Análise

Gabriel Costa não pode falhar

Pois se falha o Presidente sofre e falha. O Governo só tem a legitimidade presidencial, não tem legitimidade parlamentar, não foi a sufrágio.

Pode subsistir com o apoio dos partidos de coligação parlamentar que sustentarem a queda do governo legitimo de Patrice Trovoada, ( e PT que não venha chorar os erros que ele e o seu partido e ex governantes são os únicos responsáveis)  mas este suporte parlamentar não sufraga a legitimidade que falta ao Governo!

Por isso digo que o governo tem um único apelido,  Costa ( Pinto e Gabriel ) Foi uma aposta forte e de risco do PR ( embora GC seja homem
muito ponderado e sobretudo honesto, uma boa aposta) mas que já sofreu com o “Caso PGR’ um abalo na credibilidade que a destituição não pode disfarçar!

E a demora na nova nomeação não e prenunciador nada de bom! O ano judicial esta a porta ( a não ser que seja como já foi aberto o precedente adiado ) e não se devia colocar a PGR demitida a ser o rosto do MP de que já não e a chefe! Vai no seu discurso de abertura do Ano Judicial falar em nome de quem? A senhora não devia sequer comparecer a solenidade!

Esta demora prejudica a ideia polarizadora de uma nova era de combate a corrupção que tem sido e bem a bandeira de Pinto da Costa quando se refere a refere a dimensão social da justiça.
E bem pode e bem alto Pinto da Costa empunhar esta bandeira da luta pela transparência e contra a corrupção  sem que ninguém lhe possa criticar ou atirar pedras! Mas Pinto, constitucionalmente não governa e por  isso  se Gabriel falha Pinto sofre e falha !

Carlos José Semedo

    30 comentários

30 comentários

  1. HLN

    6 de Março de 2013 as 12:50

    Ambos ja começaram a falhar, na nomeação da PGR,mas eu cá comigo acho que não sofrem nada.Viva a democracia.

    • Me Zemé

      6 de Março de 2013 as 19:11

      Infelizmente é assim na nossa terra. Não há responsabilização dos actos. Fazem o que quer e depois logo se vê…se o presidente diz que o povo só manda nas eleições…qualquer decisão é só aceitar, pois não se pode fazer nada. Mas espero que no mínimo tenham um pouco de bom senso nas próximas decisões para não acontecer o mesmo que aconteceu com a PGR

  2. DC

    6 de Março de 2013 as 14:04

    Pode o parlamento santomense, podendo, não rejeitar o programa do governo, por um lado, e aprovar o orçamento do Estado, por outro lado, sem que isso signifique legitimar o governo?

    Portanto, apesar do Governo não ter ido ao sufrágio universal(aliás, nunca vai, sendo esta a razão de ser da margem de que dispõe o PR na nomeação do PM), até que haja um acto jurídico – parlamentar relevante em contrário, o governo tem legitimidade parlamentar.

    De resto, no quadro de uma democracia representativa, com o sistema de governo vigente em S. Tomé,a falta de legitimidade parlamentar transformaria o governo em governo de gestão, o que, diga-se, não é o caso.

  3. Fede ká dóchi

    6 de Março de 2013 as 14:17

    Realmente a nomeação do novo Procurador está demorando muito. Espero que essa demora traga bom resultado.
    Oiço falar em nome do Semedo. Cuidado!
    Gabriel. Este homem não presta. ´
    Até breve

  4. Leopaldo

    6 de Março de 2013 as 14:20

    Aconselho o Sr Gabriel Costa a pedir a sua demissão… o mesmo não tem perfil para a referida pasta. Quanto antes fizer melhor para o povo santomense.

  5. Verdade dói

    6 de Março de 2013 as 14:46

    O problema não está nessas mudanças todas, está no bloqueio estratégico que a nossa classe política sofre. O quê que se pode esperar de indivíduos que por mais que planos sejam bem elaborados, não conseguem cumpri-los sequer 10% dos mesmos. Execução é aí que reside todos os nossos problemas, nem com mil costas e mil pintos, enquanto não existir políticas lógicas que excluam por completo pedidos e consumo de esmolas, seremos sempre mendigos, submetidos a migalha das migalhas conseguidas e quando eventualmente cai algumas coisas.

  6. Beto Fenandgi

    6 de Março de 2013 as 14:50

    Este tipo de Carlos Semedo está é a tentar engrachar a bota do Pinto… o gajo é do ADI,
    reparem bem na linguagem do gajo… que diz coligação parlamentar que provocou a queda do Governo legítimo do ADI, esta é linguagem de dirigentes do ADI
    um jurista não pode dizer isso a luz da nossa Constituição,
    o Semedo sabe que o Governo de Patrice não era legitimo coisa nenhuma, pq não gozava de sustentabilidade paerlamentar de acordo com a nossa Contituição e vem aqui dizer queda do Governo Legitimo, este gajo é bandido,antes de ser já está a atropelar a nossa Constituição, mais grave ainda, pra quem entende, o gajo quer dizer que o governo de Gabriel não é legítimo,
    Gabriel abri o olho com este Semedo, o gajo é mais bandido que o Roberto, vendedor da alma
    O Leite correu com o gajo do Tribunal pq o gajo andava a vender informações ao Roberto e ao Patrice…tomem cuidado com o gajo….

    • HLN

      7 de Março de 2013 as 22:47

      Não me admira muito que o Shr Semedo vem a ser nomeado o novo procurador, até pelo que sei parece ser um Homem sensato,honesto e conhecedor das leis, o que me preocupa é quando estiver nomeado se cumpre o que está na lei, e se continua sendo frontal e directo no que diz e escreve, ou passa a dormir com os cães e levantar com as pulgas e ai se vai mas um PRG.

  7. Ospibinho

    6 de Março de 2013 as 14:56

    O Sr pelo sinal eh bom em palavra. Acha que o Pinto eh um homem ligado a transparencia? Eh um homem honesto?
    Quem governa sobre terror umpunha sofrimente, protege aa corrupcao. Nao foi em vao que essa dupla escolheram alguem considerado de burlador e vc acha que nao mancha a credibilidade do Pinto. Concordo consigo pronuncias a palavra credibilidade pq disso essa dupla no poder nao tem.
    Passemos a exemplos concreto. Eu indico um ladrao ou um assassino para um cargo publico e mesmo assim estou a transparecer credibilidade? Nossa senhora. Soh pode ser mesmo uma pessoa com o seu carisma dizendo isso.

  8. Beto Fenandgi

    6 de Março de 2013 as 14:57

    Meus senhores, melhor entregar o MP ao Juvem que Semedo,que provas de fidelidade e patriotismo este tipo já deu aeste país, não caiam na lábia do gajo, a Europa acabou e o gajo quer vir safar ele mais a filha cá em S.Tomé, só agora este homem lembrou que ele é Santomense? O gajo está com barriga no chão a favor do Patrice, o gajo vem para defender e proteger o Patrice, tomem muito cuidado e façam muita atenção…

  9. Lima

    6 de Março de 2013 as 15:04

    O Beto Fenangi tem toda razão!
    Realmente esta linguagem do Semedo é suspeita, dizer que se provocou a queda do Governo Legítimo do Patrice, esta é uma ideia clara de dirigentes do ADI, ele se calhar escoregou…que pena, a mentira tem pernas curtas, este fulano é do ADI declarado e se alguém pensar em nomear este homem como PGR, nada contra ADI e Patrice terá andamento…depois não digam que não sabiam ou não souberam…

  10. LINO

    6 de Março de 2013 as 15:37

    Alguém deve estar em exames na universidade, com provas em atraso.
    Geralmente é assim.
    O novo PGR vai ser uma surpresa para todos menos eu. O tipo ja fez festa, ja anunciou em terras do tio sam.

  11. pina

    6 de Março de 2013 as 15:41

    Gabriel não tem nada a perder nesta estoria, antes pelo contrario. A formação politica a que pertence, nem de perto nem de longe poderia ascender o lugar de governo, se não fosse o parlamento.

  12. Raimundo

    6 de Março de 2013 as 15:53

    Semedo pra quê? PGR; só pode ser brincadeira… esperamos que o Gabriel nao caia no erro de indicar este Srº que nunca deu a sua contribuição ao país … e se deu foi totalmente negativa, caso contrario nao deveria ter saido dos tribunais como saiu.
    Os partidos politicos que sustentam este Governo devem reagir imediatamente para que esse individuo nunca seja indicado PGR…e se isso acontecer ele até poderá ficar mas o Gabriel deve ir casa.
    Pena é o nosso Povo… que devido interesses pessoais deste ou aquele deixam a sofrer permanentemente…

  13. estudante de IUCAI

    6 de Março de 2013 as 15:53

    Meu caro Semedo, cuidado com os conceitos de direito constitucional? Governos não vão ao sufrágio!!!Ok

  14. o.b

    6 de Março de 2013 as 17:59

    olha eu acho q o ser podia se calar,pq se vivi neste pais sabes q o nosso povo passou muitas dificuldade n mão d governo d (ADI)o salário d função publica era atrasado td os mês e tem mais coisa podia disser aõ senhor mais vou ficar por aqui.viva são Tomé.

  15. Barão de Água Ize

    6 de Março de 2013 as 21:37

    Gabriel Costa falhará, se em vez de se preocupar com droga, lavagens de dinheiro e outras questões eventualmente interessantes, mas longinquas da pobreza de STP. Sr. 1º Ministro, preocupe-se, fale e trate dos problemas da nossa terra. Energia, água rede viária, “hospital”, clube nautico, moeda metálica e notas limpas, etc…
    Deixe as questões de filmes de holywood para os cinemas.

  16. Fernando Castanheira

    6 de Março de 2013 as 23:30

    coloquem la o Romao Pereira do Couto e fica tudo definido
    Pinto abra o olho.

  17. Telavive

    7 de Março de 2013 as 8:18

    País de batoteiros!

  18. CONCLUSÃO

    7 de Março de 2013 as 8:39

    É mesmo agora que vos digo:
    – TENHO ORGULHO DE SER SANTOMENSE.

    Nós somos bons a dirigir, coordenar e agir. SALVE-SE QUEM PUDER.

    tAMBÉM UM DIA VOU SER PM e chefe do Governo.
    fui……….

  19. Mé Pó Feladu

    7 de Março de 2013 as 10:11

    meus caros
    neste nosso belo stp, há muitos bons quadros que podem ser PGR, reparam bem do bastonario saiu o nosso 1º, tambem pode sair um elemento do bastorio para pgr, parece me tb que existe o sidicato dos magistrados acho q estes dois pareceiros da justiça podem ajudar a encontrar o novo pgr, viva stp, viva o povo, viva democracia um bem haja a todos, ja usei este espaço com varios cometarios sempre pela positiva, tenho dito sempre para usarmos este espaço apresentando ideias, fazendo criticas pela positiva pq a democracia é mesmo assim é feita com contraditorio, portanto meus caros não fiquemos aqui com golpes baixos, uma vez mais viva a democria, viva stp, viva todo povo de stp

  20. Mé Pó Feladu

    7 de Março de 2013 as 10:12

    meus caros
    neste nosso belo stp, há muitos bons quadros que podem ser PGR, reparem bem do bastonario saiu o nosso 1º, tambem pode sair um elemento do bastorio para pgr, parece me tb que existe o sidicato dos magistrados acho q estes dois pareceiros da justiça podem ajudar a encontrar o novo pgr, viva stp, viva o povo, viva democracia um bem haja a todos, ja usei este espaço com varios cometarios sempre pela positiva, tenho dito sempre para usarmos este espaço apresentando ideias, fazendo criticas pela positiva pq a democracia é mesmo assim é feita com contraditorio, portanto meus caros não fiquemos aqui com golpes baixos, uma vez mais viva a democria, viva stp, viva todo povo de stp

  21. asd

    7 de Março de 2013 as 10:29

    Gente diz-me quem é esse brancoaí nessa foto.Esse gajo devia é preocupar-se com os problemas da crise em Portugal e não andar aí a dar palpites na nossa democracia. Pinto foi eleito pelo povo e sabe muito bem o que faz. Somos santomenses e sabemos resolver os nossos problemas sem interferencia de ninguem e muito menos dos Portugueses. Porque ele não vai pra Angola e falar mal do José Eduardo? Ai dele já seria aniquilado

  22. Cantagalense

    7 de Março de 2013 as 10:43

    Meu CAro Semedo.

    Trago mais uma matéria para a reflexão.

    Alcino Pinto e companhia impede a tomada de posse de 3 deputados eleitos. Os mesmos, não têm casos na justiça nem indícios de processo crime. Foram eleitos pelo povo.

    Agora a pergunata é: Quem tem ligitimidade para impedir o empossamento de uma figura eleita pelo povo?

    Fui

  23. Homens da Frente

    7 de Março de 2013 as 10:50

    Hoje faz anos que alguns dos nossos compatriotas, que viviam no estrandeiros, descontentes com o poder, tentaram sem sucessos alterar a ordem constitucional. Encontram um paìs com alimentos, combustivel, energia, etc. A população ajudou o poder a descobrir os esconderijos dos golpistas. Mas o nosso Ministro do Interior, Vaz Fernandes, disse” … As nossas forças armadas responderam presente na hora exacta”, muito brincadeira. O Grupo comandado por Afonso, viu o pão que o diabo fez!!
    Hoje devia-se no meu entender falar desta data, pelo menos para lembrar aqueles que perderam a vida e não se recomendar estes episódio negros da nossa historia. Viva a Democracia.

  24. veradadeira maria

    7 de Março de 2013 as 17:10

    O facto do Dr. Semedo ter vivido muitos anos fora de São Tomé, não lhe tira o merito de ser santomense. Os que estão cá não têm maior legitimidade dos que estão lá.Força Semedo.

  25. feijoada

    7 de Março de 2013 as 19:00

    Caros compatriotas de luta. O dr. Gabriel ja nos disse que trabalha com advogado de muitas empresas privadas. E disse mais” conheço bem essas empreasas”. No final revelou branqueamento ( lavagem ) de dinheiro. Associando essas duas afirmações parece-me que o dr. Gabriel deve ser houvido pelas tais afirmações irresponsáveis. Combater a corrupção. Impossivel; So de nomear a drª Elsa Pinto para o cargo da PGR promoveu a corrupção. STP não ha igual, um dia o barril de polvora vai arrebentar.

  26. Culorado

    9 de Março de 2013 as 1:28

    ESTE COMENTÁRIO ANULA E SUBSTITUI O COMENTÁRIO ANTERIOR (08/03/2013)

    Carlos José Semedo

    Sejamos honestos e sincero, fique sabendo que só homem é que falha, tanto Gabriel Costa ( PM) como Sua Excelência Presidente da República,(PC) podem falhar.

    Porque não?

    O que é preciso é que a falha não seja intencional e/ou com propósito de obter benefício pessoal. Mas desde que quem cometer falha reconheça e corrige espontaneamente a falha cometida, deve gozar de atenuante porque é compreensível e digno de ser tolerado.

    É de ter em conta que quem anda à chuva molha sempre. Até porque próprio Deus que é Onipotente e milagroso falhou, ao criar bem mas também criou mal, criou homem bom mas também criou homem mau, Criou Terreno fértil mas também criou terreno não fértil ( terreno de pedregulho) Safú saboroso mas também safú azedo (ácido), Peixe perigos (tubarão) mas também peixe meigo, sem falarmos no golfinho e balei, Vento mas também tempestade, Trovoada e Terramoto. Podia citar infinitos exemplos.

    Saiba que enquanto todos outros elementos não humanos têm razão incluindo máquinas que são feitos pelo próprio homem e material tem sempre razão mas homem nunca tem razão porque a falha é sempre do homem?

    Vamos todos participar com Verdade e Energia Positiva, porque só assim é que a nossa contribuição será útil para o desenvolvimento que almejamos com vista no melhoramento da situação do povo sofredor de STP!…

    Já é tempo de mudarmos de mentalidade e consequente de comentários de bota abaixo.

    • Culorado

      9 de Março de 2013 as 1:53

      Em tempo,Correcção:

      Onde se lê balei, deve-se ler:

      baleia.

      Onde se lê, máquinas que são feitos pelo próprio homem e material tem sempre razão, dve-se ler:

      máquinas que são feitas pelo próprio homem, material tem sempre razão.

      .Onde se lê,Consequente de comentários de bota abeixo, deve-se ler:

      consequentemente comentário de bota abaixo.

  27. Carlos Jorge da Silva

    12 de Março de 2013 as 9:02

    Gabriel Costa Falha se nomear este autor oportunista para o Lugar que de PGR que Pretende. Se isso acontecer liderarei um movimento Nacional contra. As fortes razões direi depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo