00 239 - 9906263 contact@telanon.info

Get Adobe Flash player

A Ditadura da minoria

Era uma vez um País… Era uma vez um Pais de gentes de sorriso farto e espontâneo aonde vagueava o nepotismo, o compadrio, a corrupção, a lassidão, o absentismo   etc. etc.

Neste país onde tudo isso acontecia éramos no entanto todos irmãos. A amizade esteve sempre presente, pois nele não havia lugar para divisão e exclusão. Mas a partirde uns tempos à esta parte, com a ebulição política que tomou conta desse País, surgiu uma maioria política circunstancial, mas que, na verdade, aos poucos vai-se transformando numa minoria com poderes de uma maioria, que aconchega alguns e despreza os restantes.

Mas, a frieza dos números ditam a verdade que alguns teimam em escamotear e que aqui vou escancarar. De facto como é possível num País que se diz democrático surgir um só partido detentor de todo o poder político nacional?

À maioriaparlamentar veio-se juntarà governação totalitária, à unanimidade autárquica, à Justiça instrumentalizada, à imprensa amordaçada e agora espasmem-se, à Presidênciaplebiscitada sustentada por “falhas gravíssimas de um processo eleitoral viciado” como afirmou o Presidente contestado da Comissão Eleitoral Nacional , a propósito  do apuramento distrital.Um observador distraído ou propositadamente desatento dirá, como aliás, o poder vem afirmando, que eles detêm todo este poder porque o povo “pequeno”, como eles discriminadamente intitulam a grande parte da nossa população, estão com eles. Pura vaidade e total desrespeito a inteligência dos santomenses. É mentira Patrice. O “povo pequeno”,como te referes a classe mais desafortunada da nossa Nação, é estatisticamente falando, setenta porcento da nossa população. Os outros trinta porcentosomos nós, os intelectuais, os políticos a burguesia, a classe média, os quadros, os estudantes, osgrandes, pequenos e micro empresários. Se assim é, como explicar ou justificar o que propalam aos quatro ventos?

Não é verdade que o ADI sustente o seu poder com o beneplácito da maioria do eleitorado santomense. Senão vejamos:

Em dois mil e catorze o ADI obteve a sua maioria absoluta com um total de aproximadamente  trinta e cinco mil e quinhentos  votos , num horizonte de noventa e tal mil eleitores . Já naquela altura uma maioria silenciosa de mais de trinta e sete mileleitores demostrava que não estavam nem aí para a chegada do azul e amarelo ao poder ou melhor, disseram ao ADI “ tomem o poder mas não contem com o nosso apoio”.

De lá para cá, vinte e dois meses depois, nem a água mal distribuída ou a luz aos solavancos, foram suficientes para o poder manter, sublinhobem  manter, a sua taxa de aceitabilidade (exclui propositadamente dizer popularidade). Como explicar que depois de todo o espectáculo de inaugurações e reinaugurações com que o poder nos brindou nestes últimos meses, o ADI tenha baixado assustadoramente de aceitação popular?

Se em termos literais ou simplesmente numéricos, o ADI baixou de trinta e cinco mil e tal votos para os trinta e quatro mil de agora, em termos de espectro eleitoral o caso é mais grave, pois esse número de votantes foi atingido com uma população eleitoral que aumentou de noventa e talmil para cento e tal mil.

Sim. ADI e não Evaristo ou melhor dito, o Patrice. Ninguém aqui é estúpido para acreditar que à um homem, ainda que simples,honesto eaté dedicado à coisa publica, mas que não tem carisma nem “pegada” política lhe tenha sido agraciado os votos que teve.

Os votos foram dados ao ADI e ao Patrice. E aí estou de acordo com o representante político do ADI no Debate Africano da RDP África, quando ele diz que,o que se jogou nestas eleições, foi a bipolarização política do País. E disse-o com propriedade. Pois temos que convir que os militantes eos eleitores (povo pequeno incluído)do ADI,foram todas as urnas neste pleito eleitoral.

Digo bem,todos, aliás aténo estrangeiro fazem essa leitura, vide intervenção de Jorge Gonçalves no último debate africano. Não é brincadeira. E aí temos que tirar o chapéu a essa gente que, faça sol ou chuva, chova até canivetes, o eleitorado do ADI não fica em casa.Vai votar. Assim sendo, temos que acreditar, como disse o Jorge Gonçalves, que todo santomense que tinha que votar no ADI, votou.Provavelmente um ou outro doente ou alguns que estavam em missão no estrangeiro não foram as urnas, de resto, todo mundo estava lá.

Se assim é, facilmente concluímos que num espectro populacional eleitoral de cento e um  mil santomenses, apenas trinta e quatro mile quinhentos estão com o ADI. UMA ESMAGADORA MAIORIA de sessenta e sete mil santomenses não estão com o poder ou, não apoiam as políticas do ADI e nelas se incluem, uma boa parte do povo pequeno, pois que, sendo eles , setenta porcento da população, mesmo que imaginarmos que os trinta e quatro mil são povo pequeno (incluindo o Patrice) restam então outros trinta e seis mil que estão do outro lado da bipolarização. Seja porque estão contra estas politicas do ADI, ou porque já não acreditam no discurso político do Patricee, por isso, preferem ficar em casa do que ir as urnas e darem crédito ao que já não acreditam. Eis pois,a realidade e a frieza dos números que ditam que, a partir de três de Setembro, uma minoria vai tocar e uma maioria vai dançar. Ah… um exercício de casa. Finjam que estão a sonhar e que em vez das presidenciais saímosde uma segunda volta das legislativas, como profetizou o Abílio Neto e esquematizemos queos votos do ADI são do ADI, os da Maria são do MLSTP e os do Pinto são do PCD. Se você for do ADI ,na certa acordará sobressaltado do sonho, pois, o que vocês receiam acontecer, aconteceu. Adios maioria absoluta .Por isso Patrice… devagar com o andor, fazes parte da minoria.

Aurélio Martins

  1. img
    Emilio Freitas Responder

    Uma frase pra ti especificamente, saia da liderança do MLSTP/PSD, liderar qq partido ainda mais um partido como MLSTP não pode se basear apenas em ter dinheiro pra comprar votos, saia, rua, vc n tem competencia nem estofo pra isso. , ponto, perid.

    Estou cansado de tanto amadorismo, e tu aliado a sua corja começa a fazer estragos demais a esse partido. Cansa tanta inaptidão ate pra enxergar o obvio. Vcs tanto fizeram que começam a criar ambientes pra que surjam monstros como Patrice Trovoada e sua turpe em stp. Desde que me entendo como gente jamais presencia uma eleição em stp tão cheia de vicio como a que se desenrola nesse momento no nosso país. Me dá dor de estomago perceber que coisas que se verificam em paises como gabão e resto de africa comece a fazer escola na nossa jovem nação, tudo por culpa de gente como vc que esta no mlstp. E se prepare porque coisas dessa natureza costumam levar uns 20 anos pra poder mudar, vide Brasil.

    Agora esse homem vai assumir todos os poderes em stp, porque n acredito que pinto leve essas eleições, eu tb n votaria no pinto tão pouco maria das neves, pinto por seu tempo de poder e n ter feito nada demais e maria por se ter envolvido em tantos malfeitos e se livrado de todos qd todo mundo sabe que era impossivel que ela n se tivesse lambuzado tb, pra piorar carrega um marido ficha suja, como bonus ( teriamos um primeiro “damo” criminoso condenado) isso jamais eu compacturia. Eu tb n votaria num mamão melado como Evaristo de Carvalho, então MLSTP indicou uma candidata errada pra essas eleições. Por isso Aurelio Martins, ponha seu cargo a disposição. Mas num país que por enquanto so produziu homens sem escrupulos e sem honras como é o seu caso e ate msm do presidente da CEN , seria como esperar que uma formiga suportasse o peso de um elefante.

    Em suma va cuidar dos seus negocios e deixe a politica que o senhor so faz mal ao nosso pais enquanto liderar esse partido

    • img
      Vexado Responder

      São pessoas como o senhor que o MLSTP deve expurgar como militante.
      Mesmo vendo perigo a sua frente prefere ficar impavido mas receia o pior.
      Em vez de vestir a camisola do partido em situações que mais se precisa, preferi saltar do barco para o outro lado.
      São momentos como este que devemos unir a volta do lider “fraco” e torna-lo forte procurando alcançar a vitoria, gerindo o mal de maneira que as coisas fiquem melhor.
      O senhor deve ser aqueles malabaristas que quando a água sobe o senhor sobe quando desce e as coisas encaminham para o outro turno, pula logo.

      Pessoas assim, não valem nada e o mlstp tem muitos assim. Ou é ou não são.

      Fora os falsos, fora os que gostam de truques.
      Jorge amado pode ser feio, tudo o que mas tem posição e os malandros sairam todos porque havia ordem. MLSTP neste momento não tem ordem.

      Se fosse aurelio martins, criava abertura sim, mas corria com os que foram aopiar o pinto…nem que levantasse o partido do zero.

      Tanto maria como pinto dava jeito porque na presidencia haveria uma cor diferente. Mas a fraca visão não percebe isso.
      Há que unir quando espreita o perigo. Há que fortalecer o fraco para juntos irmos longe.

      Escorja….esses Osvaldo Abreu, wando castro, gica simão que fiquem na plataforma.

      • img
        Emilio Freitas Responder

        Pois é ai que mora o maior erro do partido e das mentes que a lideram no momento. Pela Analise que o proprio Aurelio Martins faz, houve cerca de 70 mil eleitores que não votaram no Evaristo de Carvalho, e desses so cerca de 25 mil votaram no MLSTP, e levando em conta a disparo .Ora, se considerarmos que tivemos votos bastante expressivo em Angola e ate msm em portugal, vc verá que a maioria dos militantes do MLSTP, residentes na ilha, esta descontente com a atual forma como o partido vem sendo gerido. Vc canta aos quatro vento que ADI so teve cerca de 36% do eleitorado o que está certo, mas esquece que os outros 74% (são possivelmente nossa gente) que por sinal não votariam neles de jeito nenhum, pois esses numeros ja veem desde as legislativas, e pioraram os indices deles, considerando que ai tem votos da diaspora, se negaram a sair de casa pra votar na gente porque estão descontente ctg tal como eu. E vou logo te dizendo, sou apenas simpatizante do MLSTP, só isso, sempre votei em vcs mesmo sabendo que estavam fazendo mto mal ao meu lindo país mas sempre tive fé que é com MLSTP que sairiamos desse buraco que vcs em grande medida nos colocaram tb, porém sempre acreditei que uma hora vcs entenderiam que o mal que estavam fazendo iria nos afetar a todos sendo militante ou não, afinal somos todos uma familia e de alguma forma respeitaram sempre o contraditorio. Eu msm pra vir ao brasil estudar tive que sair a rua manifestar contra vcs ( meu pai é um simples operario, minha nota acima de 15 valores n tinha direito de sair de stp, candidatva e n me contemplavam, e meus amigos com media 10 , 11, sairam todos pra cuba e sei mais oq, inclusive gente q nem tinha terminado), o estado de direito democratico sempre funcionou ao pleno vapor. Erros por impericia e corrupção podem ser sanados, mas erros por virus da ditadura como o que quer implementar o patrice Trovoada e sua gentalha é mto dificil de encontrar antiduto. Só pra vc ter uma ideia, tenho amigos que voltaram pra stp recentemente, conseguiram um emprego na função publicamas foram obrigados a declarar a que partido pertenciam, preferencialmente, tinham que dizer ADI, como se todo mundo devesse que ter partido. É isso que vcs querem ??, pois saiba que não é esse pais que quero que meus filhos cresçam.

        Se vc tiver so dois dedos de testa, verá que nem todo mundo que anda no MLSTP esta no partido pela fuça do seu lider mas sim pelos ideais do partido, vcs não podem achar que so por ter algum dinheiro de origem duvidosa podem assumir o partido, e achar que podem impor qq candidato ficha suja e caras calejadamente batidas de tanto coisa duvidosa que todo mundo terá que aceita-lo, sendo assim, n sei porque reclama dos malfeitos da ADI, ou vc n acha que é o msm que eles estão tentando impor, só pensar um pouquinho com essa testa que vc tem!? Se o partido não consegue definir o que pretende, como espera que o eleitor simpatizante se comporte ?? Será que vc n percebe isso, ?? Levaste uma surra nas legislativas e presidenciais passadas, msm apoiando no seu duvidoso dinheiro, voltaste levaste outra, deves arrumar a bamba e sair fora, não, vens nos brindar com ironia? O Titanic esta afundando rapaz, dê oportunidade a outros pilotos e se possivel aqueles que n compram votos de militantes pra que possamos fazer diferente da ADI, so assim os militantes e simpatizantes voltarão a caminhar com a gente, faça isso logo, é assim que homem horando deve fazer, ou vc acha msm que MLSTP ganhará alguma coisa ctg ao leme. É preciso ser mto tosco msm.

        Paz a amor, e so pra ficar claro, não é nada pessoal.

        PS: vcs ja deram conta que a maioria dos fazedores de opinião no facebook e outras medias, contra MLSTP, desde a legislativa ate agora, foram estudantes que o governo de MLSTP mandou pra Cuba ha uns anos com uma seleção desonesta??

        • img
          Vexado Responder

          Não tenho filiação partidária mas fui forçado a escolher entre Pinto ou Maria. Antes de votar deve se entender o que está em causa. Aliás, o presidente em stp só serve para moderar e inaugurar aqui e ali encetar relações com o exterior.
          Meu caro, julgo imperioso que na segunda volta, vote em quem quiser, mas não chore que esta na ditadura.

          Não votarei no Evaristo porque tem como substrato o primeiro ministro que anda com uma politica muito estranha. Ninguém sabe o seu plano.

  2. img
    Quidide Responder

    Felicito-lhe pela capacidade de especificar tudo numa belíssima ironia!
    O Padre José de Freitas Alves dizia com muito ênfase: ” África levanta-te e caminha ! ” Agora faço dele as minhas palavras em relação ao povo de STP :
    ” POVO LEVANTA-TE E CAMINHA !” Gingubuê porque a culpa não pode morrer soleira . Nó não somos “lorpos”. Não nos podem atirar “A POEIRA AOS OLHOS” e pensar que nos enganam eternamente! Temos que agir e pedir a Deus e aos santos padroeiros que nos ajude e nos liberte deste “flagelo”. Termino com esta enxerto Bíblico:” Os nossos olhos estão postos no Senhor até que se compadeça de nós.” O Bem vencerá. Orem e acreditem. A JUSTIÇA DIVINA REINARÁ sobre qualquer malefício diabólico.

  3. img
    João Bandeira Responder

    Este é um sensato artigo,

    O comportamento negativo do e o seu desempenho mostra-nos o objectivo da falsidade que é claro na neste momento usar varias manobras a luz sociedade para usurpar do poder a força, coisa que 40 anos da nossa democracia nunca aconteceu e hoje é que a violação do deste Estado Soberano agora passa estar nas mãos dos tiranos e pondo a democracia perigo, e ninguém sabe bem o que vai acontecer. A forma abusiva e lamentável e demonstrando agressividade que temos notado o governo a forçar o poder a todo custo isso vai sair carro, e estado emocional das pessoas, percebi-se já esta estão farto disto, patrice Trovoada não pensar que as ilhas de São Tomé e do Príncipe que são sua fazenda onde tem alguns capangas e paus mandados fazerem das suas e a obrigar as pessoas fazem tudo que patrão lhes obrigam a fazer.

    Isso é muito grave e comunidade internacional deve-se pronunciar

    Cadé o outro pau mandado abílio neto que não vê a tamanha confusão que seu dono esta nos meter, acha isso correto?

    O levy que é outra vergonha a luz a sociedade e pau mandado que jurou morte para salvar seu dono.

    Minha gente cuidado ADI veio para Matar nome de São Tomé lá fora e para nos por uns contra os outros.

    Que Deus nos Ajude

    Bem Haja nosso São Tomé e Príncipe.

    .

  4. img
    Boca da Urna Responder

    Este pessoal do ADI é de uma arrogância, falta de respeito para com as outras pessoas, em resumo têm uma forma “porca” de fazer política, que nada representa o povo humilde de São Tomé e Príncipe. Sinto que tarde ou cedo vamos precisar de lutar para uma nova independência.

    • img
      MIGBAI Responder

      Boca da Urna.
      Mas alguma vez se lutou pela independencia de STP???
      Quem lutou com armas para a independencia destas ilhas que nunca deviam ser um pais?????
      Estão esperando o quê de umas ilhas que nunca deveriam deixar de ser uma região especial com autonomia.
      Vão-se catar todos, pois cheiram mal com as vossas opiniões mediocres e insanes.

      • img
        luisó Responder

        Folgo em voltar a ler as suas opiniões caro Migbai. Andou afastado muito tempo. Mais uma vez assertivo nas suas declarações.
        O problema é que estes tipos não ouvem o que o outro disse: porque não te callas ?
        Ele esquece-se que também foi para lá através de uma eleição partidária que segundo dizem teve tanto banho de 100 contos que só acabou na praia de S. Pedro e agora vem para aqui fazer textos políticos.
        Como dizia o outro Só com Cristo….

        • img
          MIGBAI Responder

          Meu caro e estimado Luisó.
          Estou de volta contrariando as expetativas dos meus filhos que fizeram questão de me comprar todos os livros que eu tinha numa lista.
          Pensavam eles que eu ia ter leitura para alguns anos e assim deixava de vir ao tela nom, até que a morte se encarregue de me calar para sempre. Só que eles se esqueceram que a minha capacidade de leitura aumenta todos os anos bem como compreender o que está escrito. Assim, aqui está o velho de volta com opinião pronta a dar, para desgosto de muita gente, incluindo os filhos.
          Um grande abraço para si Luisó, e que continue sempre com os seus comentários acutilantes baseados na realidade que grande parte desta gente tenta ignorar.

  5. img
    Pedro Responder

    Esse Gibela nao tem escrupulo para alem de ser um incompetente e desmascarado. So regressa ao mltsp no momento das eleicoes pra ganhar dinheiro, nem consegue acabar o edificio da embaixada de Angola. Que vergonha?!!! Esse Gibela nao ve que o mlstp é um caminhao pesado que ele nunca consegueria conduzir ?!! Diz que é doutor mas poucos sabem que nao foi ele que escreveu a sua tese. Para nos os militantes do mltsp a derrota do Pinto da Costa podera ser a nossa salvaçao. Esse senhor preguiçoso que decidiu destruir o glorioso mltsp e que so sabe ser presidente. Veja o Presidente Guebuza ? Ninguem consegue escolher esse senhor pra fazer qualquer coisa la fora? Agora sim o mlstp vai respirar, expurgar esse virus e voltar a ser novamente um partido unido novamente e glorioso como antes. Um mlstp sem os pepsis e aqueles que passaram toda a vida a destrui-lo e a corromper nos os jovens. Os meus parabens a Dra Maria das Neves, gostei muito de ve-la embora deveria arriscar-se um pouco mais, gastando um pouco mais as suas poupanças da campanha em vez de guarda-las em beneficio proprio para depois comprar mais roças e construir mais chalés, fazendo da politica e candidaturas negocios rentaveis. Os meus parabens tambem ao Sr Evaristo Carvalho por ter nascido no saco, ter conseguido tantos votos sem esforço a custa do PT e do ADI . Mas o senhor sera um presidente da republica dos mais incompetentes que o pais conhecera, que nao consegue mandar uma pra caixa, sem conviçao, teleguiado, so pra assinar documentos, sem carisma…Ja nao precisamos de ver pra crer.

  6. img
    Zé Maria Cardoso Responder

    O mal está em todos termos entrado de forma estranha na dança de d’jambi. A prática tornou-se divina e para ser-se eleito, internamente nas estruturas partidárias, o símbolo de luta tornou-se quem dança mais e a qualquer preço.
    A cegueira da dança que tradicionalmente dá vida aos defuntos tomou conta de todos. Há quem aproveitando-se de adversários com santo na cabeça introduzisse a “tarachinha” para não marginalizar a sagrada juventude até que o diabo fugisse da tuna. Há que pagar caro.
    As instituições vocacionadas no Estado de Direito a formar a Nação na defesa da democracia entraram no jogo sujo com o claro pretexto de salvar a sua cabeça.
    Um país limitado de tudo do mais básico de sobrevivência humana não pode continuar a existir democraticamente enquanto as candidaturas esbanjam dinheiro em atos eleitorais.
    Vocês ajudaram a matar a nossa democracia.
    Bem-haja São Tomé e Príncipe!

  7. img
    FÉDÉ KÁ DÓXI Responder

    Não sou do ADI. Mas se fosse o ADI a estar na posição em que está o MLSTP, muita guerra estaria na rua.O Abnilde, Lvi, Idalécio, Molela (Domingos Boa Morte o manso) entre outros, já cantariam e teriam necessidade de ir ao otorrino, porque já teriam perdido a voz.

  8. img
    Maioria absurda Responder

    Belíssimo artigo.

    Quero parabenizar – te pelo artigo, A.DI, Patrice Trovoada quer matar os Santomenses e Santomé temos que abrir os olhos. Esse Patrice é um mentiroso, ladrão, anarquista e mansônico. Temos que colocar um fim nessa ditadura.

  9. img
    Maria de Fatima Santos Responder

    Só peço e espero que a família do MLSTP se UNA. Sim a vossa desuniao criou esta Ditadura da Minoria e enquanto a desuniao pervalecer a ditadura pervalecera tambem. O MLSTP ainda vai a tempo de demonstrar forcas. O MLSTP como tem estado nos ultimos anos tem demontrado fraquezas. E as fraquezas fortalecem os outros, neste caso o ADI. Os militantes, simpatizantes e amigos precisam ver lideranca, compromisso. Precisam de voltar a creditar. Peço encarecidamente e espero que isto venha a contecer. As presidenciais e todos os seus episodios tristes estao quase a ser parte do passado. O futuro comecou ontem. O que fazer? Que atitude tomar?…

  10. img
    Vexado Responder

    Embora um presidente sem carisma, o senhor tem que começar a trabalhar arduamente e dar espaços a jovens. Descobrir os inflitrados do ADI, começar a colocar os deputados do partido a trabalhar no terreno, para isso que foram eleitos.

    Criar estrategia, estruturar o partido e defender os seus militantes. Isto de ser lider, chrefe é muito baixo. Trabalhe para ser reconhecido e respeitado por seus e outros, isto sim é merito.

    Dê espaço aos jovens com ideias. MLSTP tem potencial. Não imite mario bandeira…com esses artigos determinado a um sujeito.
    Não dê valor a quem não tem valor. Por favor “valorize o seu eleitorado, porque esteses são a saúde e o corpo do partido.”

  11. img
    tudoisso Responder

    Você não vale nada. É melhor ficar calado.

  12. img
    tudoisso Responder

    Você não vale nada. É melhor ficar calado. Obrigado

  13. img
    Dlima Responder

    Meu caro, esta campanha de defamação e desinformação encetada contra a ADI, o Patrice e seus pares já não funciona. O POVO já não é parvo, o POVO está cansado dessa vossa política/politiquice… Saibam perder, pois, isso é também uma virtude e não um sinal de fraqueza.

    Ao longo destes 41 anos da nossa democracia/independência, vocês tiram as vossas várias oportunidades para mostrarem trabalho e não fizeram nada. STP continua na “miséria” que hoje todos vemos, e a culpa é de quem está no poder há apenas 2 anos?? O POVO cansou-se e está a dar oportunidade à outros…

    O que STP precisa neste momento é de PAZ, TRANQUILIDADE, pois, só assim se consegue dar passos seguros rumo ao desejado desenvolvimento.

    Um bem haja à todos…

  14. img
    Orgulho em ser desta terra. Responder

    Penso em Santo Agostinho quando disse: “Uma lei injusta, não é lei alguma” Portanto eu tenho o direito, o dever de resistir, com violência ou desobediência civil.
    Existem momento que devemos acordar e ter atitudes, de força e união para que tudo que foi construído com muita luta e empenho não se perca, pela ambição desmedida de alguns que querem esta no poder custa oque custar. Não só do MLSTP E NEM DO ADI só simplesmente santomense indignado como que esta ser feita politica desagregador e maliciosa no meu país fazendo com que perco o de mais valioso que tenho dele orgulho e amor pelo que só. Por isso estou desposta à participar das formas possíveis e correta para que seja anulado esta eleição suja e injusta.

  15. img
    Casca de coco Responder

    Pinto da Costa, nós os santomenses intelectuais não percebemos qual é a razão de o Senhor não ter disparado até o momento a sua arma. Se o Patrício esta usando as armas que tem e inventando até aquelas que não deviam ser utilizadas.

    Vou ser directo!!!

    Dissolve a assembleia e faz um resete em tudo isto.

    O enquanto o presidente da República tem que nos proteger se não faz é porque não quer!

    Dissolve assembleia e deixa o governo em gestão ou nomeie um outro até as próximas eleições. E faz as duas mesmo tempo. Presidencial e legislativa.

    Não aceita isso por favor se o presidente da CEN ja veio confirmar que ouve falhas graves e se o tribunal já esta comprado o presidente é a única esperança do povo.

    Pinto seja esperto não aceita tomar baile nas mãos de miudos.
    Fui……

    • img
      QUIDIDE Responder

      Concordo plenamente consigo sr. Casca de Coco. Então uns “miúdos” irresponsáveis, burros e corruptos é que mandam no pai da nação usando tudo o que têm e não têm a seu dispor, e o PR se tiver alguma solução política pode prescindir dela? Nem pensar, alguém tem que salvar a PÁTRIA que corre sérios riscos.
      Deus abençoa S.Tomé e Príncipe.

  16. img
    OU VAI OU RACHA Responder

    Olha quem vem falar de números. Ó rapaz nós não te reconhecemos como político mas sim um oportunista em forma de político. Voltaste para vir tentar recuperar o dinheiro que gastaste na campanha presidencial e os dinheiros que gastastes nos prémios de jornalismo que andaste a dar ao José Bouças e outros por aí. Hoje o mlstp virou um bôbo de partido é por isso que és seu presidente. Podes começar a preparar que vais prestar contas com a JUSTIÇA pelo dinheiro que voçê e a tua Gibela comeram da obra de porto alegre esta lá com cunha na boca. Não tens Moral nem decência para falar de nada e fica quieto porque tua hora vai chegar. O banco já te tomou a casa de passadeira e pode vir te tomar muito mais se é que ainda tens alguma coisa.

  17. img
    Mundo cinzento Responder

    Meu caro Aurélio Martins
    Com todo respeito, mas a democracia é feita com partidos políticos. O senhor é líder de um partido político e não um partido qualquer. O que está lá a fazer? Este espaço á pra pessoas como nós cidadãos comuns que não temos voz. O senhor além de ser lider de um partido, é deputado. Devia dizer tudo isso no parlamento. Porquê que não o faz? A nossa democracia está a ir por esse caminho pk vcs de oposição têm sido inaptos. Os partidos políticos não devem existir só pra o governo. Deve sobretudo participar activamente criticando e atacando o governo no bom sentido da palavra. Durante esses dois anos de ADI, aonde é que o Sr. andava? O que tem feito como lider de oposição? Eu sinceramente não sabia que o Sr é que é o lider do MLSTP/PSD. Pensei que este partido não tem lider. Afinal é o Senhor? O Senhor Patrice Trovoada estudou bem este povo inclusive esses partidos políticos incluindo o seu.Concluiu que somos todos pobres e calados. Agora todos nós vamos aguentar calados.É o que o Senhor devia fazer porque não tem feito o seu papel. Este forum não é para o Senhor. Vá ao parlamento, vá à televisão, faça reuniões, comícios, aproxime o povo, esclareça o povo o que deve ser feito e como as coisas devem ser, faça o trabalho de casa. Não é estar aí na internet a falar coisas sem sentido. E agora? Bem feito!

    • img
      sotavento Responder

      Caro Mundo cinzento

      Concordo totalmente com o seu comentário.Este espaco nao é para que um dirigente venha expor o que se passa no país.Já teem o previlegio de ser deputado e estao no parlamento que é local para dizer e denunciar tudo que vai mal no país.O MLSTP nao merece ter um presidente como este.O partido necessita de um dirigente capaz, culto,inteligente e sobretudo carismatico.Dirigentes de um feijao dois feijao estamos fartos

  18. img
    calma Responder

    Mano tenha vergonha pelo menos uma vez. Aconselhaste o Pinto da Costa a não candidatar e porque ele foi teimoso, o MLSTP 1 apoiou Pinto da Costa, MLSTP 2 apoiou Maria das Neves e MLSTP 3 apoiou Evaristo Carvalho. Estás a chorar pq ? fingimento ? ou estás a chorar a sério ?

  19. img
    Eusebio Neto Responder

    Meu caro Aurélio Martins

    Em muito poucas palavras quero he dizer que me revejo algumas coisas que você escreveu. No entanto oferece-me reafirmar a minha infinita surpresa perante a parva passividade das autoridades nacionais (não as actuais)em aceitar que órgãos públicos de uma pais estrangeiro que é insistentemente apresentado ao mundo como exemplo de democracia e respeito por outros estados, são escancaradamente disponibilizados para partidos policísticos nacionais , enquanto na oposição e nas campanhas eleitorais fazerem a sua campanha política contra os órgãos de soberania nacionais. Aliás, é só recuar a alguns meses atrás para revermos aquela imagem do então líder da oposição, voltando do “exílio” a desembarcar no nosso/seu (?) pais escoltado por seguranças e deputados, repito, deputados portugueses. Porque razão continuamos a deixar que nos humilhem assim tanto? Será por causa de 10 milhões/euros que Portugal nos dá emprestado de 5 em 5 anos? Eu pergunto porque NÃO fazem os portugueses esses atrevimentos com Angola, Moçambique, etc? Todos sabemos que Portugal morre de medo que Angola e Moçambique lhes interdita de ter acesso ao petróleo, gás, construção civil, mercado comercial desses países. Lembram-se qual a reacção das autoridades angolanas quando Man Torras foi peso em Lisboa por conduzir com carta de Angola? Todos acompanhamos a reacção das autoridades angolanas quando os dirigentes judiciais portugueses tentaram processar o vice-presidente e outras figuras angolanas. Perguntem aos portugueses o que foi “2ox24″ em Moçambique no tempo em que Guebuza foi ministro da Administração Interna.
    Todos temos tido a oportunidade de acompanhar a forma tão calorosa como Portugal está a lidar com a Guiné Equatorial. Meus compatriotas, não quero com isso que o Abiio Neto, representante político da ADI não pode fazer o seu trabalho, na da disso! Estou é a manifestar a minha total discordância pelo facto do governo português estar a apoiar um partido político e seus dirigentes na luta política no meu pais. Alguém já ouviu os representantes vdos outros 4 países no Debate Africano da RDP África enxovalharem, denegrirem, provocar e desvalorizar assim os dirigentes dos seus respectivos países? E atenção algum s deles vivem em Portugal por desavenças com os partidos que estão no poder nos seus países. Ou as autoridades portuguesa fazem o mesmo para todos os partidos santomenses ((terem lá seus representantes) ou que se mantenha claramente longe desta arena.
    Para concluir, acho importante alertar que agora, tendo a ADI uma maioria parlamentar, um presidente da republica e um governo, só os partidos da oposição poderão tentar fazer alguma para por cobro a essa guerra de Portugal contra os santomenses. E avisar a todos que muito brevemente iremos ter Patrice Trovoada Presidente da e Chefe do Governo da República Democrática de S. Tomé e Príncipe. Com a eleição do Evaristo Carvalho, estão garantidas a aprovação de profundas alterações que o Patrice quer fazer a Constituição e a promulgação junto de S. Excª Presidente da República Evaristo de Carvalho. Preparem-se para uma democracia(?) presidencialista em STP onde quem mandará e desmandará será Emery Patrice Trovoada.

    Tudo, porque é isso que interessa a Portugal.

    Deus acuda o povo de S. Tomé e Príncipe.

    • img
      MIGBAI Responder

      Mas tu não tens juizo mesmo,seu racista.
      É dificil encontrar o que tu és ao cimo da terra, isto é, burro racista e eunuco estupido.
      Se tivesses um pingo de esperteza nessa tua cebeça vazia e empedrada, estavas caladinho e rezavas todos os dias para que os estrangeiros nunca nos abandonem.
      Que a presença dos estrangeiros seja por muitos e longos anos de forma a termos o minimo de dignidade oferecida por eles.
      Eu quase sei que tu és o racista pires neto,mas mesmo que não sejas o pires neto, deixa-me dizer-te se não fossem os estrangeiros, hoje tu e muitos outros estarias a catar piolho nas cabeças da familia e a coçar o rabo ao mesmo tempo, como aut3

    • img
      MIGBAI Responder

      Mas tu não tens juizo mesmo,seu racista.
      É dificil encontrar o que tu és ao cimo da terra, isto é, burro racista e eunuco estupido.
      Se tivesses um pingo de esperteza nessa tua cebeça vazia e empedrada, estavas caladinho e rezavas todos os dias para que os estrangeiros nunca nos abandonem.
      Que a presença dos estrangeiros seja por muitos e longos anos de forma a termos o minimo de dignidade oferecida por eles.
      Eu quase sei que tu és o racista pires neto,mas mesmo que não sejas o pires neto, deixa-me dizer-te se não fossem os estrangeiros, hoje tu e muitos outros estariam a catar piolho nas cabeças da familia e a coçar o rabo ao mesmo tempo, como autenticos primatas.
      Seu racista imbecil.

  20. img
    Severino Amélia D'Almeida Responder

    Nesta plenária virtual todos são chamados a opinar e cabe-me face ao tema, indignar o seguinte:A polémica que tanto incomoda os oponentes da ADI é a inauguração de algumas obras? isso deve estar a acontecer porque os seus ancestrais pouco ou nada fizeram,deixando espaço para pequenas obras parecerem grandes num universo que apenas serviram-se do país.Enquanto ADI não provar o seu contrário não é justo nem oportuno tais lamentações.Tudo não passa de pura especulação e conspiração.Era bom bom guardar as armas que dispõem para enfrentar-los na devida altura do que andar aí desperdiçando pólvora seca sem estratégia pré-definida.ao meu ver a palavra “partido” que devia ser absorvida no seu verdadeiro sentido no seio Do MLSTP-PSD tem sido fundamental para partir o grupo deixando-os cada vez mais frágeis dando oportunidades aos outros que se organizam a partir desta fraqueza.Ponderem;sejam prudentes,moderados e mais justos na defesa dos valores morais,civismos e igualdade social.

Deixe um comentario

*