Luta ku tê fili na ká tada fá

Vira o disco e toca o mesmo, diz um aforismo popular português e o semplu fôrro, ilustra bem a situação política em STP
Os barões e baronetes do MLSTP para não variar desunham-se como gatos num mesmo saco para se ferirem uns aos outros, e, com a sua desunião sem tino, os irmãos atacam os irmãos e os tios na velha ânsia de conquista de lugares e posições nos cobiçados cargos do poder, esbanjam forças, atacam os sobrinhos e enxovalham os companheiros, quando o momento devia ser de serenidade e união.
Situação perigosa porque enfraquece o partido e fazem o jogo do ADI, que unicamente espera sentado pra se aproveitar da situação. A dança e contradança dos políticos do MLSTP, como já deviam ter aprendido com a situação das eleições presidênciais em que os egos e agendas particulares falaram mais alto do que os interesses do país e do próprio partido, com a fileira dos que se acotovelaram para as eleições presidências que a custo e risco elegeu Pinto da Costa, volta agora mais violenta do que antes, sem refletirem que esta luta intestina e fratricida serve os interesses do partido de Patrice e não serve os interesses de São Tomé.
A frenética e mortal volta de cadeiras ministeriais no seio do MLSTP e o constante desgaste da figura do Arcanjo comprometem a vitória eleitoral nas legislativas. Tenham tino, pois a divisão nesta altura para satisfazer interesses pessoais e de grupo, na mudança de ministros e no ataque ao PM, desgasta a figura em torno da qual todos deviam estar unidos, o PR.
O PR seguramente, e para quem o conhece e analisa friamente a sua atuação, como já antes fez com Patrice até este cair pelas suas própria mãos e dos baronetes do ADI, tem mostrado que vai preservar a estabilidade a todo o custo e vai manter o apoio a Gabriel até às eleições.
O que o MLSTP tem feito, enquanto se ferem uns aos outros, é minar a  figura do PR, forçando-o a servir de bombeiro interno, quando ele se desdobra em mostrar no estrangeiro que ainda é a única figura garante da estabilidade governativa.
O melhor e maior apoio às intenções de Patrice é a imagem de bandalheira política do MLSTP.
Cabe na cabeça de alguém sensato e avisado que uma nova força política, sem quadros, á última hora, sem um treinador forte, formado como um quebra cabeças de figuras, tem qualquer hipótese de ganhar as eleições ?
Cabe na cabeça de alguém que a tal convergência nacional, ainda para mais com o novo figurino atual da lei eleitoral terá base sólida para ser força política de expressão nacional, perante uma máquina eleitoral bem montada e porte como a do ADI?
E a deriva que tem sido com o comprometimento da única reserva moral e política do País ?
Acham mesmo que Pinto da Costa vai caucionar um movimento cívico que mostra  indisfarçada gula eleitoral e partidarizante ? ele que é, queiram ou não o PR de todos os santomeneses ? Será que os boatos da adesão de Gabriel Costa a um novo partido político resolverá como que por magia a deriva eleitoral dos barões do MLSTP ?
E onde estão os projetos nacionais ? um Plano geral e de urbanização de São Tomé e Príncipe capaz de modernizar e melhorar s precárias condições de habitação e ambiental da cidade e cidades distritais ?
Onde está a definição de uma eficaz política de saúde e bem estar das populações ?
Onde param as ideais estruturantes e comercialmente rentáveis para as pescas e agricultura ?
Quais os plano de desenvolvimento do País ?
Qual a justiça moderna e não corrupta?
Saku Sèku na ká tá munjado fá.

Carlos Semedo

Notícias relacionadas

  1. img
    anonimo Responder

    Bem observado….

    • img
      quim Responder

      Muito superficial .. os problemas de STP são muito mais profundos … e deixe o ADI e PT em paz .. quem semeia vento colhe tempestade … quem é o justo e santo que levante a mão.. branco com aninha; pensamento mesquinho dos portugueses

  2. img
    Riboqueano Responder

    Bem dito. E o palerma do Amado Vaz, qual menino que deram um carro para simplesmente apreciar, resolveu montar no referido carro e andar com o mesmo nas ruas de S.Tomé. Só tem feito disparates, Sobe passeios, atropela e mata pessoas, parte sinais de trânsito, etc. Titem esate senhor este brinquedo das mãos senão ele vai fazer mais asneiras ainda. O homem não está bem da cabeça e cokm pressão do Pósser e mais meia dúzis de ignorantes como o Gaudêncio Costa, Alcino Pinto, Maquengo, Célia Pósser, Gegé e outros vão dar cabo deste partido. Uma caterva de meninos traquinas que só pensam na vida deles e não têm ideia nenhuma daquilo que andam a fazer.
    Onde é que se viu uma coida desta? Estão a entregar o pode numa bandeixa ao ADI só por gula e fulumento. Estúpidos esta gente. Se não é estupidez é ignorância. O que é pior ainda. Abrma olhos palermas…

    • img
      matutui Responder

      Há um proverbio santomense que eu respeito muito! Isso até já aconteceu comigo. Apanhei um bom canivete no chão, perguntei as pessoas à volta de quem era o canivete e ninguém me respondeu, por isso conservei o canivete comigo. Passando algum tempo, quando eu já tinha ganhado um certo gosto pelo canivete, o mesmo desapareceu da minha bolsa de forma tão estranha que eu mal pude me aperceber!
      “Faca cohido ni stlada ê ca bila plêdê ni stlada!”
      Lamentavelmente o que foi tomado de bandeja está sendo entregue de banfdeja!
      Eu me recordo que antigamente o povo fazia teatro para os politicos assistirem. Hoje é o contrário! Mas a vossa coisa está a vir! Vai haver chicote de bôbo!

      • img
        Ano Velho Responder

        Tomado de bandeja???!!!

      • img
        Ha ha Responder

        Correcção:dado de bandeja em vez de tomado de bandeja.
        Não fica bem?
        Melhor podia ser: Dado por arrgância malfazeja e infantil.

    • img
      francisco Soares Responder

      esse comentário é de uns minás quiás que andam ai, a constituir empresa, os irmãos metralhas, que estragaram o MLSTP, e mudaram a sua sede para palácio do povo. Entregaram o poder de bandeja ao ADI, assim como, Rafael Branco. Crianças estúpidas

  3. img
    Le di Alami Responder

    Serve pra todos os partidos, mesmo ate para todo o STP, PODERRRR..

  4. img
    Lima de Carvalho Responder

    Valeu a pena volte sempre

  5. img
    Mria Madre Deus Responder

    Linda visão perspectivada no desenvolvimento sustentável e uma visão do futuro o que 0,01% dos nossos políticos talvez pode possuir essa capacidade. Que pena quando querem impor a paz sem uma politica de desenvolvimento para os santomenses?
    Os meus Parabéns por esse artigo. Continua a brindar-nos com essa riqueza que possui.

  6. img
    Pedro Lima Responder

    O sr. dr. Semedo manifesta claramente o seu ódio a patrice trovoada e vontade imensa para trabalhar para o nosso presidente da república. gostei dessa sua disponibilidade. mas fiquei com a ideia que o dr. semedo não deve estar em s. tomé fala as cegas como se fosse verdade o que lhe vai na alma.

    • img
      Patriota Responder

      Pedro Lima,
      Achas que estás a ser honesto? Não vês que o Sr. Semedo tem razão? Esta análise que ele faz, está clara e qualquer cego ou burro pode ver. Se tu não vês isto é porque és pior do que qualquer cego.
      Mas não há problema, porque estamos em democracia e, em democracia, cada um é livre de dizer o que quer e até é livre de ser burro cego.
      Eu quero saber quanto é que o Patrice Trovoada está a dar-te para aceitares ser tão cego publicamente.
      Seu tonto!

  7. img
    quim Responder

    Muito superficial .. os problemas de STP são muito mais profundos … e deixe o ADI e PT em paz .. quem semeia vento colhe tempestade … quem é o justo e santo que levante a mão.. branco com aninha; pensamento mesquinho dos portugueses.

    • img
      Seabra Responder

      …o Quim “ignorante”, é por cima racista! Será que você vive em STP ou à Portugal? E você faz parte dos mesQUINHOs!

  8. img
    APOLO/2010 Responder

    Está é uma visão de quem quer ver mais do que as coisas ao seu redor. Eu até penso que se calhar os barões do MLSTP pensam que os Santomenses são idiotas e que vão cair nesta autentica fuba com bicho.

    Excelente análise do Sr. Carlos Semedo oxalá que muito lesse este artigo de opinião e fizesse a sua auto-reflexão.

    Na minha opinião não vejo hipóteses de nenhum partido novo nesta altura ganhar eleições. Vamos dizer basta a esta cambada de gente que quer impingirmos as suas loucuras. Oh Sr. Riboqueano não leve a mal mas este português precisa de ser trabalhado muita leitura se faz favor ok.

  9. img
    paparazzi Responder

    concordo plenamente com carlos semedo.esta insuportavel a direcçao do mlstp perdeu o norte o sentido do partido dirigente.assim nao da mais.mudança na direcçao do mlstp precisa com urgencia

    • img
      Mria Madre Deus Responder

      Queres aliar ao imperialismo mundial vai a Siria, Egipto, Albânia, Iraque onde os capitalistas penetraram em peso. Deixa os santomenses em paz. Basta a miséria que vocês impuseram a este povo. Miserável.

  10. img
    Ou vai ou racha Responder

    Não há voltas a dar, está tudo roxo. Nos tempos que correm nenhum presidente deve impor ou escolher um grupos de amigos e familiares para governar uma Nação. Não entendo de Direito, mas na constituição da República acho que nem ha espaços para isso. STP não é propriedade de ninguém, muito menos do pinto da costa. Está claro que o povo não reconhece este governo. Queremos Governo sim mas saido das Urnas, legitimado pelo povo. Não venham com truques e blá blá blá. Bora para Eleições, e vença quem o povo quiser, ainda que seja UDD de gabriel costa, se for esta a vontade do povo aceitaremos. Só com eleições a situação política ficará esclarecida em STP. Fui.

  11. img
    rostov Responder

    Teremos muitos políticos com AVC depois das eleições caso não fizerem os seus trabalhos de casa. Os 180 milhões de Dólares criou pânico no seio de MLSTP. O egoísmo e o caos instalou-se no partido de Riboque. As comadres e os compadres se zangaram muito cedo e o PT esta rindo vendo os adversários brigando sem razão. È o povo ditará o resultado final nas urnas.

  12. img
    malebobo Responder

    uma excelente reflexão, bem haja, senhor Carlos Semedo, continua a nos brindar com esses artigos de opinião

  13. img
    Original Responder

    Me digam o que é que MLSTP,ADI,PCD,MDFM
    representam para este povo? Nada,nada,nada

    Exemplo:Os deputados estão insentos de responder perante a justiça OK. ADI com deputados que têm na Assembleia e estando na oposição faça um projecto lei que permite retirar imunidade a qualquer deputado para responder perante a justiça em caso de corrupção?Faça isto para o povo saber que querem ser diferentes.Oposição tem algumas responsabilidades e não é só politiquices se as coisas estão mal propoêm mudanças a partir de vós que o povo está atento,se não fazem este gesto agora,também não vão fazer quando estiverem no poder para não engolir o proprio veneno.Isto está mal e quanto mais demorar,haverá um desfecho imprevesível e os senhores que estão no poder e oposição que são farinha de mesmo tacho serão os primeiros alvos e penssem nisto e comecem a fazer algo agora.

  14. img
    Ma Fala Responder

    No meu entender pessoal o actual problema interno do MLSTP/PSD, bem como o de Sao Tome e Principe resume-se numa so palavra:crise de consciencia,crise de valores- as pessoas perderam-se o pais esta louco, estamos a ser dirigidos por pessoas poucos prestigiosos e virtuosas, a ganancia e generalizada, o pais tornuo um autentica praca de delinquentes, ainda a pouco saiu o lozango Somos Todos Primos(STP) ainda assim parece que no interior pensamos o contrario Somos Todos Pervesos(inimos).
    E no minimo surreal a forma como as coisas estao a ser dirigidas internamente no seio do maior partido politico do pais, fazem estas palhacadas perdem as eleicoes e no fim pela gula e pocessao ao poder, recore a todos os mecanismos para possui-lo como sempre fazem. So com Cristo.

  15. img
    Ospibinho Responder

    Boa tarde caros compatriotas.
    Mais uma vez o MLSTP mostra ao povo a sua real face. Serah que eh mesmo esse Partido que nos os Santomenses queremos que nos governe nos proximo cinco ou quatro anos?
    Estejamos atento povo de STP.
    Nao vamos dar essa oportunidade a este Partido. Eles preisam de estar mais organizados.

  16. img
    Mutende Responder

    Viva o melhor partido saotomense,eleito pelo povo.Podem fazer o que quizerem,quem manda na democracia e o povo.

  17. img
    bete Responder

    valeu mais velho semedo, grande visao

  18. img
    Barão de Água Izé Responder

    O futuro de STP, entre outros, passará por: Nova Constituição da República – Presidencialismo democrático; Novo Código Penal integrando de forma clara e objectiva crimes cometidos por políticos; limitação da imunidade; Nova Lei da Terra, lançando a privatização geral; Alteração da visão marxista que ainda está em muitos politicos desde a independência; Nova geração de políticos com competências profissionais; Nova República denominada República de São Tomé e Príncipe.

  19. img
    Saudoso Francisca Responder

    Que tal se deixassem o Patrice Trovoada em paz, este homem incomoda muita gente. Esclareçam as pessoas sobre as movimentações que tem havido sobre a retirada de confiança ao governo, feito por MLSTP. Precisa-se de saber o que está a acontecer no país, o 1º.Ministro anda desorientado, o Presidente da Assembleia, já não pára no gabinete, o PR atrapalhado a procura de consenso, os ministros não sabem se arrumam ou não a pamba, enfim!

  20. img
    Jose Povo Responder

    Como se tem dito por ai, este MLSTP está a sufocar-se aos poucos devido a desavenças que são mais profundas. É que essas desavenças datam desde a conferência nacional do MLSTP de 1989 onde, já nessa altura, Jorge Amado atacou duramente Pinto da Costa. Volvidos esses anos todos eles se encontram numa posição em que se exige alguma cumplicidade e Pinto continua a pensar ser dono do MLSTP e Jorge Amado que não está para aturar “usurpações” vem faz<endo das suas. Só que Pinto esperto como é está a dividir para reinar anto mais que a saida de rafael Branco e a intensão de se criar um movimento roubando gentes do MLSTP "tradicional" é um facto.
    Porém no meio de tudo isto, pode-se dizer que o ADI não vai fortalecer-se coisa nenhuma. No ultimo fim de semana num encontro com as mulheres a ADI deixou pessoas a sua sorte no centro da capital sem meios de ao menos se deslocarem às suas residencias. Passaram fome e revoltaram-se. Cuidado meus senhores que vem ai o PCD e o MDFM.

  21. img
    Ou vai ou racha Responder

    Ouviram ontem o que disse o sr alcino pinto da no programa Cartas na Mesa? Passo a citar”o mlstp não é um partido de unanimismo ou seja não existe união entre os membros do mlstp, logo pus-me a pensar; como é que possível um partido que não tem união entre os seus membros, pode governar STP? Se tal acontecer só se a governação for dada de bandeja como esta que pinto da costa deu a pouco tempo atrás contrariando assim a vontade do povo.
    O homem ainda disse e reconhece que dentro do seu partido existe jogos de interesse partidário, político e pessoal. Dito por outras palavras; dentro do partido de Riboque existe uma luta titânica para ver quem alcança lugares cimeiros da governação para depois tirar benefícios políticos, pessoal este último bem patente visível aos olhos de todos. Basta passar em frente da sede do mlstp pra se ver carros e jeeps topo de gama, que em frente àquele edifício mais parece ser uma empresa do que a sede de um partido, resultado da luta pessoal que existe dentro do partido. Voltarei.

    • img
      Ponha Boca Não Tira Responder

      Mas quem é o Alcino Pinto? Eu nasci este senhor já era político. Nunca trabalhou na vida dele. Sempre viveu a custa de todos aqueles que trabalham neste país. O que é que ele sabe fazer para além de política? Que moral tem este senhor para dar lições aos outros? Nem a vida dele ele soube governar agora quer governar a vida do povo?! Ele e toda a casta que lhe acompanha já deveriam estar todos presos por aquilo que andaram a fazer estes anos todos em total impunidade. Bando de corruptos e ladrões que desgraçaram este povo. Quem é que ainda escuta aquilo que este pobre homem diz? Só se for a mulher dele e os filhos. Provavelmente nem estes o ouvem. Estas pessoas já não deveriam estar a fazer política neste país.

  22. img
    Barão de Água Izé Responder

    MLSTP-ADI-PCD-MDFM-????.
    Convergências, conversas, debates, Diálogos, conflitos, invejas, corrupção,
    poder politico para satisfação e usufruto pessoal, e o povo pobre, abandonado, onde entra nisto?

  23. img
    QN Responder

    Ao Dr. Semedo minhas felicitações pelo artigo, pela clara-evidência do panorama político São-tomemse.” Esse pais STP está mesmo de tangas” e o MLSTP enquanto partido histórico a cada dia que passa dá mostra do seu completo desnorte. Na minha o ADI não tem tirado partido desse estado de sítio em que se encontra o MLSTP, mas enfim…o povo desse país já tem maturidade suficiente para analisar a atual situação e decidir convenientemente em prol do progresso. viva STP.

  24. img
    Mé-jingu Responder

    céla non lanta opé ba poçon, blaga uê, bili bóca, bamu jugu. non tudachi.

  25. img
    ze ninguém Responder

    Parece-me uma boa análise!!! Nomeadamente na parte final, onde se referem oportunidades soberanas para a economia Santomense, que são adiadas “sem data” e que ao serem aproveitadas, poderiam ser FUNDAMENTAIS.

  26. img
    Libertador Responder

    é impossível ser feliz no final, se não colocarmos DEUS no início.
    O amor, tolerância, perdão tudo isso vem da mão de DEUS.
    Todos estão a pensar mudar STP, mais ninguém esta a pensar em mudar a si mesmo.
    Para criticarmos devemos fazer 1º o exame da nossa consciência. Só assim STP será mudado e próspero

  27. img
    haaaaaaaaaaaaa Responder

    chupaste limão cara?

  28. img
    nha musca Responder

    Luta de Buê cu Buê Aliba só ca paga, cassô caluta cu otrô plovia de óssô.

    Refletem bem sobre td a volta disto, a onde vai parar São Tomé e Principe. e os santomenses.

    Fla só

  29. img
    terra dos outros Responder

    Povo abrem bem os olhos por favor o ADI e partido que quer desgraçar Santomenses, estes gazos não tem piedade de nós, VIVA MLSTP/PSD, fui

  30. img
    Seabra Responder

    Resposta ao Quim, “o ignorante”. Quando quiser comentar sobre um artigo, informé-se primeiro, para q os seus argumentos tenham lógica, sentido, mesmo não estando de acordo com o artigo….o que não é o caso, porque o seu argumento é sem fundamento, é NULO . Você é capaz de fazer melhor, dos que estão no governo? Visto você ser MEDIOCRE, duvido. Você representa bem o seu líder do ADI, Patrice Trovoada. Se STP voltar às mãos do PT, estará entregue à BICHARADA, seguido de 1 golpe de estado, que levará à guerra , q STP não teve ainda. À propósito, onde se encontra o PT, desde que não está no poder? É este o Patriota que os saotomenses querem como dirigente politico, que é apenas de STP quando lhe convém? Aprendam à bem escolher os vossos homens políticos! É muito importante para um país….

    • img
      Sebedô Responder

      Meu caro Seabra, não sei quem é mais ignorante ou hipócrita. O líder do ADI não é Patriota por isso anda fora do País, segundo o Senhor. Infelizmente muitos líderes quando não estão no poder, vivem aparentemente no País porque todas as suas necessidades são feitas no exterior e debitadas na conta do Estado Santomense. Aprendamos a ser mais Patriotas do que Partidários. Eu pelo menos estou em São Tomé e sei o que vejo e o que sinto.

      • img
        Seabra Responder

        Quem você é? Qual é à sua verdadeira identidade? Quim ou Sabedo? Será que leu bem o meu argumento ou será que tem dificuldades de interpertar um texto? Portanto, o texto está simplesmente escrito, fácil de compreensão. Não é vivendo no local que leva -lhe à ser + lógico ou + inteligente. À ignorância vive dentro e com o imbecil, seja aonde ele estiver. Volte à ler o texto …se não compreender, procure alguém que lhe explique o conteúdo + explicação , antes de responder à TOA e de modo confuso. Apesar de você viver no país STP , não parece estar ao corrente do que se passa…à não ser que TENHA dificuldades de análise política e social do seu país. É pena…mas acredite-me que vocês (Quim e Sabedo), não São os únicos, infelizmente!

  31. img
    djatta Responder

    O vosso PM , Gabriel Costa, não parece ter palavra …vê-se um homem capaz de compromisso e fieldade nos seus engajamentos na sua relação humana, ora pelo que conheci deste senhor , não foi isso…destruiu muito à volta dele. Posso confirmar, no que.vai dito…quem âge como ele agiu , sem respeito nem consideração com à pessoa da companheira dele ,que deixou em França, à espera dele….ora que ele foi comprometer-se com uma outra sem prevenir à que estava em França … Como ter confiança num homem sem coração. Este individuo só vê o intéresse dele. Mas ele vai um dia pagar, por todas as desgraças que fez. Veremos!

  32. img
    Seabra Responder

    Atenção o dito partido ADI , dirigido pelo o homem invisível, cujo nome é Patrice Trovoada, é um ÉNORME cambalacho…donde é este individuo? Que faz ele para STP ? Qual é o objectivo dele? Por que razão ele ausenta-se de STP quando não ocupa um posto de destaque ? Porque é que deixa os ministros dele numa situação difícil, depois do o”échec” do seu mandato (ficaram órfãos)? Porque não deu à cara para enfrentar as críticas e dar contas aos que lhe fizeram confiança? Porque tem ele as nacionalidades gabonesa e francesa? Antes de votar para o homem politico , procurem pôr várias questões e obter respostas satisfatórias, que evita algumas surpresas desagradáveis. Reflitam, Irmaos!!!

Deixe um comentario

*