Análise

A indigitação de Gabriel Costa revela a serenidade de Pinto da Costa

A indigitação de Gabriel Costa revela a serenidade de Pinto da Costa e que se não deixa manobrar por teatros sejam parlamentares sejam de política de rua ou por golpes e golpadas de interesses partidários.

O Governo ADI desde há mais de um ano vinha penosamente caminhando para a sua própria perdição. A política de segredos, de autismo, de arrogância, de falta de respeito pela democracia e pelo povo, de penúria, enfim, a política  “do mais do mesmo”, desiludiu, pois, a esperança foi-se perdendo, Prometeu mudanças e arrastava governantes de tal incapacidade que nem se orientavam a si mesmos, muito menos tinham a ideia do que era governar, viu-se…na saúde precária, na justiça de “sóprimo”, na economia da penúria, nas finanças de bolsos vazios.

Patrice tinha por obrigação ser um dos melhores primeiros ministros de STP. Tinha contatos no exterior, sabia fazer negócios, tinha experiência política, mas desperdiçou tudo, num confronto incompreensível com o parlamento, não foi capaz de confiar, de aceitar a diferença, de ouvir diferentes opiniões, governava sozinho, criando o ambiente para as eleições que lhe dessem  a desejada  maioria parlamentar. Perdeu. Agora,

Gabriel Costa, apresenta-se com valor de homem sério, competente, já com experiência de governo, e que, pelo seu percurso de vida, não deu mostras de ceder ao pior que  a política em STP sempre mostrou e desde sempre praticou. Sempre disse e repito agora para que o Dr. Gabriel Costa o escute !!! Os nossos governantes, de boa ou má fé, escolheram a ignorância e a pobreza do povo como forma de governar. Não faça isso.

Rompa com a desgraça, a incompetência, o mau partidarismo, com tudo aquilo que nos tem impedido de sermos um pais moderno e respeitador dos melhores valores humanos, escolha pessoas credíveis, sérias, vá á sociedade que bem conhece e até fora do país, buscar o seu grupo de trabalho. Entre em força na justiça, saneie a economia, cure a saúde, Governe pelo Povo. Seja o “Gabriel” anjo da boa nova em STP. Santomé estará Consigo.

Carlos Semedo

    26 comentários

26 comentários

  1. Sensa Comissário

    11 de Dezembro de 2012 as 11:56

    Wow!!! Quase me peguei de pensamento fixo por estas palavras… Sr. Carlos Semedo.
    Bem haja suas palavras!!! Que assim realize… e para o bem do povo Santomense. Que precisa, e precisa muito.
    Espero que este Sr. Gabriel Costa não nos venha a decepcionar… por que a cura, precisa em quase toda a Secção do País!
    Bem haja São Tomé e Príncipe

    Sensa

  2. peter

    11 de Dezembro de 2012 as 12:38

    Ditaduraaaa, quen era nunca esquece. ele retirou pessoalmente o nome de Patrice e mandou como mandao do MLSTP por o nome do SEU POPIL Dr Gabriel Costa, hahahaha

  3. amor com amo se paga

    11 de Dezembro de 2012 as 12:52

    vai fazendo graxa amigo, pode ser que assim te façam renascer da Troika para o Paraíso. Continue assim, muitos hoje são alguém por cá por serem excelentes engraxadores, tal qual o nosso amiguinho, Semedo s´Charles.

    • Sãotomense

      13 de Dezembro de 2012 as 11:39

      Ahahahah, engraxadores
      É o que o ADI fazia com o Abílio Neto da RDP África, Oscar Medeiros, Maximino Carlos, Teobaldo Cabral e até Carlos Menezes da RDP África, este último um grande experiente jornalista, deixou perdir o seu carisma e navegou no barco perdido do PT.

      • Sãotomense

        13 de Dezembro de 2012 as 11:42

        “deixou perder o seu carisma…”

  4. Assuncao

    11 de Dezembro de 2012 as 14:01

    Adorei esse conselho deste ja nosso conhecido aki:)))…
    Sr. Dr.Gabriel C. nos estamos consigo, este artigo diz tudo. Nao queremos mais desilusões.
    Com cumprimentos.

  5. s.tome

    11 de Dezembro de 2012 as 14:21

    Frustado o amor com amor se paga,nao deves ter estudos,,sr semedo tem valor nao precisa de graixa.vai estudar,amor c amor se paga,andas no mercado a vender peixe no mercado continua q ai e teu lugar.

  6. Caos, Caos , Caos

    11 de Dezembro de 2012 as 14:43

    Olha quem é ele! Com o Patrice n levaste nada, vamos vêr se com o Gabriel levarás! Palhaço. E o teu irmão Luis foi resgatado no Gabão por quem mesmo? O que tu queres eu sei. lololol

  7. dunha

    11 de Dezembro de 2012 as 15:26

    Quero deixar bem claro, quanto o Gabriel Da Costa. Ninguém lhe farà mal, porque aqui fora estàmos bem vigilantes.Se um fio de cabelo do Gabriel cair, aquele ou aqueles que lhe fizeram cair nao escaparao a um triste fim (jà lhe agrediram fisicamente, uma vez, e foi a ùltima).Ai de alguém que lhe tentar fazê-lo mal (falo-vos em nome de uma guineense que sou…).
    Que seja inveja, odio ou outro sentimento negativo contra o Gabriel, guardem para vocês e desviem as vossas màs intençoes dele. Quem é engraxador? Quem é falso? Quem é mesquinho e cobardolas? Sao todos vocês que falam mal do Gabriel. TODO O MAL QUE LHE DESEJAM VOLTA EM CIMA DA VOSSA CABECA, feiticeiros!

    Djugudê

  8. Helves Santola

    11 de Dezembro de 2012 as 16:08

    É… espero que o novo PM saiba fazer melhor, saiba escolher uma equipa capaz e com vontade de fazer melhor…

  9. jovem de 90 anos

    11 de Dezembro de 2012 as 17:19

    senhor doutor gabriel costa ,estou jogando todas minhas fixas em ti, nao ti esqueças ,nao prometas nada ,mas faça! faça tudo o que puderes para mudar o nosso pais.
    um homem so pode fazer a diferença.
    acredito em ti.

  10. s.tome

    11 de Dezembro de 2012 as 22:51

    Sr caos caos,es mesmo um caos de estupidez…..

  11. pascoal de carvalho

    12 de Dezembro de 2012 as 8:17

    De nada nos vale criticar ou indignar decisões daquele a quem cabe decidir. Penso que a nós cabe respeitar ainda que contrariados e aceita-la como sendo um pensamento em prol daquilo que de todos é (S. Tomé e Príncipe). Que deste agora líder governamental venha uma equipa competente, séria e capaz de levar o nosso país ao fomento desejado.
    Pascoal de Carvalho.

  12. borboleta

    12 de Dezembro de 2012 as 8:57

    sr.semedo quando estavas a dar o patrice queixa das atroçidades que o teu amigo leite fez consigo no supremo tribunal de justiça, conhecias o gabinete do patrice para te dar o subsidio de quinhentos euros, não pasas de judas quanto igual ao seu amigo Leite. queres é vender a tua alma, não te esqueças que tens que ligar ao Gabriel e Leite para salva a tua burrinha da filha como assessor porque o raposa que não gosta assegura-lhe o job como assessora e ambos vão cair.ihihihih..judas

  13. Féde ká Dóxi

    12 de Dezembro de 2012 as 10:07

    Sr. Carlos, gostei do seu artigo. É assim que se escreve, curto e duirecto.
    Vamos dar força ao Gabriel.
    Os sequazes do Patrice é que são uns burros. Ele já tem o que quer e não estão a dar conta que ele já não quer governar. Vcs vão ver que ele só vai aparecer nas presidenciais. Aí é que vai ser Non molê. Isto foi apenas um documentario. Agora ele vai chjorar e chorar já não vão ouvir a sua voz.

  14. Elias Diakum

    12 de Dezembro de 2012 as 11:29

    Mais um grande artigo do CS!

  15. Mina Zequentxi

    12 de Dezembro de 2012 as 11:45

    Bendito seja, a escolha feita pelo Presidente, o que me acalenta os animos e o facto do Novo Primeiro-Ministro ser um homem que sabe o que faz, sabe dizer nao quando tem de faze-lo e nao poupara criticas quando tiver que travar alguem de cometer uma ma accao.

  16. Petroleum

    12 de Dezembro de 2012 as 14:28

    Carlos Semedo e S.Tomé são parecidos, são sósias na forma da abordagem patética que fazem das coisas. Das das, uma, ou têm ganho muito com estes disparates, ou pensam que os blogs são para ensaiarem letras do além.

  17. Tentxi Tituga

    12 de Dezembro de 2012 as 15:59

    Esse Governo representa um duro golpe para os “fulufulos” do poder..do MLSTP, PCD e MDFM

  18. Eliseu Nobre

    12 de Dezembro de 2012 as 17:19

    Sr. PM Gabriel Costa em primeiro lugar felecidades no cargo em foi indicado para exercer.
    Em segundo quero dizer a V.Exa que não siga as caminhadas dos seus antecessores do MLSTP/PSD porque fizeram muitos males ao povo, fui militante desse partido há muitos anos e disertei-me por causa desses senhores, desiludiram-me com a corrupção que introduziram em S.Tomé e Príncipe,olha para povo eles sofrem por causa da ignorâcia de certos políticos que só vivem atrávés do dinheiro do estado, e quando não estão no poder,fazem tudo para chegarem lá, estou a me referir nos deputados do partido do MLSTP/PSD e os outros da oposição. O Sr. Primeiro Ministro para não dar a liberdade de abuso de poder contra o povo como fazia o Sr. Ministro da Defesa nos outros Governos e não aceitar nenhuma corrupção no seu elenco governamental, o primeiro é demitido.
    Dizer o Sr. Presidente Dr. Manuel Pinto da Costa, que a V.Exa pecou desta vez, ou marcava novas eleições ou mantinha o partido que o povo escolheu para governar o destino do País no poder, não MLSTP/PSD que ganhou as eleiçoes o Sr esta a violar lei do País. A V.Exa lembra o que eu lhe disse na campanha para a primeira eleição democratica na roça Paciência no Príncipe? Vou voltar a dizer que esses senhores do MLSTP/PSD que V.Exa esta a tentar proteger são os primeiros a apunhalá-lo pelas costa, como fizeram alguns lideres do mesmo partido.

    FORÇA DR. GABRIEL COSTA.

  19. coladura

    13 de Dezembro de 2012 as 0:57

    Agradeço ser informado do porquê as minhas mensagens não serão publicadas.

    ficarei bastante grato.

    As minhas saudações

    • coladura

      13 de Dezembro de 2012 as 1:10

      Após ter enviado uma mensagem de felicitação ao Senhor Presidente da República Manuel Pinto da Costa, recebi a mensagem que abaixo passo a transcrever:

      “Email (Obrigatório màs não será publicado)”

      Agradeço vosso comentário sobre o assunto, porquanto essa mensagem ainda permanece até então.

  20. Nanana

    15 de Dezembro de 2012 as 23:20

    Que alívio! Tomara que este grupo também não venha fazer amis do mesmo, ou seja, nada!

  21. E. Santos

    16 de Dezembro de 2012 as 0:26

    Vou guardar bem o parágrafo que se segue para lhe devolver daqui a algum tempo. A 37 anos que andamos nisso e a culpa é do ADI que entrou ontem? Tenha santa paciência. Só não lhe chamo de puxa saco porque não é do meu feitio. Você com esta conversa até mete nojo.

    “O Governo ADI desde há mais de um ano vinha penosamente caminhando para a sua própria perdição. A política de segredos, de autismo, de arrogância, de falta de respeito pela democracia e pelo povo, de penúria, enfim, a política “do mais do mesmo”, desiludiu, pois, a esperança foi-se perdendo, Prometeu mudanças e arrastava governantes de tal incapacidade que nem se orientavam a si mesmos, muito menos tinham a ideia do que era governar, viu-se…na saúde precária, na justiça de “sóprimo”, na economia da penúria, nas finanças de bolsos vazios.”

  22. Milagrosa

    17 de Dezembro de 2012 as 11:32

    GC, parabens, Estamos num jogo de perde /Ganha?
    Certamente que não passou pela cabeça ser o 1º Ministro, embora tivesse desavenças com Trovoada a long time.
    Agora, fica sabendo que o senhor não é 1º Ministro, é sim chefe do Governo e não é mesma coisa!! Para mim.
    Aturar alguns elementos do seu elenco, deve ter três bacos de testiculo, senão???

  23. seabra

    10 de Dezembro de 2013 as 17:19

    Se vocês derem meios e apoio ao Gabriel da Costa, creio que ele pode fazer algo para , pelo menos, estimular STO e o seu povo. Ele é um homem de convicçao…que lhe apreciemos ou nao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo