana, com mais de dez anos de plena advocacia em portugal e que sabe e quer fazer e faz mais do que muitos que osenhor, por assim falar conhece. Vá procurar as estatísticas do trabalho da Dr.ª Ana e da sua qualidade, antes de lançar atoardas e maledicências, e depois apareça neste valioso fórum, como eu e muitos outros aparecem, eu apareço e dou a cara por aquilo que critico e ponho na crítica o meu verdadeiro nome a cara, não sou dos boateiros embora possa sem medo como diz o meu nome comentar os boatos !!

      • img
        verdade Responder

        Francamente!! Como pode alguém que se arroga ser um excelente juiz, que domina direito mais que todos, sabendo que o juiz ( o verdadeira só se pronuncia sobre factos, pode comentar “boatos”???Vê-se mesmo o nível de “juchi dletu” que é. AH!AH!AH!
        Se for mesmo verdadeiro, digno e honesto como diz ser, esclareça-nos a razão de Portugal tê-lo escorraçado de lá e estar aqui a bolojar ser presidente do supremo, pelas mãos do 1º Ministro??

        • img
          ha ha Responder

          Tem a certeza que o senhor foi escorraçado de Portugal?
          Se não, não estrague o nível dos comemntários.
          Fazer calar alguém com mentiras e fazer perder o país.

        • img
          zuchi dletu Responder

          ou voce e tolo ou muito pouco esperto. deixe-se de comentários falsos sobre coisas e situações para que não está à altura devida para a sua compreensão lenta e sobre as quais mostra a sua verdadeira ignorância e até má fé ! embora se revela ser de compreensão lenta, eu explico-lhe.
          estive no meu pais, são tomé, a convite no supremo tribunal para assessorar o presidente, sabia ? sou e continuo a ser juiz de direito em portugal que é também o meus país e onde tenho uma função que você seguramente não será capaz de aceder. e fique sabendo que quem não me pagou ainda foi o meu próprio pais, são tomé, por isso até agora fiquei com o calote.
          Por existirem pessoas como você o nosso país está como se vê, quando você destila maldades, só diz asneiras, manifesta uma venenosa capacidade para dizer mal ignorando a verdade e sabe por que lhe respondo ? unicamente porque quem não se sente não é filho de boa gente, e para o exortar a ser, honesto, para ser decente e deixar de ser mentiroso e maledicente, pois acredito que ainda lhe reste alguma, que raio homem você ainda deve ser homem não ?
          Não diga mais asneiras, não seja burro e e vá como já lhe disse ler a meu respeito no google, sabe o que é não sabe ? aquele motor de busca, uma coisa que existe na internet, se não sabe ou não é capaz peça a alguma criança da escola que lhe ensine a procurar sobre mim, ok ?
          Carlos Semedo

  14. img
    Simão Tebús Responder

    São esses os verdadeiros e principais problemas de S.Tomé e Principe; e falando concretamente, os nossos governantes querem ver a grande maioria da população na miséria de forma a puderem comprar consciência das pessoas na altura das eleiçôes. O grande culpado da situação é mesmo a nossa população que, aceitando dinheiro sujo desses malandros, caêm na armadilha que nem um peixe na rede; sendo assim, vamos continuar por muitos mais anos nessa situação, infelizmente.

  15. img
    Engenheiro( LISBOA) Responder

    Ele sabe falar português e “bem” embora tenha manifestado com frequência a sua escassez vocabular, o que é vergonhoso para um homem que representa um estado.
    Convinha que ele pusesse a leitura em dia ou seja ler mais. Para um homem que dizem ser “Brigadeiro”, o que eu sinceramente não acredito, o que não lhe devia faltar são vocábulos.
    Sabem uma coisa um homem mesmo tendo algum conhecimento acadêmico mas têm espírito de arrogância, é convencido, melâncólico e repudia o mal quando é contra ele e encobre quando é em seu favor ou dos seus, nunca lhe valerão os conhecimentos adquiridos ou seja ele torna-se um “burro” ´so lhe faltando quatro patas e duas orelhas.
    Enfim!!!

    Mas, eu que esou no estrangeiro como aluno bolseiro que há um ano(12 meses) não recebo a bolsa a que tenho direito como santomense,tenho certificados e Diploma para pedir, eu quer saber quanto tempo mais o GOVERNO DO SENHOR PATRÍCE TROVOADA vai necessitar para pagar alunos que estão fora do país? A situação aqui está calamitosa, eu quero ir ao meu país já sofri que até que enfim,mas eu quero todo dinheiro a que tenho direito como Santomense o mais urgente possível.

    Digo com sinceridade se em S.Tomé e Príncipe não levantar alguém com espírito que houve na revolução francesa, NUNCA MAIS ESSE PEQUENO PAÍS AVANÇA. QUANDO HOUVE GUERRA DE 53 SANTOMENSES MESMO SEM ARMAS NÃO TEMERAM OS COLONIZADORES MA S AGORA É IRMÃO A EXPLORAR E ABUSAR DO IRMÃO E GENTE IMPÁVIDO A ASSISTIR A CARAVANA DE CORRUPTOS A FAZER FUROS NOS SEUS CINTOS ENQUANTO O POBRES A MORRER ANTES DO TEMPO…
    DIAS VIRÃO !!!QUEM VIVER VERÁ!

  16. img
    sum mé chinhô Responder

    Srº Carlos Semedo, vc expressou clramente a realidade atual. Vai este artigo chegar ao 1º Ministro a 10 e partir a 500. Tudo porque, por ex Srº Fradique fez e não foi preso então…

  17. img
    Ôssôbô Responder

    Existem mais mentiras! Disto ninguém duvida! Que surjam mais corajosos para denunciá-las
    Fui!!!!

  18. img
    ambrosio Responder

    MUITO OBRIGADO DR CARLOS SEMEDO,POR TODA A VERDADE QUE FALA.OS GOVERNANTES QUE LEIAM,MAS NAO VAO ENTENDER NADA,PQ A INGNORANCIA É GRANDE,NAO SABEM NEM QUEREM APRENDER.TENTEM FAZER ALGUMA COISA POR S.TOME SRS GOVERNANTES,MAS TENTEM SABER COMO SE GOVERNA OU MELHOR FALEM COM O DR CARLOS SEMEDO,QUE OS IRA ENSINAR.EU PESSOAMENTE NAO O CONHEÇO,MAS VOU TENTAR CONHECE-LO PARA APRENDER COM UMA PESSOA TAO CULTA.

  19. img
    Estamos tramados Responder

    As mentiras do PT são muitas. Ele mente mais do que govrnar-Agora ele esta numa de deixar o cargo do primeiro para o seu amigo o traiçoeiro Varela. Quando PT cair eu não sei com Varela vai encarar esses seus velhos amigos como Manuel Sãozinha que ele andou a chular durante muito tempo usando a sua casa. bebendo sempre o seu wisk e agora esta lhe tramando com o caso de Rosema. Varela é esse cão que morde sem ladrar- Tão amigo que +es do Manuelsãozinha, usastes e danificastes a casa dele e agora vem lhe pagando com traição? Deus tem os olhos pra Ver Varela

    • img
      jackson Responder

      Temos medo de investir isso ta a acabar com os santomenses… deixa a mentira para traz a faz o pais progredir isso sim.

  20. img
    santosesantos Responder

    Podem dizer o que quiser, este é o melhor Governo nos últimos 30 anos em STP.E vai governar mais dois mandatos pk o povo de hoje já não é o de ontem, estamos na democrácia por isso cada um fala o que sentir.Frente é que é o caminho temos que seguir e somar, o maior traidor neste momento é o Abel Veiga que recebe dinheiro sujo para publicar estes artigos que Deus o perdoe, não sabe o que faz.

    • img
      zuchi dletu Responder

      ò “santos” você é afinal um santo de pau com caruncho, é daqueles que só sabe insultar e dizer coisas parvas, destilando mentiras e porcarias que fedem dos seus miolos podres. Abel Veiga não precisa da minha defesa, mas digo-lhe que goste-se ou não dele, presta um relevante e meritório serviço à comunidade Santomense e aos Santomenses, tanto que até permite que o senhor apareça com boatos, mentiras sobre ele, tenha vergonha na cara!

    • img
      pida Responder

      Existem momentos em que a verdade esta diante do indivuduo ainda assim ele recusa em vela e aceitala,nesta cirscustancia este individuo e criminoso e deveria estar sujeito as penas da lei.Meu caro acomselho-o a aceitar a verdade porque ela nunca e “incovineinte”,com este governo o pais esta a viver uma autentica tragedia em que o senhor Trovoada e a sua comitiva esta a “incendiar a Roma” assim como o Nero o fez segundo a mitologia romana.

  21. img
    Original Responder

    Porra!sinto-me aliviado ao ver alguém escrever assim.

    Obrigado Sr.Carlos Semedo

  22. img
    Kebla Responder

    Muitos, muitos muitos parabéns pelo artigo. Afinal existem mais malucos como eu. Muitos parabéns mais uma vez, pela coragem desprovida de hipocresia k abordou a questão.
    STP é o unico País do mundo onde se desvaloriza completamente o saber e se promove os “Dotolôs” e candongueiros.
    O País tem solução, mas os dotolôs não deixam e não querem, pois só assim conseguem manter o seu reino da ignorancia.

    Um País onde trabalhadores honestos e competentes, não têm espaço.

    Meu caro C Semedo, bem vindo ao clube dos corajosos, clube dos não hipócritas, clube daqueles k efectivamente têm capacidade de ver, analisar e dizer a verdade.

    É necessario discutir soluções, estou disponivel para um contacto. Por STP lutarei enquanto viver.

    • img
      zuchi dletu Responder

      meu caro Kebla, estou ao seu inteiro dispor e pode livremente estar em contato comigo na minha página do facebook ou pelo email cjsemedo@gmail.com
      obrigado pelo estímulo, bamu zunta mom..
      abraço
      carlos semedo

  23. img
    Tiberio Responder

    Isto tudo é muito engraçao! 37 anos de independência, uns tantos primeiros ministros que por cá já passaram, este é que é o grande mentiroso!!!
    E os outros? O que andaram a fazer? Será que em dois anos esse PM conseguiu destruir tudo o que foi feito em 35 anos? Ou será que a verdade que está por detrás dessas pseudo-mentiras é o facto de que na REALIDADE muitos parasitas já nao conseguem ver “sangue” – sangue nao, ou melhor – dinheiro do estado/povo para usufruirem de forma leviana?
    Confeço que estou confuso!! Nunca em STP vi a oposiçao tao aflita como estao agora, até ao ponto de falar ou levantar questoes sem sentido e sem fundamento. Porque será? Voces acham mesmo se a oposiçao tivesse algo em concreto para encriminar a governaçao deste PM estariam aqui a atirar “balas” ao ar? Pensem bem! Pensem de forma racional.
    STP é de todo Santomense e nao do MLSTP, do PCD, do MDFM e nem do ADI. Por isso, nao é pelo facto de um desses partidos formarem o Governo que ficamos contra o Governo independentemente das suas acçoes serem boas ou más, pelo facto de sermos de um outro partido. O governo é de STP, nós somos STP e vamos respeitar a vontade do povo. Criticamos sim, mas de forma construtiva para STP e nao para salvaguardar o interresse de um grupo de pessoas. Dentro de dois anos haverá mais eleiçoes e lá poderemos decidir em quem apostar para mais 4 anos!!
    Viva STP!!

  24. img
    Flá Cetó Responder

    Olha meus Srs., os santomenses já estão cansados do vosso blá blá blá, tenho a certeza que todos conhece-mos o mal desta terra, deste pais, olha para o ar de desespero da população, querem acção, coisas concretas para o bom rumo deste maravilhoso país.
    Chega de palavras gente, mãos a obra.

  25. img
    Custo Responder

    Grande verdade!”Basta uma (licenciatura) [sem diploma apresentado] em cuba ou num outro país comunista ou budista ou muçulmano, para se ter imediatamente direito a um chorudo cargo do estado. Neste momento, os que regressaram de Portugal dizem ter feito curso e não apresentam certificados. Andam esticados na rua com fato e grava, exigindo ser chamados de engºs e doutores. Muitos ajudantes de pedreiros regressados de Portugal dizem-se engºs. Infelizmente denota-se este comportamentos nas pessoas jovens. Basta sair de STP 30 dias para regressar doutor e engº.

  26. img
    meymadra Responder

    Creio que o artigo reflete bem a realidade nacional. No entanto, discordo com a forma leviana como o autor tratou os estudantes de Cuba e dos países socialistas.

    O sr. nao pode ferir a dignidade alheia, pondo todos no mesmo saco. Com a visao demostrada no artigo que escreveu, creio que depois o Sr. igualou-se aos nossos politicos, sendo mesquinho ao insultar os estudantes de Cuba.

    E saiba o Sr. que Xenofobia constitui um crime.

    • img
      zuchi dletu Responder

      Olá meymadra, saiba que não pretendi nem pretendo insultar ninguém, pois além de ser uma pessoa civilizada quanto baste, tenho muito respeito por todos os que se mataram por tirar, com quantos e tantos sacrifícios, uma formação seja superior, média ou profissional. Referia-me unicamente ao fato por mim verificado de alguns, felizmente nem todos, os formados por cuba, ou marrocos ou china ou noutros países de filiação jurídica não romano germânica e continental europeia, que se não esforçam por saber o sistema legal em vigor no nosso país e se “arrogam” no direito de nem sequer o aprender quando é o nosso sistema jurídico europeu continental que vigora em são tomé, e não o cubano ou taiwanês ou budista, embora a valorização noutras culturas seja sempre uma mais valia.
      espero que a carapuça lhe não tenha serviço e se se sentiu injuriada pelo meu comentário só lhe peço humildemente que me perdoe. jamais quis ofender quem quer que seja.

      • img
        zuchi dletu Responder

        há e mostre no nosso cógigo penal onde está o crime de xenofobia… e saiba que xenofóbia sendo a manifestação de ódio ou repulsa por estrangeiros, não se deve aplicar aos que podendo embora saber como fidel manda nos tribunais em cuba, não querem saber quais os autores portugueses que influenciaram e fizeram o direito que se aplica em são tomé…fué solamente para estos “dotoras e dotores que hey escribido… gracias muchacha! andale!

        • img
          zeca santarém Responder

          senhor Carlos Semedo;

          todas as suas respostas conforntativas, só mostram mesmo a arrogancia que o senhor tem. e escreve muito mal o espanhol, pois nao se diz, ” hey escribido”-se nao que, ” que he escrito”, melhor até sería no caso em questao: ” a quienes he escrito”.

          o senhor quis ofender sim e ofendeu aos formados em países como cuba e além fronteiras.

          portugal nao é o berco do saber, se nao que é o berco de preguicosos e dominadores que ócio como o senhor e seus ancestrais.

          vá lá cantar fado e contar mentiras sobre as naus catrinetas e outras noias da pobre cultura e literatura portuguesa, que nem o infimo Camoes ao Livingstone ingles se compara. só no vosso oceano de meia tijela, resto de peido da bunda de espanha, chamada de ” Portucale” é que isso é válido.

          meu caro, creia-me, se pudessemos ter escolhido, nunca teriamos sido colonizados pelos seus pais e avós.

          volte lá ao seu Portucale e fique por lá.

  27. img
    aumato Responder

    Patrice soma e segue

    entrem ja para nao perder a caroagem

    Energia eletrica em Ferreira Governo
    em pinheira e mais isso queremos

    deixem e bla bla bla.

  28. img
    Canimambo Responder

    Esse artigo já foi cá publicado. O que passa com o Abel? Esses dias tem andado de moto? Posser e o Pai Grande já n estão a soltar massa? lolololol CS tem problemas graves.

    • img
      zuchi dletu Responder

      ai canimambo, como o nome diz não mereces qualquer “muchas gracias” mas se foi para isso, não devias entrar sequer no debate, pois tu é que mostras ter problemas!
      e já agora um jornalista profissional não deve ganhar pelo excelente trabalho que apresenta ?
      já agora sr canimambo eu dir-lhe-ei canimambo se puder dar o seu contributo com coisas válidas ao conhecimento do público.

  29. img
    TVSA-Televisão Santomense Aberta Responder

    Nosso amigo “Fruta Pão”;o Dr Carlos Semedo é nosso “Patrício” – É Santomense.
    O teu problema é a “Côr”.Fique sabendo,de que ser Santomense,não tem que estar na côr da pele,mas sim o que sente no coração por S.Tomé e Príncipe.E este senhor é um exemplo disto,OK?!!!!!!!Saia da escuridão…venha à luz,meu amigo…se és negro,não importa e faça algo também por tua terra e sinta-te santomense.
    Passôôô.

  30. img
    Jonaldo neves Responder

    O maior erro de um País pobre é de ao invés de produzir Riqueza SÓ produr “RICOS”

  31. img
    Jonaldo neves Responder

    O maior erro de um País pobre é de ao invés de produzir Riqueza SÓ produZ “RICOS”

    • img
      leucadio Responder

      Frase bonita; só faltava dizer que se tráta de uma citação do escritor Mia Couto!

  32. img
    Assuncao Responder

    Gostei.So espero que todos que “comecam” assim, nao terminem como eles.
    Com cumprimentos.

  33. img
    bbvasantander Responder

    O Sr Fruta Pãp diz que Carlos Semedo é estrangeiro e Patrice não? O Patrice Trovoada é ainda mais estrangeiro, isdto porque nem sabe falar bem o Português. O PT passsa a vida a comunicar com o seu lambe bota Afonso Varela somente em Francês isto porque ele tem grandes dificudades em falar Português.

    • img
      leucadio Responder

      Quanta baixaria e falta de argumentos. Desatini-me completamente quando vejo, oiço ou leio pessoas questionarem da nacionalidade do Patrice!!!! Onde nasceu ele? Não sei! É filho ou não de Miguel Trovoada? Pelas semelhanças ouso dizer que não restam dúvidas. Miguel Trovoada é sãotomense ou não? Claro que é? Porra, então filho de sãotomense não é sãotomense!!!! Deixem de INVEJAS e wê-xa!

  34. img
    gangue a favor de naçao Responder

    NOTA DEZ DR. GOSTARIA QUE O OSTROS JUIZES CONTRAI-SE O ARTIGO DO DR CARLOS,

  35. img
    Luis de Sousa Responder

    Caro senhor: Foi com muito agrado que li mais um artigo escrito por si, este cheio de verdade, espero que continue, pois é com esse sentido crítico e com responsabilidade que construiremos um S.Tomé e Príncipe melhor. Infelizmente cada povo tem o governo que merece, e o povo Sãotomense tem tido os governos que merece nos últimos anos.O país que temos hoje é o resultado da escolha que o povo tem feito. O povo Sãotomense não quer viver de outra forma,o povo Sãotomense não vai viver de outra forma,os dirigentes Sãotomense sabem que enquanto o país estiver assim,estarão a vontade pra fazer o que quizerem,porque nunca serão responsabilizados. Um país como o nosso merecia melhor… Abraço

    • img
      De Longe Responder

      Luís de Sousa
      Votei bom o seu comentário porque está completo e com boa análise da realidade.
      Mas assusta-me ouvir dizer que o povo são-tomense não vai viver de outra forma.
      Diga pelo menos que é difícil de mudar e mostre que está disposto a fazer a sua parte e dê indicações de incetivo aos outros para fazerem também o mesmo. Vejo no seu um comentário sofrido de quem nunca deixou de pensar na terra, mas não baixe os braços, meu irmão. Vamos buscar força na miséria.

  36. img
    CTiny Responder

    Li e gostei do artigo. Reflecte e de que maneira a realidade actual do país. Parabéns. Entretanto, quero apelar ao actor do mesmo artigo que deve ser mais húmilde, mais humano e sobretudo mais calmo ( parece quem até k bebe muito )a forma como tem respondido as críticas não tem sido a melhor…. toda crítica é benvinda. Nem esta a parecer um magistrado de nome.Use o seu estudo e torna a vida mais divertida, até parece quem bate muito a esposa. tchau

  37. img
    albino Responder

    Meu caro amigo,estou muito satisfeito consigo e tambem com o trabalho do Abel Veiga. Sr. Carlos Semedo deus lhe proteja,de todos aqueles que estão contra a sua opnião. Desejo-lhe sinceramente muitas feliçidades,paz e coragem.Os incompetentes não gostam que a verdade seja dita….Mais uma vêz os meus agradecimentos.

  38. img
    Butauê Responder

    “Não existe produção interna”,

    “O nosso desenvolvimento está dependente da vontade externa”,

    “Mais de 50% dos nossos compatriotas vivem na pobreza”.

    “Pese embora a crise, a massa salarial em termos reais tem aumentado estes últimos dois anos e os salários, mesmo assim, continuam baixos”.

    “Temos pouca capacidade de trabalho, pouca massa cinzenta e precisamos drasticamente de assistência técnica externa.”
    Pura verdade meus senhores…Temos que aceitar a verdade.O governo e nós todos como membros da sociedade civil temos que dar nossa contribução para mudar o estado das coisas em STP.
    Novos critérios de avaliação dos funcionários têm que ser introduzidos e seguidos.Tanto funcionários públicos como privados têm que passar a cumprir entre 8 a 12 horas de trabalho por dia.Os quadros que vêm da Europa são colocados na prateleira porque têm uma cultura de trabalho,de esforço.Têm que dar ao patrão entre 8 a 10 horas de trabalho todos os dias e para subirem na carreira têm que obedecer e cumprir os critérios rígidos de avaliação.Nem tudo que vem do exterior é bom mas temos que começar a aceitar e seguir os bons exemplos.
    Bem haja

  39. img
    Butauê Responder

    “Temos pouca capacidade de trabalho, pouca massa cinzenta e precisamos drasticamente de assistência técnica externa.”
    Meus senhores em STP é quase inexistente ou existe muito pouco Técnicos superiores e especialistas,o que existe ´de facto é uma quantidade exagerada dos chamados “Doutores”.Esse facto é mentira?

  40. img
    De Longe Responder

    Os senhores doutores Carlos Semedo e Herlander Medeiros foram interessantes dentro do próprio estilo.
    O primeiro terminou com uma grandiosa frase: “Vamos todos debater os tabus, sem subtilezas, às claras, dizer o que pensamos sem medos, contribuir para a verdadeira mudança…”
    Quando acabei de ler até a assinatura C Semedo pareceu-me C Sem Medo. A nudez com que a verdade foi apresentada deixou-me a esperança de uma convergência entre os são-tomenses no sentido de combater os factos relatados.
    Acho que o Dr. C. Semedo pecou por não se queixar do ardil dos políticos – a política que se faz deve ser mudada _ e centrar-se quase só nos erros do 1º Ministro. Cingir tanto a crítica num único grupo quando são todos iguais, provoca desunião em vez da contribuição para a verdadeira mudança. Queremos corrigir o sistema e não mudar apenas os nomes.
    …“um gato pingado de pedreiro ou servente em Portugal…”, mais as alusões menos meritórias aos locais de formação académica das outras pessoas, são saídas também muito infelizes para quem precise de união para a “verdadeira mudança”.
    O pior foi a forma como respondeu aos comentários que lhe foram menos simpáticos. É para se perguntar: afinal o que é pretende?
    O segundo, ou seja, o Dr Herander Medeiros, fez legitimamente o uso do espaço para defender claramente o seu orgulho. Mais legítimo ainda torna o artigo quando na resposta a um comentário o Zuchi Dletu diz que quem não se sente não é filho de boa gente. Legitimidade à parte fica a boa orientação escrita e a supremacia de modos com que o Dr Herlander redige.
    Porquê que com tanto conhecimento da realidade e tanto desejo de mudança o Dr C Semedo não se concentra na contribuição para a convergência do povo no sentido da mudança da mentalidade para a via progresso?
    Porquê que com tanta capacidade de comunicação o Dr Herlander faz apenas artigo anti-artigo e somente em defesa do seu orgulho? Se não tocarem no seu orgulho o país não merecerá as suas lindas palavras?
    É nobre ouvirmos conversas de qualquer nível e elevarmos se elas forem baixas. Uma estratégia de grande elevação é esquecermos de nós próprios e fixarmo-nos na defesa de um interesse maior: DEFESA DA PÁTRIA. A condução por aí estará acima de qualquer mesquinhez.
    Estando longe, falei sem saber se cada um dos senhores já esteja no caminho que sugiro baseei-me apenas nos vossos últimos artigos.
    Que me desculpem se fui supérfluo, porque não estou geograficamente por perto.
    De Longe

    • img
      fantastico Responder

      estou muito feliz por ter lido algo tao completo como o seu comentário.

      simplesmente fantástico, senhor ” De Longe”

  41. img
    povo tem sempre razão Responder

    Concordo com algumas passagens do artigo, mas ca por mim acho o autor uma pessoa anormal. Ha algum tempo que o tenho observado e sinceramente acho-o uma pessoa mentalmente perturbada (para não dizer maluco).
    De qualquer maneira se acha tão pessimo esse País porque é que voltou depois de tanto tempo. Porque Portugal se encontra em crise que tem andado de mãos estendidas aos paises ditos comunistas para comprar a dívida publica. Em Cabo Verde e outros paises não há discriminação de quadros formados nos paises comunistas.
    Tal como o A. nunca antes vi tanto brancos a virem a Africa inclusivo sao tome, como antes. Até vêm para cá para venderem frutas e trabalharem nos balcões. Vejam o que tem acontecido em Angola. O governo angolano é que devia deixar de investir em empresas portuguesas falidas. Porque os que as faliram nunca foram a prisão, uma vez que a justiça aí também não funciona.
    O seu problema, Carlos Semedo é que não colou as tais consultorias que queria prestar ao País a troco de balúrdios. Muitos nao sabem quantas facturas de despesas pessoais apresentou ao tribunal para pagamento. Ainda bem que não as pagaram.
    Que regresse a Portugal onde nunca devia ter saido… que enfrente a Troika… parece ser mais facil. Aliás se tiver aí problemas deve tentar os resolver e não fugir…fui

  42. img
    povo tem sempre razão Responder

    Ainda por cima o senhor (Carlos Semedo)teve a maior cara de pau de vir a abertura do ano judicial vestido de uma simples camisa quando todos estavam de fato. O que é que queria? Que o tribunal lhe oferecesse um fato para vir ao ano judicial?
    Francamente.Só com Cristo….
    Aqui em São tome não há pão para malucos nem pente para carecas. Que se vire com a Troika de outro lado….

Deixe um comentario

*