Opinião

Resposta aos “travestidos” do téla nón e outros

Antes de mais, mesmo sendo simpatizante de um outro partido político, felicito o partido ADI pela vitória.

Quanto aos senhores “Ponto Final” “Konder ” zeme almeida “entre outros, venho desta forma vos dizer que a vossa ignorância não me causa nenhuma estranheza, o que me estranha é que mesmo com a vitória do ADI, os senhores (as) estejam ainda travestidos, escondendo por baixo do monitor com nomes falsos. Têm medo de represálias? Pensei que depois da vitória do Vosso partido os senhores estariam mais a vontade visto que o vosso “Messias “ganhou. Ou se calhar não acreditam no êxito e prevê um final desastroso.

“Ponto Final”, o seu comentário é tão ridículo, que chamar-te só de ignorante eu estaria a insultar os ignorantes, por isso vou chamar-te de “muito ignorante”, para que os ignorantes não se sintam ofendidos. Vê-se que o teu problema é falta de interpretação. Mas o senhor é BURRO? Ou faz-se passar por Burro?

De certeza que não sabes o significado do termo troika”, Troika é uma palavra russa que” designa um comitê de três membros”. Será mesmo que o senhor leu os meus artigos anteriores? Eu estaria a ser incoerente se fizesse um artigo a dizer que o Patrice Trovoada foi boa escolha do povo são-tomense, e que é um grande líder etc.etc.

O que falei e o que penso em relação ao seu Messias não tiro uma única palavra. A meu ver, Patrice Trovoada não merecia segunda oportunidade, mas não estou aqui para discutir a vontade popular. Cada povo merece o dirigente que tem. Nem sempre ganha o melhor. Mesmo não concordando com a escolha tenho que respeitar.

Desde quando apontar as causas da derrota do MLSTP é falar mal da Troika?

Já agora, o seu líder queixava que se ausentou aproximadamente dois anos por perseguição política. A perseguição já acabou?

Nesta eleição ganhou a estratégia bem planeada pelo ADI e pelo seu líder.

Quanto ao outro aparvalhado, chamado “Arge Trovoada”, quero lhe dizer que só não te respondi no fórum tela nón porque não sou membro deste fórum. Quero que ficas a saber que não recebo nenhuma lição de moral tua. Fico muito triste existirem “lambe-botas” como o senhor. Por sua culpa existem mais discotecas que bibliotecas. Te aconselho a ler meu caro, leitura não mata.

Aprenda fazer corretamente a interpretação de Texto. Aproveita como teu partido ganhou, peça uma bolsa e regressa a escola. Tas tão obcecado por Patrice Trovoada e pensas que todos têm que apoiar Patrice Trovoada. Na política não vale tudo. Vejo que o senhor de tanto amar Patrice Trovoada ficou cego, e não vê mais nada pela frente. Se Patrice lhe mandar atirar para ponte 25 de Abril de certeza que farias. Vá ao veterinário, vai-te fazer muito bem.

Espero que com a vitória do partido ADI, pessoas como esses senhores não venham a exercer nenhuma função na administração pública São-tomense, e nem exerçam nenhum cargo Público, porque se for o caso estaríamos muito mal servidos.

Cumprimentos

Adair Ribeiro

 

    54 comentários

54 comentários

  1. stp

    17 de Outubro de 2014 as 11:42

    pelo visto voce tambem tem que ler mais. porque um homem de muita leitura nao pode deixer ao nivel daqueles dos tal ignorantes. ficarias bem melhor a responder sem insultos. penso eu.

    • Carlos Neves

      17 de Outubro de 2014 as 15:32

      Depois desta resposta, o que digo Ponto Final é seguinte”Ponto Final é pra saber, pra deixar de meter com Adair Ribeiro”.Estas escondido no anonimato.O artigo “O messais do ADI GANHOU” SÓ MOSTRA UMA COISA: que o Adair é democrata, mesmo ele não sendo do ADI DEU PARABÉNS AO adi pela vitória.Os senhores só sabem catalogar, já que o jovem teve artigos anteriores a criticar o seu líder não pode hoje felicitar o seu líder pela vitória.Isso é ser democrata.Ele falou bem do Patrice por acaso?
      Não vejo falta de coerência nenhuma, ele felicitou o ADI pela vitória,ADI,não é só Patrice Trovoada.O senhor Ponto Final levou muita pancada, é pra saber, pra deixar de beber e comentar atoa.Pra deixar de meter com Adair Ribeiro.

    • Martelo da Justiça

      20 de Outubro de 2014 as 8:55

      Já vi muito boa gente, gentes com formação superior, os ditos “doutores” que andam a escrever neste fórum e nas redes sociais que não escrevem tão bem que esse jovem. Cá comigo, apesar de pequenos falhas, apesar da sua idade o Adair escreve muito bem e quero o felicitar e o encorajar para continuar. É isso que muitos deviam fazer e não andar a denigrir o jovem só porque não tem a mesma opinião que nós. São dessas e outras que o nosso Pais não avança. Ele ainda é muito novo e de certeza que vai melhorar e quem sabe teremos no futuro um grande escritor. Parabéns Adair!!!

  2. Inna Leite

    17 de Outubro de 2014 as 11:43

    Frustração Total Compra uma corda e resolve tudo. Que a sua alma descanse em Paz

    • bintoudjalo

      17 de Outubro de 2014 as 13:32

      Anna, você e peste.
      Desejar à morte à alguem, só mesmo sendo capeta…como você! Adair não merece isso. Nada vai-lhe acontecer!

  3. Inna Leite

    17 de Outubro de 2014 as 11:49

    Frustração Total “atira se ao mar ou pega numa corda e resolve o Problema” Descansa em Paz

  4. Ponto final

    17 de Outubro de 2014 as 12:15

    Me caro Adair não imaginas a honra que me deste ao responder, da forma como respondeste ao comentário de opinião de um simples internauta, que, por sinal, nem foi alvo de censura do TELANON (talvez porque não desceu ao nível baixo em desceste). Mas fica descansado meu caro, mesmo estando a escrever em anonimato ( que, aliás é um direito que se me assiste, enquanto cidadão livre e com direito a sua privacidade), não teria qualquer problema em lhe responder frontalmente e em primeira pessoa. Não faço por várias razões: 1.º Porque não creio que o teu artigo tenha tanta relevância ao ponto de merecer a minha aparição;
    2.º Porque tenho a convicta certeza que ainda tens muito que apreender na vida (a tua fúria, teu carácter demasiado impulsivo e nervoso não coadunam com a minha forma de debater ideias)
    3.º Porque demonstraste que não tens capacidade de resistir a pressões e debater ideias acima de tudo.

    Mas meu caro, apesar de eu estar no anonimato, escreva uma coisa nos diferentes circuitos da tua mente: Eu nunca baixarei ao teu nível, ao ponto de insultar-te. E sabes porquê? Simplesmente porque não estou desesperado meu caro.

    Eu simplesmente o critiquei, (e Homens que são Homens devem ter a capacidade de aceitar criticas) porque verifiquei e«a existência de contradição, relativamente à forma e a cortesia com que te dirigiste, desta vez ao ADI e ao PT, a que foi notoriamente diferente do teor e da raiva, espírito de perseguição transparecidos nos teus artigos anteriores.

    Mas meu caro, seja tu, Homem de verdade, porque já tens idade para tal e tenha a coragem de fazer meia culpa e admita que da outra vez exageraste.

    Não venha agora tentar tapar o sol com a peneira e dar-me de uma de analista imparcial. Para isso tinhas que sê-lo nos demais artigos que escreveste.

    Por último, meu caro, aconselho-te a ter mais calma, pois está fúria não te levará a lado nenhum. Ao menos que queiras tu, lutar contra fantasmas, porque é isto que eu e quase 99% das pessoas que comentam neste forum são.

    Tenha calma e reveja as tuas atitudes, tanto as de agora como as anteriores. Só fazendo autocráticas é que terás a capacidade de criticar como maior convicção e coerência. Já agora, uma vez mais, muito obrigado pelas tuas explicações quanto a etimologia das palavras TROIKA e Coerência. Assim escuso-me de ir ao Google ou ao Wikipédia e companhias.

    Abraços e até já (Sei que não resistirás em contestar)

    • Carlos Santos

      17 de Outubro de 2014 as 13:55

      Senhor Ponto Final,
      essas são as tuas palavras: (e Homens que são Homens devem ter a capacidade de aceitar criticas)e eu dizia o seguinte homem que é homem não tapa a cara com a mascara para atacar o outro como no seu caso. Poruqe que você não enfrenta Adair Ribeiro ao olho num ? Tens medo de quê.

      • Ponto final

        17 de Outubro de 2014 as 14:40

        Caro internauta “pseudónimamente” identificado como “Carlos Santos”. A resposta é simples e está no nome por si adoptado para publicar o seu comentário. Mas repare, uma coisa o Sr. ADAIR disse que os que o criticaram são todos do ADI e fanáticos por PT. Ora, meu caro, se a questão fosse simplesmente aparecer então nenhum dos que o criticaram teriam problemas em dar a cara pelo seu líder, pelo seu “messias”, já que este, com ou ou sem desespero de alguns, será o próximo Primeiro Ministro de STP. O único problema aqui meu caro é hoje em dia com as facilidades de se aceder as Informações, nenhuma informação ou comentário passam despercebidos da analise ou critica das pessoas e o SR. Adair terá que saber conviver com isso. O SR Adair terá que assumir que ele exagerou quando atacou PT e depois veio tentar lançar água benta. Mas foi, prontamente, desmascarado e então viestiu novamente a pele do “demónio”. Somente isto é que está em causa. Nada mais… E Isto não é motivo para ter que enfrenta-lo cara a cara. não tenho mais tempo para isso. Até porque a epoca da campanha já terminou e o povo já ditou as regras (“Quem é que manda: Povo! “Quem é que manda: Povo!”Quem é que manda: Povo!”

        • É pra saber

          18 de Outubro de 2014 as 13:40

          Ponto final estou com pena de ti. Não respondeste o ADAIR SE ES BURRO ou se passas por burro? Mas eu respondo es muito BURROOOO.tOMASTE MUITA pancada. É pra saber,pra deixar de meter.

    • bintoudjalo

      17 de Outubro de 2014 as 14:20

      Antes de mais, quero agradecer ao Adair por ter-me esclarecido com este artigo que tirou-me todas as dúvidas sobre o precedente, que eu nao soube interpretar bem, pareceu-me ambíguo. Neste, reconheco o Adair, jovem com idéias claras e determinadas, dinâmico e sobretudo inteligente.
      Adair, voce está na boa via, é assumido e tem uma posição respeitosa e respeitável….e é útil à sociedade, por esta e + razoes é que me permito de aconselha-lo de não dar importância aos imbecis, invejosos, pobres de espírito e que por cima São os OVNIS … Escondem-se tendo falsas identidades, q aliás mostra perfeitamente que vivem na falsidade de A à Z… Não assumidos, e assistidos!
      Adair, não lhes dê importância.

    • Adair Ribeiro

      17 de Outubro de 2014 as 14:22

      Ponto final, eu quando falo não escondo por trás do monitor.O seu partido ganhou porquê ainda esconde por trás do monitor?Seja homem.Escreve com nome verdadeiro.O meu desafio para si.

      • Ponto final

        18 de Outubro de 2014 as 11:23

        Acha que seria tão lunático ao ponto de me expor ingenuamente como tu, rapazinho. Talvez o faria, mas apenas se fosses capaz de convencer-me do que te impediu de abordar os pontos negativos do líder da Troika, GC, para o teu MLSTP, até o momento em que ainda não haviam saído os resultados do célebre 12 de 10 de 2014? O que te impediu? Era medo do GC? É que ainda não foste capaz de contestar este ponto, apesar de eu te ter desafiado a muito mais tempo. Convença-me Adair. Mas sem ficar nervoso e frenético.

    • Paulo Sousa

      17 de Outubro de 2014 as 14:27

      Adair Ribeiro massacrou o “Ponto Final”, Ponto final deveria ter vergonha.Sai do anonimato.seja homem.O senhor foi massacrado por um jovem.
      Força Adair

  5. Bruno F.

    17 de Outubro de 2014 as 12:18

    Se a ideia deles era te atingir, com essa resposta sua, você só demostrou a tua fraqueza. Quando se decide atacar alguém, principalmente quando essa pessoa é vista como Messias por quase 55% dos eleitorados santomenses, é claro que você também seria atacado. Pior ainda, é menosprezar inteligência de quem te ataca. Isso só te vai colocar em situação de inferioridade. Só para lhe dizer que a tua resposta ficou muito abaixo do nível de ataque do Sr Ponto Final.

    • bintoudjalo

      17 de Outubro de 2014 as 14:30

      ….mas idéia, Bruno. Comento sobre o assunto com coerência, sem emoção. Embora eu possa compreender , pois que o seu líder , lá conseguiu ganhar, apesar de ter estado durante 2 anos longe do povo, de STP e de todas as preocupações nacionais. Isto porque era perseguido ….felizmente que mágicamente, os espíritos fizeram com q já não é + perseguido. Por que motivo? Mistério!!!!

      • Bruno F.

        18 de Outubro de 2014 as 21:41

        Eu poderia simplesmente dizer te que o meu líder ganhou e teu perdeu. Mas confesso que isso é o que menos importa. A tal perseguição podia não ser tão dramática como o ele dizia. Se quiser pensar sem emoção vai perceber que quem alimentou a ideia de perseguição foi a Troika e seus lideres. Fazia sentido a tentativa do impedimento da viajem do PT logo após a queda do seu governo? Fazia sentido publicar o edital? Fazia sentido todos os dirigentes, simpatizantes e militantes doutros partidos que não ADI ter como PT o único alvo a abater? Pior do que estar fora, é estar dentro do país a delapidar tudo que é bem publico. É ser parasita do estado santomense e maus gestores de bens públicos. Vocês só precisavam perceber que apontando o erro ou ponto fraco de PT não iam fazer de vocês melhor que ele. Vocês tem que trabalhar para ser melhor e deixar de preocupar com adversário.

        • INOCENTE

          19 de Outubro de 2014 as 11:17

          Sr. Bruno, muito obrigado. Estas gentes da TROIKA sao tao BURRAS que até entao elas nao conseguem virar o disco e tocar outra musica. Qual dos seguintes aspectos perjudica mais o país? Estar fora por dois anos ou estar dois anos a delapidar o país? Os dois anos em que o PT esteve fora, deveria preocupar mais aos militantes do ADI do que os da TROIKA. Até parece que foi o unico dirigente político no mundo que se ausentou do seu país e regressou para ganhar as eleiçoes…
          Voces da TROIKA devem párar e reflectir sobre as vossas acçoes e os problemas socieconomicos do país. Se tomaram o poder a dois anos atraz, era para trabalhar, nao para delapidar o país e dar tachos aos vossos. O povo viu atentamente tudo isso e vos penalizou. Agora tratem de mudar de disco, pois este ja está riscado e toca muito mal para os ouvidos do povo sao-tomense.
          O povo nao viu o PT como a causa das suas pobrezas ao contrario da TROIKA…é isso que interessa e por isso ele e o ADI foras as preferencias da grande maioria dos sao-tomenses.

        • bintoudjalo

          19 de Outubro de 2014 as 20:43

          ….não TENHO partido! Denuncio aqueles que São homens DESONESTOS, corruptos, cambalacheiros, mentirosos, como é o seu líder, que alias, é o PRIMEIRO na cabeça da lista, dos ditos Vadios e GATUNOs da républica de STP. Quanto ao MDFM do F. De Menezes, não é + segredo para nenhum são-tomense q tratou-se de 1 acordo entre oMiguel Trovoada e FM para as trocas do poder entre eles….os Trovoada São a desgraca de STP. É um facto!

  6. Abdel Coelho

    17 de Outubro de 2014 as 13:52

    Meus caro(a)(s)compatriotas não fica bem estar agora lavar roupa suja em praça pública. Aos mais afortunados pela inteligência ou capacidade de raciocínio, e os que possuem défice de conhecimento ou capacidade de cognição diminuída apelo ao bom censo no linguarejar utilizado para explicarem seus pontos de vista.
    É certo que no dia 12 de Outubro de 2014 o povo de forma clara e simples demonstrou a sua vontade de forma muito bem expressa e clara nos resultados eleitorais.Agora não podemos deixar enganar por alguns indivíduos que dizem ser POLÍTICOS e com falsas e controversas declaração mergulhem S.Tomé e Príncipe no vazio há mais de três dezenas de anos.Na corrida ao PALÁCIO do POVO todos têm ideias, projectos para erguerem novamente S.Tomé e Príncipe e levar ao portos dourados. De costa Africana mais bela com PORTOS de ÁGUA PROFUNDA há DUBAI certo é que continuamos assistir esses mesmos intervenientes outrora nos mesmos Partidos, hoje ramificando de forma angariar mais fundo. Caricato é dizer que estes senhores não têm respeito por ninguém nem mesmo por eles e querem governar um País tão maravilhoso que é nosso STP.
    A falta de saber SER e ESTAR levou a que as pessoas que o povo indigitou e designou para os defender o seu interesses o fizessem,em vez disso estamos assistir um vazio de ideias, desmando,corrupção, anarquia, aumento de criminalidade,prostituição,etc.etc.etc….
    Meus prezados a Comunidade Internacional está atenta, por isso não basta estar sempre de braços estendidos.Temos que ser nós a desenvolver, dinamizar nossa economia para depois eles investiram. Não é só Turismo, Cacau,Café que temos. Agricultura e Pesca também são opção.
    Um bem haja todos

  7. Homem do povo

    17 de Outubro de 2014 as 14:51

    O povo foi escolher trovoada? non sa mali.O ponto final mostra a cara.Senhor é um grande desgraçado igual ao seu lider Patrice Trovoada.

  8. Homem do povo

    17 de Outubro de 2014 as 14:54

    Adair Ribeiro es enorme. Hoje os que escolheram Trovoada estão a rir, mas amanhã vão chorar.chorar. Patrice tem que responder na justiça.

  9. Homem do povo

    17 de Outubro de 2014 as 14:55

    Adair Ribeiro és enorme. Hoje os que escolheram Trovoada estão a rir, mas amanhã vão chorar.chorar. Patrice tem que responder na justiça.Ele andou refugiado durante 2 anos a fugir da Justiça.
    Força Adair Ribeiro

  10. 2014

    17 de Outubro de 2014 as 16:11

    Ponto final procuró contró.Levaste muita pancada Ponto final.É pra saber,pra deixar de meter.

  11. Emilio Frota

    17 de Outubro de 2014 as 19:02

    Não sei, sinceramente, que tipo de instrução, teu pai( Domingo) te deu, vejo pelos comentários dele no fórum telanon. Ele que é um critico acérrimo da precariedade do regime instalado em stp, chegando a publicar post, quase que diariamente, permitir que o seu filho, seja tão lunático, e desrespeitoso, revela tão somente a podridão que é o ego do homem santomense. Tu queres atenção, cresça e apareça, essa tentativa esquizofrênica de atirar no escuro, mirando no que viu pra acertar no que não viu não te levará a nenhum lado , antes sim, te prejudicará e mto. A tentativa desesperada de fazer um marketing com a sua figura, qd n preparado, devidamente, como é o seu caso, pode destroçar o seu perfil, não se pode estar a escrever atoa como se de um louco se tratasse. Tu escreves mto mal, alem do mais, as ideias sãos desconexas, qd se ergue a bandeira de uma determinada causa, ha que saber defendâ-la em todas as circunstancias, agora estar ai , tal qual uma marionete, vai te custar caro. Em suma, menino, vá da uma boa estudada , leia uns bons pares de livros, e depois apareça, porque deste jeito , so fazes figuras mediucres.

    E só um adendo para o Jornal Telanon: Abel meu querido , te tenho em maxima conta, sinceramente, se me perguntassem, o que se faz bem em stp que me dá orgulho, diria, RGULHOSAMENTE, que é o Telanon, sim esse jornal, embora , recentemente, tenhas caído na tentação de deixar a canoa pender para um lado, ainda sim,é o que de melhor se faz em stp, entao por favor, não caia no erro de publicar essas besteiras de lunáticos sem freios, se não, daqui a pouco, o teu jornal estará mais parecido com o jornal parvo

    saudações tristes direto das terras de vera cruz

    • É pra saber

      18 de Outubro de 2014 as 13:44

      Emilio o senhor não faz falta a sociedade. Cada um é livre de escolha. O jovem não é lambe-botas como o senhor, que não trabalha e é um parasita que depende de Patrice Para viver.O Adair é corajoso, diz as verdades sem papas na língua. É pra saberrrrrrrrrrrrrrrr

    • Quem procura ?

      18 de Outubro de 2014 as 13:49

      Gostei Adair Ribeiro. O Emílio pensa que toda gente é parasita como ele. Um simples comentário cometes tantos erro Emilio?Segue o conselho que o Adair deu ao Arge Trovoada, outro parasita igual a sí.Regressa a escola Emílio pra deixar de beber.

    • Adair Ribeiro

      18 de Outubro de 2014 as 13:54

      Quem disse ao senhor que O Domingos é meu pai? Deixa de falar atoa. Pessoas como o senhor não faz falta na sociedade. Cada um é livre, mesmo se o Domingos fosse meu pai, eu sou livre de escolher o meu partido. Eu não sou igual a ti que vive de dinheiro de Patrice Trovoada. Informa antes de dizer barbaridades.

  12. zeme almeida

    18 de Outubro de 2014 as 3:14

    No comment.O mundo ditará.

  13. Ponto final

    18 de Outubro de 2014 as 10:16

    Adair eu já sabia que não ias resistir em contestar, mas admito que o que eu não sabia, e só tive confirmação agora, é que o teu único propósito e o dos poucos outros que também travestidos te defendem é unicamente vencer, humilhar e maltratar o ” Ponto Final”. Mas que desafio mais lunático e patético. Caso para citar o nosso jovem e promissor cantor Leo boca copo: “dodô ku sa dodô na tê vlegonha fa família dodô só ka tê vlegonha”. Só mesmo o sr Adair no limite da sua “superior inteligência” e os demais travestidos em nomes supostamente verdadeiros poderiam se conformar que venceram um cidadão anônimo, sem rosto, um “fantasma”, como ele mesmo se apelidara. Agora fiquei mesmo desapontado, esperava mais da tua “suprema inteligência”, Adair. Mas se for para aliviar teu estresse e a tua (in) sanidade mental vou fazer a caridade de aceitar que fui humilhado, maltrado e derrotado. Coitado de mim… E agora que consequências públicas vai ter a minha imagem como “ponto final” . Mas mesmo assim Adair , mesmo assim, eu tenho uma saída e airosa para todos os Trasvestidos, vou pôr um ponto final no “ponto final” e amanhã aparecerei como “ponto de exclamação” ou outro ponto qualquer. E tu Adair que farás? Há! Quase que me esquecia, saíste “vencedor”. Mas meu caro, apesar da minha anunciada derrota o que mais me doeu foi saber que afinal perdi meu tempo e fui derrotado por ti e outros também travestidos que pensaram que me derrotaram. Só espero que esses travestidos sejam apenas Adair camuflado em outras nomes, caso contrário precisaremos de formar muitos mais psicólogos e médicos psiquiátricos.

  14. Miguel

    18 de Outubro de 2014 as 13:59

    Adair Ribeiro, o Arge é um tresloucado, ele não tem poder de critica, fica no fórum como um maluco a responder para Patrice. Adair não desce ao nível deles.

  15. Jorge Coelho

    18 de Outubro de 2014 as 14:16

    Depois disso só resta o Ponto final colocar um ponto final, ir a escola para saber fazer interpretação de texto. Ou enfiar a cara no esgoto. Toma-é pra saber.

  16. Pega Leve

    18 de Outubro de 2014 as 16:32

    Vocês são todos sem vergonha, tirado a alma que não merece.
    lembrem-se que começar não é o final!

    Cumprimentos

  17. mcbloom23

    19 de Outubro de 2014 as 18:38

    Realmente….! Dei-me ao trabalho de ler no inicio da pagina do jornal, as regras de comentarios. Diz entao assim: “Este jornal não aceita comentários que:” (nao as reproduzirei todas)no ponto 2: “Contenham cunhos racistas, discriminatórios ou ofensivos de qualquer natureza contra pessoas e instituições” e no ponto 4: “Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias”. Infelizmente, como na maioria das situacoes em STP, as regras tardam em serem cumpridas…

    • Ponto final

      20 de Outubro de 2014 as 8:31

      Muito bem visto! Dos melhores comentários (mesmo vindo de alguém em anonimato, como eu, ou melhor “travestido” como diz o outro. Mas o pior, caro (a), é que o próprio título da opinião publicada (que passa a ser, pelo menos 50% de responsabilidade do TELANON). Simplesmente inadmissível… Mas infelizmente este é o tipo de oposição que se está a tentar construir para os próximos tempos. Muita sujeira virá por aí porque há gente neste terra que não sabe viver, que não sabe estar, senão quando está em cima do poleiro….

  18. Jorge Casanova

    19 de Outubro de 2014 as 21:36

    Não conheço pessoalmente nenhum dos intervenientes que têm trocado mensagens entre si sobre a matéria em causa. Embora não goste de, e cito um provérbio popular, “meter a foice em seara alheia”, não devo meter a cabeça na areia e fingir que nada está a acontecer nestas trocas de mensagens. O que está a acontecer é grave, é feio, e é descabido. O teor das mensagens reflecte o que é a nossa actual sociedade; reflecte aquilo que somos actualmente como povo, como país; reflecte o estado em que se encontram a Nação são-tomense, a classe política, os quadros médios e superiores, a Cultura, as Artes, enfim, estamos num caminho que não nos vai trazer coisas boas. Por isso, o que se pede a todos nós, sobretudo os jovens, que tenhamos calma, controlo na linguagem e respeito uns pelos outros. Se numa simples troca de mensagens agimos assim, como será se fosse por uma questão em que está em causa a nossa saúde, o nosso dinheiro, a nossa família? Mesmo que uma ou outra mensagem seja menos agradável, mesmo que tenha inverdades, mesmo que não nos agrade, não devemos ser agressivos com palavras. Verifico que uns intervenientes colocam-se em bicos dos pés, olhando para baixo, pensando que sabem tudo e mais alguma coisa. Outros por falta de argumentos insultam. De um modo geral são jovens e muitos ainda têm muito de aprender na vida. Uns pensam que por terem um curso superior, são superiores a outros. Mas não são. Como disse no início desta mensagem, não gosto de “meter a foice em seara alheia”, mas se tivesse de comentar o artigo intitulado “O Messias do partido ADI ganhou”, aconselharia o articulista – que se coloca muitas vezes em bicos dos pés -, muitas coisas, entre as quais: aumentar a sua cultura geral, lendo muito mais obras de escritores de renome mundial; ler a História Universal; saber através dos nossos compatriotas mais velhos, de são-tomenses mais cultos e informados sobre a história social, política e económica do nosso país; e utilizar o corrector ortográfico para não maltratar tanto a língua e a gramática portuguesa. Como jovem que parece ser, e se quer ser articulista sério e digno, aconselho-lhe a não responder da mesma maneira as críticas que lhe fazem, mesmo que estas sejam injustas. Não é com insultos que passamos a ter mais razão. Cumprimentos para todos.

    • Ponto final

      20 de Outubro de 2014 as 10:19

      Gosto do seu comentário e “ponto final”. Só faltou dizer que mesmo alguns que estão no anonimato, em momento algum desceram ao nível do autor da publicação. Mas infelizmente, meu caro, eu também fiquei indignado e preocupado. Por isso, pergunto,será com este tipo de gente, gente incapaz de rebater um ponto de vista, sem cair na baixeza de proferir insultos (mesmo em primeira pessoa e em nome próprio) que vamos no futuro construir o reestruturar forças políticas capazes de serem alternativa ao ADI (algo, alias desejável em qualquer democracia saudável. Deste jeito, com este tipo de gente, não é preciso ser vidente para se perceber que as futuras eleições ditaram a extinção de muitas forças políticas. Ao menos que haja uma mudança repentina de mentalidade. Haver vamos.

    • bintoudjalo

      20 de Outubro de 2014 as 18:35

      Fazer moral parcial, é enorme da sua parte. Aí há gato. Diga logo, qual é o posto que lhe espera junto da ADI, prometido pelo seu líder P.T. ? Ou então quanto foi o banho?
      Vá apanhar gafanhotos. Você nem AMOSTRA tem para si quanto + para os outros. Vá acabar de se formar intelectualmente, ou entao vocessemece é um aborto intelectual. Não ocupe o espaço com disparates, por esmola!

  19. Reflexão

    20 de Outubro de 2014 as 10:07

    Vou convidarvos: Odair Ribeiro, Ponto Final e outros a olharem para Jesus, o Único Perfeito e Santo. Ele prometeu regressar e em breve O fará. É tempo para deixarmos de querrelas, insultos e provocações. Cofessémos a Ele os nossos pecados e receberemos o perdão, gozo e paz.

  20. manuel soares

    20 de Outubro de 2014 as 13:09

    Meus caros boa tarde, tive o prazer de ler os vossos artigos, mas por favor e por amor à Deus, digo-vos: – educação, disciplina, respeito, tolerância, e acima de tudo, amor ao próximo sempre, não deixemos que as coisas más e a arrogância inútil e cega aposse de nós e nos mate, sejamos moderados , um bem haja à todos.

  21. Addon Tiny da Cruz

    20 de Outubro de 2014 as 16:58

    Quero em primeiro lugar dizer os caros leitores que eu não tenho nada a ver com Aldair, nem com as materias de factos por ele escritos, ou seja o conteudo da sua escrita quer seja a favor desse ou contra aquele.
    Simplesmente apareço aqui porque ja li diversos textos feito pelo jovem que ate posso chamar de miudo no bom sentido da palavra pela sua idade, que para mim é um individou que revela uma grande capacidade intelequetual independentemente daquilo que escreve, é um jovem que promete muito, eu quero dizer de fundo de coração que nosso estado deveria da uma atenção especial a esse jovem como forma de insentiva-lo quem sabi si daqui não poderá surgi o substituto do Dr. Carlos Bene. Sem mais delongas vem felicitar-lo pela suas escritas que demonstra uma grande mestria nas frases, que deve continuar nesse caminho mais procurando sempre não interferir nas questões de natureza pessoal mais sim de questões socias.
    Quero aproveitar a oportunidade para pedir o senhor(na escrita) Aldair o seu conctato movel. para falar pessoalmente com o mesmo.

    • Luiz felipe

      23 de Outubro de 2014 as 17:05

      Conheci pessoalmente Adair Ribeiro, quando estive em Portugal, é muito perspicaz, um jovem muito atento a política São-tomense e não só.Este jovem aproveita toda a oportunidade para vender imagem do seu País e na sua Universidade já falou de vários assuntos concernente ao África e São Tome e Príncipe em particular.É uma pessoa muito educada e amiga.Graças a ele aprendi mais sobre a África e pretendo um dia visitar São Tomé.
      O único contacto dele que tenho é o email: adairsousa_@hotmail.com
      Força Adair Ribeiro

  22. Rubem Teixeira

    21 de Outubro de 2014 as 13:36

    para quê perder tempo com um debate em que não esgrime saberia para justificar as respectivas opiniões. parecem treinadores de bancada a dar palpite sobre jogos e jogadores dos quais mal conhecem as regras e muito menos alguma vez experimentaram vestir a pele dos tratam mal com comentários sem factos confirmados e indesmentíveis. cuidado com língua… a democracia é mais que simplesmente o exercício de opinião insultuosa entre irmãos só porque estão em lados opostos da política como se cada um fosse dono da verdade absoluta. que papelão…

  23. Wanila Zita

    21 de Outubro de 2014 as 15:24

    A pessoa é livre de expressar o que lhe vem a alma, de não se simpatizar com partido algum e não gostar do PT ou quem quer que seja mas existem formas politicamente correctas de o fazer sem que haja necessidade de recorrer a insultos e baixaria..
    É muito triste ver como nós nos tratamos sem qualquer respeito e educação. Que o Senhor tenha piedade e misericórdia de todos nós, porque do jeito que estamos arrogantes e grosseiros, de nada nos servem a faculdade, o dinheiro e a juventude.

  24. Atento

    22 de Outubro de 2014 as 14:35

    Meu caro Ponto Final e Adair.
    Não me quero meter na vossa disputa, mas desculpem-me dizer-vos o seguinte:
    1 – Adair, cada um usa o NICK que quiser e não lhe compete a si solicitar a identidade de qualquer pessoa que aqui exponha a sua opinião sobre que assunto for. Assim, deixe de fazer de cavalo de batalha o facto do colega Ponto Final não querer identificar-se pelo seu nome, o que ao fazê-lo está no seu mais elementar direito.
    2 – Ponto Final, não discuta política com quem defende partidos do “Velho do Restelo” isto é, partidos que se formaram para defender interesses e ambições próprias á custa do resto do povo. Não vão chegar a lado nenhum, nem se convençam que defendem o melhor para o pais.
    Enfim, podem estar convencidos que o que defendem é o melhor, mas sujeitam-se sempre a haver alguém do contra e como tal discussão de política dá sempre em confusão.

    Por fim, e para que fique claro ao sr.Adair, “travestidos” é o seu pai, que com a mente confusa de tanto vinho de palma, acaba por dar um nome ao filho que não tem significado nenhum, a não ser demonstrar que estava alcoolizado no dia do registo.
    Tenho dito.

    • Afonso

      24 de Outubro de 2014 as 9:59

      Senhor Atento, bom dia!Pelo visto de atento o senhor pouco ou nada tem.De certeza que o senhor não conhece o pai do Adair Ribeiro.O pai deste jovem é um dos empresários mais bem sucedido em São Tomé. Informa-te melhor.O senhor não chega nem a unha dos pés do pai dele, cresça e apareça.Sei que um homem não se mede por aquilo que tem, mas se o senhor tivesse só metade daquilo que o pai dele tem….O único alcoolizado aqui é o senhor.De bêbado pai deste jovem não tem nada.Conheço pessoalmente o pai dele, é um homem exemplar,bem formado, muito respeitado e com muito prestigio, a comparar com o pai dele és um lixo.Digo isso porque conheço está família.Quanto ao Adair Ribeiro, é um jovem muito respeitado,bem formado e inteligente.O pai dele pertence ao partido ADI, é amigo pessoal de Patrice Trovoada, fico satisfeito em ver que isto não lhe impede de dizer o que pensa.

      • Sicero

        25 de Outubro de 2014 as 7:56

        quem tem um pai assim deveria ser muito mais educado e sábio. Mas não foi o que este jovem, talvez nascido em bom berço, tem transparecido. Se eu fosse pai do mesmo teria vergonha e preocupação ….

        • Afonso

          25 de Outubro de 2014 as 23:46

          E ele é muito educado.Só por responder dessa forma deixa de ser educado?Sicero,responde o que leva a dizeres que ele deveria ser mais educado?Todos temos direito a resposta.O Adair Não insultou ninguém.

  25. Trovoão

    23 de Outubro de 2014 as 15:37

    Ó “PUTO” se estás frustrado pela vitória do ADI atira-te da ponte 25 de abril.Se eu fosse um dirigente do ADI no dia qe pusesses os pés ca estarias tramado.

  26. Trovoão

    23 de Outubro de 2014 as 15:40

    Fazia-te comer brôa amassada pelo diabo.

  27. DERROTADO

    24 de Outubro de 2014 as 11:43

    Adair Ribeiro precisa rapidamente de consultam psiquiátrica! Só se alerta para que seja acompanhado de um familiar, pois que alguns desses pacientes têm sido violados!

  28. Mario Soares

    25 de Outubro de 2014 as 20:46

    O Adair Ribeiro está num bom caminho. Ele tem uma vocação política que da orgulho. Eu gostaria de ler mais comentários deste jovem briliante. Parabéns, muita forca e couragem!

  29. Mario Soares

    25 de Outubro de 2014 as 20:47

    Quiz dizer “força”

  30. MANGOLE

    25 de Novembro de 2014 as 2:42

    Pelos os visto, Adair tem + competência que muitos aí que só querem limpar o carácter por trás de nomes falsos! é preciso ser humilde para ter uma certa capacidade de admitir a realidade, afinal de contas o Rapaz fala melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo