Opinião

A insustentável leviandade de estar

Para qualquer pessoa que viveu e que ainda está muito ligado as coisas de S.Tomé e Príncipe, sem querer, fica estupefacto com as notícias que vão circulando um pouco pelos meios de comunicação social acerca dos acontecimentos mais marcantes da vida santomense.

O mais frustrante ainda é a atitude inacreditável dos mais altos responsáveis políticos que na maioria dos casos são autores confessos e inimputáveis dos mais caricatos actos de corrupção e de leviandade, vendendo ou deixando vender a marca (S.Tomé e príncipe – República das bananas), no estrangeiro.
Ouvi dizer que o Ministro da Agricultura do Governo de Manuel Pinto da Costa, assinou um acordo de Pesca com uma empresa privada Espanhola e para tal deslocou – se á Espanha, com passagem, estadia e subsídio de deslocação paga pela referida Empresa.
Isso deve ser mentira de A.D.I, pelo que este partido será processado por calúnia; porque caso contrário, podemos aferir que Pinto da Costa é conivente com esse manifesto acto de corrupção. (Embora o Ministro publicamente confessou o facto).
Ouvi dizer que o Ministro de Comércio …
Ouvi dizer que o Ministro da Juventude…
Ouvi dizer que o Secretário Privado … Bloco de petróleo…
Ouvi dizer que as casas de…, estão a ser reparadas com dinheiro…
Só mentiras, as pessoas são invejosas, estamos numa crise mundial, temos que poupar, não há condições financeiras para realização das eleições.
Temos que combater a corrupção, nem que seja com morcegos, trabalhando de noite e descansando de dia.
Os meus alunos disseram – me que os traficantes de drogas estão a utilizar o aeroporto de S. Tomé para fazerem passagem da droga á Luanda, que foram apanhados dois indivíduos proveniente do aeroporto de Tomé no aeroporto de Luanda com alguma quantidade de droga “Cocaína” no estomago e eu duvidei que isso fosse possível tendo em conta as altas tecnologias existentes no nosso aeroporto que até uma agulha deteta.
Argumentei ainda dando – lhes exemplos do combate acérrimo que o meu Governo tem travado contra a droga queimando em céu aberto “ lixeira de penha” grandes quantidades de drogas (2 toneladas de marijuana, 1 tonelada de haxixe e 2oo kilos de medicamentos contendo heroína) que estavam armazenadas há mais de dez anos nos armazéns da PIC, expliquei – PIC é igual a vossa DINIC, é a policia Científica de investigação criminal.

Um dos meus alunos que é polícia me interrogou: – Professor, o senhor nos tinha explicado que há alguns medicamentos que contêm drogas e que são legais? E eu retorqui dizendo que como nós não temos uma tabela de classificação das drogas, qualquer coisa serve para fazer número. Mas reparem, mesmo no centro da capital da minha ilha, mais concretamente no parque Popular há uma planta que se chama “búnga”cuja folha os putos curtem bué, mais forte que a marijuana, nas roças utilizam a folha da tal planta para matar “papê” (uma espécie do vosso cacússo), está aí ostensivamente plantada e de acesso livre e grátis. – Estou brincando. (risos)
Continuando a aula (aula de direito penal III), estava falando simultaneamente da lei da Droga, que é uma Lei do Direito Penal complementar, porque não faz parte, nem da parte geral nem da especial do código Penal e também é uma lei específica, isto é, trata de matérias que pela sua especificidade requere um tratamento próprio, contem matérias tanto do direito processual como seja, a figura de agente infiltrado …, como recurso a técnicas de normas penais em branco heterogéneas, aquelas que para podermos alcançar o seu sentido é necessário recorrer as normas de outras fontes legislativa, no caso em apreço, Decreto Ministerial conjunto, entre o Ministro de Justiça e saúde, que atualiza a tabela das drogas, leves e duras em função das convenções internacional e das recomendações da OMS. (…)
Falando de tráfico de pessoas é impossível crianças saírem nas fronteiras numa ilha sem autorização dos pais, ao menos que nos Portos e aeroportos não haja autoridades, mais pelo menos devia haver bombeiros caso houvesse um incêndio. A culpa morre sempre solteira…
São coisas muito séria que devem ser tratadas por profissionais e não por amadores.
Temos que sentar – nos á mesa, olhos nos olhos, pôr as pedras nos seus respectivos lugares, tapar e levantar o barco e traçar um rumo. Caso contrário, nem com Pai Grande que está no céu, lá chegaremos.
Já dizia o meu avô Rosário: “Não há mal que dura cem anos nem o corpo que resiste.»

Professor de Direito  – Augerio Dos santos Amado Vaz

    24 comentários

24 comentários

  1. mz tavares

    1 de Junho de 2013 as 8:13

    muito bem professor apareça mas vezes

  2. horacio semedo

    1 de Junho de 2013 as 10:30

    Mais um artigo elucidativo do nosso professor dr. Augerio Dos santos Amado Vaz. Esse rapaz tem futuro. Salve Gege!!!

  3. alvaro lopes

    1 de Junho de 2013 as 10:56

    Boa valeu, é pena que enquanto juíz do tribunal de 1ª instância de Lembá – STP, andaste a corromper o sistema vendendo a sua inteligência a sua alma e até o seu corpo ao barato e finalmente mataste o direito e a justiça, até publicitaste que vendeste-te duas vezes no mesmo processo rosema, uma para Nino Monteiro e outra para Melo Xavier. Quanto abocalhaste em tudo isto e mais e mais?

    • Augerio Amado vaz

      1 de Junho de 2013 as 11:08

      Meu caro amigo, fui alvo de um inquérito,dois processos disciplinar e dois processos crimes e não deu em nada, aliais, a vida é um livro aberto, deu todas as minhas informações pessoais aos órgãos de investigação publica, eu quando concorri para ser Juiz, apresentei a lista dos pargos bens que tenho. Sou pobre e feliz e tenho muita gente que gosta de mim e outras que me amam. passar bem!

      • Responsabilidade

        2 de Junho de 2013 as 19:59

        Dr Augere fala verdade. Porquê que o senhor se zangou com o Nino? Porque ele foi mais esperto que o senhor. Garantiu que o senhor teria uma quota na rosema e tufas. Senhor ficou sem nada. O tipo é bruto mas sabe dar-vos golpe.

      • Luis Pereira

        3 de Junho de 2013 as 12:54

        caro Augerio Amado , sou grande admirador seu , por conhecer uma pequena personalidade sua , e visto que é amigo da minha mae ” F.F” tambem é meu amigo , quanto aos comentarios negativos dos santomenses por cá , ignora-os , é tudo cabeça “OCA” , se fumou ou se é bebado , cada um com os seus problemas , a verdade é : mesmo que isso que dizem fosse verdade ,a prgunta que nao quer calar é : QUEM NUNCA TEVE PROBLEMAS que se identifique , abç

    • Augerio Amado vaz

      1 de Junho de 2013 as 11:11

      a minha…dei… Passar

      • Advogado

        1 de Junho de 2013 as 14:25

        Sr Juiz prof.,faltava correção a interjeição,”aliais”
        correto “aliás” dacta vénia”

  4. El Txe

    1 de Junho de 2013 as 11:51

    Amigo de longe,

    Ainda estou a tua procura. Espero que desta vez seja possivel encontrar-nos, acaso em um terraço de esta terra irmã onde labutas como um emigrante privilegiado. De todqs maneiras, marco-te cita na ilha.

    Desta vez fiquei surprendido por as vezes que repetes “Ouvi dizer…” Epa! Aqui somos muitos os que ouvimos dizer…;pero sempre são os mesmos a dizer e esquecem do passado recente onde não queriam nem falar. Por esso, nem toudo o que se ouve e para repetir, como quando um cão ladra e outros fazem coro.

    Ps. Lembra sempre que temos cita na ilha. E não esqueças que agora, pela primeira vez em muitos anos de “demicracia”, contamos com um Presidente da Republica e um Primeiro-ministro que colaboram. Pelo é bom que sigam assim.Não faz o joguinho de dizer que o PR é culpado até dos racasos do Benfica, por nossa Santa Madre Teresita e o San Gorge juntos. Porque eu ouvi dizer…Que estamos juntos!

  5. arlindo fernandes

    1 de Junho de 2013 as 12:09

    MAS UM REVOLTADO JUIZ DE MEIA TIGELA

    • Ghadafi

      2 de Junho de 2013 as 14:46

      Meu caro,

      Infelizmente, sao esses Senhores de “meia tigela”, que ja demostraram a sua incompetencia, o seu mau character, continuam a insistir em passar-se por coisa que preste.
      Digo tambem infelizmente, as universidades que nao primam pela qualidade quando empregam pessoas que ja deram provas na vida real como sendo incompetentes.

      • Augerio Amado vaz

        4 de Junho de 2013 as 9:32

        A senhora Procuradora Adjunta é muito competente, pelo menos para extorquir dinheiro ao velho.

  6. rui

    1 de Junho de 2013 as 20:19

    Ouvi dizer que és um juiz bebado sera?

    • Luis Pereira

      3 de Junho de 2013 as 12:47

      sr.Rui , se o Juiz é bebado ou nao isto é um problema pessoal, todos somos humanos, mesmo que voce (Rui) estivesse no lugar do PR , nem isto te livraria de ser mesmo ate um corno ou um oco na cabeça

  7. rui medeiros

    1 de Junho de 2013 as 20:20

    Ouvi dizer que és um juiz bebado sera?
    Ouvi dizer…

    • Maria

      3 de Junho de 2013 as 9:48

      Senhor Rui Medeiros
      Ernest Hemingway foi considerado um bebado inveterado, o que não o impediu de ganhar o prémio nobel da literatura…

      A hemingway é atrbuida a célebre frase que parece-me dispensar comentarios – “algumas vezes um homem inteligente é forçado a ficar bêbado para passar um tempo com os burros”.

      …é impressionante a falta de respeito que os são-tomenses nutrem pelos seus concidadãos!!!!

  8. Kadu

    2 de Junho de 2013 as 3:00

    Gege, fale um pouco dessa sua experiencia de estar sendo professor em Angola?

    Qual a diferença entre aplicar o Direito para julgar (ser juiz) e para ensinar (ser professor)?

    Abs e boa sorte

  9. mana

    2 de Junho de 2013 as 8:44

    Grande professor doutor de direito penal. Gege estamos a espera de uma oraçao de sapiencia sobre entrega da fabrica rosema aos irmaos monteiros.

  10. som

    2 de Junho de 2013 as 12:27

    tenham mais respeito pelo q.dizem,mostram tal humildade!compartilham ideia e contradizem duma forma construtiva!

  11. kuanom

    2 de Junho de 2013 as 14:38

    Fiquei impressionado com o Nivel e estilo literario do artigo. Da prazer em ler. Um estilo baseado em ironia muito bem trabalhado…Há um tal BANDERIA também que escreve apenas para “O PARVO” que também aconselho os leitores a ler. É de uma riqueza literaria peculiar.

  12. São Tomé Poderoso

    3 de Junho de 2013 as 0:04

    Gege Adelino Izidro falou na RDP África que tu fumas liamba é verdade?!

  13. Lucio Ceita

    3 de Junho de 2013 as 9:41

    As pessoas tornaram jornal tela non de palhaçada, críticas infundadas… só criticar, criticar…, seja o que Gege Fez Ou não deixou de fazer, o mais importante é a ideia que o autor quer deixar… credo santomense credo santomense…

  14. manager

    3 de Junho de 2013 as 10:50

    Por favor não volte a usar este termo “Nem com Pai Grande que está no céu, lá chegaremos”, não use o nome do senhor que é omnipresente, omnisciente e omnipotente.

  15. Sr. Téla Bila BôBô

    4 de Junho de 2013 as 21:00

    Esse Professor de Direito – Augerio Dos santos Amado Vaz é um fofoqueiro bêbado e bebedor de Cachacha epa vá lá vai mazé cuidar da sua vida e da sua mulher(colectiva) …!!!
    Ouvi dizer que o professor fuma muito …..
    Ouvi dizer qe o prof tem boca a cheirar mal….
    Ouvi dizer qe o prof na sala de aula chove trovoa de mal cheirosas com cinzas de cigaro…
    Como disse o meu Avô “Quem não qer ser lobo, não veste Pele”….!!!!
    Isto ai é uma lição de Vida Professor IDIOTA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo