Análise

Tragédia de Marquês de Leite e do Imperador Mau Tempo Júnior

Capitulo IV ;  Primeira parte

Na ilha siciliana de nome santo, à margem da globalização e inserido no sistema de corrupção, imperava o Mau tempo e a sua corte alta de trinta e nove figurinos, que foram surpreendidos por Ali baba, aquando do abre-te sésamo, na gruta algures perto do morro charuto.

O Marquês, homem inculto, complexado, cínico, corrupto e mau, primo do imperador Mau tempo e tio da esposa do Príncipe Dom Carloto, figura sinistra que, segundo Kasim, «não tinha espinha dorsal», ao ser chamado pelo imperador Mau tempo para entrar em cena, não se fez de rogado e, logo de seguida, o marquês contactou o Conde Kadafi que se encontrava prestes a viajar para a terra do palanca negra.

O Imperador, homem baixinho de sorriso fácil, especialista na arte de mentir e de explicar sem complicar, compôs, para sua sobrevivência, a sua corte alta maioritariamente por gente do tamanho dele e com alguns personagens repescados da corte baixa de estatura superior (lei do equilibro dizia…). Até as más-línguas diziam que ele tinha deus na mão!

Passava o tempo no ar e tinha o Príncipe Dom Carloto na terra para o representar, e meia dúzia de lambe-botas para o defenderem, pois, enquanto a plebe toma banho com água suja de quatro em quatro anos o imperador fechou as torneiras e abriu uma vala de onde corre água limpa para sua casa e todos os que se comportam bem podem nela se banhar. A fórmula até foi abençoada pelo banco mundial e o fundo monetário internacional, instituições que só vêem números sem olhar os rostos pois estão a ser cumpridas as metas macro, merca e micro económicas. Oportunidade de ouro para o marquês que, de tanto tempo como bobo da corte, nada ou quase nada pode amealhar e do pobre conde inexperiente e destemido, que mata a própria mãe por meia dúzia de tostões.

O Marquês, celebre no seu jure, violando sem preservativo a deusa Diké, rapidamente telefonou aos guardiões da corte ordenando que não permitissem que ninguém entrasse na gruta sem a senha dos quarenta figurinos e nem sequer se deu ao trabalho de consultar o seu vidente, talvez por não lhe ter pago nunca as consultas prestadas ou por saber de antemão que o mesmo não se prestava a deixar seus créditos mal parados. Levou o caso para o conselho dos cegos, do qual é presidente, e deliberaram suspender Ali Baba entre o céu e a terra e manda-lo ao tribunal da inquisição. Tudo isso vindo à praça publica na voz de Dª. Sibila. Enquanto isso, o Conde, constitui arguidos Ali Baba, Kasim e o Palanca Negra, num processo Kafcaniano, célere, sem que os arguidos soubessem qual o crime de que estavam a ser acusados…

O inquiridor, o nobre Valdevinos, homem de uma integridade que constitui excepção naquela cidade de oriente dominada pelo sistema “Vabú”, concluiu o seu relatório encomendado pelo conselho dos cegos dos quais fizeram ouvidos de mercador das conclusões apresentadas e mandaram instaurar outra fogueira a Ali Baba com um novo lenhador, violentando assim, todas as pautas da flauta cantante…

Os quarenta figurinos são na realidade irmãos metralhas, uns cegos, outros surtos e mudos, marquês e conde ambos maquiavélicos e nenhum mede os meios para alcançar os fins, nem que para isso a ilha se afunde…

Irmãos, não de sangue, mais sim de objectivos e metas a atingir, facilmente permitem que qualquer siciliano menos atento consiga ver as sacanices e canalhices que essa quadrilha tem feito e faz em defesa da sua corte cheia de jogos de interesses particulares em detrimento de objectivos colectivos…

Augerio dos Santos Amado Vaz

In « gégé adora JB»

    32 comentários

32 comentários

  1. Fijalatao

    1 de Setembro de 2012 as 1:51

    Gostaria de convidar o FLIPE LA FERE para encenar e realizar um teatro, tendo como convidados ao casting, os nossos homens licenciados em Direito!

  2. zuchi dletu

    1 de Setembro de 2012 as 10:25

    temos romancista, veia de escritor, com deliciosas figuras de estilo … imperador mau tempo junior! marques de leite! tragédia, pensei eu e da boa, e a meio da leitura “percebi” afinal é tragicomédia forra, gostei.
    gégé inspirado nos vapores do liquido galês [jb ou outro de boa cura] sais-me um grande contador de estórias. continua …

  3. Augerio Dos Santos Amado Vaz

    1 de Setembro de 2012 as 11:14

    O santo Tomas de Aquino, nasceu, no Reino da Sicília,e como este capítulo narra factos ocorridos…, o autor irá extrair -lo do seu original texto para compo-lo, num outro livro, cujo título será provavelmente” Tragédias de Santo Tomas de Aquino e do Santo António.” Título que o autor enviou a certificação.

  4. Hector Costa

    1 de Setembro de 2012 as 12:37

    Grande refrexão romancista…força!

  5. Titica Tiririca

    1 de Setembro de 2012 as 14:03

    Não percebi nada.

    • XYZ

      2 de Setembro de 2012 as 18:15

      OI tiririca, faca mais uma leitura e vais ver que valeu a pena. Esta tudo bem claro….

  6. ferpenapandopo

    1 de Setembro de 2012 as 17:52

    Este homem e muito inteligente.
    parabens.

  7. crédo

    1 de Setembro de 2012 as 18:34

    É isso mesmo gégé! faz aquilo que só vc sabe.

    Se continuá assim vai longe, e podes crer que carlo esperito santo, vai sintir o calor do seu trabalho ok.

  8. Perola

    1 de Setembro de 2012 as 19:22

    Ai criatura, tive ke ler duas vezes pra entender, ke imaginacao, forca continue a nos brindar com os teus artigos, jb esta de ferias neh……tchau ee.

    • Augerio Dos Santos Amado Vaz

      2 de Setembro de 2012 as 0:52

      Caro ou cara amiga, não estou de férias, estou apenas suspenso entre o seu e a terra, porque os Senhores donos da terra assim querem, e mais estou no estrangeiro para não cometer nenhuma besteira, porque o que me apetece é ir para cadeia por justa causa. E mesmo assim muitos palermas já estão a querer tramar contra mim, eles que pesem duas vezes, onde já se viu, alguém abandonar o serviço
      estando suspenso, façam a vossa batota e me deixem em paz.

      • Augerio Dos Santos Amado Vaz

        2 de Setembro de 2012 as 1:30

        É Pesar e não pensar porque essa gente não pensa ou têm memória curta. O outro até teria dito em tempos que a sua família não passava de uma organização mafiosa. E não é que tinha razão!
        No nosso país, os delinquentes sempre se abraçam. O SEU e o céu é conforme convém, se for o baixo é da mãe deles.

      • Gil

        3 de Setembro de 2012 as 11:35

        Você deve ser bipolar. Infelizmente essa doença não tem cura, mais tem remédio! Não pode esquecer de tomar a medição.
        Esta é única explicação que eu vejo para uma pessoa escrever um artigo que se pode considerar interessante e depois dizer estas barbaridades.
        Seja mais inteligente do que eles.” Tem o direito de permanecer em silêncio”

        • Augerio Dos Santos Amado Vaz

          3 de Setembro de 2012 as 13:13

          Meu caro amigo, respeito a tua opinião, relativamente a matéria, porém como compreenderá, todos nós temos dois lados, e eu não me inibo de apresentar -los, não é uma questão de doença, mas sim de feitio, porque não sou cínico e isso não tem cura. A verdade porém é que não pretendo ser melhor que ninguém, apenas quero ser eu mesmo.

          • Gil

            3 de Setembro de 2012 as 21:27

            Não o conheço, mais admiro-lhe.
            A facilidade com que nos imbecilizamos, trocando os passos à consciência responsável de que nos dizemos possuidores, fruto de acções da nossa personalidade camaleónica é esbatida pela falta de medo com que se encara a vida, revolteando entre o bem e o mal, entre o que sabemos que está certo e o que fazemos que está errado. Não permita que o ódio lhe cause cegueira. A liberdade de escolha é um direito de todos… Mas só alguns a exercem com elegância.

  9. jacobino tobias canga

    1 de Setembro de 2012 as 20:08

    Titica Tiririca… “Não percebi nada.” revela o quao atrasado estas no tempo. Ler faz bem. Vai ler rapaz. Vai…

  10. Maya

    1 de Setembro de 2012 as 21:44

    kekua, sr. gege tu escreves cada coisa francamente, hum credo, forca nao tenha medo deles…..

    • Augerio Dos Santos Amado Vaz

      2 de Setembro de 2012 as 1:04

      E mais, o meu endereço electrónico é augerio.amado.vaz@hotmail.com, a minha direcção em Portugal é no Porto, a minha direcção em E.U.A é Boston, rt. 231, a minha direcção em EAU EM EM DUBAI, O MEU NUMERO DE TELEFONE É 925950660,93659805,917575876

      • Z

        4 de Setembro de 2012 as 11:45

        Olha so, estes sao enderecos das damas ke andas a xular, eskeceu a de STP, estas em Boston depois vais a Dubai, ou como e ke e seu aventureiro? Ou estas sob protecao do Palanca Negra.

        • Augerio dos Santos Amado V az

          4 de Setembro de 2012 as 13:09

          O que faço ou deixo de fazer, desde que não te afecta não te diz respeito, a menos que queiras estar no meu lugar. Cresce e aparece!

        • Chacuda

          5 de Setembro de 2012 as 0:29

          oh, bando palhacos fofoqueiros, vao fiscalizar vossas maes….

  11. Cola daua

    1 de Setembro de 2012 as 22:26

    Abrununcia, sempre achei o ke tens de doidao tens de inteligente devias escrever livros, ias ganhar grana, ainda estou a rir, com as figuras de estilo do teu artigo, e do Marques ke nen a deusa Dike, perduou, ai Ali Baba, os irmaos metralha nao vao gostar nada disto.

  12. verdade

    1 de Setembro de 2012 as 22:52

    GOSTEI,ES MUITO MAIS INTELEGENTE QUE TOSOS EM QUE FALAS.FORÇA,E VOLTA A STP,PQ O PAIS PRECISA DE PESSOAS COMO TU.SABIO GEGE,NAO GOSTAM DE TI,PQ SAO INCULTOS E COMPLEXADOS.ESTAS Á FRENTE DELES MIL ANOS LUZ.PARABENS…..

  13. Fernando Castanheira

    2 de Setembro de 2012 as 9:43

    Parabens GEGE. Continu brindando aos leitores os teus artigos. Se calhar devias estudar mesmo letras.

  14. J

    2 de Setembro de 2012 as 18:34

    Atencao Gege. Gostei mto do teu artigo. Acho que deves regressar ao pais. Estar for ou sair por causa desses parvalhoes e premia-los. Outra coisa socio. Estas ciente que enquanto esses gajos la estiverem tu nunca regressaras ao Tribunal? Aquele abraço de um admirador teu, em letras

  15. Filipe Samba

    3 de Setembro de 2012 as 6:03

    Ao
    Meritissimo A.S. Amado Vaz
    Muito obrigado pelo/a (drama, comedia), da conjuntura nacional
    S.T.P é sempre maior que seus lideres
    Agradeço-lhe imenso por nos conceder o seu contacto

  16. Só com Cristo!!!

    3 de Setembro de 2012 as 11:11

    Parabéns pelo artigo.
    Aproveito o ensejo para lhe perguntar o lugar que a Selva emergente esta a ocupar neste cenário todo. É que na casa no Marques de Leite,a Selva está cada vez mais presente, ou seja para além da Selva mais densa entraram no reino outros dois (ou será mais).

    • Augerio Dos Santos Amado Vaz

      3 de Setembro de 2012 as 12:45

      Além da selva, está a Raposa velha, o Ginga Pó, e outros. São a todos quarenta, que em devida altura cada um entrará em acção.

  17. HLN

    3 de Setembro de 2012 as 18:14

    Excelente, bó ká diném.
    Parabéns granda reflexão. Amei

    Força ai Vaz

  18. malebobo

    4 de Setembro de 2012 as 12:13

    muito bem sr.gege, não se sinta intimidado por um bandos de corruptos, que querem ver o sr.distruido, vai em frente, obrigado, fui

  19. malebobo

    4 de Setembro de 2012 as 12:20

    Senhor, gege, não te preocupes com este bandidos, porque aquilo que é do homem cão não come, estais a demonstrar os bandidos que eis fortes, o tempo é mais poderoso que qualquer homem, leitinho, raposinho, o tempo vai ditar tudo

  20. Santosku

    5 de Setembro de 2012 as 16:30

    Seriamente gostei do artigo Gêgê. Não importa o que eles pensam de ti o importante é o que és, sério.

  21. anca

    6 de Setembro de 2012 as 12:41

    Que devias ter publicado este tipo de questões que vem reinando neste pequeno pais insular já há muito tempo atrás se de facto es homem inspirado na vertente (transparência)não há dúvida, mas mesmo assim não te tiro o mérito de um excelente artigo pela figura de estilo que aplicaste e pelo conteúdo. Abraços e que não seje o último, te peço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo