00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

Presidenciais 2016– Porquê Dr. Estanislau Afonso?

 

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.(Fernando Pessoa)

Começo com Fernando Pessoa em resposta aos que tentaram ridicularizar essa candidatura que vem em boa hora, uma candidatura que vem dar voz a quem não a tem.

Caros Santomenses;

Não permitam que mais uma vez vos enganem.

Não permitam que mais uma vez vos façam de tolos.

Não permitam que mais uma vez vos iludam com promessas.

Digam BASTA.

Filhos e filhas de São Tomé e Príncipe, ao longo da nossa história, particularmente no pós independência e também nos anos que antecederam este marco histórico, que nós, povo pequeno, filhos e filhas de São Tomé e Príncipe, estamos a sofrer com esta luta de “tubarões”, os ditos donos da terra e os seus herdeiros.

Temos vindo a sofrer com as mentiras, a intriga, o ódio entre eles. “Um gajo” nada tem a ver com isso, mas infelizmente somos nós que pagamos essa fatura, vendo os nossos sonhos serem aniquilados.

Foram-nos iludindo ao longo dos anos, foram vários os falsos salvadores da pátria. Fizeram-nos promessas que nunca cumpriram. Instauraram um regime de partido único porque acreditaram serem os únicos inteligentes. E o que fizeram? Nada, absolutamente nada. Mesmo após o término do tal regime, demos oportunidades aos outros, que também nos decepcionaram.

Filhos e filhas de São Tomé e Príncipe, não caiamos mais nessa conversa de mais 5 anos. Mais 5 anos para quê? Para fazer o país progredir ou para tentar reciclar a imagem manchada pelo tempo? As experiências vividas ao longo dos anos têm que nos servir de lição. Não podemos continuar cegos diante da realidade, somos seres racionais em pleno exercícios de nossas faculdades, não podemos de modo algum, deixar que levem o país ao abismo.O pesadelo parece não acabar nunca, sempre a pedir mais uma oportunidade, quando esta já não é permitida pela lei, vão buscar alguém para dar continuidade ao mal que têm feito.

Sim, é verdade. O país já conheceu 18 Primeiro-Ministro, nenhum dos quais cumpriu uma legislatura. Por este motivo, tem-se falado muitoda estabilidade política como fator para o desenvolvimento. Mas será que esta almejada estabilidade também passa por um “Primeiro-Ministro a desempenhar as funções do Presidente da República”?Alguém que aparentemente seja incapaz de se impor enquanto órgão máximo da soberania nacional. Afinal, o que é ser Presidente da República? É alguém quedeva favores, que tenha “rabo preso” e que cedaaos caprichos dos outros, ou alguém que sirva como provedor do povo? Pergunto eu novamente: O que fizemos nós para merecer tal castigo? Mas a culpa é nossa, inteiramente nossa.

 

A 40 anos que vivemos num clima de incerteza quanto ao futuro do país, os Santomenses estão desiludidos, chega de falsas promessas, chega de comprar gato por lebre, chega de políticos sem políticas.É agora São Tomé e Príncipe, hora da verdadeira mudança, hora de afirmação, hora de mostrarmos que estamos cansados destes joguinhos de poder.

É hora de escolhermos alguém que não esteja filiado em partidos políticos, e que não defenda as cores partidárias, mas sim, que defenda São Tomé e Príncipe.

Precisamos de um Presidente que una os Santomenses,precisamos de um Presidente que devolva esperança a este povo que já sofreu e continua a sofrer, precisamos de um Presidente sem vício político, precisamos de um Presidente mais perto das pessoas, no verdadeiro sentido da palavra,precisamos do Estanislau Afonso.Jovem dinâmico, homem de princípios, homem de causas, independente, com valores e capaz de gerar consenso entre os Santomenses.

Meus conterrâneos, em despedida quero vos dar conta do meu desejo para essas eleições. Apelo à participação ativa e organizada de todos, sem exceção, para desenvolvermos São Tomé e Príncipe. O país será o que fizermos dele no dia 17 de Julho, por esta razão, ignorem a seletividade que a sociedade faz com base no poder económico dos candidatos. Façam o voto inteligente, façam com a consciência, sobretudo façam num clima de paz e concórdia, e que no final o vencedor seja São Tomé e Príncipe.

O cidadão esperançoso

Silton Monforte

Breve Biografia do Candidato

Estanislau Dias Santiago Afonso, nasceu a 03 de Agosto de 1976, em Água Telha, Freguesia de Madalena, Distrito de Mé-Zóchi, São Tomé e Príncipe. Licenciado em Economia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Mestre em Gestão Financeira pelo Instituto Superior de Gestão. Autor do livro “Batota do Juiz” e de diversos artigos de opinião nos jornais Santomenses. Membro de Amnistia Internacional em Portugal.

 

  1. img
    LuisF Responder

    EU voto Dr.Estanislau Afronso.
    Precisamos de um PR independente, um Presidente capaz.
    Força candidato.

  2. img
    Eu apoio Responder

    Eu sou da ADI, mas não vou votar no Evaristo Carvalho. Não quero um presidente pau mandado. Vou votar no Estanislau Afonso. Força jovem!

  3. img
    Valuma Responder

    Este sonho é irealizavel. Para ser presidente ou ter a tal intenção, deveria ler primeiro a carta magna do país ( a Constituição) NÃO ABUSE COM OS SANTOMENSES RAPAZ. VAI TRABALHAR.

  4. img
    Maxingualy Responder

    Também voto no Estanislau como a única solução a abertura para I’m política transoarente, equilibrada e dinamica e digna de todos Santomenses e Princeps

  5. img
    Enganado pelo ADI Responder

    Eu para ser sincero, sou do partido ADI, mas sejamos sérios, essa candidatura de Evaristo não serve o país, é uma candidatura para servir Patrice Trovoada.
    Vou votar no Estanislau Afonso porque é um candidato livre dos interesses partidários. Não podemos confundir legislativas com as presidenciais.

  6. img
    Eu Responder

    BÔ Tán ngana tan..Ké Kuá?

    • img
      Al Berto Responder

      Tu es miser turpis . Pedicabo ego vos

  7. img
    KKing Responder

    Eu antes de ler estava mesmo a espera de encontrar um artigo bombástico,mas não, não conseguiste me convencer, não conseguiste ser tão perspicaz ao me dar o motivo de votar no A, como tentaste ser em criticar o B, a mim nada vale ser um apreciador de um passado triste, a minha consciência só me derroga a susceptibilidade de almejar um futuro prospero, em que os teus chegas acima manifestado, chega a deixar de ser um chega, e passe a ser eliminado da nossa realidade, eu muito particularmente tive a oportunidade de acompanhar algumas intervenções muito infelizes do Candidato que por ti é defendido, e das muitas intervenções, quaisquer uma delas não estava isenta de fome de poder e picardia, o que em nada contribuiu para um honrosa imagem do homem em causa, não vim aqui criticar, vim aqui pedir que sejamos mais sensatos quando queremos passar estes tipos de mensagem, o texto em nada coagula com texto, o Titulo deveria ser ´´ Porquê não votar em outros ´´ porque foi isso que fizeste, só apontaste os erros dos outros, dos outros, como se nada tivessem feito de bem, e como se o Dr Estanislau Afonso fosse o novo salvador da Pátria…

    Não quero muito …
    Quero apenas que valorizes o titulo e me apresente motivos que me leve a escolher o Estanislau, não pelo que ele é, porque isso não me interessa, mas sim pelo que ele pode oferecer ao Pais!

  8. img
    seabra Responder

    STP precisa de um homem com punho,honesto-integro,justo-humano ,inteligente,competente no domínio de gestão,com excelente conhecimento da política interna e externa…(géo-política)com boa cultura geral , sem cadastro ,estável sentimentalmente,digo,que tenha respeito pelo que é família (fiel no seu compromisso de homem casado). Até entao,não vejo quem,destes homens interessados no PODER ,reúne todos estes critérios…gente,vai ser difícil e complicado de encontrar um.!!!
    Votem para um homem com este perfil,que vive em STP,que investe em STP,que vai viver (até o fim da sua vida ) em STP,depois do seu mandato …que construa casas e bens no país e não no estrangeiro. Que não tenha um cargo importante,apenas para viajar e passar mais tempo a passear do que a servir o pais,pelo qual lhe foi atribuido um cargo de responsabilidade. Em suma,que não seja Patrice Trovoada “bis”.
    Este indivíduo deve ser expulso definitivamente de STP…e ser julgado,1o no país,a seguir no TPI. Ele merece tal….e ha-de ser um dia!

  9. img
    Malé Fili Responder

    Se este rapaz, Estanislau, não tem nada para fazer é bom que ele vá pedir uns terrenos e trabalhar na agricultura como muitos jovens têm feito ultimamente. O nosso futuro está na agricultura, no turismo e nas pescas. Este rapaz é jovem, tem força suficiente e devia estar a trabalhar como outros jovens para o país avançar. Como só estamos a produzir preguiçosos e aldrabões ultimamente toda a gente dá-se ao luxo de querer ser presidente da república. Mas não me admira nada que estas coisas estejam a acontecer no país. Os próprios políticos são responsáveis por esta bandalheira toda. Este rapaz não sabe sequer ler nem escrever em condições, muito menos falar ou ter um pensamento estruturado sobre qualquer coisa, quer ser presidente do país. Onde chegamos? Para representar quem? Eu? Povo de S.Tomé e Príncipe? Isto é uma bincadeira ou quê? Eu sei que isto é uma forma dele receber uns trocados pedindo apoios financeiros a instituições de outros países e assim fazer o seu pé de meia. Mesmo isto constitui uma autêntica vergonha porque ele tem força suficiente e é jovem para trabalhar e deixar de preguiça.

  10. img
    edy Responder

    Porque DR? se ele nao fez doctoramento porque^ cham-o de doutor? ja comeca com mentira antes de ir ao poder neh!!!!!

    “Breve Biografia do Candidato

    Estanislau Dias Santiago Afonso, nasceu a 03 de Agosto de 1976, em Água Telha, Freguesia de Madalena, Distrito de Mé-Zóchi, São Tomé e Príncipe. Licenciado em Economia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Mestre em Gestão Financeira pelo Instituto Superior de Gestão. Autor do livro “Batota do Juiz” e de diversos artigos de opinião nos jornais Santomenses. Membro de Amnistia Internacional em Portugal.”

    • img
      Luizf Responder

      Nao é preciso ter Doutoramento para ser tratado de ” Dr.”.
      Quem tem licenciatura ou mestrado pode ser tratado de ” Dr”. Quem tem Doutoramento é ” DOUTOR”.

      És burro edy.

    • img
      Edy Responder

      Acho que o grau e’ licenciatura, mestrado e professor doutor. Mas como em STP ate formacao profissional ja e’ doutor entao sou mesmo burro. Em alguns paises serio mesmo se fizereres doutoramento tu tens ki trabalhar 3 a 5 anos depois es chamado de Dr. Nao minha opiniao ele nao deveria usar Dr. Acho que ele estaria a outovaloriar, o que ficaria mal para um foturo PR.

  11. img
    Sintoma Responder

    Estanislau nem passará no Tribunal constitucional, quanto mais ser presidente da Republica.viver em Sao Tome 3 anos imediato a eleição, te diz alguma coisa jovem?
    Pq achas que Patrice Trov nao candidatou, medo e vergonha de ver sua candidatura rejeitada pelo tribunal., por mesmo motivo. Fique esperto….

  12. img
    Carlos doblado Responder

    Este país precisa de navas ideias e de um presidente de pulso firme eu apoio a sua candidatura força

  13. img
    STP Responder

    Eu confio na candidatura de Estanislau Afonso. Estanislau Afonso vive, respira e ama São Tomé e Príncipe. Estanislau Afonso quer trabalhar com os Santomenses para os Santomenses. Hoje temos um governo maioritário e precisamos indubitavelmente de um Presidente diferente do atual, precisamos de um presidente independente.

Deixe um comentario

*