Opinião

Fradique de Menezes já derrotou Patrice Trovoada

Na verdade, estamos na contagem decrescente para a eleição. Falta entretanto, cerca de um ano para a realização das eleições legislativas de 2014. No entanto, face a este cenário político previsto, estamos naturalmente a verificar alguns partidos políticos que estão certamente a ganhar o terreno em detrimento dos outros partidos políticos que estão a perder o terreno, em S. Tomé e Príncipe.

Numa análise pormenorizada, de conformidade ao percurso político dos líderes dos partidos políticos com assento parlamentar, aponta o presidente do MDFM-PL como favorito e com a melhor vantagem para vencer as eleições legislativas de 2014.

Os santomenses de vários níveis sociais, não encontram de momento líderes políticos em S. Tomé e Príncipe, em altura e com postura, para desafiar o Fradique de Menezes nas legislativas de 2014. O certo, é que o Patrice Trovoada saiu do poder e viajou, estando este, em paradeiro incerto, a fugir da justiça santomense, devido sucessivos escândalos financeiros e gestão danosa. Enquanto isso, o seu adversário Fradique de Menezes encontra-se em S. Tomé e Príncipe a comer banana com o peixe e a criar emprego para o seu povo.                                                                                                                                                                                             Se margem para dúvida, o Fradique de Menezes ganhou Dr. Manuel Pinto da Costa em 2001 com a maioria absoluta. Em 2006 bisou, voltou a ganhar o Patrice trovoada com a maioria absoluta. Nem com o apoio do MLSTP-PSD, declarado pelo seu então líder Dr. Guilherme Pósser Da Costa, evitou que o imbatível Fradique de Menezes esmagasse por completo o Patrice Trovoada.

Todos nós sabemos, que o presidente da República em S. Tomé e Príncipe é um mero corta fitas. Mesmo assim, todavia, o Fradique de Menezes enquanto presidente da república esforçou muito, mais os seus opositores políticos não o deixaram realizar o seu projecto de sociedade. Lamentavelmente, até dentro do seu próprio partido político, foi também alvo de traição na eleição legislativa de 2010, acabando este partido político por ter um desempenho vergonhoso.

Contudo, nessas circunstâncias, o Fradique de Menezes não desanimou, estará em peso a frente do seu partido político MDFM-PL e vai a caça dos votos em 2014. Naturalmente, como um democrata, pretende deste modo, conquistar o poder para governar, mostrar o povo de S. Tomé e Príncipe, que ele sabe trabalhar e tem vontade de fazer obras para os santomenses. Uma vez que o MDFM-PL nunca governou sozinho.           De salientar, que certamente o presidente Fradique de Menezes não conseguiu fazer boas obras, a mais tempo, devido a incompatibilidade de função.

Estanislau Afonso

40 Comments

40 Comments

  1. é pra rir

    15 de Julho de 2013 at 8:43

    é mesmo pra rir, esse nem sabe o que escreve, o Presidente Fradique… a palavra “ex” agora queima? Fradique não é o tal fulano que quer criar colonia de Santomenses no estrangeiro? So é pena ver jovens sem nexo, não sabendo que caminho seguir e virar-se para Politica como boia de sava-vidas, seguindo pessoas sem tacto, sem carisma e outros com provas dada de mediocridade. Fradique, Delfim Neves, Patrice Trovoada e muitos outros são e com diferença péssimos politicos.

    • Estanislau Afonso

      15 de Julho de 2013 at 12:27

      Muito obrigado pelo comentário. O certo é que realmente respeito a vossa opinião. Mas lamentavelmente a vossa excelência não compreendeu muito bem a mensagem do artigo de opinião. Tentando frustradamente, comparar o impossível com o normal. Não sou pessoa de vicio, não recebo dinheiro de ninguém, apenas estou a comparar o percurso dos lideres partidários com assento parlamentar. Se na verdade vossa excelência está consciente, diga-me justificando

    • joão pedro

      16 de Julho de 2013 at 10:57

      Hei alto ai,ninguém critica o rapaz Estanislau.Face ao degradado nível socio-economico,a profunda agonia que os sucessivos governos levaram o país,fizeram acom que,tudo serve para se dar na vista,ganhar dinheiro ensuma tudo serve para se sobriviver,inclusive até fazer pactos com os carascos das nossas desgraças.É o jogo do salva quem pode. O famoso “bilá cabá”. É claro que o fradique já não arranca por mais banho que venha a dar.STP – não somos todos parvos.

    • Estanislau Afonso

      15 de Julho de 2013 at 12:32

      Muito obrigado pelo comentário. O certo é que realmente respeito a vossa opinião. Mas lamentavelmente a vossa excelência não compreendeu muito bem a mensagem do artigo de opinião em questão. Tentando, vossa excelência, frustradamente, comparar o impossível com o normal. Não sou pessoa de vicio, não recebo dinheiro de ninguém para emitir a minha opinião. Apenas estou a comparar o percurso dos lideres partidários com assento parlamentar. Se na verdade vossa excelência está consciente, diga-me justificando qual é o líder partidário em altura de desafiar o Fradique de Menezes. De realçar que chamo o Fradique de Menezes presidente do partido político, e não presidente da Republica. Espero que fui claro.

    • O Revolucionário

      15 de Julho de 2013 at 17:29

      Também nenhum partido político te ofereceu dinheiro por isso não recebeste, pois de certo que se o fizessem já serias um dos tais corruptos da nossa sociedade. Obrigado pela tua observação, estas no bom caminho, só resta saber até quando estarás na escuridão,pois de certo que quando fores descoberto surgirão muitos iguais a te e com a mesmas observações.

    • pare pra pensar

      16 de Julho de 2013 at 21:09

      Na verdade tu não fizeste nenhuma analise comparativa oh jovem. Tu fizeste um misto de conto com desejo pessoal e resultado é triste. Errar é humano perseverar no erro ja é burrice, e pior é tentar induzir pessoas pouco avisadas a erro falando de justificação. Eu poderia decorticar cada parte do teu texto e tirar todas as palavras que mostram o cunho pessoal pra te mostrar que cientificamente estas a anos luz, mas nem me vou dar a esse trabalho. Quando estiveres num patamar condizente poderemos analizar as coisas de maneira mais profunda e cientifica

  2. Armindo

    15 de Julho de 2013 at 8:47

    A pasta do MDFM neste governo tambem vai bem, uma mais valia para o partido.

  3. Vai ou racha.

    15 de Julho de 2013 at 8:49

    Vieste ao telanom, fazer campanha para MDFM-PL?
    Pois te digo que estás a perder teu tempo, Nem Fradique, nem MDFM-PL, já deixou desperdiçar o seu tempo.
    Agora, nem no sonho, levará deputados, anota bem, nem no sonho!

    • maria ricardo

      15 de Julho de 2013 at 12:01

      Deixe o puto fazer a sua campanha. De facto, só cegos podem acreditar no ADI e no Patrice Trovoada. Alguém que deseja caos e mais caos para o seu povo, não é amigo desse povo. Viva a opinião do Estanislau Afonso.

  4. zeme Almeida

    15 de Julho de 2013 at 8:54

    Quando,deve ser analise de uma só pessoa{Estanislau Afonso}estas afirmacoes sao infundadas. Será que já temos em STP uma universidade católica de{portugal} para falar da tendencia eleitoral.Se o senhor tem algum afeto pelo Fradique de Menezes para venha de volta ao poder para sacar de um pouco que ainda resta,deve estar enganado

  5. quarentao

    15 de Julho de 2013 at 9:09

    opiniao corrigida:

    Fiquei estupefacto com o teu artigo que nao tem pé nem, cabeca, e muto menos cabimento.

    Quando em tempos passados vi o teu artigo reclamando o terreno que a Didinha te usurpara, pois senti-me solidário contigo.

    No entanto e hoje de pronto, ao ver-te escrever uma barbaridade dessas, denota que o Fradique, deve ter-te prometido um terreno maior e bem localizado para repores o teu quiosque ou barraca. Porque por mais, nao podia ser, a razao de tao descabido artigo de opiniao.

    Todos os políticos da nossa Praca; sao maus e com pouca categoria, mas voltar a mencionar o senhor Fradique e exaltá-lo dessa maneira, só pode vir de alguém a quem foi prometido gorjetas. Mas cuidado e atencao, pois sabes que comummente quando lhe sobe a sobérbia, ele costuma a dar com a língua no Trombone. Sem mencionar o actual e único bobu da corte que o Fradique tem na Assembleia que é o sangazuzeiro Pires Neto. Se fores da laia desse, entao, estás lixado.

    Melhor é fazeres como o jovem Humbah Aguiar, que conhecendo a pessoa do Fradique, arranjou com antecedencia um argumento e excusa para o suborno outrora recebido do Fradique de Menezes, contrário á muitos outros que beberam do seu Wishky e depois viram seus nomes mencionados na Praca Pública santomense, como tendo comido, bebido do Wishky e tomado banho na piscina do Fradique.

    Tome juizo rapaz, se já acabou estudo e voltou, lute com outras armas, integra-te, insere-te. Mas assim nao!!! É batota já!

  6. Faminto XXI

    15 de Julho de 2013 at 9:20

    Olhem para este “faminto”. Simplesmente triste…

  7. som

    15 de Julho de 2013 at 9:39

    Essa é boa!hahahahahah,só da para rir e ñ chorar!ave veremos

  8. Edaugusto

    15 de Julho de 2013 at 10:35

    O Senhor Estanislau Afonso,não sabe o que diz, ficaria a ganhar se se mantivesse calado, este comentário não merece opiniões. Salve-nos!

  9. Alexandre

    15 de Julho de 2013 at 10:59

    Estou a ver que de Sondagens, este não entende nada…

  10. Joni de mato bravo

    15 de Julho de 2013 at 11:57

    É muito bom ter cuidado com algumas sondagens feitas por qualquer cidadão, com o que tem acontecido no país, no tempo do Ex presidente Fradique nunca aconteceu, e isto pode motivar o MDFM/PL a reforçar as suas baterias e entrar na senda política e por exterior o futuro dirá.

  11. Stwart Neto

    15 de Julho de 2013 at 12:13

    Realmente é um faminto. O F M já era. Pode ser é deputado nada mais. Esse homem não aproveitou o seu tempo, com o governo, parlamento, camaras só do seu partido e mesmo assim nada fez, só pensou em arroz. Esse mulado já era, pode ser derigente em Portugal, isso sim.
    Olhem, vão fazer campanha em Portugal, estão a procura de ministros, por la. Tela Nom , franacamente

  12. Negro de STP

    15 de Julho de 2013 at 13:01

    Ó Tangi onde é que foste buscar estas ideias malucas
    Depois de uma emigração falhada voltaste a S.Tomé meteste la nos partdos politicos e conseguite uma bolsa não sei como .
    Ó Tangi esteja calado não te metas em camisa de 11varas

  13. zeme Almeida

    15 de Julho de 2013 at 13:15

    Senhor Estanislau Afonso eu lhe gostaria de lhe perguntar,com que conclusao o senhor chegou a fazer estas tamanhas comparacoes entre o senhor Patrice Trovoada e o Fradique!Será que o Patrice Trovoada está melhor posicionado em relacao aos outros politicos da nossa praca?Deixe o homem em paz,deixem de propagandas baratas.Conclusao o senhor Patrice deve estar muito forte,mesmo fora do País,isto é que muitos ainda nao entenderam.

  14. Barão de Água Izé

    15 de Julho de 2013 at 13:35

    Que diferença existe entre Fradique e Trovoada? Um ainda quis ser mais rico; o outro também e quer ser “estrela” da politica. Ambos servindo-se da nossa Terra e pouco ou nenhuma ajuda para o povo sair da pobreza.

  15. Elias Diekum

    15 de Julho de 2013 at 15:49

    FdM foi o melhor presidente de STP de sempre!

  16. arlindo fernandes

    15 de Julho de 2013 at 17:17

    O ADI esta a jogar mal tem de mudar de estrategia senao vao descer de divisao e depois vais haver maior caos

  17. santiago filho

    15 de Julho de 2013 at 18:40

    Eu penso que as pessoas em S.Tome tem memoria curta e com a falta de visao.Pois o minimo que fizeram em S.Tome durante os 38 anos da Independecia foi feito durante o mandato do ex Presidente Fradique.A construcao de hoteis de luxo,construcao de varias vivevendas ao longo da estrada que liga a cidade/pantufo,construcao de um mercado municipal,ampliacao do Ilheu das Rolas, mais Agencias Bancarias etc.Quero agora perguntar o povo de S.tome e Principe os dois Presidentes que ai passaram o que fizeram?

  18. Octávio Bandeira

    15 de Julho de 2013 at 19:43

    O artigo de opinião mais patético que já vi em toda a minha vida. Se Fradique Menezes voltar a ser dirigente Politico em S.T.P, juro-vos que jamais irei à S.Tomé.

  19. felisberto

    15 de Julho de 2013 at 19:46

    Daí há pouco vais é parecer ai em S.Tomé e filiar aos “Jovens Indignados de STP”.Passam boa vida for do país,recebem dinheiro e promessas de políticos para quando chegarem STP serem Diretores,Ministros,etc;e quando não conseguem,entram em frustração e apracem como INDIGNADOS!

  20. Octávio Bandeira

    15 de Julho de 2013 at 19:52

    Quando refiro à dirigente Político, queria antes dizer, cargo relevante no País. Porque se não me falha a memória foi o maior erro de todos os tempos que o povo santomense cometeu (os que votaram nele) e quem o indicara para ser candidato à Presidência da República.

  21. Antagónico

    15 de Julho de 2013 at 22:06

    Força rapaz, dê a sua opinião. Espero que os outros tenham coragem de se identificarem com nomes próprios, mas nenhum politico até o momento, apresentou obra capaz de mudar São Tomé e Príncipe, usaram e utilizaram politica para afundar o país cada vez mais, meu caro. Força

  22. Carlos

    15 de Julho de 2013 at 23:37

    Este miúdo não sabe o que diz…

  23. Miguel

    15 de Julho de 2013 at 23:37

    Tangí meu primo! já acabas-te o mestrado? Pela tua saúde não te metas com esses “gajos” são terriveis…Fradique pagou-te? Não esqueças coisas que ele ja nós fez! Primo esta a trabalhar? Olha se estas parado anda cá pá Londres que arranjas um ou dois part-time e vive-se, não te metas com esses gajos primos…eles vão para inverno todos um dia de certeza

  24. o.face

    16 de Julho de 2013 at 16:49

    bem,alguem me diz como,interpretar esse documento.é uma noticia lol informação ou apelo politico.para proximas eleições.
    cada um aqui defende um partido ,por diversos motivos simpatia ,família ,juízo de valor etc,agora essas cartas de apelo antecipado e critéricas indiretamente A ,B,C.acho desnecessária.mas prontada assim como escrevo o que quero voces também podem.

  25. Zona Sul

    16 de Julho de 2013 at 19:58

    Boca calada não entra moscas nem sai besteiras.

  26. Tapa Pano

    17 de Julho de 2013 at 10:34

    Pode ser que o rapaz nao soube escrever o seu pensamento de forma cientifica como se tem comentado. Todavia meus senhores, muito cuidaddo que na realidade parece que o MFDM de Fradique de Menezes esta a ter uma grande aceitacao quer em S.Tome como em Portugal onde se soube que a direcao do MDFM esteve em reunioes, e ate mesmo em Angola.
    Portanto, pode ser que ao sentir esse renascer do MDFM que o jovem Estanislau decidiu “glorificar o Fradique”.
    Resumindo, devo dizer que na realidade da forma como as coisas estao em STP MDFM e Fradique poderao vir a ser elemento surpresa num futuro proximo, sobretudo quando se sabe que o grande eleitorado da mudanca nao quer ouvir falar do PCD por causa de acusasoes de corrupcao e quando as coisas parecer apertar para a ADI./ Olha que o Presidente da camara de Me-Zochi, que era homem de confianca da ADI ja baldou para os lados do MDFM.
    Portanto o jovem Estanislau nao me pereceu assim tao inocente. Cuidado!

  27. Bruno Miguel

    17 de Julho de 2013 at 11:15

    É impressionante o abuso o autor se sujeita apenas por dar sua opinião. O homem terá escrito o que acredita, uma opinião baseada naquilo que vê e tem assistido. Aqueles que não concordam, muito bem. Estão dentro do seu direito. Mas por favor respeitem a opinião alheia. Dêem a vossa sem insultar o autor. Para muitos a democracia apenas funciona quando vai a favor daquilo que querem ouvir, certo? Gente difícil.

  28. Anjo do Céu

    17 de Julho de 2013 at 14:14

    FRadique é sempre Fradique de Menezes. Homem popular e do Povo.Anda onde quer sem receios.Fradique é mesmo fixe.Acredito nele e sua politica porque fala verdade e na cara.Está dentro do seu País a contribuir. Força Fradique. DOi a quem doer. És do povo

  29. Mé Subá

    17 de Julho de 2013 at 16:53

    Caro articulista, aconselho-te a escolher outra matéria para escrever porque tens uma mente muito curta. Porquê que não frisaste que nas ultimas eleições legislativas o ADI cilindrou o MDFM que de mais de 10 deputados passou a ter apenas um. Porquê que não disseste que para além da presidencia o dito Fradique tinha também o governo mas que decidiu vender ao MLSTP que posteriormente nos trouxe os produtos fora de prazo do Brasil… Estás a apostar num partido que vai desparecer … Muda de rumo meu caro… A maior aberação que o povo santomense cometeu foi de ter elegido o Fradique como presidente…

  30. Cascata

    17 de Julho de 2013 at 20:05

    Sem querer comentar aquilo q os outros ja disseram, gostava de so dizer aosenhor do artigo, pois a maioria absoluta não existe nas Presidenciais mas sim Legislativas, segundo sobre Patrice, é o homem mais maldoso que ja teria aparecido nesta terra prometendo e tentando meter esta verde terra em vermelho de sangue e e mortes… é Explosão de Barco, falcificação de analise do arroz, tentativa de fazer explodir e queimar toda a população de Praia Gambôa,Cruz,Lotchinga e largato enfim….

  31. matuitui

    18 de Julho de 2013 at 9:30

    Li com uma certa curiosidade a obra deste autor e fiquei surpreendido pela positiva com a forma tão genial e ingenua com que foi capaz de trazer ao palco duas personalidades tão controversas do cenàrio politico santomense num contexto manifestamente extemporâneo. Confesso que acolhi com alguma euforia e com grande admiração a encenação em que o autor tenta trazer ao público, colocando face à face dois figurinos perversos do nosso teâtro popular. Um cuja recordação fere a memória por não ter deixado saudades apesar de ter deixado nas cinzas alguma referência como “Por amor a terra, Amigo das criança, os Escumalhas e o Lôssô bô!” Outro cujo povozinho Zé ainda vive a ilusão de saudades do “Banho” e das prendas de Tv, das Chapas de Zinco , do arroz de 13 mil e do “Dentche Beto”!
    É um espetaculo!

  32. Joel sequeira

    27 de Julho de 2013 at 11:06

    me faz muita confusao quando algumas pessoas defende o actual presidente de sao tomé ou mesmo um desses que anti sucedeu.Ou gostam de tapar sol com pineira ou sao mais ignorante do que os verdadeiros ignorante!

  33. Joel sequeira

    27 de Julho de 2013 at 11:37

    Desde do tempo do governo unico até actual chamada jovem democracia sempre foi todo duvidoso.dese 1975a2013 o pais esta no estado de degradaçao;no entanto présidentes e os governos entraram e sairam os hospitais uma lastima,aeroporto nem uma casa de banho em condiçoes, estradas uma vergonha,saneamento basico energias aleluia,os contentores de lixos que sao 2 ou 3 enchem e debordam todo os caes é que tomam conta d resto etc etc etc etc.Tudo isso voçes sabem e v^em mas mesmo assim defendem os gatunos.dividas ha muitas as nossas praias estao a desaparecer aotucarros foram substituidos pelos os motoqueiros,a situaçao politica sicial esta de mal a pior e é concerteza uma das pior do mundo.
    Voçes que defendem fulano ou cicrano
    porque é teu familiar ou porque ajudou teu pai melhor defendo los em silencio.

  34. Joel sequeira

    27 de Julho de 2013 at 11:45

    Como estamos sencivelmente ha um ano das eleiçoes todos querem puxar braza para a sua sardinha ja se lembram que somos todos primos.Sr.Estanislau o senhor sabe que esse senhor Fradique foi um dos piores governante que ja tivemos deixa de ser ironico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

To Top