Opinião

Visão holística de São Tomé e Príncipe – Mudança de Paradigma

Como jovem interessado no desenvolvimento deste belo e maravilhoso país, tenho desenvolvido e apresentado de forma livre, alguns artigos e trabalhos sobre economia, oportunidades de negócios e investimentos em São Tomé e Príncipe.

Tenho dito que pensar não é uma opção do homo sapiens, mas sim, uma atividade inevitável. Como tal, temos vindo a observar a estratégia que o governo e algumas entidades privadas têm vindo a desenvolver.

Quando conhecemos as nossas necessidades, nossas metas e objetivos, de certeza que desencadeamos esforços com vista a satisfaze – las.

Quem está interessado em apresentar trabalho, não necessita de muitos recursos para trabalhar.

Com isso, o grupo HBD na pessoa do seu CEO (Chief Executive Officer) o Dr. Nuno Madeira Rodrigues, criou a Associação Empresarial de São Tomé e Príncipe. Uma organização que tem realizado e integrado empresas nacionais e internacionais com o objetivo de fomentar o ambiente de negócios no país. Ações, estratégias que do ponto de vista empresarial, são extremamente importantes para o desenvolvimento do país.

“O passado não é lembrado, mas reconstruido´´. (Dr. Augusto Cury).

Sim, com a reconstrução do nosso passado, afirmamos categoricamente que São Tomé e Príncipe está preparado para receber investimento de grande envergadura. O país está a reconstruir o seu passado num futuro risonho.

Nestes termos, o governo está a reformar o código de investimento com objetivo de criar maior incentivo, maior flexibilidade, maior integralidade para tornar o mercado mais atrativo e competitivo ao investimento.

Outra estratégia desencadeada pelo governo são as negociações das taxas de juros junto aos bancos comerciais com vista e objetivo a tornar mais flexível o acesso ao crédito bancário para investimentos.

São Tomé e Príncipe é um país virgem, atrativo e com diversas oportunidades de negócios. A visão e o objetivo é transformar São Tomé e Príncipe numa plataforma de prestação de serviços.  Portanto, esforços estão a ser envidados para que tudo se torne realidade.

Senhores empresários, homens de negócios, sejam bem-vindos a São Tomé e Príncipe.

Wadirluchtter Pires

 

    27 comentários

27 comentários

  1. sotavento

    7 de Abril de 2015 as 8:43

    A foto é um pouco ridicula.Isto para dizer que tem um 4×4??

  2. SEABRA

    7 de Abril de 2015 as 9:55

    Lamentàvel…que POBREZA DE ESPIRITO.
    Nao se pode comentar o RIDICULO…ainda bem que o ridiculo nao mata, senao muitos militantes e cipaios do ADI- PT, jà estariam MORTOS e enterrados!!!

    • Juka

      8 de Abril de 2015 as 12:48

      KA GANDA PARVOÍCE!

  3. Ma Fala

    7 de Abril de 2015 as 10:04

    Com todo respeito , nao pretendendo sartirizar e ridicularizar o esforco alheio, este artigo infelizmente nao tem nada de construtivo nao e apelativo e nao tem um apainel de fundo cativador e impulsionador a accao e reflezao.
    Telanom e imperativo que se prime um pouco mais pelo carater seletivo para nao criar descrensa e desencanto ao Jornal.

  4. maiquel dos santos

    7 de Abril de 2015 as 12:31

    É sempre bom pensar positivo isto torna a vida melhor, como se diz na lei da atracção ” aquilo que você pensa podes fazer acontecer se realmente focalizares”… Contudo força ai jovem…..

    • É?

      8 de Abril de 2015 as 7:34

      Pensar positivo é bom. Pensar realista e dizer coisas concretas, indicando o que está mal e a forma mais pacífica de corrigir não é melhor? Ter no presente alguém que faz seus negócios sem cuidar das contas públicas é algo que deve ser corrigido. Em vez de pensar nisso, vir dizer que “estamos a construir o passado num futuro risonho” é positvo ou é raciocínio inqualificável?

  5. Zé Boina

    7 de Abril de 2015 as 12:35

    Pronto, já cá faltava mais um armado em doutor e intelectual com um texto do mais banal e boçal possível.

