Análise

Bisnis & Treidingues

Fala-se muito mas esclarece-se muito pouco, e pessoas há de boa fé que querem e têm o direito de saber, por isso vou perguntar a todos algumas coisas sobre o caso stp trading, esperando despertar consciências e fazer alastrar o debate, para saber se ainda teremos salvação se, afinal, poderemos ser um país moderno de pessoas honestas, onde a justiça impere e sirva a todos, punindo pelos crimes e premiando aqueles que pela reta conduta merecem o nosso respeito e até governar o nosso futuro como país.

Disse o muitas vezes e repito e repetirei até a voz me doer. Somos um pequeno pais, todos nos conhecemos, todos sabem que é o vizinho, onde mora, que carro guia, quantas botiquitas tem, o que come e bebe e veste e o quem tem mesmo que o queira esconder, que um simples “basta” pode levarnos a ser o melhor país do mundo para se viver. Basta de esquemas e de bisneiros, “basta” exigurmos a honestidade e a reta consciência e a seriedade, na justiça, na vida social, no governo, no parlamento, pois creio, e ainda por isso me bato, “estamos condenados a ser honestos”.

Vamos ser honestos.

Não sei, neste “caso stp trading” qual a acusação feita pelo mp de santomé, nem contra quem nem por que fatos, nem o teor da decisão do juiz.

Todavia, toda a gente sabe que houve falcatrua [bisnis e treidingues] e da grossa e que 5 milhões de dólares tem que ser, como diz o senhor primeiro ministro, pagos pelos santomenses que nem puderam comer os produtos porque estavam estragados. Vou contribuir as muitas perguntas que me tenho formulado, à espera que os visados venham, como é dever ético e de moralidade, esclarecer nos a todos e que os que “sabem” não fiquem calados.

Disseram-me que a justiça brasileira chama ao “caso stp trading”, operação “ratos do porão”, devemos todos perguntar às autoridades judiciárias de stp qual a informação pedida por stp e prestada pelas autoridades brasileiras, [quem são os investigados e quais os fatos em investigação]

Em 2007 estando o stp trading sob a alçada do delfim neves, foram efetuadas exportações para o mesmo delfin neves, sendo ministra da economia uma senhora cristina, de que negócios se tratavam ? já estavamos no início do “caso” ?

Em 2007 inicia-se o financiamento brasileiro para stp, existem contatos, ofícios, cartas, emails, com todos os nomes das pessoas envolvidas, com a lista dos produtos a importar, sua natureza e quantidades, porque se não publicam ?

O agente da pic que morreu, sei que se chamava alexandre, que papel teve ? e qual o papel do português joão rendo (?) fugido na frança ?

Existem documentos que referem ser a linha de crédito para àrea alimentar de 50 milhões de dólares e a linha de crédito para infraestruturas, 90 milhões de dólares, porque só se referem aos 5 milhões “comidos” ? e quem os comeu, quando e como ?

O senhor ex primeiro ministro rafael branco, manteve contatos com as indústrias brasileiras, contatos que seriam do interesse para o país, qual o interesse e o papel da empresa stp trading para esses contatos e negócios ?

Os santomenses, delfin neves, osvaldo santana, [na câmara de comércio nomeado pelo governo de stp] o dr joão gomes, o dr rafael branco, o senhor fradique menezes, o dr carlos tiny, o domingos monteiro, e muitos outros que estão sempre a ser nomeados por causa do caso, porque não são inquiridos na assembleia nacional em inquériro parlamentar, onde deveriam esclarecer todas as relações do caso ?

Quais foram as relações entre o osvaldo santana e o escritório do advogado brasileiro galvão para o frete donavio de transporte das mercadorias estragadas, o borodin, e quem são os brasileiros envolvidos ?

Os funcionários da câmara de deputados em brasília, que dizem estar implicados quem são ? foram inquiridos pelos brasileiros e o que lhe aconteceu ? o mesmo que aos implicados de santomé ? quem são e que benefícios tiveram com o negócio stp trading ?

Qual a intervenção do arzemiro dos prazeres e de seu primo miguel dos prazeres, trabalhador de uma empresa de informática no brasil, e quais as suas relações com a câmara de comércio do brasil e qual a participação, influência, peso e benefício no caso ?

O antónio quintas nomeado para que presidente da comissão, de que comissão ?

Qual a ligação entre osvaldo santana e nino monteiro, foi este, como se diz, alegadamente infiltrado na organização pelo então ministro dos negócios estangeiros de stp, ?

A questão da 1ª contrapartida de 723 mil dólares, quando, quem pagou, quem recebeu, onde para o dinheiro ?

Os 2 milhões de dólares “retirados” do escritório do brasil, [de que empresa ou empresas ou da câmara do comércio] quem os retirou [existem indícios de quem, e as provas terão de mostrar] e onde param ?

Perguntar-se ao ex primeiro ministro rafael branco o que fez e onde está o relatório da denúncia dos fatos que indiciavam a corrupção e o desvio de verbas !

[fala-se de um relatório com revelações sobre o caso entregue particularmente ao atual governante quem sabe dele e qual a matéria] a pessoa que o redigiu e diz ter apresentado terá coragem de o divulgar ? já que não contém segredos de estado, nem o processo agora está em segredo de justiça, estou seguro que todos estamos interessados em saber a verdade.

O navio destinado a santomé, deveria ter vindo diretamente, porque é que teve de ir descarregar mercadorias em angola ? do óleo vendido, e foi algum do bom óleo para santomé, gente de sempre “dos mesmos” recebeu comissão, pede-se ao senhor ramos dias que venha esclarecer o que tiver por conveniente ou o senhor monteiro ou qualquer outro senhor e se não quizerem esclarecer, que sejam chamados à comissão de inquérito parlamentar !

Os procuradores urbino e flávio apresentaram um relatório, porque não é conhecido, porque é que o senhor pgr não faz um comunicado público ?

Onde está o manifesto de carga do navio, para se conhecer a quantidade de carne baldeada no mar, será que o sr nino pode responder, e quem sabe quem era o comandante do navio borodin, para ele vir esclarecer quais e a quem pertenciam e com que dinheiro foi pago se possível saber, as outras mercadorias não comestíveis, sapatos, sandálias, camisolas …  ?

STP trading e jorge correia tiveram alguma coisa haver com a “cesta básica” do ex primeiro ministro rafael branco… ?

Santomenses perguntem sem medo, estou seguro que obteremos respostas, a culpa não pode morrer solteira nem o juiz ficar sozinho de ter dado um despacho de que todos desconfiam…

Carlos Semedo

    48 comentários

48 comentários

  1. cucuco

    14 de Agosto de 2012 as 10:18

    hummm.

  2. JOSE CARLOS

    14 de Agosto de 2012 as 10:25

    Congratulo-o por levantar esta questão. Consegue-se deduzir daí que haverá muita gente envolvida nisso, daí a razão para não quererem ver a situação esclarecida….Convém que os são-tomenses façam justiça nas urnas

    • Assuncao

      16 de Agosto de 2012 as 12:03

      So queria dizer 1 coisita ao caro=a, Jose Carlos, saotomenses respoder nas urnas! os saotomenses na sua grande maioria com muita pena digo isso, sao comprados com moedinhas para manifestarem’se a favor dos corruptos.
      Se fosse o contrario,Filinto ganharia as eleicoes!!
      Com cumprimentos.

  3. Jonh Smith

    14 de Agosto de 2012 as 10:48

    Agora começo a intender porquê o juíz mandou arquivar este processo, todos esse gajos têm a mão metida nisso, mas eu acho que nós (os santomenses) temos o direito de conhecer as respostas a essas perguntas. “Cuando un pueblo enérgico y viril llora la injusticia tembla – Fidel Castro”
    J.S.

  4. João

    14 de Agosto de 2012 as 10:58

    Se uma empresa fez gestão danosa e, não conseguiu pagar o dinheiro que pediu emprestado, deve o tribunal confiscar o bem dos sócios da empresa em causa.Agora não vejo razões para chamar de corrupto os sócios da mesma empresa. Perante este caso, na minha opinião, todos os membros do Governo do senhor Rafael Branco deveria responder na justiça. Lamentável é que o senhor Patrice Trovoada e ulguns outros políticos estão a usar este caso para sujar o nome do Delfim Neves.

    • Quase la?

      14 de Agosto de 2012 as 13:51

      ahahah.
      Por acaso o NOME do Sr. Delfim Neves precisa ser sujo pelo Sr. PT?

      O Sr. Delfim tem nome limpo para que alguém o suje?

      Não estará o Sr. Delfim a sujar o seu próprio nome com atitudes nada transparentes, duvidosas e envergonhando também os que usam o seu apelido?

      Se ele mesmo não se preocupa em manter limpo o seu nome, porque é que os outros terão que se preocupar com isso?

      Por acaso tenho eu, a minha família, você e a tua família, que pagar para que o Sr. Delfim e os outros continuem comendo do nosso esforço e passeando pela rua exibindo para si aquilo que é nosso?

      Não será que aquilo que eles têm e não se cansam de mostrar, pertence a mim, a você e a todos nós?

      Vamos permitir que eles continuem a nos tirar aquilo que é nosso, nos fazendo de parvos, enquanto moremos na miséria, sem medicamentos no hospital … e …?

      Porque não exigimos respostas as nossas perguntas?

      Porque não exigimos que aquilo que é nosso seja reposto para todos e respeitado por todos?

    • Convetá quá

      14 de Agosto de 2012 as 14:32

      Ê sá nómi limppuuuu!

    • Convetá quá

      14 de Agosto de 2012 as 14:40

      Sr Carlos semedo
      Quer mexer com São Tomé. Se for por bem, Deus o ajude. Assim já fica muita coisa desculpada do seu artigo anterior. Com essas denuncias se convergir o pessoal para que nada disso caia no cesto roto o país ainda acorda e mexe. Tomara!

  5. Joao Pedro

    14 de Agosto de 2012 as 11:36

    ó senhor João quanto é que recebeu do Delfim Neves para vir aqui defende-lo. Fica o senhor a saber, que o Povo sabe que o Delfim Neves é um dos Politicos da nossa praça que já devia estar a contas com a Justiça, pois para além da STP Trading, pesa sobre esse senhor a Doca e os passeios que ele terá de esclarecer. Muito obnrigado e passar bem…

    • João

      14 de Agosto de 2012 as 12:19

      Agradeço imenso o seu comentário senhor João Pedro,mas realmente gosto também de respeito. Uma vez que faço juizo de forma imparcial. O senhor acha que se por acaso um construtor não consegue concluir a obra do Estado já é motivo para o ministro ou o ex-ministro ir para cadeia?

  6. DC

    14 de Agosto de 2012 as 12:46

    Até então, tomei como boa a hipótese do autor do artigo ser juíz, em efectividade das funções, em STP…mas, vistas as coisas, o dito não integra a judicatura nem tão pouco a magistratura do MP…em STP, restando saber se o seu contributo resume-se, ou não, a artigos racionalmente populistas e estruturalmente incoerentes.

    Logo, interroguei-me, também em resposta ao repto que o mesmo lançara àlguns num comentário algures no tela non: quem é “Carlos Semedo”? Porquê a referência “juíz Carlos Semedo?

    Uma rápida incursão pelo google e deparo-me, entre outros, com os seguintes dados:

    – procurador adjunto (último grau na hierárquia, a qual é composta por procurador – geral, vice – procurador, procuradores – gerais adjunto, procuradores da república e, finalmente, procuradores adjunto) até Setembro de 2008, com um intervalo algures até 2003, para o exercício de advocacia;

    – procurador adjunto, nomeado juíz do tribunal administrativo e fiscal em 2008 no âmbito de um processo especial (ou seja, não era juíz de direito e, considerando o tempo que o mesmo estará em STP, dá é óbvio que não deverá ter mais de 3 anos de experiência como juíz);

    – Em Agosto de 2008, ano em que foi nomeado juíz do tribunal administrativo e fiscal, nomeadamente na área tributária,foi classificado pelo CEJ nos eguintes termos:
    (i)no módulo “regime jurídico do irs”: 13 valores (sendo que houve, pelo menos 10 formandos com notas igual ou superior a 19,00), ficando na 28ª posição num grupo de 32 formandos;
    (ii) módulo “regime jurídico do irc”: 8 valores, sendo que em 32 formandos, as notas + baixas foram dois “7” e três “8”;
    (iii) módulo “regime jurídico do iva”: 16,5 valores (boa nota), apesar de ter havido 15 formandos com nota igual ou superior a 17…;
    (iv)imposto sobre património (imóveis, selo, etc): 16 valores (boa nota), mas 8 formandos tiveram notas igual ou superior a 17;
    (v)”direito comunitário com implicações no direito administrativo e fiscal nacional”: 12,5 valores, mas 18 tiveram notas igual ou superior a 13 valores;

    – juíz, do quadro do tribunal tributário de castelo branco, graduado em 2012 com 47 valores,quando, dos 5 outros, 4 tiveram graduação acima dos 57…

    – juíz classificado em julho de 2012 na 47ª posição, com menção “Bom”, sendo que (i) as primeiras 31 posições corresponderam a juízes com menção “Bom com Distinção” (ii) a prounúncia do juíz sobre o projecto de deliberação não teve provimento;

    Portanto, aparentemente, o ilustre Dr. Carlos Semedo tem uns 3 anos de experiência como juíz da área tributária em portugal, onde foi avaliado em 2012 apenas com “Bom”.

    Independentemente da apreciação que cada um poderá fazer acerca destes pontuais aspectos públicos (disponíveis on line)todavia relevantes do percurso profissional do Dr. Carlos Semedo, por um lado, e da liberdade que lhe assiste para dizer o que quiser,por outro lado, o certo é que o mesmo faz em STP aquilo que jamais faria em Portugal.

    Sendo juíz em Portugal, jamais o mesmo ousaria escrever lá aquilo aque aqui escreve. É que lá, tais artigos, pelo seu conteúdo, constituiria matéria para a imediata instauração de um processo de everiguação, com vista ao processo disciplinar!

    • zuchi dletu

      15 de Agosto de 2012 as 0:33

      certo sr tal DC agora venha mostrar o que é e o que vale para compararmos. Vá mostre-nos de que massa é feito o seu percurso, se tiver coragem de mostrar a sua cara, o seu curriculum, onde nasceu de quem é filho ou filha o que tem feito na vida a… seja homem …
      carlos semedo

      • DC

        15 de Agosto de 2012 as 13:11

        Lamento decepcioná-lo, mas, infelizmente, para mim, não tenho percurso nem curriculum para que possa comparar. Por isso, qual putativo moralista,não disserto, de forma básico – demagógica, sobre ditos casos santomenses, ao contrário de V. Exa. que, detentor de longo percurso e extensa experiência profissional em Portugal – onde e efectivamente juíz – certamente nunca terá ousado escrever / denunciar os inúmeros casos de corrupção.

        Se não for incómodo para V. Exa., gostaria de saber porque faz V. Exa., com a liberdade que lhe assiste, em STP aquilo que jamais faria em Portugal…onde gozará,enquanto juíz, de maiores responsabilidades ao nível do Estado!

        Sei que, qual apreciador da coragem, verdade e transparência, V. Exa. não me negará uma tal resposta!

    • E.Santos

      15 de Agosto de 2012 as 10:56

      Desculpe, meu caro amigo, isto que você vei aqui demosntrar não tem qualquer sentido lógico. Para ser Juíz ele tinha de passar nos exames não tinha? Com 10 que fosse…é assim que está estipulado para obtenção do grau.Ele não tinha de ser suprasónico como os outros. E mais, nem sempre as notas revelam a competência dos profissionais. Estudantes marentos nem sempre se revelam bons na prática. E por último, a pensar assim o Garido nunca seria Juíz de coisa alguma. Eu conhecio oficial de justiça a ir arromabar porta de casa de pessoas para execução de ordem judicial….menos, ceto.

      • DC

        15 de Agosto de 2012 as 17:58

        Isso tudo seria verdade, se:
        (i)as notas não datassem de verão de 2008, altura em que o mesmo passou a ser juíz;
        (ii)se as notas não fossem sobre conhecimento na área fiscal…justamente a área em que ele, o Dr. CS, é juíz (atenção, ele não é juíz da área cível, crime ou laboral);
        (iii) se ele não tivesse invocado a vasta experiência como advogado e como procurador;
        (iv)se o Dr. CS não tivesse passado a mensagem de que muitos formados noutros sistema desconheciam o sistema santomense.

        Portanto, para quem fez a licenciatura, foi advogado e procurador adjunto, e é juiz do tribunal fiscal em Portugal, aquelas notas, sobre matéria fiscal deixa muito a desejar… Convenhamos que sim!

  7. tutu

    14 de Agosto de 2012 as 13:03

    são-tomenses façam justiça nas urnas

  8. Tavo

    14 de Agosto de 2012 as 13:19

    O camarao que dorme a onda leva.

  9. peter

    14 de Agosto de 2012 as 13:43

    SEI PERFEITAMENTE COMO TUDO SE PROCESSOU,DEVO DIZER QUE O SR DELFIM NEVES POUCO OU NADA TEM HAVER COM ISSO,OS OUTROS É QUE SAO GRANDES CORRUPTOS.SE O DELFIM NEVES FOSSE DO ADI,NINGUEM FALAVA NELE,PQ ELE É UMA VITIMA NISTO TUDO.FORÇA DELFIM MUITA GENTE GOSTARIA DE TER A TUA CABEÇA E ESSA FORÇA DE TRABELHO.

    • zuchi dletu

      15 de Agosto de 2012 as 14:53

      sr peter, insista com o sr delfin para vir dizer ao povo, o que é que o domingos monteiro lhe disse quando o “afastou” da condução do negócio. Trazia ordem ou mando de quem e a partir dai quem mais dos grandes “entrou” e o resto que ele sabe ! com isso poderá, quem sabe, a sua própria consciência ficar mais aliviada e até ser menos castigado pelp tribunal da consciência …já que da justiça se safou!!! e diga-lhe que não tenha medo de nada já que o “fradique” disso se encarregou, pelo menos quanto a um dos crimes…mas acredite que a procissão stp trading ainda vai no adro.

  10. Atonio Fernandes

    14 de Agosto de 2012 as 15:05

    Meus Senhores,
    Já desde o início do processo, já o Delfim dizia que ele está metido no assunto, mas não é culpado pelas compras, porque nunca foi ao Brasil, nem tão pouco fez a lista. Como veem, está tanta gente envolvida e só o Delfim é visado. O Procurador deveria agir e não o faz, porquê? Há que se fazer justiça para se saber quem é quem. Muita ghente está escondendo.
    Este processo tem esse desfecho, porque o politizaram ao invés de fazer tudo dentro das regras. O obejectivo era caçar o Delfim e enfraquecer o PCD.

  11. O não preconceituoso-rosario

    14 de Agosto de 2012 as 15:44

    Boas razões para um inquérito rigoroso ,imparcial. Punição severa para que a culpa não morra solteira.Sr.Carlos Semedo,os seus artigos traduzem a intolerância,o desagrado para com o deixar andar e a impunidade que envolve esse caso como muitos outros em várias vertentes /frentes do pais.Esta mensagem,este recordar para que as arbitrariedades monstruosas que ensombram as nossas ilhas conheçam a verdadeira justiça/punição deveria ser tarefa para os tribunais e outros puderes da nação se fossem verdadeiros , justos e dígnos defensores da coisa pública,mas como não o são vai ficando por isso mesmo:”o cão ladra e a caravana passa”Espero que este artigo sirva para avivar memórias e despertar a sociedade ,os dirigentes,os poderes,os partidos politicos a repensarem .Porque não, essa matéria “corrupção” ainda não desperta interesse em busca de soluções imediatas? O papel do jornalismo investigativo e sua divulgação?Quando é que os tribunais deixam de ser coniventes com a sujeira? Os poderes são-tomenses convivem com o deixar -andar e nada pretendem fazer porque se consideram todos poderosos e egoistas,sentem-se e são imunes ,autênticos seres semelhantes aos mosquitos anopheles, vetores do paludismo,verdadeiros plasmódios que se tornam mutantes e resistentes permanentemente aos fármacos.E o povo é vítima desses virus,mas mesmo enfraquecido nunca se deixe curvar,derrotar e façam ressoar as vossas vozes de formas diversas até que os vossos anseios a vossa vontade pela justiça se converta em realidade.”Eles comem tudo e não deixam nada”mas isso tem que acabar,que mais vozes e ações contra a corrupção se espalhem e contagiem os desfavorecidos e se converta numa luta urgente contra o eixo do mal(a minoria,uma elite que faz passar os seus genes de corrupção pelas geraçóes politicas).Que STP deixe de ser uma quinta ou gleba onde cada um desfruta e deixa para outro.S.Tomé e Príncipe,os são-tomenses têm o direito a esclarecimentos sobre a gestão da coisa pública.Essa de que a voz de burro não chega ao céu ou melhor calado… tem que ser banido das mentes que pretendem ser dignas.Todos por um e um por todos,unamos esforços no combate ao deixar andar e a impunidade,bem haja.

  12. O não preconceituoso-rosario

    14 de Agosto de 2012 as 15:48

    “…puderes…” a corrigir:poderes

  13. tacho

    14 de Agosto de 2012 as 16:26

    Minha gente, o senhor Semedo não conhece o processo. O senhor andou a espionar durante muito tempo o RAPOSO e agora vem dizer que não “conhece” o processo.COMO É QUE CONHECE O PROCESSO ROSEMA? O senhor até conseguiu mediante trafico de influencia a nomeação da sua filha para o cargo de assessora do PGR. O senhor era o Homem todo poderoso e podia pedir ao PGR o processo para dar como sempre o seu seu “douto” parecer. Se tivesse tido acesso ao processo aperceberia muito rapidamente que a acusação do MP não têm consistência e que seria facilmente demolida pelo advogado do Delfim e que o processo está completamente vazio. O arrazoado que nós apresenta contêm inverdades, e o senhor poderá incorrer em crime de difamação e injuria.De férias em STP deverias dar ao luxo de ler o processo e não andar em concubinato com a Dona Helena “mãe” do Patrice e com Mario Bandeira, aquele que escreve, mas que ninguem lê, para o pasquim Parvo.

    • zuchi dletu

      15 de Agosto de 2012 as 0:39

      Senhor tacho, como o nome que escolheu, você é afinal um tacho sem serventia, pois quando tem que discordar ou acusar ou afirmar qualquer coisa séria apareça, de a cara e escreva o seu nome, venha mostrar a todos o que faz e onde faz. assim termos homem ou mulher, assine o que escreve e como gente de bem, mesmo com críticas sérias e duras, assuma e não se esconda debaixo das suas mentiras e fraquezas. Não seja cobarde como um tal DC.
      carlos semedo

      • Aceréeeeeee

        16 de Agosto de 2012 as 10:35

        Sr. Carlos Semedo,por favor! Responda sem se preocupar com detalhes de quem lhe preciona! Quando escreveu sabia que iria receber criticas! Então, aceite-as e responda esclarecendo o que acha que está errado no que comentam, sem ofensas directas. Por favor, sei que pode fazer mais do que isso! Força!

        • DC

          16 de Agosto de 2012 as 14:02

          Agradeço-lhe tamanha distinção, qual seja a de me referir na sua resposta aos comentários feitos por outrém!

          Espero que não faça disso uma constante, é que julgo não mereço tanto…

      • DC

        16 de Agosto de 2012 as 14:03

        Agradeço-lhe tamanha distinção, qual seja a de me referir na sua resposta aos comentários feitos por outrém!

        Espero que não faça disso uma constante, é que julgo não mereço tanto…

    • Canimambo

      15 de Agosto de 2012 as 11:54

      Gege(Juíz Usuário) Foste apanhado. lolololol

      • Augerio Dos Santos Amado Vaz

        15 de Agosto de 2012 as 18:20

        Não confunda minha personalidade com minhas atitudes. Minha personalidade é quem Eu sou. Minhas Atitudes dependem de quem Você é.
        Se tu te identificares deixas de ser um animal irracional e saberei dar -te a resposta correcta embora não goste de responder a…

  14. Paulo

    14 de Agosto de 2012 as 18:06

    ó senhor “tacho”, deixa deixa lá o homem escrever e não se arme aqui a defender os corruptos da nossa praça ! já agora quanto é que lhe pagaram ???

  15. VicJkiupor

    14 de Agosto de 2012 as 21:13

    Afinal não sabem que o Juiz Carlos Semedo e saotomense?

  16. Vagi Ngola

    14 de Agosto de 2012 as 21:32

    Meus caros Santomenses, há unica solução pra este caso é só imitar os Guinenses! Caso contrario os mesmo continuaram a roubar o povo e manterem-se impune. Alguns deles devem eliminados e ter um destino ser. Basta!

    • Vagi Ngola

      14 de Agosto de 2012 as 21:33

      devem ser

  17. Filipe Samba

    15 de Agosto de 2012 as 6:41

    Ao
    Sr. meritíssimo Juiz, C.S
    Quanto ao contexto , sou de opinião que façam um documento com abaixo-assinado dos interessados .
    Após a apreciação dos assinantes encaminha-o aos órgãos locais para que tomem conhecimento.
    A copia original envie para o Gabinete para questões jurídicas da CPLP e o Tribunal Internacional.
    Desejo-lhe, que seus pensamentos tornam-se uma realidade torrencial para o bem estar social do país

    • zuchi dletu

      15 de Agosto de 2012 as 14:40

      vamos ao trabalho. vou ver a questão e volto ao jornal para a criação da lista com o pedido à assembleia nacional para que seja feito julgamento no seio do provo, na assembleia, através de inquéritos parlamentares, vamos começar pela justiça e chamar o senhor presidente do STJ e do CSMJ a depoimento sobre a justiça na assembleia nacional.

      • Augerio Dos Santos Amado Vaz

        15 de Agosto de 2012 as 17:54

        Meu amigo sabe que o Presidente do STJ e do C.S.M.J e alguns que conhecemos não podem responder criminalmente por serem inimputáveis como consequência de incapacidade mental. Silvestre Leite, já endereçou uma carta ao Senhor Procurador Geral confessando que estava com um esgotamento cerebral,situação esta que se deve ter agravado com a morte da filha.A culpa não será dele mas sim do Estado falhado que temos que admite que um incompetente, corrupto e atrasado mental esteja à frente do Supremo tribunal de Justiça.
        Um abraço caro amigo
        O Juiz suspenso entre o céu e a terra
        Augério dos Santos Amado Vaz

        • Augerio Dos Santos Amado Vaz

          16 de Agosto de 2012 as 10:12

          Este comentário é da minha total responsabilidade

        • Augerio Dos Santos Amado Vaz

          16 de Agosto de 2012 as 10:18

          Meu amigo sabe que o Presidente do STJ e do C.S.M.J e alguns que conhecemos não podem responder criminalmente por serem inimputáveis como consequência de incapacidade mental. Silvestre Leite, já endereçou uma carta ao Senhor Procurador Geral confessando que estava com um esgotamento cerebral,situação esta que se deve ter agravado com a morte da filha.A culpa não será dele mas sim do Estado falhado que temos que admite que um incompetente, corrupto e atrasado mental esteja à frente do Supremo tribunal de Justiça.
          Um abraço caro amigo
          O Juiz suspenso entre o céu e a terra
          Augério dos Santos Amado Vaz

  18. Só com Cristo!!!

    15 de Agosto de 2012 as 8:32

    Prezados

    Acretido que dentre vcs existam juristas por isso rogo a vossa sapiencia no sentido de me iluminarem sobre o seguinte:

    ESSE CASO (STP TRADING) DEVERIA SER TRATADO EFECTIVAMENTE NOS TRIBUNAIS COMO PROCESSO CRIME OU DEVERIA SER TRATADO NA VARA CIVEL? (acho que é assim que se diz ou escreve)

    Aguardo a vossa sapiente reacção para que possa aprender a entender o nosso STP.

    Muito obrigado

    • E.Santos

      15 de Agosto de 2012 as 11:08

      Eu não entendo nada disso. Mas a Burla é crime. Burlaram-nos a todos. Uma coisa é certa, levaram dinheiro e trouxeram comida estragada ou imprópria para o consumo. Se isto não for crime, o que será?

    • zuchi dletu

      15 de Agosto de 2012 as 14:35

      Só com cristo, pergunta se o “caso” deveria ter tratamento cível ou se na jurisdição criminal. Bom pelos fatos conhecidos publicamente, existem comportamentos de diversas pessoas [muitas mesmos] que são crimes previstos no código penal em vigor em stp e na legislação dita avulsa, e também decorrente destes fatos criminais, existe sempre responsabilidade dita civil que consiste na obrigação a declarar em tribunal e sempre por tribunal de que as verbas desviadas ou roubadas ou que serviram para pagar os géneros alimentares avariados ou degenerados devem ser repostas pelos declarados responsáveis. se jºa não puder haver processo crime deverá ser pedida a responsabilidade civil.
      abraço

      • DC

        15 de Agosto de 2012 as 17:43

        Se é compreensível que, como juíz tributário com cerca de 3 anos de experiência, diga que “existem comportamentos de diversas pessoas [muitas mesmos] que são crimes”, já é imperdoável que, com vários anos de experiência como procurador – adjunto, profira tal afirmação.

        Pois, o correcto seria, no mínimo, afirmar que “existem comportamentos de diversas pessoas susceptíveis de serem qualificados como crime.

        É que a verificação, ou não, em concreto, dos elementos constitutivos de um tipo (legal) de crime dependerá sempre da análise em concreto, com o conhecimento do caso, e não com apelo aos “fatos conhecidos publicamente”.

        Tanto conhecimento, imensa experiência…e erros tão básicos! E não vale invocar simplicidade de linguagem nem clareza de comunicação, é que àqueles que são juízes ou procuradores exige-se rigor nas tentativas de explicação de assuntos tão relevantes!

  19. gmail@hotmail.com

    15 de Agosto de 2012 as 12:36

    è facil revolver esta questão da seguinte forma: Dar Imunidade Parlamentar a toda a População de São Tomé e Príncipe, para que todos são Tomenses possas cometer falcatruas e escondere-se por detrãs da Imunidade para não serem punidos pelos nossos tribunalzinhos…

  20. gmail@hotmail.com

    15 de Agosto de 2012 as 12:39

    Correcção para combater a corrupção em STP:

    è facil revolver esta questão da seguinte forma: Dar Imunidade Parlamentar a toda a População de São Tomé e Príncipe, para que todos são Tomenses possam cometer falcatruas e esconderem-se por detrãs da Imunidade para não serem punidos pelos nossos tribunalzinhos…

  21. Kebla

    15 de Agosto de 2012 as 22:00

    Infelizmente em STP não sei a quem se deve pedir responsabilidades…

  22. Engenheiro( LISBOA)

    16 de Agosto de 2012 as 4:17

    País das bananas !
    Arrependo-me de não ter sido militar em S.T.P.! Ou eu seria um covarde ou morreria como um Herói.
    Esse país precisa de uma disciplina Militar como as que se dá na Guiné-Bissau quando for preciso!
    Está mais que provado que regime democrático não é funcional em S.T.P..

  23. João Rosario

    17 de Agosto de 2012 as 14:37

    Subscrevo/compartilho a opinião do Filipe Samba.Que se apresente urgentemente uma manifestação de descontentamento/soliicitação de resolução para erradicar ou suavizar a corrupção que tem causado descontentamento no seio das populações,desconfiança/insegurança nos investidores,turistas e dos demais que direta ou indiretamente participam no desenvolvimento de STP.Pois se os governantes,politicos,os quatro poderes que gerem o destino do nosso país não conseguem fabricar o antidoto contra o enriquecimento ilicito,o desvio dos bens públicos,então alguem tem que por fim ou dar sinais que não pode continuar a conviver com a hipocrisia de alguns politicos e esse alguem é o povo ou pessoas que se organizam e manifestam.Sou a favor que se faça um abaixo assinado onde constam o problema e exigencias a curto prazo para a viragem dessa pagina negra,um abaixo assinado englobando todos os cidadãos são-tomenses residentes no pais ou no estrangeiro,expressa as assinaturas e os respetivos numeros de e elitor ou do B.I.Essa sugestão vai para o autor do artigo ou forças políticas com assento na assembleia,na oposição,partidos sem assento ou uniao de cidadaos de bem ,gente honesta e inconformada com a situaçao.O Presidente no seu programa refere-se a pobreza e combate a corrupção e o governo tambem mas por que razão o eixo do mal não tem como ser combatido? ´Hipocrisia nas promessas ou o medo,” não pises o meu que eu tambem posso pisar o teu”,atraves desta, jamais teremos um país digno e o são-tomense jamais será honrado e respeitado. Se algo nesse sentido for feito serei aliado,pois temos que relembrar as mentes destruidoras que quem mais ordena é o povo.Manifestação de descontentamento/alerta para um STOP deve ser enviada aos quatro poderes de STP,a CPLP ou mais alem.Pela verdade na gestão da coisa pública e uma democracia sem hipocrisia,João Rosário.Bem haja.

  24. kinde tebús

    22 de Agosto de 2012 as 20:10

    Espero que os nosso dirigente tonem uma medida e pouco de vergonha na cara porque já estamos cansado de ter um pais onde só a justiça e leis para pequenos. E para os grande senhores não a porque são eles quem fazedores da leis SÃO-TOMENSES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo