Análise

Políticos sem Políticas

É óbvio e natural, sistema Semipresidencialista como é o caso de S.Tomé e Príncipe, a moção de censura está previsto na lei. Em sentido estrito, o parlamento pode, através de uma moção de censura, forçar a demissão do Governo.

Logo, nada obriga a sua excelência presidente da República, que depois de uma moção de censura aprovada pela maioria dos deputados e, apresentada, deve este proceder a sua nulidade e/ou ao todo custo marcar a data das eleições antecipadas, conforme manifesta um partido com 26 deputados numa Assembleia composta por 55 deputados.

Se por acaso o Presidente da Republica marcar a data da eleição, e o mesmo partido politico voltar a ganhar eleição com maioria relativa, seis meses depois os deputados de oposição voltarem a colocar moção de censura, marca-se de novo a data para mais eleição? Face ao exposto, o chefe do governo sabendo que o seu governo é formado com base numa maioria relativa dos deputados, deveria este usar a mais tempo estratégia de negociação, convidar o outro partido com assento no parlamento, fazendo também parte do seu governo agora censurado. “Por exemplo: em Portugal existe coligação PSD/CDS”, de forma a evitar moção de censura.

Por outro lado, uma vez que a moção de censura está previsto no Sistema presidencialista, até parece ser de má-fé, o chefe de governo alvo de moção de censura e o seu partido político, mandar em ânimo leve pessoas inocentes fazer manifestação ao seu favor, pedindo que seja convocada eleição legislativa.

Não obstante atitude de ameaça revelada. É ainda de lamentar que os manifestantes, manipulados pelos interesses pecuniários e políticos, saiam a rua com o cartaz dizendo: “Patrice Trovoada cai, Pinto da Costa cai. Ora bem vejamos, o quê que a decisão individual dos 29 deputados na Assembleia Nacional, que estão a favor de moção de censura tem com o mandato do Presidente da República?

De referir, que não podemos atrapalhar com um simples alarme e de seguida aludir as pessoas que estamos perante um período ditatorial como aconteceu no passado. Porque certo porém, alguém já identificado, pretende a todo custo ser presidente da República, e tem usado as pessoas inocentes como escudos para atingir os seus objectivos.

Pois lembra-se que foi eleito primeiro-ministro em 14 de Fevereiro de 2008, quando o seu partido perdeu eleição legislativa. Esta força política que tinha na altura 12 deputados, contribuiu para a demissão do antigo primeiro-ministro Engenheiro Tomé Vera cruz da coligação MDFM/PCD.

Existe interesses políticos já instalados entretanto, mas no entanto, aproveito para apelar que é também relevante fazerem políticas credíveis e viável de maneira a passar uma boa imagem para estrangeiros e, por outro lado respeitar a honra e a dignidade dos outros santomenses.

Na verdade não existe governo perfeito, mas acho que deve haver princípio de contraditório na democracia e, não sancionar jornalistas que defendem o direito de resposta, aqueles que pretendem informar com verdade.

Estanislau Afonso

Economista

    25 comentários

25 comentários

  1. Oscar

    4 de Dezembro de 2012 as 12:13

    Muito bem analizado,boa visão
    Senhor economista Estanislau Afonso

  2. Santiago

    4 de Dezembro de 2012 as 12:22

    Muito superficial……

  3. Concordo plenamente

    4 de Dezembro de 2012 as 12:24

    Concordo plenamente contigo mesmo não estando ligado a matéria eu pude perceber que tudo o foi dito pelo estanislau esta certo as pessoas tem que ter respeito pelos outros
    não usar pessoas humanas no enternece pessoal mais evitando que coisa dessas contenção em pleno século 21.. António Rita

  4. Oscar

    4 de Dezembro de 2012 as 12:26

    As informações dão conta que está-se a distribuir drogas para os manisfestantes que apoiam o ADI. Confesso que já estou a ficar com medo. 4 ª Feira vai haver banho de sangue em STP… O que homens não fazem para se manter no poder

  5. Abelino Tome Pires dos santos

    4 de Dezembro de 2012 as 12:31

    Gostei de ver a tua actitude.

    chegou momento e hora certa pra jovens dos anos 70 comecarem a reagir pois temos mais ou menos 40 e poucos anos. em 1975 eramos criancas mais pelo menos ficamos com alguma nocao de vistigios coloniais. O colono nunca quis industrializar paizes africanos, razao pela qual tivemos que obrigatoriamente expulsa_los.Mas mesmo assim os senhores que acham que a indepencia chegou so ^pra eles andam mais de 3 decadasos seus proprios irmaos.

    Mais dou_ te um conselho nao mete na politica mas sim fas economia pra sao tome e principe

    Abelino santos
    tecnico eletromecanico

  6. manuel ferruja

    4 de Dezembro de 2012 as 12:34

    Apelo a todos os meus amigos e familiares a não participarem na manifestação de 4feira porque ha um grupo de individous que irão a manifestação drogados, fumam maconha e estão disposto segundo eles a violencia agressiva. Sou do ADI,estive na 1ºmanifestação mas esta não irei.

  7. david santos

    4 de Dezembro de 2012 as 14:57

    quem é vc para falar de politica como é que conseguiste formar, sera que é na mesma escola do ministro portugues que só fez 4 disciplina para um curso inteiro né.
    vc tamgi, que mal sabe expressar em portugues.
    Oh Abel nao faça o teu jornal vergonha isso é bôbô muito bôbô, pôr bebados a escrever e ainda com fotos e tudo

    • william

      4 de Dezembro de 2012 as 18:01

      Meus caros leitores e comentadores tenhamos pelo menos um pouco de civismos e acima de tudo respeito pelo jovem Estanislau, que eu acredito ter feito uma observação muito pertinente…com esse tipo de comentários pessimista que não nos ajuda em nada é por isso o nosso pais esta no estado que esta.

    • Coitado

      4 de Dezembro de 2012 as 23:50

      Deixa de ignorancia segue o mesmo caminho do Tangi ,ainda ha vagas na Lusofonas.Homem forte cheio de coragem,ate a foto usa.

    • Maiker

      5 de Dezembro de 2012 as 13:06

      Senhor David santos, o jovem economista Estanislau Afonso Formou na Universidade Lusófona e esta a fazer mestrado em Gestão financeira no instituto superior de gestão em lisboa e tem muitos colegas Santomenses que lhe viram na universidade e foram seus colegas.
      Agora o primeiro-ministro demissionário Patrice Trovoada anda a sujar o curso de cada um, anda a dizer que é economista mas nunca diz o nome da universidade que estudou, nunca publica a sua biografia.
      Estou de acordo com a análise do jovem ecomista, o Patrice Trovoada pensa que está em cima da lei. O governo foi censurado, o Patrice Trovoada já não é primeiro-ministro e o presidente da república não é obrigado a marcar as eleições antecipadas.

  8. Féde ká Dóxi

    4 de Dezembro de 2012 as 15:01

    Atenção que esta manifestação de amanhã vai correr sangue. Aqueles de pouca sorte é que irão ficar lá. Tenham cuidado com as ameaças que já fora feitas.
    O Patrice não vai estar lá. Tenham cuidado
    O Levy já disse: Vai haver caos, vai haver sangue.
    Sabem o que quer dizer isto? Que se cuidem. O Patrice vai estar em sua casa ou no Palácio, devidamente protegido.
    O Senhor PR é que deve agir em devido tempo. Ou demita o governo ou o reconduza, para a tranquilidade de todos nós.

  9. falou bem diz

    4 de Dezembro de 2012 as 15:08

    quem este bebado de tangi a escrever.
    Quando é que vc formou, é esse tipo de gente STP tem até hoje. Vc Entiado do q acabou com a loja do povo no pais. qual boa idiologia tens p dar é abusso uma boa porrada q vc nao viu.
    Nós estamos a deixar filhos dos bandidos emitir muita opiniao

    • Coitado

      4 de Dezembro de 2012 as 23:45

      Tangi pode ser bebado como muitos dos teus ministros,mas ele tevi a coragem que nunca tiveste,foi a universidade mesmo aquela que o ministro portugues fez 4 cadeiras mas foi,e hoje consegue escrever para muitos saotomenses como tu,tenha vergonha na cara e segue exemplo do Tangi e da a cara com teu proprio nome.Viva quem deixou tudo para traz e tomou novo rumo,Tangi forca e continua a escrever que teus inimigos vao chorar.

  10. O Analista e Censurador

    4 de Dezembro de 2012 as 15:57

    Minha gente!… Que palhaçadas nos comentários.Não esqueçam que todos comentários é lido internacionalmente. Vamos demonstrar que apesar de sermos de um País pobre, também somos inteligentes.

  11. santos e pecadores

    4 de Dezembro de 2012 as 18:28

    Sr Féde ká Dóxi, vai correr sangue porque? A manifestação de amanhã é do POVO descontente. Somos todos Santomenses. Quem ganha governa. Maria das Neves (MLSTP)esta muito calado porque esta a construir uma Mansão na subida de hospital. Assim que voces querem. Poder pra ROUBAR unicamente.
    O Patrice não vai estar lá. Tenham cuidado
    O Levy já disse: Vai haver caos, vai haver sangue.
    Sabem o que quer dizer isto? Que se cuidem. O Patrice vai estar em sua casa ou no Palácio, devidamente protegido.

  12. santos e pecadores

    4 de Dezembro de 2012 as 18:30

    Sr Féde ká Dóxi, vai correr sangue porque? A manifestação de amanhã é do POVO descontente. Somos todos Santomenses. Quem ganha governa. Maria das Neves (MLSTP)esta muito calado porque esta a construir uma Mansão na subida de hospital. Assim que voces querem. Poder pra ROUBAR unicamente.
    “O Patrice não vai estar lá. Tenham cuidado
    O Levy já disse: Vai haver caos, vai haver sangue.
    Sabem o que quer dizer isto? Que se cuidem. O Patrice vai estar em sua casa ou no Palácio, devidamente protegido.” Tua boca fica contigo.

  13. dhaniel Pires

    4 de Dezembro de 2012 as 19:12

    Bom artigo! Bom ponto de vista!

    Pois é mesmo isso que certos políticos andam a fazer: usar a ingenuidade e até mesmo a ignorância e mágoas de certos cidadãos relativo a um passado supostamente ditatório para derubar o mandato do PR.

    Também pergunto: o que é que o cú tem a ver com as coécas? ou seja o que tem o PR a ver com o tabus, o fracaço, a manifestação de incompetência do PM e os seus consortes??

    Não sei se foi burrice ou um mero excesso de confiança a atitude o Sr. PM em formar um governo com a maioria relativa, principalmente quando sabe da influência do seu principal rival!

  14. santiago filho

    4 de Dezembro de 2012 as 22:37

    Senhor David Santos,ninguem e culpado por nao ter frequentado a escola,pois o Tangi que dizes e o sr. Doutor ele estudou para ser o que e hoje, por isso acho que devia ter mais um pouco de civismo seu palhaco.

  15. Na Sombra

    5 de Dezembro de 2012 as 0:40

    Muito sinceramente, fico triste quando vejo pessoas a fazer certos comentários.
    Sr. santos e pecadores, acha que a manifestação do partido ADI é do povo ou é luta pelo poder?
    Se uma pessoa diz que está disposto a a servir o povo, teria esses tipos de atitude; não se pode falar o que está mal, não presta conta a Assembleia, quem deixa falar perde é afastado etc.
    O pais não tem dinheiro para fazer isso aquilo, mais tem condições para ir as eleições “Porque o governo já sabia que isso poderia acontecer então foi fazendo contacto para esse fim”, são palavras do Senhor 1º Ministro. Então toda essa arrogância para com assembleia era mesmo para se chegar a esse ponto, ir as eleições e ganhar com maioria absoluta.
    Conclusão, o maior culpado de tudo que está a passar é o Senhor 1º Ministro.

  16. Na Sombra

    5 de Dezembro de 2012 as 0:41

    O país queria eu dizer

  17. zemé

    5 de Dezembro de 2012 as 13:43

    Meus caros,deixemos de hipocresia.Ñ estamos aí p insultar nem ameaçar ninguém.O facto de conhecerem o Sr,ñ nos dá o direito de julgá-lo pq cada cabeça sua sentença.Ele pode ser como dizem os comentários aqui exposto,que façam o mesmo e deixem de inveja e ignorancia

  18. Tiberio

    5 de Dezembro de 2012 as 15:21

    Este artigo é típico que quem esta longe e não conhece a realidade política actual de STP.

  19. Fernanda Alegre

    5 de Dezembro de 2012 as 16:54

    Acabei de ler este artigo, fiquei com a sensação de que só uma pessoa inteligente e com conhecimento na matéria o poderia fazer. Fizes-te o muito bem…Fico feliz pelo teu contributo!

    Com relação aos comentários de outrem n se preocupe…São pessoas qe mesm com o tempo ainda permanecem ignorantes e burras.

    Artigo interessante…Obrigada!

  20. agnaldo timoteo

    5 de Dezembro de 2012 as 17:31

    Concordo plenamente,eu também questiono a licenciatura em economia do sr Estanislau, mas quem sou eu um dia a verdade á de vir ao de cima assim como veio do sr ministro portugues,em relação a sua visão política subscrevo tudo o que ele disse fez um comentário correto de um país onde os políticos lutam pelo puder e não pelo povo que os elegeram, força tangi

  21. agnaldo timoteo

    5 de Dezembro de 2012 as 17:35

    queria eu dizer há de vir e não á de vir

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo