Dubai de 154 milhões de dólares e de demagogia e populismo barato

O sectarismo político do MLSTP e o PCD, derrubou o governo liderado por Patrice Trovoada, que procurou paz de espírito em Portugal para novos compromissos políticos nas ilhas do equador. Patrice que deixara a governação devido a moção de censura imposta pelo MLSTP/PSD, alegadamente por diversos atos de corrupção perpetuado pelo seu governo, procurou a paz de espírito em Portugal, tornou-se comentador televisivo, enquanto o seu partido fazia do parlamento a casa de alarido. Patrice recarregou as baterias e fez a entrada triunfal em S. Tomé, acompanhado pelos seus benditos apóstolos entre os quais alguns deputados da tróica portuguesa, homens que testificaram todos os mandamentos de Patrice Trovoada bem como fizeram a população entender que a melhor alternativa politica para governar São Tomé e Príncipe é Patrice.

O fenómeno da putrefacção tomou conta das classes políticas que têm no poder a forma de concretizarem os negócios milionários, enquanto isso as populações sobrevivem nos banhos eleitorais. As instituições que teriam condições de digladiar a corrupção, estão de facto comprometidas e politizadas de tal forma, que este problema esta agora enraizado em praticamente todos os sectores da vida pública santomense.

Numa altura em que o MLSTP/PSD arrumou a casa deixando de lado as políticas anacrónicas que provocou várias ramificações dentro do partido, como consequência disso são as fragmentações das suas bases, apresentou uma figura jovem que nunca foi conotado com casos de corrupção, figura que junto com o MLSTP conheceu a maior derrota da sua história.

O PCD deixou de se refutar na política da algazarra, apresentou sangue novo para caça á votos, sangue que era o rosto da agricultura mais não convenceu o eleitorado santomense. Do outro lado estiveram o MDFM que fez renascer a figura do ex-presidente Fradique de Menezes e as ramificações do MLSTP que foram vítimas do apagão eleitoral.

Certo é que nenhum dos partidos da famosa troica santomense foram capazes de serem alternativas credíveis, para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe. Patrice prometeu arroz a treze mil dobras e DUBAI, conquistou a maioria absoluta, gelou as instalações do ministério publico, deixou mudo e no estado de xoque o Procurador-Geral da república, que andou meses a sua procura.

Os partidos actualmente na oposição começaram a sua travessia no deserto. O arroz a 13 mil dobras continua em algures, bem longe dos olhos de quem precisa, embora sendo cedo para fazer uma avaliação sobre o governo de Patrice Trovoada, certo é que as únicas transformações que aconteceram a mais de 100 dias de governação, foram as nomeações dos novos directores, muitos sem devidas qualificações para determinados sectores, e as entregas das casas sociais e dos chafarizes. Certo é que mesmo ao nível do elenco governamental o excesso de incompetência esta bem patente, sobressaindo assim, muitas dúvidas quanto ao futuro promissor que foi a tabua eleitoralista do Patrice Trovoada.

A questão mais aflitiva do espírito no além é a consciência do tempo perdido. O capitalismo afogou a consciência dos santomenses que vivem lutando contra as adversidades do quotidiano, com medo do pesadelo caso o DUBAI não venha a ser uma certeza.

Jess Flander

Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria

Universidade Lusófona

Notícias relacionadas

  1. img
    Sao-tomense Responder

    Patrice Trovoada pensa que pode enganar Toda gente.O povo deu maioria absoluta a este desgraçado de Patrice Trovoada.Vamos ter muita tempestade.Dubai é uma iluso deste populista.

    • img
      ESTAMOS COM PATRICIO Responder

      São-tomense menos vé o que falas… é oque que passa?
      voces da MLSTP ja mandaram a 30 tal anos e não fez nada so destruiram e robaram … deixa homem mandar

  2. img
    Joao Danilo Soares Responder

    Caro amigo Jess Flander, tudo que escreveu ai é verdade mas infelizmente já sabemos. Tenta outra.

  3. img
    madova Responder

    Meu caro Jess! Conheces tu um só ministro incompetente deste governo? O Patrice Trovoada é o Primeiro Ministro do novo governo de STP…queres outra nacionalidade? Cuidado com a língua!

  4. img
    LuizF Responder

    Patrice Trovoada é um grande populista, vaidoso, vendedor de sonhos, uma fraude. O que me admira é pessoas seguirem este homem cegamente.A lista de incompetência neste governo é enorme:Ministra de saúde, ministro de educação, ministro de Justiça.
    O Robero raposo é um grande corrupto, Patrice promove corrupção.
    Obrigado pelo excelente artigo.

  5. img
    Alberto Santos Responder

    Esperava poder entrar em contacto com acontecimentos recentes uma vez que esses já foram ultrapassados!
    O que tenho a dizer-te é que a nível politico em nada os deputados portugueses contribuíram para a vitoria do dr. Patrice Trovada!O que contribuiu para essa vitoria foi o facto da população santomense vê no projecto desse politico uma certa lógica e coerência correspondendo as necessidades básicas da população tendo em conta que a nossa população tem algumas necessidades e carências que a afligem e que necessitam de vê-las resolvidas de imediato. Portanto tirando o proveito dessa população que o politico tinha a sua frente soube muito bem trabalhar essas necessidades e carências em seu favor. Por isso muito mérito ao Partido que soube trabalhar os elementos que tinham a seu favor!

  6. img
    jaca doxi Responder

    ministros incompetentes:ministro de agricultura,Roberto Raposo, Agostinho fernandes e muitos outros. tens razão jovem há muita incompetência.

  7. img
    Bruno Responder

    Alguns só querem criticar. Não são capazes de fazer uma auto-avaliação e perceberem que os mesmos também precisam evoluir. Não são capazes de mostrar ideias que possam contribuir para melhoria de país.
    Se quer fazer artigo, aprende primeiramente a escrever correctamente. Evite erros básicos de português.

  8. img
    secretaria Responder

    ESTE JOVEM NÃO CONSEGUIU NENHUM CARGO DE CHEFIA. COITADO FICA PARA PRX É MELHOR APROVEITARES PQ O MLSTP E O PCD NÃO DÃO PREVILEGIO AOS JOVENS QUE NÃO TÊM LÁ PADRINHO OU MADRINHA NA COZINHA. OU PENSAS QUE FOI EM VÃO Q O ADI TEVE MAIORIA OBSOLUTA. OS JOVENS ESPERTOS QUE TAMBEM QUEREM OPORTUNIDADES JA DERAM CONTA DISTO. ABRA OS OLHOS MEU CARO.

  9. img
    Joe salvaterra Responder

    Caro Jess,

    E ainda como consequência de falta de alternativas corremos o risco de levar com o Patrice Trovoada nos próximos 40 anos. Isto mesmo, 40 anos, porque ele vai ganhar as próximas duas eleições presidenciais, fazer uma pausa de 5 anos, colocando ali um dos seus yesmens, e depois volta para governar durante mais 10 anos e repetir a façanha…

    No meio de todo este caos, o nosso Telanon nao sei se vai aguentar…ou pior risca de ser substituído por “dubainon” aonde apenas aparecem notícias do patrice Trovoada e companhia a inaugurar chafarizes, oferecer chapas de zinco, ….

  10. img
    Mekleklé Responder

    Obrigado caro Jess Flander pela coragem de partilhar o que vai na alma…Igual que tu, também anseio um STP diferente (para melhor) onde nos dê gosto de viver. Pois, concordo com o que dizes e, aliás até faço o seguinte pergunta a mim mesmo: Porque carga de agua quer um homem tanto poder???
    O homem já tem o Governo nas mãos, Assembleia, Forças Armadas, Tribunais, só lhe falta mesmo a Presidência… e pelo andar da carruagem pode-se dizer que é só uma questão de tempo… o que a de advir depois???

  11. img
    DESCAMIZADO Responder

    O Senhor Primeiro Ministro e Chefe do Governo, Patrice Trovoada prepara para anunciar a sua candidatura ao cargo do Presidente da República de 2016 sem resolver os problemas gritantes do Povo Santomense no próximo Congresso do ADI.

    A candidatura do Senhor Patrice Trovoada à Presidente da REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE S TOMÉ E PRÍNCIPE será lançada no próximo dia 29 do corrente mês no Congresso do ADI.
    Para que isso aconteça, o actual Primeiro-ministro e Chefe do Governo, deverá fazer-se de imediato os seguintes:
    -Demitir do cargo do Primeiro Ministro e chefe do governo antes do dia 27 do corrente mês.
    -Responder urgentemente no Ministério PÚBLICO das ACUSAÇÕES DE CRIMES que envolve sobre a sua pessoa
    -Dizer claramente ao povo, porquê que se demite do cargo quando prometeu melhoria de condições de vida ao povo, mais água, mais energia, mais estradas,mais escolas, mais jardim e creches, mais trabalho para os jovens, internet grátis em todos os Distritos do país e o famoso arroz de 13 contos.
    -Esclarecer ao povo quem assumirá entregar o tal arroz de 13 contos, quando ele se demitir do cargo de Primeiro Ministro e Chefe do Governo.
    -Dizer claramente onde pretende angariar fundos para suportar o Orçamento Geral do Estado e cumprir as promessas, sendo a mais sonante a DUBAI AFRICANO.
    ASSIM VAI A NOSSA Democracia,formada por homens sem palavras,arrogantes,maldosos,criminosos,falsos,ilusionistas,gabarolas,incompetentes,prometedores e vendedores de sonhos,gananciosos do poder.

  12. img
    Eduardo Santos Responder

    Os quatro anos estão garantidos e o Homem vai fazer muito nesta legislatura agora para os que não gostam dele vai ter que conviver e a ver o País a dar um salto pequeno Dubai pode até não ser tão já mais o País vai tomar outro rumo e os mais velhos têm que saber que a lei da vida diz o seguinte deixar lugar para mais novos, vem aí as presidenciais o ADI pode ganhar logo a primeira depende do acerto do presidente do partido. Bem haja.

  13. img
    Miguel Responder

    Meu caro amigo Jess estais lá em portugal se calhar tens alguma dificuldade no seu raciocinio.Ora vejamos:um governo que tomou posse nem tem ainda meia dúzia de meses oquê que queres que ele faça? se não tens memória fraca veja em portugal como está hoje está bem?O Senhor Passos Coelho é amigo dos Portugueses?tudo a cortar.Portanto Deixa Homem Trabalhar Abandona Portugal vem dar a tua colaboração para melhoria do teu país.País é nosso vamos todos lado a lado dar o nosso melhor deixa de falar.Falar é fácil fazer é que é a questão obrigado

  14. img
    jess flander Responder

    Caro MIguel esconder verdade é como se tivéssemos que viver com comportamento ilusório fruto das paixões e isso pode ser penoso. Quem vive de virtudes terá que conviver com críticas. E para o bem de todos os santomenses esse governo terá que traçar outros caminhos porque está muito à quem do esperado

  15. img
    de Ceita Responder

    Julgo que não se devia julgar mais uma vez alguém, que pelas mesmas razões (poderá ou não) fazer o mesmo que os outros. Eu ainda dou o benefício de dúvida a Patricie Trovoada, pelo tempo que está no poder. Geralmente acontece que outros incompetentes que passaram pelo mesmo sítio e nada fizeram, a não ser demonstrar incompetência e que deviam estar calados, são os primeiros a terem lábia de criticar.

Deixe um comentario

*