Cidadã denuncia ameaça a saúde pública

 

Exmo. Senhor

Dr. Pascoal de Apresentação

Director dos Cuidados de Saúde

São Tomé

 

CARTA ABERTA

 

Assunto: Reclamação de uma cidadã sobre uma situação de atentado à Saúde Pública.

Paloma Leize Lima Pires dos Santos, cidadã nacional, portadora do Bilhete de Identidade n.º 71349, emitido pelo Centro de Identificação Civil e Criminal de São Tomé, moradora no Bairro da Quinta de Santo António, na rua confinante com a Estrada Nacional n.º1, em Água Arroz, no Distrito de Água Grande, vem pela presente suplicar e requerer humildemente a atenção de Vexa. para uma situação que em seu entender vai por em causa a saúde pública da sua família, em particular, e em geral dos moradores e transeuntes da estrada de Água Arroz.

  1. A Câmara Distrital de Água Grande, tentou construir, em Novembro de 2013, um pequeno mercado, mesmo encostado ao murro de vedação da residência pertencente à sua família, no passeio virado para a via pública, do lado da Estrada Nacional nº 1, por cima do riacho que circunda o quintal da mesma residência em direcção à Quinta de Santo António. Nessa altura, a signatária contestou a decisão da Autarquia, perante várias instituições públicas, tendo a Direcção de Obras Públicas e Urbanismo (DOPU) considerado a mesma ilegal;
  2. A referida obra depois de ter sido suspensa, em conformidade com a decisão da DOPU, a Câmara abandonou o local dos trabalhos por vários meses;
  3. ruaNa última semana, a Câmara Distrital de Água Grande, novamente sem consultar ou informar os proprietários da residência acima referida, decidiu reiniciar os trabalhos. A equipa de operários no local picou o murro de vedação do seu quintal, tendo construído outro murro colado ao mesmo. Procurando um esclarecimento de tal acto, foi informada pelos mesmos operários que a obra serve para colocar contentores de lixo no local e que a mesma foi ordenada pela referida Câmara Distrital;
  4. Tendo em conta que se trata de uma vedação privada, a signatária considera essa atitude da Câmara Distrital de Água Grande abusiva, ilegal e põe em risco a saúde pública, o seu bem-estar e da sua família, visto que a habitação está muito próxima daquela parte da vedação, expondo-os a uma infestação permanente de ratos, moscas e outros insectos, assim como a maus cheiros. Essa situação poderá se verificar, na medida que as nossas populações ainda não têm a cultura para o despejo correcto de lixo doméstico, atirando-o muitas vezes para o chão sem que estejam protegidos em sacos plásticos. De notar que esse lixo provém de várias origens, como animais mortos, excrementos humanos, etc.
  5. geralAlém disso, as pessoas que usam a água do riacho e dependem dela no seu dia-a-dia poderão ter uma fonte adicional de poluição, uma vez que a Câmara Distrital pretende instalar os contentores mesmo por cima do riacho. Esperava-se que a Câmara Distrital de Água Grande fizesse um esforço para reduzir o lixo, a poluição e fontes de maus cheiros nas áreas residenciais, mas este gesto revela exactamente o contrário.
  6. Por outro lado, verifica-se o aspecto da segurança para a sua residência, uma vez que o murro levantado pela Câmara Distrital de Água Grande facilita a entrada de intrusos ao seu quintal, expondo-os a uma situação de risco a integridade física e patrimonial.
  7. Com a colocação de contentores no referido local, a Câmara Distrital de Água Grande, estará a tirar o seu direito e da sua família como cidadãos que são, em habitar num ambiente condigno e saudável onde se possa estar e respirar um ar desejável.

Nessa medida, vem rogar a atenção de Vexa. para que, dentro das suas competências, encete acções que possam cessar definitivamente esse acto que é contra a saúde pública e o bem-estar dos cidadãos.

São Tomé, 26 de Agosto de 2014

 

 

_________________________

Paloma Pires dos Santos

 

 

CC:

Presidente da Assembleia Nacional

Secretário-geral do Governo

Câmara Distrital de Água Grande

Imprensa Santomense

Notícias relacionadas

  1. img
    Fédé ká Dóxi Responder

    Francamente!
    Este é mais um acto de desmando do Sr. Kiney, querendo fazer obras sem projectos e sem a apreciação da entidade competente que é a DOP (Direcção de Obras Públicas.
    Uma das obras feita neste quadro, é o parque de estacionamento de Motoqueiros em S. Marçal DOP.
    Para qdo será a inauguração do posto médico de Água Arroz? feita sem consultar o Ministério da Saúde. O Posto Médico de Madre de Deus, tem aval do Ministério da Saúde? Assim não dá. Tudo para ver se ganha as próximas eleições. Mas sem a presença do Patrice Trovioada, vamos ver o que vai dar. Vou indo

  2. img
    Zé Kitumba Responder

    Porque é que toda a gente em São Tomé escreve “murro”???

    • img
      pingodoche@stp.povo.st Responder

      - Murro->porque eles gostam de dar soco.lol
      - como muro separa um lugar do outro os santolas não gostam.

    • img
      Lupuye Responder

      Porque a maioria dos santomenses nao faz a diferenca entre um “R” de muro e “RR” de murro, mesmo os educados. E assim que a maioria fala. O primeiro deveria ter so um clique da lingua no ceu da boca enquanto que o segundo deveria ter varios cliques. Em Lisboa acho que fazem a diferenca usando um “R” gutural (como os franceses) para pronunciar o “RR” do murro.
      Nos dizemos “tera” em vez de terra, “caro” em vez de carro. Muitos sabem escrever as palavras corretamente mas pronunciam mal.
      Outro fenomeno linguistico que se nota no nosso pais e que muita gente esta “comendo” os “S” no fim das palavras. E o pior e que estao escrevendo da mesma forma.
      Espero ter ajudado.

    • img
      Killú Santos Responder

      Não devemos fugir do assunto em questão. O seu comentário sobre o assunto é importante para a sociedade de STP.
      Melhores CPTOS.
      Obrigado.

  3. img
    Bill Responder

    Minha amiga, vem aí as eleições e algumas pessoas estão desgovernadas. Querem fazer qualquer coisa para inglês ver, bem ou mal feitas, para dizerem amanhã que fizeram.

  4. img
    PODE CRER Responder

    Essa senhora deve estar a ser instrumentalizada por qualquer partido político!! Da mesma forma como alguns dirigentes estão a fazer alguma coisa para caçar o voto, muitos cidadãos estão a ser comprados para fazer o jogo dos políticos. Mas a ver vamos!

    • img
      câmblassato Responder

      Francamente Sr. “PODE CRER”. Acha que a atitude da Sra Paloma está politicamente instrumentalizada? Já não se pode exercer o direito de cidadania? O Sr. está a dizer isso certamente deve pactuar também com lixo. Nós os Santomenses infelizmente não podemos reclamar nada, porque tudo é visto com os olhos de política. Estamos acostumados a conviver com os males por isso é k estamos assim. Quando há falhas constantes de energia, o Sr. Secretário de Estado vem a tv dizer que é por causa das eleições que se avizinham; Os vendedores de produtos hortícolas vendem-nos no chão e ninguém diz nada, todos compram, os motoqueiros, os taxistas e muitos motoristas andam à noite sem luz, fazem todo tipo de manobras bizarras, por isso ninguém faz nada, ninguém diz nada porque se alguém reclamar, há cunho político, francamente. O País vai ficar assim porque o Povo merece! É triste! Estou solidário com a Sra Paloma!

      • img
        Bill Responder

        Sr. Câmblassato, subscrevo na íntegra a sua opinião. Nós os são-tomenses, temos boa parte de culpa de estarmos como estamos.

    • img
      Original Responder

      Amigo PODE CRER!
      Se fosse você na situação da Paloma era necessário ser instrumentalizado para depois fazer reclamação?Todo cidadão tem
      direido de reclamar o que não está bem sem estar atrelado a alguém ou algum Partido para o fazer. A Paloma fez muito bem e vou procurar esta senhora para conhecê-la pela iniciativa que teve e manifestar a solidariedade para com a mesma.Outro ponto positivo foi o facto da mesma não ter escondido a cabeça e ter deixado a cauda à vista; ela deu a cara.

  5. img
    Paloma Santos Responder

    Caro Zé Kitumba, de certo que não serão todos os santomenses, mas obrigada pela nota , foi um lapso. Contudo, gostaria também de ter lido o seu comentário acerca do assunto que apresento na carta. Os meus cumprimentos.

  6. img
    Eterno Madiba Responder

    Paloma o único comentário que tenho a fazer é que a senhora é demasiadamente bonita. Parabéns para si e para o seu marido/namorado!

  7. img
    Estela Responder

    Era preciso toda a identificação da pessoa? Quem quiser as informações para fazer algum mal é só vir cá buscar pk os jornalistas não sabem ser discretos

  8. img
    arelitex Responder

    este assunto têm matéria para ser analizado . têm a ver com a nossa saúde publica com a limpeza da cidade e com a boa ou má colocação dos contentores do lixo . também têm a ver com o funcionamento da camara . ( em que o presidente da camara devia de sair mais do seu gabinete e ir ver o que os seus empregados andam a fazer na rua ) . quanto alguns comentários anteriores a este ,é típico do sâotomense misturar e baralhar tudo . este assunto nâo têm nada a ver com a beleza da Paloma ,nâo têm nada a ver com um erro ortográfico nem têm nada a ver com a politica . têm a ver com a nossa saúde .

  9. img
    Água Dagô Responder

    M/cara Paloma,
    Solidarizo-me com a tua reivindicação e sobretudo pela tua atitude cívica, de cidadã plena ciente dos seus direitos.
    De facto, com o aproximar das eleições, esses politicozinhos de meia tigela que temos na nossa praça (infelizmente a maioria!) não perdem a oportunidade de fazer asneiras. Tudo vale para se continuar no poder. Enfim!
    Tenho fé que S. Tomé poderoso nos vai ajudar a livrarmo-nos dos Kineys, Patrices, Levys, Abenildos, para apenas citar alguns.
    Estou contigo e todos os homens e mulheres que amam o nosso país também, os/as outros/as é apenas para ingles ver!

  10. img
    Fuba Cu Bicho Responder

    Qual é o papel de jornalismo neste terra, neutral ou partidário?

  11. img
    ATENCIOSO NA DIASPORA Responder

    ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh…………acha que a camara não sabe disso? que tipo de Dopu (governo) temos em são tome? onde é que esta a fiscalização? não houve antes um estudo de viabilidade? são perguntas que se levanta….não era necessário a Paloma falar isso!!!!!!!!!!isto é um Pais de brincadeira…..e alguém por favor me ajuda a entender…..qual é a instituição que regula tudo isso? Dopu? rsrsrsrrsrsrsrsrsr……

  12. img
    nadaver Responder

    …minha gente….bastava retirar o “r” a mais – em causa está o direito legítimo de um ser humano. Sejam patriotas. Um abraço de Cabo Verde!

  13. img
    Killú Santos Responder

    Viva pessoal. Fazendo uma breve apresentação, chamo-me Killu Santos irmão de Paloma Santos,pela qual sinto um Orgulho enorme por lutar por esta causa tão nobre.
    Neste momento não me encontro em S.Tomé a residir por motivos pessoais mas não pude de ficar chocado com o conhecimento desta notícia. Depois de ler alguns dos comentários, constactei que o nosso País continua entregue a meia dúzia de indivíduos que se designam de “Políticos”. Digo isto porque na altura das eleições só se ouve falar do que vão fazer , não passando de falsas promessas e quando deveríamos de ver bons resultados deparamo-nos com esta realidade tão contrária ao prometido. Sem qualquer respeito pela segurança da nossa saúde pública e neste caso ,sem qualquer respeito pelo cidadão em causa. Não estou contra à construçao da obra mas sim que ela possa ser longe de qualquer habitação e num local com as devidas medidas de segurança pública.Neste caso em particular, não se vê qualquer tipo de seguimento das normas legais , já não falando na palavra reciclagem…
    Só me resta desejar um bem haja a todos os São Tomemenses e um muito Obrigado pelo apoio que tem dado a este contestamento, sem o qual não seria possível dar a conhecer internacionalmente alguma das muitas realidades do nosso tão querido País

  14. img
    Zumbakuê Responder

    De facto constatei tal facto, “in loco”, aquando da minha curta passagem, pela nossa ilha maravilhosa.
    Por acaso estava estacionado, em frente a porta da senhora e pude ver que estava a lamentar da situação.
    O cheiro nauseabundo, que emanava, põe em risco a saúde de qualquer animal, seja ele racional ou não.
    Penso que quem ordenou que colocassem contentores de lixo no referido local, não se preocupou com o risco de propagação de algumas doenças, dada a proximidade com a habitação.
    Tenham dó.
    Respeitem a população.
    Não façam discursos bonitos, para captarem votos e após as eleições,desrespeitarem as regras.
    Para terminar, o responsável pelo acto, deveria viver um dia nas mesmas circunstâncias, para entender e viver o que os outros estão a passar…

    Fuiiiiiii

  15. img
    olala Responder

    Concordo com Dna Stela so mesmo nos jornais deste pais para publicarem a identificacao toda de um sujeito, ja agora faltou ali a sua religiao, etinia etc,etc. Muda este sistema Tela Non.

  16. img
    olala Responder

    Muito bem Paloma quem cala consente ,temos que reclamar sim quando as coisas n vao bem ,para o melhor desenvolvimento do pais.Nota 1000

  17. img
    HN Responder

    Essa atitude do presidente camará mostra -nos como vivemos numa sociedade em que constroem e faz- se as coisas pelo joelho, tudo pensando no proveito próprio. Paloma solidarizo com a tua reivindicação, e espero que surta o efeito o mas rápido possível, é inadmissível essa construção. HN

  18. img
    Tomas Cardoso Responder

    Venho manifestar a minha solidariedade a Paloma Santos, dizendo que estarei a acompanhar este assunto até que esteja totalmente resolvido.

  19. img
    nocturne counter Responder

    Amei o seu post. Espero que mantenha a excelente qualidade
    de seu material, o que é raro no momento na net. As vezes visito aqui para me atualizar.
    Já compartilhei no facebook e todos os meus amigos estão curtindo Parabéns!

Deixe um comentario

*