  6. Eusébio Pinto

    7 de Abril de 2015 as 14:40

    No comment!

    Eusébio Pinto
    Luanda – Angola

  7. Wadirluchtter Pires

    7 de Abril de 2015 as 15:24

    Meus caros,

    As críticas são sempre bem-vindas. Se assim são fosse, não haveria reconstrução, reorganização. Com isso, digo que as críticas apenas fortalece o homem a dar o melhor de si.

    Abraham Lincoln foi um político norte-americano. 16° presidente dos Estados Unidos. Foi por diversas vezes derrotado e ridicularizado, mas no final, ele fez história. Com isso, digo categoricamente que não tenho problema em estar no ridículo. Vossos olhos só vêm o que a vossa mente quer.

  8. Sao-tomense

    7 de Abril de 2015 as 16:55

    Esse gajo não diz nada de jeito.Só quer aparecer.No fórum stp mesma coisa, muita gente lhe chama atenção.Sempre a gabar que ler muito, para oferecrem livros a ele.bla bla bla.poupanos Waldir

  9. Wadirluchtter Pires

    8 de Abril de 2015 as 8:16

    ******************TEMPO DE MUDANÇA/ ESCOLHA E DECISÃO**************
    Como habitual, tenho apelado de várias formas para revermos as nossas posições, os nossos comportamentos, as formas como temos vindo a fazer as coisas, e as estratégia que temos vindo a usar.
    O Tempo agora, é de mudança, escolha e decisão.
    Outrora, eu costumava dizer: “Acho que realmente espero que as coisas mudem´´.Mais hoje, aprende que a única maneira das coisas mudarem para mim será quando eu mudar. Meus senhores e minhas senhoras, STP só conhecerá melhores momento, quando nós mudarmos de atitudes e comportamentos que em nada dignificado a nosso povo/nação.
    Vos aconselho a não dizer: “Se eu pudesse, faria´´. apenas digam: “Se Puder, Farei´´. Vou mais longe, em STP, falta homens com esse espírito. Aquele que tenta dar de si, é maltratado, humilhado por aqueles que nada fazem.
    Às vezes, não importa qual é o lado do muro você vai escolher. O que importa é sair de cima do muro! Meus amigos, Nós, como povo, como um país, não iremos progredir sem tomar decisões.
    Na minha opinião, acredito que em geral, mudamos por uma das duas razões: por inspiração ou por desespero. Momento é de desespero, e sendo desespero uma das razões para mudar-mos, acho que a hora é esta.
    Conselho: “ Se não gostamos do modo que as coisas estão, então, mudemos-o! Nós não somos uma árvore.
    Desde 1975 que estamos indecisos. Por isso, digo o seguinte: A indecisão é o ladrão da oportunidades. Quantas oportunidades STP já perdeu? Meditem nisso.

  10. Gabriel Furlani Schultz

    8 de Abril de 2015 as 11:32

    Artigo essencialmente vago, idealista e superficial. O investimento externo em STP é restrito dado os grandes desafios que o país possui, seja de natureza política, social e econômica. O articulista não citou nenhum deles numa visão quase que de conto de fadas do panorama são tomense (conflitos institucionais e partidários; desafios em sua infra-estrutura energética e portuária e no fornecimento de gêneros, como o arroz; falta de capacidade adequada ao patrulhamento de sua zona marítima, etc.).
    E nós brasileiros diríamos o seguinte da cômica foto junto ao carro: “o cara está querendo aparecer”.
    Como leitor brasileiro e interessado nos assuntos do país irmão STP, esperamos melhores artigos deste que é o mais evidente periódico nacional e referência nos assuntos são-tomenses aqui no Rio de Janeiro e em São Paulo.
    abraços aos irmãos são tomenses

  11. m

    8 de Abril de 2015 as 11:48

    Não vejo nenhum mal neste artigo…

  12. paulo pedro

    8 de Abril de 2015 as 11:56

    ola..pessoal santomistas….sou caboverdeano..minha contribuição parapovo irmao:isso não é artigo –é informação.

    e nao leva a mal srº Wadirluchtter Pires,para um artigo,informação,qualquer materia académica,NÃO É PRECISO A OSTENTAÇAO DE RIQUEZA E DEMONSTRAÇÃO DE “PODER”..BASTA UMA FOTO TIPO PASSE ESTA BOM..FALEI CONSTRUTIVAMENTE..ABÇ AS ILHAS MARAVILHOSAS.” UM KRE MOSTRAA CAMINHO LONGE…………”

  13. Nuno Santos

    8 de Abril de 2015 as 16:59

    Infelizmente não aprendemos com os erros este é o maior problema de STP

  14. Nós junta món

    8 de Abril de 2015 as 17:30

    olá gente da terra
    Vamos ser optimista pelo menos um pouco
    eu não vejo mal, quando um JOVEM aparece com protejo ou ideias
    para o bem da nação que ele nasceu, nós invés de estender a mão como gesto
    STP recebemos como inimigo
    minha Gente td é para o bem da nossa TERRA Força Wardir P.

  15. Ralph

    9 de Abril de 2015 as 4:54

    Desejo-vos bem em criarem uma economia melhorada e atrairem investimento estrangeiro. Acho que tais investidores vão chegar se eles sentissem que existe um ambiente atrativo e lucrativo no país. Acima de tudo, precisam sentir que o nível de corrupção é baixo e que as leis serão respeitadas e não vão mudar em redor do seu projeto. Impostos reduzidos vão ajudar também, conjunto com a presença de procura económica interna suficiente para sustentar um negócio. Todos os dias, leio algo aqui na Austrália sobre muitas organizações que iriam sair deste país ao estrangeiro por causa dos impostos e as condições económicas que são supostos ser injustos e não lucrativos. Porém, estas empresas não o fazem porque as condições são, na realidade, tantas boas. O vosso governo tem de pôr em lugar um quadro para encorajar empresas estrangeiras que vale a pena estabelecer algo no vosso país. Neste momento, há um inquérito parlamentário sobre o facto de que empresas como a Google pagam poucos impostos na Austrália porque transferem os lucros para outras nações como a Irlanda e Singapore. Duvido muito que vão partir porque temos um ambiente económico que é bastante bom. Todo isto será muito difícil e estou certo que isto é algo que o governo considera diariamente. Estes são problemas que são muito difíceis resolver. Concordo com alguns outros comentadores que este artigo é um pouco vago, mas tem-se de começar nalgum lugar.

  16. Mecléklé

    9 de Abril de 2015 as 9:48

    Saudações!
    Começo perguntando se você tem noção daquilo que ultimamente tens escrito…É que fico com a sensação que perdeste vergonha e não te das conta do ridículo que tens sido!
    Meu caro jovem (Bajulador e lambe-botas) antes até perdia meu tempo lendo o que escrevias, mas de um tempo a essa parte tornou-se cansativo ter que levar com tanta palha. Pois, é notório a tua ansiedade em aparecer…Não é que seja mau, mas lamber botas para aparecer é ridículo…UPS… ates que esqueça, aconselho a pegar num papel e lápis ok!!!

  17. Mecléklé

    9 de Abril de 2015 as 9:51

    Saudações!
    Começo perguntando se você tem noção daquilo que ultimamente tens escrito…É que fico com a sensação que perdeste vergonha e não te das conta do ridículo que tens sido!
    Saudações!
    Começo perguntando se você tem noção daquilo que ultimamente tens escrito…É que fico com a sensação que perdeste vergonha e não te das conta do ridículo que tens sido!
    Meu caro jovem (Bajulador e lambe-botas) antes até perdia meu tempo lendo o que escrevias, mas de um tempo a essa parte tornou-se cansativo ter que levar com tanta palha. Pois, é notório a tua ansiedade em aparecer…Não é que seja mau, mas lamber botas para aparecer é ridículo…UPS… ates que esqueça, aconselho a pegar num papel e lápis ok!!!

  18. Wadirluchtter Pires

    9 de Abril de 2015 as 10:21

    Vejo muitos pessimistas por ai, e pouco optimistas. Que coisa
    Não é proibido debater.
    Não é proibido falar.
    Não é proibido apresentar ideias.
    Mais é proibido resmungar.

    Todos que estão aqui a resmungar, nunca apresentarão ideias ou opiniões. Só sabem apenas resmungar. O bom seria debater sobre a matéria que foi apresentado no artigo. Vejo que vocês só conseguem ver o PT, ADI e os seus (Bajuladores, lambe-botas, Cães, Bufos, Etc,). Bom, quando não se tem argumentos, as pessoas comportam do jeito que muitos estão a comportar aqui.

    Caro Ralph, Gostei da tua apresentação.

  19. VM

    9 de Abril de 2015 as 18:14

    Caro Wadirluchtter Pires,

    Sem stress! As pessoas não estão a ser pessimistas ou simplesmente a resmungar. O que se passa é que, como o devido respeito, aquilo que o Sr. postou (e foi aceite, infelizmente, pelo Tela Non) é tudo menos um artigo (de opinião ou de outra coisa qualquer). É de uma pobreza tal que ninguém minimamente sério e normal consegue debater, falar e/ou apresentar ideias como o Sr. pretende. É que não se pode debater e apresentar ideias sobre algo tão vago, pobre e mesmo irresponsável. Por isso concordo com os que acham que o Tela Non tem de fixar alguns requisitos para que um texto (é o caso de seu, muito pobre, mas não deixa de ser um simplório texto) seja admitido a publicação. O Sr. não está impedido de transmitir as suas ideias, mas não pode deixar de concordar que terá de fazer algum esforço para que aquilo que apresente seja minimamente coerente e articulado, concluindo com algo que tenha algum interesse. Sob pena de ser apenas aquilo que lhe têm apelidado: chato, inconsequente, brincalhão. Não há paciência para este tipo de brincadeiras. E, por favor, não se ofenda. É apenas uma ajuda para que caia na real e volte depois, se conseguir, com algo mais sustentável, mais coerente e menos elucidativo de preguiça, a mesma que tem assolado este país onde todos ou muito pensam que basta saber, às vezes mal, ler e escrever, para pensar de sabe tudo, manifestando grande intolerância às críticas, não raras vezes merecidas.
    Passar bem.
    VM

  20. cumé latu

    10 de Abril de 2015 as 7:01

    Esse Wadir Pires, quer aparecer a todo custo, faz-me lembra um tal de “intelectual” Esterline Gênero que vivia plagiando os texto aleios e um belo dia foi desmascarado. O “fitchiento” do ADI Waldir não está muito longe de ser desmascarado. O outro que está na mesma linha é o tal de olho viló de Osires. Bando de oportunistas sem vergonha.

  21. Wadirluchtter Pires

    10 de Abril de 2015 as 9:53

    Caro irmão e amigo Cumé Lato, porquê interferir outras pessoas aqui? o que tem o olho viló do Osíris Costa haver com este artigo? Falem o que quiserem da minha pessoa, mas, não traga para este campo, quem não é aqui chamado.

    Tudo isso demonstra ódio, inveja, incapacidade rancor que o homem e mulher São-Tomense carrega no coração. Até onde iremos chegar com esses comportamentos? Uma pessoa quem nem pronunciou uma palavra aqui, está a ser apetrechado, maltratado. o que é isso?

    Estou a doar todo o meu ser a vocês.

    Eu vos amo.

  22. Fernando Castanheira

    13 de Abril de 2015 as 19:55

    Este jovem tem de voltar a escola primaria, Se e que alguma vez este la.

  23. Rambo

    14 de Abril de 2015 as 11:21

    Eu ñ estou a ver nada que esse Governo esta a fazer, só compra carros novos e tirar todos que criticam de uma forma para melhorar esse abismo que nós encontramos nele. a pulitica desses nossos governantes é só roubar o país e mais nada falam mais que fazer. só sabem enganar o que vivem nas roças.

  24. Rambo

    14 de Abril de 2015 as 11:35

    STP nonca vai ser mini Dobai nem mesmo Dobai, por essa terra os politicos só pensam nele e as sua compassa, para esse País ser Dobai tem que haver uma eliminação de todos politicos santomense. porque eles é que está pega essa terra estragar. os compassa deles que ñ intendi só fica no rabo deles.

  25. Estrangeiro

    16 de Abril de 2015 as 13:46

    Um belo 4×4.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recentemente

Topo